Quem te leva os teus fantasmas



Parece que JJ vai renovar.
Entendo quem ache que ele devia ficar assim como entendo quem acha que ele deveria sair. Já disse aqui que acho haver argumentos válidos para as duas opções.
Se JJ renovou porque há crença dele, de Lfv e de outros dentro do Benfica de que estão no caminho certo, porque depois desta época estão motivadíssimos mais do que nunca para ganhar, porque estão dispostos a entender o que correu mal e ultrapassar isso...então aplaudo a renovação com estardalhaço!
Se querem manter JJ à força toda porque têm medo que vá para o porto... Bem, é todo um mundo que está ao contrário.

Pessoalmente, estava mais inclinado para que saísse. Não alinho no bota-abaixismo exagerado mas tenho dúvidas em relação os danos psicológicos que este fim de época possa ter causado no plantel, na sua relação com o treinador e no próprio treinador.
Era bom acreditar que momentos menos bons nos fazem mais fortes. Que em 2013-2014 vamos surgir mais fortes. Mas o meu sentimento é que no Benfica de JJ os momentos menos bons tornam-se traumas.
Basta recordar como é hoje o Benfica de JJ em jogos contra o porto depois daquela série terrível de enrabanços ostensivos em 2010-2011...

Um novo e bom treinador (que existem!) poderia aproveitar o trabalho já feito e estruturado, mas trazendo uma nova mentalidade e estilo de jogo.
Se Jesus continua, é o meu treinador, que treina a minha equipa, que vou apoiar até ao fim.
Mas ficam-me muitas perguntas na cabeça. Parte do desejo forte de JJ em continuar não se prenderá com o facto de ter perdido mercado com este Maio fatal? Os jogadores estão com Jesus e o projecto para o Benfica? Se se vão manter os actores agastados que viveram os traumas destas últimas épocas, o que vai ser feito ao nível da estrutura para mudar a mentalidade e ultrapassar os traumas? E já agora, sabendo-se do feitio complicado de Jesus, quando é que a nossa estrutura arranja uma pessoa para ser a ponte de ligação com os jogadores e manter a disciplina?

No fundo no fundo, gostava de saber como é que se vai reforçar a posição fragilizada com que JJ e, consequentemente, a equipa, vão entrar em 2013-2014. Gostava de saber como vão criar e/ou reforçar as condições que se perderam com este holocausto de Maio que terminou com um desnorte total no Jamor.

Ser vencedor é saber bem o que se quer, ter um rumo para o conseguir mas sabendo aprender com os erros e os reveses, mudando o caminho quando necessário e na dose necessária.
Fazer sempre a mesma coisa à espera que um dia resulte...é só estúpido.

Os azuis são corruptos mas não são burros. É provável que despeçam um treinador bi-campeão. Porque percebem tiveram 2 campeonatos mais perdidos pelo Benfica que ganhos por eles. Porque com a chegada ao fim de ciclo de vários jogadores nucleares, o modelo de jogo e de equipa não pode continuar como até aqui. Por isso, agora não basta terem um peixeiro bronco a repetir as palavras que lhe mandam dizer, que treina uma equipa que não construiu, equipa essa cujo trabalho de disciplina e motivação é feito pela estrutura e cultura do clube.
Não, agora é preciso repensar e reconstruir a equipa e para isso é preciso um treinador de futebol. Eles sabem que são intocáveis pela arbitragem mas se não mostrarem um mínimo de futebol nem isso lhes vale.

E nós? Vamos ser o quê?

Tic-Tac Tic-Tac Tic-Tac Tic-Tac

Disse no meu ultimo post, depois da final da Liga Europa, que o Jesus devia continuar a ser o treinador do Benfica. A derrota na final da Taça de Portugal não mudou a minha opinião (sejamos sérios, depois das fortes dores no olho do rabinho que foram as derrotas no Dragão e em Amsterdão, não foi a perda da Taça que me deu mais comichão).

Contudo, cada dia que passa com a novela do fica-sai é a minha vontade de mandar o Jesus com os cães que aumenta. Isto porque :

1. Ele està neste momento a fazer o papel da menina que está doidinha para ir para a cama com o namorado mas que se faz de dificil porque não està a 100% segura que ele gosta mesmo dela. Ora, não tenho paciência nenhuma para meninas dessas. Ou quer continuar no Benfica ou não quer. Agora estar naquela do "tens de provar que me queres mesmo" é estar a brincar com o nosso clube. Se o desejo de treinar o Benfica jà não é suficiente então é porque não é o treinador de que precisamos.

2. Està a criar-se entre os benfiquistas uma atmosfera na qual o futuro do Benfica, o futuro do futebol do Benfica passa pela continuidade do Jesus. Ora meus caros, o Benfica não depende de nenhuma, repito NENHUMA pessoa. Que porra de espírito portista é este de submeter o clube a uma pessoa, primeiro o Vieira e agora o Jesus?!?

Ou isto resolve-se depressa, para que lado for, ou então toda a vontade que eu tinha para que ele continue no Benfica desaparece como desapareceram todos os títulos que éramos para conquistar em 2013...


A maior derrota de Jesus

Este 'post' é-me de realização complicada, mas não posso continuar a esconder aquilo que me vem corroendo desde o dia 9 de Maio. Jesus perdeu 3 títulos, assim como os jogadores, equipa técnica, direcção, sócios e adeptos. Mas há uma quarta derrota no caminho de Jesus, nesta temporada, e essa será difícil de fazer esquecer. No jogo com o Estoril, Pablo Aimar tinha que entrar, foi mandado a aquecimento, mas foi Carlos Martins o escolhido, num jogo que não o pedia a ele, mas sim ao Mago. Muitos poderão argumentar, e com alguma razão, que D10s já não é o que era, mas isso não impede que algumas das suas maiores faculdades, mesmo que inferiores ao que foi, sejam ainda melhores que a da maior parte do plantel. No jogo com o Porto, Chelsea e no Jamor, passou-se a mesma coisa. Falo de D10s porque é o padroeiro deste blog, e porque continua a ser das poucas pessoas no Benfica a quem não posso apontar o dedo, apesar de ter ficado um pouco desiludido com as declarações sobre estar triste no Benfica, mas notei ali o desabafo, e notei ali a fúria contra Jesus.

O nosso treinador, muito capaz na maior parte das qualidades exigidas a um bom treinador de futebol, falha na relação com os jogadores, com quem deveria aprender um pouco mais. Quantos jogadores já não foram encostados, queimados, emprestados e enxovalhados por Jorge Jesus? Há 'mandantes' que confundem a disciplina ganha com respeito, com a disciplina ganha com ódio. Este caso com o Cardozo, e não obstante também ser um jogador temperamental, não é caso isolado, e já antes houveram problemas com Enzo, Bruno César ou Ola John. Jesus não pode continuar a impor o seu respeito através de uma cultura de ódio, porque poucos serão os jogadores que falarão bem de JJ, caso ele não mude. Basta ver a extensa carreira que tem, e quantos jogadores vêm falar dele? Apoiá-lo? Este problema é gravíssimo, a longo prazo, e isso terá que ser considerado pela direcção.

Escrevi, a 9 de Maio, que nunca perdoaria JJ por ter enxovalhado o Mago, contra o Estoril. Por não ter analisado bem a equipa fantástica dos canarinhos, e por não ter entendido, como o Mago entendeu, qual era a melhor opção para vencer o jogo. Para mim o campeonato não se perdeu nesse jogo, mas foi aí que voltei a avivar memórias, memórias de risos no banco, na Alemanha, memórias de indiferença para com jogadores excluídos, memórias da saída de Nélson Oliveira para o Corunha. Quantos jogadores, questionados sobre JJ, não o insultarão? Jorge Jesus é um excelente treinador, um dos melhores, mas não é um líder, e nunca o será.

Desculpa, Jesus.

Para que serve afinal, o João Gabriel?



Que belo comunicado hoje, a descascar nos amigos do croquete e das entrevistas ao Carraça. É esse o seu plano de comunicação de crise? Porque se esta não é uma altura para implementar um plano bem organizado na comunicação do Benfica, então é porque se anda a cagar para o Clube. Que merda de comunicado é esse, mais uma vez a descascar na imprensa, quando tem milhões de Benfiquistas à espera de, pelo menos, um pedido de desculpa, tanto pela fraca exibição como pelo desrespeito que foi virar as costas à entrega da Taça?

E, para quem me diz que João Gabriel fez aquela conferência de imprensa a falar no Porto e na imprensa, porque foi Vieira quem mandou, eu pergunto: Então para que serve afinal o João Gabriel? Não é ele que tem de dizer ao Presidente o que se faz e o que não se faz no que toca à comunicação? Toda a responsabilidade é dele, e, nunca reconhecendo que errou, um pedido de demissão seria sempre o mínimo.

RUA!

PS: E o Cardozo? Vai pedir desculpas através de comunicado, ou vamos todos engolir o que anda a circular nas página de apoio ao Benfica, no facebook, onde dão como verdadeiro um pedido de desculpa feito por uma página falsa, que se auto-denomina a oficial do Paraguaio?

Ecos & Factos

A cabeçada de Luisão
O empate com o Braga
O autogolo do Melgarejo
A saída de Javi
A saída de Witsel
Olá John não joga
A lesão de D10s
A não-contratação de um defesa esquerdo
As eleições
Rangel
Vieira a mandar caralhadas
Celtic
Spartak
Bruno César
Não há contratações
Jardel
Reservados
Conferência de Juan Gabriel
Estoril
Jesus de joelhos
Jogar para o 1-0
Artur

Estes são alguns dos ecos que pairam sobre a época. Não meus, mas de todos os tipos de Benfiquistas, alguns muito diferentes. Eu destacaria a cabeçada de Luisão, Vieira a mandar caralhadas, Conferência de João Gabriel e Jesus de Joelhos.

Uma equipa que começa a época com um exemplo tamanho de indisciplina do seu capitão, não será uma equipa disciplinada. Passámos a época toda a jogar bem, com alguma oscilações na altura da Champions, mas a cometer muitas faltas e alguns cortes perigosos de jogadores que a isso se foram habituando, e certamente não receberam grandes repreensões, pois repetiram-nas vezes sem conta, pondo em risco o adversário, e a sua própria equipa. Não sendo este o principal culpado das derrotas, apesar da expulsão do Carlos Martins ter ajudado bastante, é algo que se terá de repensar na próxima época, com alguma mudança de peso.

