Liga Europa dá Liga dos Campeões, em 2015-16



A partir de 2015-16 a vitória na Liga Europa dará ao vencedor acesso à Liga dos Campeões do ano seguinte. Esta jogada da UEFA serve para motivar mais as equipas dos principais campeonatos europeus, que saindo da LdC como Benfica e Chelsea ou qualificados pelas competições nacionais, estejam presentes na segunda competição mais importante da UEFA, a nível de clubes, a competir com mais ambição. Numa breve análise, nos últimos dez anos a Taça UEFA/Liga Europa havia sido ganha por países europeus mais "periféricos", até chegarmos à vitória do Chelsea, em 2013.

Ano / Vencedores
2013 / Chelsea
2012 Atlético Madrid*
2011 Porto
2010 Atlético Madrid*
2009 Shakhtar Donetsk*
2008 Zenit St Petersburgo
2007 Sevilha
2006 Sevilha*
2005 CSKA Moscovo*
2004 Valência
2003 Porto

Península Ibérica - 7; Europa de Leste - 3, Reino Unido - 1.
* Nesse ano não se qualificaram para a LdC do ano seguinte.

Para as equipas nacionais, a Liga Europa tem sido uma boa montra, ao demonstrar incapacidade em aguentar a pressão da Liga dos Campeões na maioria das oportunidades, as equipas portuguesas têm conseguido inverter e chegar longe na LE, conseguindo ganhar mais projecção. Já por várias vezes clubes portugueses chegaram a finais e meias finais desta competição, além das vitórias do Porto. Contudo, não se prevê vida fácil no futuro, visto que clubes dos campeonatos mais competitivos irão disputar esta competição com outra motivação extra. Em certos casos poderemos ter ligas com cinco representantes na Liga dos Campeões. 

Um passo para aumentar a competitividade ou um tiro nas equipas da classe média da Europa?

8 comentários:

Gandaia disse...

Penso que o máximo que cada Liga poderá colocar são 4. Creio que indo um da Liga Europa o 4º classificado de uma das ligas de topo iria para a Liga Europa

Pedro disse...

Gandaia, se isto avançar esse limite máximo é alterado se alguém vencer a Liga Europa e estiver fora dos 4 lugares de acesso numa Liga interna q tenha quatro lugares de acesso.

Em momento algum uma Liga com quatro acessos à partida pode ter apenas três no final. Não faz qqr sentido.

hertz disse...

Eu acho que o máximo continua a ser 4 equipas e se o que ganhar a Liga Europa não estiver qualificado, então vai ele à Champions em vez do 4º classificado. Foi assim que aconteceu no ano passado na Premier League. O Chelsea não chegou aos lugar de acesso à Champions mas como se sagrou campeão europeu foi na mesma em detrimento do Tottenham que tinha ficado em 4º e foi directamente para a Liga Europa.

Já agora, deixo-vos aqui uma pérola que li no rascord há pouco: "Confrontos entre adeptos do Dortmund e do Borussia"

Héber disse...

O blog está uma merda sem o Valdemar e o Vitto...

fRiik disse...

Nope. A novidade é mesmo o vencedor ter um posto garantido, podendo assim uma liga das mais cotadas meter 5 na CL e 2 na LE.

hertz disse...

Então não concordo com isso. 5 equipas da mesma Liga na Champions considero que é excessivo.

MrCobb disse...

O que entende por periférico? Espanha? Portugal? ambos no top 5 atual ou será os Russos que já estão próximos da França no ranking e com milhões para gastar?
De resto são mesmo os 4 primeiros mais o eventual vencedor da LE se não concluir o campeonato pelo menos no 4º posto (ou 3º ou 2º dependendo do país).

Rafael Ortega disse...

Periféricos em futebol não é a mesma coisa que periféricos geografica ou economicamente.

Não há mais central na Europa que Espanha, em termos futebolisticos.