Entrevista - Marinho Neves

Conseguir uma entrevista com Marinho Neves não é fácil. Um dos maiores nomes do Jornalismo desportivo do pós-25 de Abril, sempre atraiu muitas polémicas que lhe valeram muitos dissabores pelo que disse e sobretudo, pelo que escreveu. Afastado pelos lobbys da comunicação social por atrair problemas com o "poder", decidiu abrir uma excepção e conceder uma entrevista ao Cabelo do Aimar. E nós agradecemos.



Cabelo do Aimar: O Marinho Neves também tem um “ganda” cabelo como o Aimar. O que acha do Argentino?
Marinho Neves: Gosto de o ver jogar. É rápido, tem qualidade e a sua força deve estar no cabelo como Sansão, porque cabedal ele não tem.
CdA: O grande sucesso Golpe de Estádio é um romance ou uma comédia? O que pretendia com a publicação desse livro, gozar ou informar?

MN: Naquela altura era necessário dizer a verdade e não havia outra forma de o fazer. Penso que consegui estabelecer um diálogo com o leitor, espevitando-lhes a curiosidade. Mas, não conheço nenhum romance que não seja baseado em histórias reais.

CdA: Muitos dizem que esse livro ditou a sua reforma antecipada dos principais meios de comunicação. Mas custou-lhe algo mais, como perseguições, tentativas de envenenamento ou até mesmo de assassinato. Sabe os nomes e os motivos de quem orquestrou esses actos?

MN: Fui de facto perseguido, muito perseguido, ameaçado e continuo a ser. Mas, não é verdade que tenha sido a minha reforma antecipada. Depois da publicação do livro trabalhei no programa da SIC "Os Donos da Bola" e em vários jornais, não obstante me terem tentado boicotar todos os trabalhos que iam aparecendo. Não o conseguiram porque Portugal não se resume à cidade do Porto, e Lisboa nunca me fechou as portas. Cheguei a estar contratado para o jornal "A Bola" e no dia em que devia entrar inverteram a situação. Foi caso único na capital.

CdA: Qual foi o restaurante onde o drogaram? Para que os nossos leitores saibam antes de lá ir comer.

MN: Foi exactamente no mesmo restaurante onde já foram apanhados alguns árbitros portugueses e estrangeiros que foram cear com dirigentes. Uma vez, vinha a sair desse restaurante em Matosinhos e à saída tinha dois jagunços à minha espera. Só não me aconteceu nada porque ia muito bem acompanhado.

CdA: Na sua intervenção no Prós & Contras sobre corrupção no futebol, pareceu bastante incomodado com a maneira jocosa com que Valentim Loureiro se apresentou. O que lhe passou pela cabeça quando o viu a “berrar” que ia ser absolvido porque nunca fez falcatrua no futebol?

MN: Quando fui a esse programa foi-me prometido que teria linha aberta para dizer o que quisesse. Mas, quando me estava a maquilhar, o Valentim Loureiro estava ao meu lado e mostrou-se incomodado com a minha presença. Quando me sentei, senti de imediato que nunca me dariam a oportunidade de dizer o que sabia, não obstante o presidente do Sporting, Dias da Cunha, ter dito nesse programa que tudo o que aprendeu no futebol foi comigo. Depois… foi uma comédia.

CdA: Você tem alguma coisa a ver com o Polvo dos Papalvos, com o Blog da Bola ou com o Tripulha das escutas?

MN: Com "O polvo dos papalvos e "Tripulha das escutas" não. Nem sequer conheço. Já o Blog da Bola, foi com grande emoção que me vi obrigado a encerrar, tantos eram os processos judiciais, todos arquivados porque apresentei provas do que dizia. Mas não deixei de gastar fortunas em advogados e despesas judiciais. Em toda a minha carreira jornalística tive 35 processos judiciais, todos arquivados antes de julgamento com a excepção de um, em que fui absolvido.

CdA: O que faria se lhe dessem a presidência de um dos clubes mais mediáticos de modo a "limpar" o futebol em Portugal?

MN: Mesmo como presidente de um clube podia fazer muito pouco. Primeiro tinha de conquistar a simpatia e a confiança da maior parte dos clubes e só juntos podíamos normalizar o actual sistema. Pinto da Costa demorou 10 anos a montar a máquina enquanto os clubes da capital se degladiavam.