Vieira subiu ao pódio, após vencer umas eleições de forma categórica, e no alto da sua magnanimidade, mandou alguns Benfiquistas para o caralho. Ao longo da época, a união entre os sócios foi crescendo, com as vitórias do Benfica, e Vieira teve oportunidade de descansar daquilo que aí regressa. Há várias coisas que não podem ser esquecidas, e se realmente conseguimos um dos objectivos (Final da Liga Europa), também não vejo porque não redefinir estratégias, já que se viu que este é um paradigma que necessita ser desenguiçado. Este ano, Vieira esteve bem. Aprendeu com erros, fez uma aposta mais forte em Jesus, uma vez que este também estava a corrigir certas manias desagradáveis do passado. Não vejo grande sentido em acusar-se Vieira por esta hecatombe das últimas duas semanas, só o vejo através das rédeas que não puxou a alguns dos seus 'empregados'. 

João Gabriel veio falar quando deveria estar calado. Fez uma figura ridícula, apoiado pela grande maioria dos adeptos, onde chegou ao ponto de meter o bedelho no 'gozo' que um jornalista deu ao FCPorto, quando nem sequer era nada connosco. O mais estranho é que ele pensou mesmo que aquilo era connosco. A raiva e o ódio que se viram naquela conferência, aliado à gabarolice do artista, fizeram-me temer o pior, pois, apesar de não ter grandes crenças espirituais, é certo que quando as coisas correm mal, a gabarolice anterior tende a ser enfatizada e dar origem ao tal 'melão', que muito bem conhecemos. O Benfica tem que repensar a forma como tem entregue a comunicação do clube.

Jesus, prostrado de joelhos, foi o momento da época. Não consigo compreender algumas críticas que lhe fizeram, dizendo que aquilo era dar sinal de fraco. Aquilo foi um momento humano, um momento que representou todo o azar que tivemos naquele segundo, que mais tarde se replicou contra o Chelsea. O azar, por não ser controlado, faz prostrar todo e qualquer ser. Claro que nem sempre dependemos do azar, ou da sorte, mas ele, ou ela, estarão sempre lá. Resta-me dizer que não tenho opinião sobre a permanência de Jesus. Neste momento, e como já muitos disseram nos comentários e noutros blogs, tudo mudou, e resta-me acatar a decisão da direcção, seja ela qual for.

Deixo ainda espaço para D10s, que me fez odiar Jesus variadíssimas vezes esta temporada, e que foi um dos principais motivos de eu não endeusar o Jotas, como muitos outros fizeram. Para além da enorme falta de respeito para com Pablo, o Benfica cortou também as pernas a este mágico jogador, que terá bastantes problemas em voltar a ganhar ritmo de competição. Vejo por aí toda a gente a fazer-lhe a despedida, mas acredito piamente que Vieira será capaz de o contratar para a equipa técnica, não estou certo Sr. Vieira?


All in the mind

Não há volta  a dar, esta época foi um fracasso. É bom estar perto, é bom estar nas decisões e é óbvio que prefiro o que aconteceu esta época do que estar fora de tudo em dezembro.
Mas o que conta para um clube como o Benfica são os títulos e esses este ano foram iguais à diferença entre golos marcados e sofridos pelo Sporting neste último campeonato: Zero.
(já não picava o Sporting há muito tempo. Estava com saudades!)
Estas últimas 3 semanas mostram que, infelizmente, andar muito tempo arredado das grandes decisões tem o seu preço. Falta-nos cultura ganhadora.

Estes momentos nunca são bons conselheiros. Uns vão querer meter o JJ numa guilhotina. Outros vão querer ir mais longe e guilhotinar JJ, Vieira, a direção do Benfica, a equipa técnica e alguns jogadores. E outros ainda vão querer guilhotinar os que querem guilhotinar responsáveis do Benfica.
Eu sou da opinião que precisamos todos de fazer um bocadinho de Yoga.

Dizia aqui nesta chafarica há uns dias que não precisávamos de grandes revoluções no plantel. Não mudei de opinião, mas acho que depois do desaire de ontem o Jojoca pode não ter condições para continuar.
Não faltam argumentos fortes a favor da continuidade e não faltam argumentos fortes contra.
Acho que tudo vai depender do plantel. Estão com ele ou estão enervados e/ou fartos do estilo de jogo que os desgasta física e mentalmente? O episódio com o Cardozo dá que pensar.
Para mim, o jogo de ontem teve todo o sabor de fim de ciclo...

Não sou entendido de bola nos aspectos tecnico-tatico-coiso-e-tal, mas na minha opinião de gajo que percebe tanto de bola como de cinemática vectorial (e tive disso na universidade!) parece-me que há muita dificuldade em gerir jogo e em alturas cruciais de jogos cruciais o JJ parece claudicar sempre.
Ou estamos a massacrar ou estamos encolhidíssimos e meio à nora, não há meio termo. E se o massacre não dá golos ou não nos deixam massacrar, a coisa geralmente corre mal.
E não, não estou a dizer que o estilo tiki-de-caca do porto, de andar para ali a trocar bola sem grande consequência à espera que alguém pegue na bola e resolva (givanildo retardado, árbitro, jackson ou um kelvin qualquer) é que é bom.
Sei é que já vamos no 4º ano disto. Se no primeiro tínhamos o elemento da surpresa, nos 3 seguintes já se viu que não resulta. Se não dá para manter a vertigem atacante durante 90 minutos, tem que haver períodos de gestão e pensamento de jogo.

Épocas como esta podem ser boas para nos reerguermos e fazer crescer, como o Bayern de Munique bem o demonstrou este ano. Só que para isso acontecer, é preciso que se tirem lições dos fracassos e neste capítulo, a direção do Benfica tem falhado quase sempre.
Uma época como esta não pode ficar sem consequências. E quando falo de consequências não falo necessariamente de cabeças a rolar e sangue a jorrar.
O treinador até pode manter-se (até porque está longe de ser o único culpado do fracasso) mas são necessárias mudanças de mentalidade, de discurso, de postura e de forma de jogar. Mudanças transversais ao clube, a começar no topo e a acabar na base. E não só no futebol!

Temos que ser exigentes (e ao mesmo tempo razoáveis). Temos de deixar de andar toldados pelo medo. Medo de mudar, medo do que o porto faça, medo de o JJ ir lá parar.
Jesus é um bom treinador que nos deu muito. Mas, que diabo, mais nenhum treinador é bom? Mais nenhum serve para o Benfica?
Se Jesus sair deixa trabalho feito e muita pedra partida. Caso saia, a direção do clube tem de saber aproveitar esse bom trabalho, essas bases que foram deixadas, mas deixando o novo treinador implementar as suas ideias.

Os próximos dias devem servir para refletir e não para andar à bulha e a atirar culpas à maluca, tipo americanos a atirar balas em locais públicos.
Veja-se que condições há, que condições se podem criar e trace-se um rumo. Sem dramatismos!

Termino com os parabéns ao Vitória de Guimarães e, sobretudo, ao seu treinador.

Parabéns também ao Basket! CAMPEÕES!!


O truque do triplete invertido

Pensar que "o 1 - 0 é suficiente", não é suficiente para o Benfica. Em três finais decisivas apenas jogámos bem num desses jogos, mesmo assim perdemos todos. O problema está na mentalidade e na atitude (ou na falta de atitude). O Benfica para ser o melhor precisa vencer aos melhores, seja o Porto ou Vitória de Guimarães no panorama nacional como Chelsea ou Celtic a nível internacional. 

São pontos a ter em conta de futuro. Por agora fecha a temporada, queremos ver os novos jogadores em acção e esperar que o Benfica, no seu todo, saia melhor e mais forte disto tudo, que aprendam pela experência de ter passado por certos momentos e para o ano venha mais e com mais ambição.



Bigodes ao Jamor

Hoje há Taça! Carrega Benfica!
 (Clica nas imagens para ver maior)









Liga Europa dá Liga dos Campeões, em 2015-16



A partir de 2015-16 a vitória na Liga Europa dará ao vencedor acesso à Liga dos Campeões do ano seguinte. Esta jogada da UEFA serve para motivar mais as equipas dos principais campeonatos europeus, que saindo da LdC como Benfica e Chelsea ou qualificados pelas competições nacionais, estejam presentes na segunda competição mais importante da UEFA, a nível de clubes, a competir com mais ambição. Numa breve análise, nos últimos dez anos a Taça UEFA/Liga Europa havia sido ganha por países europeus mais "periféricos", até chegarmos à vitória do Chelsea, em 2013.

Ano / Vencedores
2013 / Chelsea
2012 Atlético Madrid*
2011 Porto
2010 Atlético Madrid*
2009 Shakhtar Donetsk*
2008 Zenit St Petersburgo
2007 Sevilha
2006 Sevilha*
2005 CSKA Moscovo*
2004 Valência
2003 Porto

Península Ibérica - 7; Europa de Leste - 3, Reino Unido - 1.
* Nesse ano não se qualificaram para a LdC do ano seguinte.

Para as equipas nacionais, a Liga Europa tem sido uma boa montra, ao demonstrar incapacidade em aguentar a pressão da Liga dos Campeões na maioria das oportunidades, as equipas portuguesas têm conseguido inverter e chegar longe na LE, conseguindo ganhar mais projecção. Já por várias vezes clubes portugueses chegaram a finais e meias finais desta competição, além das vitórias do Porto. Contudo, não se prevê vida fácil no futuro, visto que clubes dos campeonatos mais competitivos irão disputar esta competição com outra motivação extra. Em certos casos poderemos ter ligas com cinco representantes na Liga dos Campeões. 

Um passo para aumentar a competitividade ou um tiro nas equipas da classe média da Europa?

Rapidinhas do Defeso

A época em Portugal ainda não acabou para 2 equipas mas na imprensa já começou o folclore.

Este ano o pseudo-desvio de jogadores do Benfica para o porto começa logo em Maio. Nem esperam pelo fim da época, os malvados.
De qualquer forma, fica explicado o jogaço na luz de uma equipa que perdia calmamente por 2-0 ao quarto de hora no dragão. Nalgumas coisas o futebol português ainda é muito lógico.

O Benfica, depois de Sulejmani e Djuricic, vai alegadamente contratar (ou já contratou) o Mitrovic, o Markovic e o irmão do Matic.
Se esta malta vier toda para o Benfica, das duas uma:

- A coisa funciona, somos campeões gloriosos como o Estrela Vermelha em 1991 e limpamos tudo! Jorge Jesus é aclamado como o Novo Josip Broz!

- A coisa não funciona, somos como a Jugoslávia dos anos 60/70 que chegava às finais e meias-finais de europeus sem nunca ganhar nada. Acabamos bombardeados pela NATO e com contingentes de manutenção de paz na Luz e no Seixal.

O Djuricic promete. O Sulejmani parece que era bom mas anda apagadote depois de uma lesão.
Os outros não faço ideia. O mano Matic mais novo pode ser bom jogador mas a mim parece mais parte de um processo para convencer o mano mais velho a ficar por cá mais uns tempos.
Se for mesmo bom jogador então só tenho que aplaudir. Serão os nossos manos Laudrup! (deixem-me sonhar, pá!)


Ao que parece, rámés e moutinho foram ao Mónaco (país ou lá o que é aquilo) negociar a sua transferência para o Mónaco (clube). Não é muito usual o porto vender dois jogadores influentes ao pack, mas isto mostra que estão mesmo empenhados em manter o hóquei e o andebol.
Cheira-me que quem se vai lixar é o Sporting.
Não sei se isto se pode fazer mas vamos supor que eles são mesmo vendidos em simultâneo. Fala-se de 70 milhões. O porto poderia, por exemplo, atribuir ao rámés um valor de 55 milhões e o restante ao moutinho, sobrando para o Sporting uma mais valia de 3 mil escudos em moeda antiga?
Não sei nada de legislação/regras sobre o mercado de transferências e os pagamentos de verbas. Mas palpita.me que vem aí negócio ruinoso para Alvalade.
Aguardemos desenvolvimentos, mas suspeito que ainda vai haver telefonema de pinto da costa para o Sporting:
-"Cuntinuámos muito amigos cuôntra os lámpions, num é? Num ficais chatiados cum isto do moutinho, pois nôum? Quereis pra bós o rolándo, agora que ides precisar de substituto para o Patrício, penso eu de que...? A gente bende-bos o rolándo baratinho. Só precisais de amandar pra cá o Cápel, o Cárrillo, o Illori, o Dáier, o Rinaudo e o Xaars. Uma pexinxa, como podem bêre..."


Lá para os lados de Alvalade, Leonardo Jardim é o novo treinador. Penso que, dos 3 grandes, o Sporting é o clube ideal para ele. O Sporting tem um presidente cuja esposa é bonitinha e tal.
No Benfica, a esposa do Vieira é um bocado Maria Sanfona.
No porto...bem, digamos que era capaz de aparecer um cadáver desfigurado a boiar no Douro e a PJ do Porto concluiría que o indivíduo morreu de ataque cardíaco enquanto nadava. Ataque cardíaco esse que lhe causou um furo com 9mm de diâmetro no coração.
Agora fora de brincadeiras, acho que o Sporting contratou um bom treinador. Bem vindo de volta à luta, Sporting.


Já disse num post anterior que o Benfica não precisa de grandes revoluções esta época. Parte das soluções até podem estar na equipa B.
Mas para já, venha daí o Jamor!
Força Benfica!

Os corruptos e os eunucos queriam "parabéns ó Vitópreira"?

Em minha opinião, o Jorge Jesus -quando "picado" pela imprensa a comentar a vitória do Porto na Liga- fez bem, como representante da instituição Benfica deu os parabéns à instituição Porto, excepto isso não tem de aceder a pedidos públicos para elogiar este ou aquele, cabe ao mesmo Jesus decidir se deve ou não elogiar alguém, no momento que deseje, seja em público ou em privado. Na minha opinião, e reitero, fez bem. Nem ao Vitópreira, nem ao Corrupto-mor, nem aos Bimbos com palas, se deve dar parabéns por coisa alguma, umas semanas depois do "campeonato Capela", depois do mesmo Vitópreira praticamente já saber que está de saída do Porto e entregar em público o campeonato ao Benfica.


A história volta a ser distorcida, arredondada. Festejámos vitórias internacionais e fomos criticados, pelos que nem se qualificaram para jogar entre os maiores da Europa, até ao fim. Festejámos vitórias difíceis fora de casa(eu não festejei campeonato nenhum na Madeira, festejei uma vitória difícil, a imprensa exagerou as reacções de minorias) e fomos criticados por aqueles que festejaram a vitória do clássico como se fosse um campeonato e pelos que nem se lembram já do que é lutar por um campeonato. Os adeptos do Nacional, no final de mais uma festa da fruta na ilha, gritaram o nome do rival do Porto, indignados com o que se passava em campo, somos (Benfica, adeptos, a estátua do Eusébio, o Colombo, Alfacinhas, Magrebinos,  aquele senhor que trabalha no cacilheiro e a águia vitória) criticados pelos que quando o clube deles marca um golo gritam de imediato "SLB SLB SLB(...)", porque se alimentam do ódio que eles próprios alimentam...

Parabéns a alguns adeptos do Porto, uma minoria, por mais uma celebração, pela oportunidade de festejar mais uma vitória, porque isto de ser adepto de clubes diferentes tem mais em comum do que parece à primeira vista. A paixão. É que para os adeptos do porto, há uma categoria especial: aqueles que têm valores e sabem ganhar, assumindo a corrupção. E chega de parabéns.



Ainda para os que se acreditam que o Benfica tem os meios de comunicação social na mão, a verdade é que no jogo contra o Sporting - um jogo que não mudou nada -  a cobertura mediática foi muito maior, especialmente no caso do Capela, agora no caso do Miguel, se não fosse o CM e um ou outro meio estrangeiro, nem eco teríamos na comunicação social. Porque os direitos estão na posse da empresa que todos sabemos e as imagens que saem são escolhidas a dedo. Aliás, por momentos tivemos a PortoTV a ser transmitida em todos os canais de informação. Felizmente existe a internet.

Como disse o Bimbo da Costa, entre balbúcios, e porque o negócio do futebol mexe de uma maneira muito intensa com os seus clientes: "Este titulo é dedicado às pessoas do Porto, que vão andar uma semana felizes."



PS: Mourinho na BenficaTV, a Premier vai estar ao rubro, mal posso esperar pelo final das Ligas Europeias para ver como fica de craques, tenho esperança de ver o CR7 de volta a casa.

Balanço, balancinho, balancete

Ontem aconteceu o que já era de esperar. Nem vou comentar o penalti clarissimo no paços-porto, porque a falta que o pé do james faz ao james é por demais evidente. E mesmo sem esse lance, o porto acabaria sempre por ganhar.

Em 2009/2010, época do super-Benfica, fomos campeões com 76 pontos, 78-20 em golos. Falhámos as finais da LE e da Taça. Neste ano de desilusão geral, ficamos em segundo com 77 pontos, 77-20 em golos. Fomos à final da LE e podemos ganhar a Taça.
Independentemente da conquista ou não da Taça, foi uma época notável, ao nível daquela em que fomos campeões.
Simplesmente este ano houve uma outra equipa que, por linhas direitas e, quando necessário, tortas, manteve-se sempre na luta e foi mais feliz.

Não vou avaliar a época do Benfica jogador a jogador. Nem tenho capacidades para o fazer nem acho que seria justo. Uns são melhores, outros mais limitados, mas fiquei sempre com a sensação que todos deram o seu melhor quando foram chamados a jogar. Só que às vezes dar o melhor não chega e as coisas correm mal na mesma.
Claro que houve erros individuais, colectivos e do treinador em vários jogos. Há sempre..nenhuma equipa é sempre perfeita.
Matic e Enzo Pérez foram as grandes revelações. Vou comprar na mesma a camisola da próxima época... não sei se lhe meta o nº 21 ou 35.

Jesus provou que é de longe melhor treinador que o homem de Neanderthal que treina o dragão.
Jesus descobre jogadores e tem dado qualidade consistente ao futebol do Benfica. Jesus tem cometido muitos erros, alguns desesperantes, mas também tem aprendido muito e, além disso, tem atrás de si uma estrutura que também está num longo processo de aprendizagem e erro.
Pegar num camião todo escavacado, guiá-lo em ruas sinuosas e manobrar em espaços apertados é obra.

O Neanderthal apanha uma excelente equipa já construída e tem dois títulos a caírem-lhe do céu. No estrangeiro são mais o jogos que perde ou empata do que aqueles que ganha. Sintomático...
Aceita reduzir-se a um mero porta-voz, em nome de uma retórica de ódio e agressividade que existe no seu clube. Passou estas duas épocas a comportar-se como um bêbado no tasco, a largar ofensas a torto e a direito. O discurso magnânimo e respeitador só aparece depois de conseguir o quer.

Guiar um camião bem afinado sempre em estradas amplas e manobrar em parques vazios é fácil.



Convém recordar que o Benfica de JJ enfrentou nestas últimas 3 épocas um porto que tem 1 (eine, one, une, una) derrota no campeonato.

Para mim, há dois factores importantes, com responsáveis distintos, a quem o porto pode agradecer este facto:

» Fora do campo, podem agradecer ao Benfica. O apoio ao nando das facturas tem-se revelado uma ideia tão brilhante como a daqueles soviéticos na Ucrânia que em 1986 se lembraram de fazer testes a um reactor nuclear em carga com a maioria dos sistemas de segurança desligados.
Desde 2010 temos assistido a algumas arbitragens memoráveis, reedições nostálgicas dos anos 90. É só ver o que aconteceu ao árbitro da única derrota do porto nestes 3 anos. É só ver o que aconteceu ao observador do capela a seguir ao Benfica-Sporting (e bem, ele não merecia nota tão alta) e ao próprio capela (jarra). E depois ver o que não aconteceu nem a árbitros nem a observadores de, por exemplo Guimaraes-Benfica de 10/11, Benfica-Porto de 11/12 ou Briosa-Benfica de 12/13.

» Dentro de campo, sinceros agradecimentos à idiotice lagarta. O ponto forte deste porto é o seu meio campo, composto por excelentes jogadores. Mas o cérebro de todo o meio campo é o moutinho. Sem ele o porto muda, para pior.
Não sou um entendido de bola, mas tenho a opinião que o grande problema do porto em 09/10 foi a ausência de pensamento de jogo no meio campo, porque falharam a colmatar a saida do lucho. Essa ausência causava dificuldades ao ataque e muitos golos sofridos.
Aliás, não tenho esta opinião agora. O givanildo retardado fazia a diferença sobretudo naqueles jogos mais bloqueados. O meio campo faz a diferença em quase todos os jogos.
O meio campo dirigido pelo moutinho dá uma enorme solidez defensiva ao porto. Isso nem sempre garante a vitória, porque para além de não sofrer é preciso marcar. Mas garante quase sempre a não-derrota.


O grande erro do Benfica esta época, para mim, foi a conferência do JG e a entrevista do Vieira. Aliás, mais do que os actos em si, foi o seu timming.
É verdade, a diarreia mental e verbal dos responsáveis do porto mete nojo, é revoltante. Mas ao respondermos, estamos a fazer o jogo que eles querem e onde somos mais fracos.

Há situações tão perfeitas que se respondem por si mesmas. Um treinador de um clube assumidamente corrupto falar de campeonatos sujos no dia em que o rival passa a uma final europeia... Não era preciso dizer mais nada.
A conferência do JG e a entrevista do Vieira, apesar de não o dizerem explicitamente, criaram a impressão que no campeonato o pior já tinha passado. Não tinha. O futebol que o Estoril vinha demonstrando exigia outras cautelas.
Atenção, contra mim falo. Eu próprio embandeirei em arco nessa ideia de que depois de Sporting e Marítimo estava resolvido. Mas eu sou um adeptozeco reles. Eu vejo um bom jogo do Benfica e já acho que esta merda é toda nossa.
Os responsáveis do clube devem ter uma atitude diferente.

Para a próxima época sugiro o seguinte: Blékáute. Se chegarmos e quando chegarmos a uma fase decisiva do campeonato, paz total para treinador e jogadores. Tudo caladinho em retiro espiritual. Deixe-se os corruptos a falar sozinhos.


Uma outra sugestão minha para a próxima época é despedir o brasileiro que está como motivador do plantel e substituí-lo por um gajo dos Comandos que tenha combatido no norte de Angola. Ou um pára-quedista que tenha estado na Guiné. Ou um ex-Seal que tenha andado nas montanhas afegãs. Ou alguém capaz de matar um pelotão de guerrilheiros com uma colher de chá e um lápis afiado.
Chega de medo ao porto! Chega! Chega de sermos sempre o lado que entra em campo condicionado. Chega de sermos sempre nós a ter que mudar o estilo de jogo, a identidade própria, nos clássicos. Chega!
Este ano jogámos ainda melhor que eles, em comparação à epoca passada. É inacreditável que a jogar como jogamos este ano não lhe ganhamos uma merda de um jogo.
Medo de quê, porra??

Em suma, não precisamos de revoluções e vassouradas. Precisamos de olhar para trás, ver os erros que cometemos, tirar conclusões e fazer com que não voltem a acontecer.
Ontem estava no carro pouco depois dos finais dos jogos. Para não ouvir notícias mudei para a rádio comercial, para ouvir qualquer música que não me lembrasse a bola. Mas eis que começa a tocar a "The Scientist" dos Coldplay e lá me lembrei do Benfica...
Nobody said it was easy!

Bora lá ganhar a Taça!
Força Benfica!

Meter as cruzinhas

Havia uma senhora extremamente beata. Todos os dias ia à igreja e depois de umas orações, pedia a Deus, com toda a fé, que lhe desse prosperidade.
Foram anos a fio a ir todos os dias à igreja, pedindo a Deus, Jesus Cristo e todos os Santos possíveis que lhe dessem toda a prosperidade e uma vida folgada.
Como ninguém atendia às suas preces, a senhora começou a ficar cada vez mais desesperada e as orações tornaram-se em lamentos, em que ela perguntava porque Deus, Jesus os Santos a tinham abandonado e não atendiam ao seu pedido.
Um dia na igreja, após mais uma oração desesperada e mais perguntas do porquê do abandono, Deus apareceu à senhora e falou:
"- Oh mulher, mete a merda das cruzinhas nos números do boletim, porra!"

Numa vertente mais realista e menos fábula brasuca facebookiana, conto aos leitores o seguinte:
Há praticamente 20 anos, fui com os meus pais e a minha mana aos EUA, mais concretamente a Miami e Orlando. Visitámos TODOS os parques temáticos que por lá havia, com transporte e pensão completa. Os dois vôos trans-atlânticos foram na primeira classe de um 747 da já desaparecida TWA.
Não tenho pais ricos nem fui ao BES.
Simplesmente a minha mãe lembrou-se de mandar um cupão e 4 tampas de iogurte líquido da YOU (uma marca da Mimosa que existia na altura) para um concurso que decorria na altura. Na noite do sorteio, em directo na televisão, o Herman José disse o nome do meu pai.
Curiosamente, ninguém cá em casa viu o dito sorteio. Foi preciso ligarem da Mimosa para sabermos a sorte que tivemos.

Só para mostrar que às vezes a sorte acontece mesmo!

As hipóteses do porto escorregar em Paços de Ferreira são remotíssimas. Não tão remotas como ganhar o Euromilhões ou uma viagem aos EUA mas ainda assim, muito remotas.

No entanto, o Benfica se quer ser candidato à sorte, tem que preencher o cupão / meter as cruzinhas nos números leia-se, golinhos ao moreirense.
Se não der prémio...pelo menos fizémos o que podíamos.

Força Benfica!

Sentidamente, não faço sentido nenhum

Demorei a escrever sobre o Benfica-Chelsea porque ainda estava dorido do clássico de sábado e dor da final perdida demorou a fazer-se sentir. Digamos que a final da Liga Europa foi para mim o mesmo que levar um tiro de caçadeira no abdomen depois de Jack, o Estripador ter feito uma das suas obras de artesanato nesse mesmo abdomen umas horas antes.

Nem sei muito bem por onde começar.
Em menos de uma semana o Benfica, jogando o melhor futebol, praticamente perde o campeonato e perde a Liga Europa, é revelado que a Angelina Jolie tira as mamocas e ficamos a saber que as avaliações da troika dependem da inspiração de Nossa Senhora de Fátima.
É muita coisa chocante para digerir ao mesmo tempo. Ainda por cima com as tripas ao léu.

Ainda não consigo raciocinar direito. Aliás, eu raramente raciocino direito. Mas com dois títulos perdidos em 5 dias e nos descontos, as coisas ficam ainda piores no que ao raciocinar diz respeito.

Não consigo estar chateado com os jogadores ou o treinador. Mas vitórias morais não sabem a nada.
Hoje, ao contrário de um passado recente, estamos nas decisões. Mas tal como nesse passado recente, os títulos ganhos são poucos ou nenhuns.
Quero acreditar que estamos a crescer, com passos seguros, e que a prazo vamos quebrar a hegemonia do porto. Hegemonia essa que nunca acabaria de uma época para a outra. Mas vejo nossos números negros nos clássicos do Século XXI. Vejo JJ a não conseguir contrariar (e a ser contaminado) a cultura de medo ao porto que há no Nosso Benfica.
Não sei se é medo, se é excesso de respeito ou se é outra coisa qualquer. O que é certo é que nos clássicos somos sempre o lado que não está à vontade.

Ao contrário de outras épocas, na próxima acho que não precisamos de transformações profundas. Reforçar o meio campo, talvez as laterais e o centro da defesa e colmatar as eventuais saídas.
Numa outra vertente, há que recuperar tradições antigas e impor uma Santa Inquisição. Fogueira com todo e qualquer suposto praticante de bruxarias e vudus atentatórios à boa fortuna do Benfica.
Se considerarem a fogueira muito violenta, resolva-se a coisa com um tiro na nuca, pronto. É preciso sabermos adaptar-nos aos tempos modernos.
E já agora, espalhar sal nas ossadas de Bela Guttman e pegar-lhes fogo.

Em suma, quero este futebol para o Benfica mas não quero acabar como o Brasil de Sócrates em 82 ou a Holanda dos anos 70.
É preciso muito trabalho, muita inteligência e muita união. É preciso tirar lições desta época e continuar a aprendizagem na próxima.
Jesus deve continuar mas, caso saia, não é impossível arranjar um treinador que dê continuidade ao bom trabalho. Hoje já temos algumas bases, a questão será mantê-las mesmo que Jesus saia.

Todos juntos, Força Benfica!!

Benfica 2012-2013 : balanço

O Presidente


A época do Presidente do Benfica fica marcada pela sua reeleição. Foi um período extremamente violento na relação entre benfiquistas, sobretudo na blogosfera, já que nas urnas o resultado mostrou a existência de um grande apoio à obra realizada e por realizar pelo Vieira. Marcou-me a incapacidade que muitos benfiquistas revelaram em discutir sobre o Benfica sem que a diferença de opiniões caisse no insulto, mas, mais do que isso, marcou-me de uma forma bastante negativa a falta de nível demonstrada pelo Presidente do Benfica em relação aos benfiquistas que não queriam seguir a sua linha. Aproveitar-se do seu discurso de vitória para se dirigir a um grupo da oposição para dizer a um dos seus elementos "vai pro c...." é algo de muito baixo, demasiado baixo para a posição que ocupa.

Outra coisa me preocupa bastante : a situação financeira do Benfica. Certo, com o Vieira na presidência, o Benfica aumentou de forma considerável os seus activos, construindo mesmo património (mesmo se o Estádio deixou o clube e passou para a SAD). A BenficaTV é igualmente um sucesso, sobretudo com a aquisição dos direitos de transmissão da Premier League (façam contudo alguma coisa para aumentar a qualidade dos comentadores!). Mas o passivo não pára, ele também, de aumentar! O Benfica tem um crédito que faz com que possa ir existindo e desenvolvendo-se neste contexto financeiro e económico dificil. Contudo não podemos pensar que o que aconteceu ao Rangers, ao AEK e o que està a acontecer ao Sporting apenas acontece aos outros! Medidas sérias para baixar o passivo são urgentes.

No que toca ao desporto em si mesmo, vemos algumas promessas a ser concretizadas. Um futebol competitivo que luta até ao fim por todas as competições (a tal final europeia do 50+3+1 já lá está) e modalidades que continuam a ganhar  (no futsal estamos no final de uma grande era e temos que preparar uma nova equipa ganhadora, no hoquéi não nos conseguimos afirmar de forma sustentável... é o minha "dor" nas modalidades deste ano).

Um ano positivo para o Vieira, mesmo se algumas coisas devam ser melhoradas... e em especial a comunicação. Parece que o Vieira tem uma força enorme de agoiro. No ano passado abriu a boca antes do jogo contra a Académica e quando o Benfica tinha 5 pontos de avanço. Resultado? Em duas semanas essa vantagem desapareceu. Este ano abriu a boca antes do jogo contra o Estoril. Resultado? Em duas semanas perdemos o avanço conquistado. Não penso existir uma relação de causa-efeito, mas Vieira, por amor de D10S, não abras a boca!!!

O treinador


Eu fui um dos que começou a época a pensar que 2012/2013 era a temporada a mais do Jesus no Benfica. A conquista de 2010 e as Taças da Liga não compensam, a meu ver, as várias humilhações e titulos perdidos durante dois anos que eu considero catastróficos. Não compreendia a paciência que muitos tinham para com o trabalho do Jesus quando este, com muito mais meios, não conseguiu finalmente fazer melhor que muitos outros treinadores que passaram pelo Benfica e que não tinham à sua disposição nem um terço da qualidade que os diferentes plantéis do Jesus tiveram. Também nunca aceitei o argumento "Fergunson" para ele ficar na Luz (e continuo a não aceitar). O Man United, quando Fergunson chegou, era duas datas : 58 e 68. A sua aura não era a de um clube ganhador, tendo à sua frente Liverpool, Arsenal ou ainda o Everton. A tolerância dos adeptos do Man United era grande porque precisamente nunca na sua história o Man United dominou o futebol inglês. Pensam que se, hoje, o Moyes passar três anos sem titulos ele ficará de pedra e cal no banco? Certo que em Inglaterra existe uma outra cultura (não o nego), mas duvido.

Por que razão então hoje sou a favor da continuidade do Jesus? A razão é muito simples : finalmente fiquei convencido que ele é apenas um bom treinador. Este ano o Benfica teve o plantel mais desequilibrado desde que o Jesus está no nosso clube. A culpa foi da necessidade de fazer dinheiro que nos "destruiu" o meio-campo. Mas também do Presidente e da equipa técnica que pensaram não ser necessária nenhuma contratação para dar soluções extra (não nos esqueçamos que o próprio Jesus disse em Setembro que não queria ninguém, que tinha o plantel que queria). Em certa medida Jesus tinha razão. Chegámos a Maio com a possibilidade de conquistar tudo o que prova que o plantel que o Benfica tem chega para as ambições. Mas por outro lado acabámos de ver o que foi o Benfica quando um dos seus elementos chave por uma razão ou por outra não joga. Enzo não calçou na Turquia, perdemos. Enzo lesionou-se na Luz contra o Estoril : empatámos.

Penso que a não contratação de jogadores está na lógica de começar a apostar na formação. Nesse sentido não precisávamos de ninguém para o meio-campo (entraram A. Gomes, A. Almeida e nos ultimos tempos Roderick) mas se estamos mesmo nessa lógica, então porquê mandar embora o N. Oliveira e ir contratar o Lima? Atenção! Como é óbvio não está aqui em causa a qualidade do Lima, uma das principais figuras do Benfica deste ano. As poucas opções para o meio-campo foram um problema que Jesus conseguiu colmatar, tal como a falta de um terceiro central ao nivel dos dois titulares. Dois meses sem o capitão no inicio da época e um Jardel a quem, mesmo se continua a transmitir alguma insegurança, não podemos apontar o dedo. Nas alas Jesus alternou muito bem entre Salvio (mais regular), Gaitan (de volta às grandes exibições) ou ainda Ola John (puto ainda bastante irregular). Isto tudo para dizer que todos os buracos que o plantel tinha no inicio da época foram bem tapados pelo Jesus. Um grande trabalho que nos levou a uma final europeia, à final da Taça e à ultima jornada ainda na luta pelo campeonato.

Jogadores


Sobre os jogadores, não vou fazer uma analise pormenorizada, até porque penso que neste aspecto existe consenso no universo benfiquistas. Destaco :

Artur : apesar de algumas paragens cerebrais em alguns momentos importantes da época, continua a ser o melhor guarda-redes que tivemos desde Saint Michel. Podemos apontar-lhe o dedo em algumas situações, mas quantas defesas e quantos pontos eles nos deu? Grande guarda-redes!!!

Luisão/Garay : uma das melhores duplas de centrais na Europa que contudo desiludiu-me este ano pela falta de eficacia no jogo aereo em fase ofensiva e por vezes defensivamente. Luisão, apesar de todos os verões, transformou-se num simbolo do nosso clube. Garay é daqueles jogadores que jà sabemos que vai partir, demasiado grande não para o Benfica mas para Portugal.

Maxi/A. Almeida/Melgarejo : Maxi continua a ser Maxi, nem pior nem melhor. Apenas, com a saida do Javi que era perfeito a compensar as suas subidas, vemos hoje melhor os buracos que ele propria cria com o seu jogo ofensivo. Matic està mais sozinho hoje no trabalho defensivo do que estava o Javi com o Ramirez ou o Witsel. A. Almeida, puto de trabalho mas que ainda não compreendi em que posição ele é realmente bom. Melgarejo, inicio catastrofico, mas tornou-se num bom lateral-esquerdo... bom, não mais do que isso.

Matic/Enzo : no inicio da época desesperei com as vendas de Witsel e Javi. Hoje apenas posso dizer que nunca na vida trocaria Matic e Enzo por esses dois. Gostaria como é obvio de rever o Javi no Benfica, precisamente porque nos falta um terceiro meio-campista. Mas isso não invalida que Matic e Enzo sejam a dupla do ano para mim. Sobre o Enzo, cairam-me mal todas as suas declarações no ano passado. Lembro-me mesmo de dizer hà uns meses ao Devante que a unica coisa que me faria dizer bem do Enzo era que ele marcasse o golo da vitoria numa final europeia. Não marcou, mas o sofrimento que ele demostrou no final do jogo foi como um golo para mim jà que foi o mesmo sofrimentos que todos os benfiquistas sentiram. GRANDE MATIC, GRANDE ENZO!!!!

Gaitan/Salvio/Ola John : Gaitan de volta às grandes exibições, um dos jogadores mais técnicos do mundo que falha muitas vezes pela falta de atitude. Um ano depois voltàmos a ver o Gaitan de que todos gostamos. Salvio, aquela entrega de sempre, aquela vontade de ir para frente e de levar a equipa com ele. Sempre regular na sua vontade. Ola John, puto que como tal tem dois meses excelentes e dois meses para esquecer. Temos jogador para o futuro.

Cardozo/Lima/Rodrigo : Cardozo continua a ser Cardozo, continua a marcar golos que é isso mesmo que ele sabe fazer. Pode-se não gostar do estilo (eu proprio prefiro outro tipo de avançados) mas criticar a sua qualidade é ridiculo. Lima, grande contratação (aqui està um avançado ao meu estilo!) que se revelou decisivo vàrias vezes. Valeu todo o dinheiro que demos por ele! Rodrigo, começa a ser preocupante a dificuldade que ele tem em reencontrar a forma que tinha antes da lesão (jà là vai mais de um ano). Contudo, com a selecção de putos da Espanha, continua a marcar que se farta. Trata-se pois de um problema de esquema de jogo.

Aimar : cada vez mais D10S, sendo neste momento cada vez mais divino na sua presença/ausência como todos os deuses. Pode não contribuir no campo como antes, mas quando temos um puto babado como o Ola John a escrever no seu Facebook, aquando do primeiro treino de D10S apos lesão, coisas do estilo "Mais uma lição de Aimar no treino de hoje. Recupera depressa!" vemos o que D10S pode inspirar nos miudos e o papel que ele pode ter no futuro do Glorioso.

Adeptos


Devo confessar que estou muito desiludido com os adeptos do Benfica. Eu não tenho possibilidade de ir à Catedral pois encontro-me a viver longe de Portugal, e maior é a minha dor quando vejo que aqueles que podem ir não vão, fazendo com que toda a época (ainda por cima excelente durante quase toda a sua totalidade) tenha sido passada com metade do estadio vazio. Isto não é apenas culpa dos adeptos : é sobretudo de uma Direcção que não tem em conta a situação economica em que os portugueses se encontram e continuar a privilegiar uma politica de preços altos no que toca aos bilhetes. Mas podemos todos fazer sacrificios deixando de lado certos vicios para acompanhar o nosso amor... para quem fuma, jà viram que se deixarem de fumar um maço por dia poderão ter ao final do mês 100€ para ir ver o Benfica?

Como é obvio, dirijo-me sobretudo ao pessoal de Lisboa que não tem as despesas que o pessoal de fora tem. Tudo isto entristeceu-me bastante jà que não podemos dizer que a vaga benfiquista tenha realmente existido... existiu a partir do jogo com o Sporting, ou seja durante um mês... muito pouco para o apoio que o Benfica deste ano merecia.

P.S.: decidi escrever este texto mesmo antes do final da época pois tudo o que aqui escrevi não mudarà com a existência ou não do milagre no proximo domingo, com a perda ou não da Taça de Portugal. Com ou sem titulos, este ano ganhàmos finalmente a consciência de que podemos ser melhores, podemos ser os melhores. Paradoxalmente, a derrota na final da Liga Europa deu-nos essa consciência. Mostràmos ao mundo, mas sobretudo a nos mesmos que somos grandes e grandes continuaremos a ser. VIVA O BENFICA!!!

ATÉ MORRER

Simplesmente BENFICA!!

Disse no meu ultimo post que a final da Liga Europa era a ultima hipotese que Jesus tinha para provar que merece o lugar que ocupa. Pois bem, hoje digo que sim, Jesus deve continuar a ser o treinador do Benfica.

Não estou com espirito para argumentações. O tempo delas vai chegar. Agora a unica coisa que quero é saborear este misto de tristeza e de orgulho...

... E VIVA O BENFICA!!!!!

Eu sou do Benfica até morrer! Inveja? Só do meu Amor!

E para mim, quem vem nestes momentos com o "ah e tal eu sempre disse que.." ou o "ah e tal e fez isto e aquilo, devia ter feito...".  Vão se catar*1! Então perdemos à minutos uma final europeia, em que merecíamos estar em vantagem, em que estivemos melhores quase sempre no jogo e vejo que alguns só se preocupam em disparar para o ar, gaguejando de angústia, escrevendo com os pulsos tremidos de ódio!

O Benfica perdeu hoje, quem quiser ganhar protagonismo com frases feitas para atacar pessoas que não gosta, ou porque parece bem, pode ir apanhar no pacote*2, desculpem-me o português! Isto há 2 tipos, os do Benfica e os antis, não me acredito que alguém do Benfica neste momento pense noutra coisa que não  seja a mágoa deste fado, a injustiça de perder assim, outra vez, e sei que há muitos mais que se sentem assim, em nome desses eu digo: Vão para o caralho, o Maior perdeu hoje, mais respeito se faz favor!

Para os menos sensiveis:
*1 foder
*2 cu


...

Já escrevi e apaguei este post mil vezes.

Já chamei nomes a toda a gente. Até a mim. Já escrevi que o Benfica é o amor da minha vida e que isto não importou.

Mas importa...

Esta dualidade dentro de mim, entre o amor e o fracasso, leva-me a ter um discurso talvez pouco coerente, e isso leva-me a pedir desculpa por antecipação.

Não consigo raciocinar. Pensar? Talvez. Já dizia o outro, que se penso logo existo. Se calhar estou aqui, mas sem estar. Sinto sem sentir? Não penso. Não existo.

Se o meu corpo está cadáver, sinto no entanto todas as minhas moléculas a juntarem-se, todo o meu ADN a puxar por mim, o meu coração bombeia sangue e eu sinto-o como nunca o senti, sangue que me corre todo o corpo, procurando reanimar-me. Procurando manter-me em pé. 

Levanto-me.

A minha casa parece pequena para tanta volta que já dei, passo, atrás de passo... Ando em voltas rectas na mesma esfera. 

A minha casa está quieta, muda, um silêncio ensurdecedor, só se ouve as teclas de uma escrita estranha, que sonhava ser diferente, mas algo não deixou.

Maldição do minuto 90+

Não merecíamos a derrota assim. Dois jogos, dois estilos, duas derrotas depois dos 90'. Falta de concentração? Falta de ambição? Não. Nos dois jogos fizemos tudo o que estrategicamente seria mais lógico e perdemos. Azar. Depois de ter entregue o controlo do jogo, entre aspas, ao Porto, o Benfica dominou o Chelsea e não evitou a derrota. Eu não deito este trabalho por terra, nem tenho nenhuma palavra de ódio, faltou a estrelinha, infelizmente. Só posso dizer que adoraria ter estado ali, com estes adeptos maravilhosos, mesmo a saber este resultado, carrega BENFICA, contigo SEMPRE!! No melhor e no pior...

Canecos?

Eu não quero nenhum caneco, o que não falta para ai são canecos!

Eu quero é a taça!

Títulos!

Canecos vou ali à Roulote do "Ti Zé" e arranjo os que quiserem!

Tragam a TAÇA para Portugal, nós não somos o clube dos "canecos".


UEFA EUROPA LEAGUE. 

Fezes...

"Estou em fezes!" - Como diria a minha querida avó...

Estou ansioso pelo jogo de hoje, acho que é daquelas oportunidades que não podemos perder! O cansaço dos jogadores não me preocupa muito, hoje é daqueles dias em que toda a gente se vai tentar superar, inclusivé o adversário apesar de bem mais habituado a estas andanças.

Espero que tragam o raio do caneco, e que mais ninguém fale no raio do Bela Guttman... Se a "maldição" se mantiver eu prometo organizar uma excursão para pegar fogo ao esqueleto da besta...

Desculpem lagartos, mas acho que hoje não vão festejar merda nenhuma! O vosso sétimo lugar já deve dar pra ir ao Marquês, não?! Asseguraram a manutenção a faltar umas 4 jornadas para o fim, ainda sofreram pouco!

O amor é uma bela merda

Hoje, dia em que dou inicio ao meu (possivelmente longo) caminho no Cabelo, vou começar logo com uma revelação a matar. Daquelas que nem às paredes se confessa.

Estou apaixonado!

É uma bela merda, esta sensação de impotência. É nestas horas que desejava ser gaja, porque elas dramatizam e têm sempre alguma coisa para dizer. Mas, como não sou, vou ser prático.

Primeiro, vou-me apresentar:
- Olá, eu sou o Senhor Zequinha, aquele amigo que todos vocês têm, que nunca sabe de nada, mas adora mandar postas de pescada. E cá estou eu, BENFIQUISTA à seria, apaixonado e iludido. Mas ser Zequinha é mesmo isso, amar sem noção.  Amar algo que não posso agarrar, só sentir. E sinto. Sinto até demais. E há alturas que até deixo de sentir, sou mesmo doente! Venho aqui dizer isto:

VAMOS AO MÓNACO!! OU A PRAGA OU O CARALHO!!!

E mais, vamos fazer pior do que o Atlético de Madrid, quando espetou 4 aos tristes. Vamos dar uma "ganda" malha a quem ganhar a Champions.

Pumba!

E quem não concordar... Bem, é mais doente que eu. Amanhã, seremos campeões europeus da Liga Europa, e mais do que isso, vamos calar a boca a muita gente!

Venho aqui de coração aberto, desmarcando-me um bocado do jogo de sábado, mas como é inevitável, vou dar uma "achega" naquele jogo...

No sábado, perdeu a única equipa que tem treinador, ou seja, o Benfica. O Porto não tem.

O vitó é mais Zequinha que eu, aliás, o único propósito desse caramelo é o de sorrir para as fotografias.

O nosso, às vezes inventa, porque também é humano, apesar de ser Jesus. Perdemos o campeonato, é verdade, e aquela imagem de joelhos no chão não me sai da cabeça, talvez por me rever ali e no mesmo segundo o ter perdoado, por tudo aquilo que ele fez por nós esta época, e nas anteriores. Este Benfica está diferente, mesmo tendo perdido este jogo fatídico. Este Benfica, o ano passado, não ganhava ao Marítimo, nem ao Sporting, nem ao Fenerbahce. Este Benfica é bem capaz do impossível, mesmo com o desaire do Dragão.

Eu perdoei Jesus, por isso perdoa-lhe também!

Amanhã, seremos mais e melhores. Seremos nós. Os únicos. O amor de toda uma vida. O SPORT LISBOA E BENFICA!

Tenho muita merda para dizer

mas ainda estou de luto.

Não sei como tanta gente consegue fazer análises lúcidas da coisa nestas circunstâncias. Vocês não se sentem?

Aprendam mazé como é que vão beber uns copos no estádio, na próxima época, e esqueçam lá isso.

O que ainda separa o Benfica do FC Porto

Não vi o jogo de sabado. Estava numa casa isolada no meio dos Alpes a festejar o casamento de um amigo meu. Segui assim o jogo conectando-me pelo telemovel de 15 em 15 minutos para saber o resultado. O que posso dizer dessas duas horas agarrado ao telemovel é que nem fiquei euforico ao ver que o Benfica tinha marcado nem fiquei surpreendido ao ver essa imagem ainda gravada na minha cabeça "FC Porto 2-1 Benfica". Desiludido sim, mas surpreendido não. Passei o dia de ontem a tentar compreender esta quase indiferença em relação ao que se passou e penso ter compreendido.

O resultado é mais que logico. Sei bem, não vi o jogo por isso não posso afirmar isto com a objectividade dos 90 minutos de sabado (também não vi nenhum resumo, não sou masoquista a esse ponto!). Mas tenho legitimidade em afirmar que o resultado é o que de mais normal acontece no futebol português desde 1991, normalidade que Jorge Jesus não conseguiu ainda mudar (nos 8 confrontos para o campeonato entre Benfica e Porto na era Jesus o nosso saldo é de 1V 2E e 5D e nem vou entrar na analise de cada resultado).

O Benfica tem sido e continua a ser inferior ao Porto. Este é um facto essencial que todo o universo benfiquista tem de reconhecer (dos adeptos aos seus dirigentes) se queremos realmente acabar com a hegemonia do Porto e reconquistar o primeiro lugar no futebol português. Esta inferioridade, não é a da qualidade do futebol apresentado, é a da mentalidade vencedora. Explico-me:

1. O primeiro ano do Jesus no Benfica foi o ano do grito de revolta do universo benfiquista contra a hegemonia do Porto. Foi um ano onde merecemos ganhar o campeonato não apenas porque efectivamente jogavamos melhor, mas porque os resultados estavam em adequação com a superioridade do Benfica. Certo, o Porto estava em periodo de transição, no fim de um ciclo que necessariamente o enfraqueceu, mas o mérito da conquista é todo do Benfica.

Como respondeu o Porto a este desafio? No ano seguinte mostrou uma superioridade que nem nos tempos de Mourinho o Porto conseguiu mostrar. Tomou a sério o Benfica, deu valor ao que o Benfica queria ser, reconheceu que o Benfica tinha qualidades para obter os seus objectivos e assim o Porto trabalhou para ser ainda melhor. Teve um dos melhores anos na historia do clube.

No ano seguinte, jà com o Vitor Pereira, viu-se numa situação em que tinha o titulo quase perdido devido ao atraso de cinco pontos em relação ao Benfica. O que fez então o Porto? Fez pura e simplesmente o seu trabalho, não baixando os braços e ganhando os seus jogos na esperança de uma escorregadela do Benfica que os metesse de novo na corrida. Foi o que aconteceu. Se em 2011/2012 os benfiquistas que se sentem injustiçados poderiam falar de ajudas externas que empurraram o Porto para o titulo, essa desculpa não serve este ano. O mesmo contexto repetiu-se : uma vantagem dificilmente recuperàvel pelo Porto desperdiçada pelo Benfica porque não fizemos o nosso trabalho e eles sim. Não apenas fizeram o seu trabalho, como a qualidade deste aumentou, como ficou demonstrado na Madeira contra o Nacional. O Porto mostra a sua força precisamente nos momentos em que parece que jà não hà nada a fazer, ou melhor, em que a unica coisa a fazer é acreditar que ainda é possivel e trabalhar para que precisamente o possivel seja realidade. A isto chama-se competência, essa competência que caracteriza os vencedores.

2. Qual é a atitude do Benfica no meio disto tudo? Precisamente a atitude oposta. Enquanto o Porto acredita e trabalha aumentando os seus niveis de qualidade nos momentos mais dificeis, o Benfica reage como se aquilo que ainda não se concretizou fosse jà uma realidade. Para dizer por outras palavras, no ano passado jà eramos campeões em Março, este ano jà eramos campeões em Abril. Resultado : quem festejou em Maio foi o Porto e este ano a coisa muito provavelmente vai repetir-se. Que os adeptos pensem que o titulo jà esteja assegurado, isso é legitimo. Um adepto por norma està no campo da emoção, do 8 ou 80. Que a propria estrutura reaja da mesma forma isso é muito grave. Temos um presidente que fala sempre no momento em que devia ficar calado - coincidência que a consequência do facto de ele falar seja a quebra nos resultados? - e uma equipa técnica e jogadores que festejam uma vitoria na Madeira como se tivessem garantido o campeonato. Se no Porto hà competência, trabalho e assim espirito de vencedores, no Benfica o que temos mostrado é incompetência, muita garganta e espirito pequenino. Neste contexto, o Porto irà muito provavelmente ser campeão este ano e se assim for merecerà com todas as letras o titulo. Num dos anos em que o campeonato foi mais equilibrado, a diferença seria feita nos nivéis de competência de cada equipa. A uma jornada do fim, o Porto provou ser, mais uma vez, a equipa mais competente.

Tenho a certeza que muitos, ao ler este texto, vão criticar o momento em que ele é escrito tendo em conta que estamos a 48 horas de uma final europeia e que o melhor modo de a preparar não é criticando o clube, que isso pode e concerteza deve ser feito, mas depois das competições terem acabado (não nos esqueçamos que também no campeonato ainda estamos na luta!). Outros, mais radicais, vão mesmo criticar o meu benfiquismo ao lerem os elogios que aqui fiz, pois tratam-se de facto de elogios, ao Porto. A estes não tenho nada a dizer. Aos primeiros digo que, pelo contrario, a melhor maneira de vencer é compreender as razões que nos enfraquecem. Temos qualidade suficiente na nossa equipa técnica e nos nossos jogadores para ganharmos ao Chelsea. O que nos falta é a mentalidade para concluirmos aquilo que começamos. Somos como um tenista que, em Wimbledon ou Roland Garros, perde sistematicamente por 3-2 quando esteve a ganhar por 2-0, isto porque na pausa antes do inicio do terceiro set pensa que a coisa està resolvida. Não é porque se fez oito excelentes meses de competição que os titulos vão nos cair nas mãos. Hà que não vacilar nos momentos de decisão.

O Benfica do Jesus jà teve vàrios momentos para provar que é uma equipa vencedora. Em 2009-2010 teve a hipotese de se sagrar campeão no Dragão. Em 2010-2011 teve a hipotese de eliminar um grande Porto nas meias-finais da Taça e de salvar o seu orgulho não os deixando ser campeões na Luz. No ano passado teve a hipotese de dar um passo importante para o titulo em casa contra o Porto. Este ano teve a hipotese de ser campeão no Dragão. Em todas estas ocasiões o Benfica falhou e o Porto não. Por estas razões o Porto continua a ser o melhor clube português (meus caros, não é heresia nenhuma dizer esta frase, pelo contràrio, reconquistar o nosso lugar passa por ter em conta o principio de realidade). E por todas estas razões a final da Liga Europa é essencial! Seria o momento simbolico, a referência que nos falta para podermos começar a alimentar o nosso espirito vencedor que anda desaparecido desde 94. Para que isso se torne realidade os jogadores referência do Benfica têm um papel muito importante a realizar até à hora do jogo. Luisão, Aimar ou ainda Cardozo têm que dizer aos outros que se trata de uma final europeia, que aqui, a este nivel, muitas vezes quem ganha nem é o melhor, mas quem tem mais espirito de sacrificio, quem é mais forte psicologicamente. Trata-se de um momento importante para os jogadores do Benfica pois podem provar que merecem mais do que uma simples Taça de Portugal (se a ganharem!). Mas sobretudo é, para mim, a ultima hipotese que o Jesus tem para provar que merece o lugar que ocupa : o de treinador do Sport Lisboa e Benfica.

P.S.: Ser competente neste momento é tentar ganhar ao Chelsea. Mas é também ganhar ao Moreirense, coisa que não serà facil jà que eles precisam de pontuar para não descer. Por outras palavras fazer o trabalho até ao fim porque imaginem que o Porto não ganha em Paços? Eu penso que o Porto vai ganhar, mas o Paços jà provou que pode criar a surpresa e sobretudo não querem acabar o melhor ano da historia do clube com uma derrota. Se fiquei desiludido com a derrota de sabado, se no proximo fim de semana o Porto escorregar e o Benfica não ganhar mando claramente todos os responsavéis do nosso clube, do presidente aos jogadores, à merda!

Ganhou a sorte.

Porque ser do Benfica não é, nem pode nunca ser, criticar alguém da estrutura a três dias de uma final europeira. Por muito que me doa ver o Roderick - dispensado do mindfucker La Coruña - entrar para substituir o Gaitán, por muito que me custe admitir que  a D10S lhe assentaria às mil maravilhas um papel de adjunto para o ano -faz todo o sentido-, por muito que me custe voltar a ver o Porto ganhar outro campeonato assim, por muito que lamente perder o campeonato a uma jornada do fim, o Benfica tem uma final a meio da semana e neste momento termos chegado a essa final adquire um valor diferente, bem como a taça de Portugal.

Esta equipa cresceu muito este ano, e o treinador, em 2 anos, quero que se foda a matemática convencional do futebol, quem souber fazer contas de cabeça não precisa de comprar jornais para receber uma calculadora de brinde pelo correio, mais barato que o Jesus não vejo ninguém para o seu lugar e mais caro não creio que nem Heinckes nem Mourinho queiram voltar... Nestes 2 anos o Jesus evoluiu muito, isso nota-se nas suas equipas. talvez ele precisasse de sofrer um pouco mais, para sentir o Benfica de forma mais intensa, para que se sinta um de nós. Talvez lhe faça bem, em determinados momentos, sentir mais a equipa - e os jogos - como adepto e não como treinador, nas alturas de derrota ficava melhor na fotografia.

Se perder o campeonato é assim tão mau que já só se vejam bestas em todo o lado, é porque não choraram quando levámos 7 do Celta, nem quando ficámos fora da Europa, parecia o fim do mundo, eu lembro-me! Quero o Benfica mais forte, se quatro anos não chegaram, venham mais 5, estamos quase lá e eu se nunca abandonei o Benfica antes, quando tudo era mau e parecia não ter solução,D10S me livre se o abandonaria quando está num dos melhores períodos da sua história! NUnca, caralho! Benfica SEMPRE!!

Estamos cada vez menos dependentes da sorte, estamos no caminho certo. Eu prefiro a tristeza de perder uma final da Liga Europa, que a de levar 7 a secas do Celta.


PS1: Pinto da Costa pede ao Benfica para trazer a Liga Europa para Portugal.
De igual forma deseja muito que a taça de Portugal vá para Guimarães. Um cabrão astuto.


PS2: Os vídeos de "Benfica acredita" fazem mais sentido hoje que antes. Ainda que na maioria, inconscientemente, fossem mais direccionados para o jogo com o Porto que para a fase final da temporada em si, o jogo não decide tudo em jogo. Mesmo sem querer já nós sofríamos de pressão acrescida, para o jogo. E apostámos tudo no jogo do Dragão, as chances mudaram e somos obrigados a olhar a LE e a taça com mais ambição.

 Faz mais sentido este momento em que nos encontramos alguém fazer um video para a equipa, ou motivá-los para a fase final da temporada, que antes o fez, porque é nos momentos difíceis que faz falta o apoio...

O Melão continua

Acho que é a primeira vez que venho justificar-me por um texto que escrevi.
Talvez não tenha sido claro. É normal, o tamanho da minha cabeça dificultava-me a escrita no pc e a hora a que escrevia 2/3 da manhã, também não ajudava.

Dormi mal e o dia hoje nasceu triste. Estou danado e frustrado com mais uma morte na praia. Não acho admissível/compreensível a forma como JJ prepara mentalmente a equipa para os jogos decisivos, quase todos com fcp / braga. Não consigo compreender como o Benfica e JJ se deixam afectar pelo discurso truculento dos responsáveis portistas antes dos clássicos. E se havia dúvidas que esse discurso é propositado e com uma intenção clara, é ver as declarações portistas a seguir ao jogo...o tom mudou completamente, já tinham conseguido o que queriam.

Sou um adepto exigente e estou-me cagando para vitórias morais. Sim, derrotas como aquelas contra o Chelsea ano passado são diferentes de derrotas por 3-0 contra o Happoel de Telavive.
Mas vitória para mim é marcar mais que o adversário e erguer um troféu respeitante a um título. Ponto final.
Não estou satisfeito com a perda do campeonato e sou o primeiro a dizer que esta época foi mal planeada, fomos disfarçando carências no plantel, sobretudo no meio campo, fizemos das tripas coração mas chegámos a um ponto em que não deu mais.

Só acho que se deve ser justo e reconhecer quando há trabalho bem feito, mesmo que possa não ter tido os resultados esperados.
O caminho para o sucesso faz-se caminhando, com muitos tropeços e reveses, sabendo levantar a cabeça.

Não estou a comparar JJ ao Ferguson porque nem há comparação possível. Mas relembro as classificações do MU nas primeiras seis épocas de Alex Ferguson: 11º, 2º, 11º, 13º, 6º, 2º.
Pegou na equipa com a época em curso, subiu, sofreu reveses, ergueu-se, voltou à luta e conseguiu.

Uma das diferenças entre porto e Benfica, como já muitos, incluindo eu, assinalaram é a mentalidade.
Ora, a mentalidade forte não nasce de um dia para o outro. Adquire-se com lutas nos grandes palcos, nas grandes decisões. A mentalidade ganha-se com experiência de combate, e sofrer reveses faz parte desse processo. O fcp hoje é o que é mas também se fartou de levar na pá em jogos contra nós durante os anos 80.

Em suma, não estou a desculpabilizar nada nem ninguém. Estou simplesmente a dar o benefício da dúvida.
Estou a mostrar que tenho confiança que o Benfica saberá aprender com os erros, saberá subir, cair, reerguer-se, voltar à luta e acabar por triunfar.
Se não o fizer, aí sim...estamos condenados à sportinguização.

E por falar em Sporting, para os anti-verdes deixo duas sms's que recebi dos dois sportinguistas que me são mais próximos:

"Foda-se puto... Surreal. Odeio aqueles gajos! Vejam lá se agora trazem a Liga Europa para Portugal."

"Oh mano! Caramba...Porquê? Aquele porco a dançar... Detesto-os...a sério!"

Rumo ao sonho da Liga Europa! Ainda podemos ter uma época memorável.
Força Benfica!

Calças Vermelhas

Hoje acordei, e não lavei a cara. Fui mijar e não puxei o autoclismo. Não tomo pequeno-almoço. Vou à rua estender roupa e não olho para ninguém. A minha vizinha do lado, que esteve dois meses no hospital, chegou hoje e eu fiz de conta que não a vi. Meti-me no carro, enfiei os óculos escuros e puxei a pala do sol para baixo, enquanto me afundei no assento. Não quero cruzar olhares com ninguém. O Zé passa por mim e apita, mas sigo firme a olhar para as linhas da estrada. Paro na bomba de gasolina e não olho para as capas de jornais. A senhora da bomba diz-me bom dia e eu peço para abastecer sem lhe olhar nos olhos. Saio sem agradecer, e volto para o carro. O Tone está a abastecer e chama o meu nome. Vou a entrar no carro e vejo que ele vem na minha direcção. Ligo o motor e arranco, que nem michael knight a sair do camião. Volto para casa. A minha vizinha chama-me e eu não ligo. Apanha-me a entrar em casa, e eu, apontando para o algodão nos dois ouvidos, explico que estou com uma otite. E estou mesmo. Se ontem foi um empecilho por não ter visto o jogo junto dos meus, hoje é uma boa desculpa para não ouvir ninguém.

Tudo isto foram pouco mais de 20 minutos do meu dia de hoje, mas são 20 minutos ao bom estilo da Idade Média, onde a qualquer momento podes entrar num ataque psicótico e começar a matar tudo a torto e a direito. Eu moro sozinho, longe de tudo, se não tenho família em casa para me confortar, também não a tenho para me chatear a cabeça, para me dizer "caga no futebol que não enche barriga", mas como existem telemóveis, acho que o vou desligar. Hoje é um dia desses. Um dia de clausura. Não vou falar com ninguém, não quero ver ninguém, não vou ligar o facebook, não vou curtir o sol domingueiro para uma esplanada, não vou bater coros à menina do café, não vou trocar olhares com a senhora do quiosque. Hoje o dia vai ser assim. O ano passado, por esta altura, vesti as calças vermelhas e saí à rua. Este ano não o faço.

Vou ficar aqui, encafuado entre quatro paredes, com os Borgias como companhia, lamentando a minha otite. Só não vou lamentar uma coisa. Ser do Benfica! Não lamento, foda-se! Estes momentos custam-me cada vez mais, mas também tenho a noção que se me custam, é porque a intensidade e o 'acarditar' eram muito fortes. Agora vou ficar aqui, com os Borgias, à espera da segunda-feira, quando já estarei pronto para falar, olhar, conversar e, quem sabe, rir. Vou ficar aqui até terça-feira, quando já estiver mais contente, me apeteça voltar à esplanada, celebrar a ida da minha otite com o caralho, e até trocar uns olhares com a menina do café. Vou ficar aqui até quarta-feira, quando vou sair de casa com o maior sorriso do mundo, com o meu cachecol no banco do passageiro, à espera que eu termine as aulas para o ir buscar, e começar a gritar pelo Benfica na primeira final europeia que vou ver em plena consciência do que é ser Benfiquista.

Sim, na quarta-feira voltarei a usar calças vermelhas, porque não tenho nada a perder, e muito ainda a ganhar.

O que o Benfica ganhou hoje

Não estou alcoolizado nem ingeri uma caixa de cogumelos mágicos a pensar que eram Guylian's.
Estou extremamente fodido como todos vocês e com um melão do tamanho de Júpiter.

Durante 20 minutos fiquei de joelhos no chão e cabeça entre os braços. Foi o tempo que passou entre o golo do porto e a minha cadela vir dar-me com a pata a pedir para ir la fora mijar.


É verdade, quem joga para o empate geralmente sai-se mal. Devíamos ter sido mais ambiciosos, sobretudo na 2ª parte. É verdade, a verborreia do vitinho nas semanas antes destes jogos acaba sempre por condicionar o JJ e o Benfica acaba sempre por entrar encolhido / com cautelas / com medo / com excesso de respeito, whatever, nos jogos com o porto. Já com o pillas boas era igual.

Mas sinceramente, não consigo começar a disparar contra a equipa nem contra o JJ.
Hoje vi um Benfica a ser inteligente e cuidadoso. Vi um André Almeida jogadorzão, vi um Enzo fantástico, vi um Matic craque, vi uma equipa colectiva e solidária.
Vi um Benfica que praticamente não possibilitou lances de perigo ao adversário e perdeu o jogo numa incrível infelicidade nossa e uma incrível felicidade deles.
Orgulham-se os portistas da posse de bola. Tem sido frequente esta época... a verdade é que posse de bola não ganha jogos. Mais golos que o adversário, sim. O porto hoje foi pouco mais que inofensivo.
Falava-se muito que o porto hoje ia entrar com tudo...entrou com tanta intensidade como o pintinho a tentar pinar a nanda ou a mãe do leitor jackson martinez sem viagra.
Hoje vi a equipa da super posse de bola a mostrar menos frescura física nos últimos 15minutos do jogo do que a equipa que tem mais 9 jogos em 2013.

Hoje decidiu-se um jogo num desvio caprichoso e num lance dum jogador que tão cedo não faz outra igual. Shit happens.


Dizem que só uma equipa quis ganhar. Até concordo. Mas lembro-me que na primeira volta também só uma equipa quis ganhar e isso foi classificado como barcelonismo que manietou o adversário num resultado que servia os seus interesses.

Hoje vi um treinador desgostoso porque sente o clube e quer muito ganhar. Hoje vi o nosso treinador e jogadores demonstrarem elegância na hora da derrota. Alguém imagina como seriam as declarações do vitinho se o desfecho hoje tivesse sido o oposto?

O principal objectivo desta época não foi conseguido (esqueçam lá o paços, sejam realistas).
Mas houve muito trabalho bem feito ao longo da época. Independentemente do resultado de hoje e dos próximos, JJ mostrou que é um grande treinador. Saiba o Benfica ser paciente e continuar o processo de crescimento e aprendizagem com os erros.
Só falta mesmo uma barreira...transpor o trauma psicológico com os azuis.

Merdas como a de hoje acontecem. O campeonato foi equilibrado.
Se tivéssemos sido campeões não se poderia dizer que éramos de loonge melhores que o porto. Não fomos campeões, não se pode dizer que somos de loonge piores que o porto. Nada disso.
Dois dias maus deles deram dois empates. Dois dias maus nossos deram empate e derrota.

Somos melhores que eles e temos um melhor treinador. Vitor pereira é um medíocre, que vê caírem-lhe nos braços dois títulos de campeão depois de prestações medíocres em quase tudo o resto.  Basta recordar que o fcp de vitor pereira em jogos internacionais tem tantas vitórias como derrotas.
E tenta cair no goto dos adeptos comportando-se como um super-dragão no tasco e atirando-se ao Benfica.
Simplesmente tem ao seu dispor uma equipa de qualidade, constituída por um núcleo duro que ele não construiu, uma cultura instituída na arbitragem de que é proibido prejudicar o fcp e uma cultura no clube que dá mentalidade forte aos jogadores nos jogos contra nós.


Pelo contrário, JJ pegou numa equipa habituada a estar longe dos títulos pô-la a jogar o melhor futebol dos últimos 20 anos e deu novos talentos à europa do futebol.
Fez asneiradas? Fez. Mas também tem feito um percurso de aprendizagem e esta época, pouco ou nada há a apontar-lhe. Não, nenhum treinador tem boas decisões em todos os jogos da época.


Se o Benfica e Jorge Jesus mantiverem este percurso de constante aprendizagem e humildade, evidenciado sobretudo esta época, podem escrever páginas douradas na história do Benfica.



Vp acabará inevitavelmente num qualquer Patareka Datuatia do Chipre, ou no Tomoa Quinocu da Roménia.
É só ver, à excepção de Mourinho, o riquíssimo palmarés de ex-treinadores azuis.

Em suma, e porque o post vai longo, toca a levantar a cabeça. Hoje não fomos inferiores em nada.
Houve erros no início de época, houve maus jogos maaaas...Há muito bom trabalho a ser feito e há-de acabar por dar frutos.

Grande abraço, equipa! Grande abraço para ti, JJ!
É bom ser do Benfica.

p.s.- abraço ao proença, também ele perdeu hipótese de conquistar o seu 3º campeonato. Ainda deixou seguir o rámés sozinho em fora de jogo mas a sorte nao quis nada com o proencita.

Por mim era renovar com o Jesus até 4ª, mais 4 ou 5 anos.

Uma derrota destas entristece, mas não muda a realidade - nem a história - e por isso preferia seguir com o JJ como treinador do Benfica, epá renovem por mais 5 anos e siga para Amesterdão para tentar ganhar antes dos penaltis, mais um jogo para sofrer. Acima de tudo, assumo que prefiro ficar chateado com o JJ que com outro marmelo qualquer, pelo menos por agora. Carrega Benfica! Mesmo triste acredito, acredito sempre!




PS: Parabéns ao Porto e ao Vitó, toca a limpar o pó às faixas.