CdA: Que previsão faz para o Futebol Clube do Porto e para o futebol nacional, quando Pinto da Costa abandonar o cargo no clube?

MN:
 Esse vai ser o grande problema dos portistas. Quando Pinto da Costa acabar, o clube também acaba.

CdA: É do foro público que o Marinho trabalhou para o Sporting contra o “sistema”. Quem foi a primeira pessoa a iniciar essa luta contra o “sistema” no futebol Português?


MN: Quando Dias da Cunha foi eleito presidente do Sporting, depressa se apercebeu da falcatrua que era o nosso futebol. Não sabia para que lado se havia de virar. Fui então contactado pelo seu assessor, Carlos Severino, para ver que disponibilidade tinha para trabalhar directamente com o presidente com a função de o alertar dos perigos que o clube corria. Inicialmente não me mostrei muito interessado, mas por outro lado pensei que poderia lutar por dentro e combater a corrupção, até porque a Polícia Judiciária já me tinha como consultor e não me pagava nada. Aceitei, mediante um bom vencimento e com a condição, por mim proposta, de que se não gostassem do meu trabalho despedia-me sem qualquer tipo de indemnização. Fiquei por lá seis anos, mas no meu segundo ano fomos campeões nacionais, principalmente porque o Sporting sabia com 15 dias de antecedência as armadilhas que lhes estavam a preparar. Um exemplo: 15 dias antes avisei o presidente que no jogo X que antecipava um jogo com o Porto, o árbitro da partida seria fulano e que Beto e Rui Jorge iriam ser espicaçados por esse árbitro durante o encontro para este encontrar motivos para os expulsar. No dia do jogo confirmou-se a minha informação. Num outro caso, num jogo decisivo para a conquista do campeonato, frente ao Boavista, soube que o árbitro da partida tinha ido almoçar com Valentim Loureiro, que era presidente da Liga. Avisei o presidente e todos ficaram em pânico. Não sabiam o que fazer porque não havia provas. Disse-lhes que a única coisa a fazer era Manolo Vidal, antes do jogo, quando fosse entregar as fichas aos árbitros, deveria dizer: "Então o almoço de terça-feira foi bom?" Mais nada. Quando o árbitro ouviu aquela pergunta associou de imediato a intenção do delegado ao jogo e ficou em pânico, contou-me depois Manolo Vidal. Durante esse jogo o árbitro até beneficiou o Sporting e fomos campeões. O árbitro não sabia que provas tínhamos e como era internacional, não colocou a sua carreira em risco. Mas a conquista do campeonato desencadeou uma série de invejas dentro do próprio clube e quando dei por ela estava a lutar contra gente que estava a ser paga pelo clube, mas que queria que este perdesse para conquistarem o poder e poderem fazer os seus negócios. Cheguei mesmo ao ponto de saber que os meus relatórios semanais eram entregues, por gente do Sporting, aos nosso principais inimigos, Porto e Boavista. Não sou nem nunca fui sportinguista e nunca escondi isso. Era apenas o meu trabalho.

CdA: As acções do Sporting nessa luta contra o “sistema” tinham qual objectivo? E as do Benfica? Os lutos pela arbitragem, levar DVD’s ao ministro ou qualquer outro tipo de protesto surtem mesmo algum efeito? Amedrontam o “sistema”?

MN: A primeira coisa que fiz, foi convencer Dias da Cunha de que devia fazer uma aliança com o Benfica se queriam conquistar o poder. Sempre disse que o inimigo do Sporting não era o Benfica, mas o Porto e o Boavista da altura. Consegui. Dias da Cunha fez uma aliança com Luís Filipe Vieira e foi à televisão dizer que as cabeças do sistema eram Pinto da Costa e Valentim Loureiro. Forneci documentos que provavam isso mesmo. O Porto e o Boavista começaram a sentir-se ameaçados e começaram a minar o Sporting por dentro utilizando alguns elementos que hoje continuam no clube. Dias da Cunha não aguentou a pressão e demitiu-se. Pedi a demissão com ele.

CdA: E crê que Benfica e Sporting alguma vez vão lutar em igualdade de circunstâncias com o Porto nos bastidores do futebol nacional? Essa união entre os dois clubes poderia purificar o nosso futebol ou acha que cada qual, à vez, preferem aproveitar o que podem do velho “sistema” que se encontra ainda, residualmente, instalado para próprio benefício?

MN: Para se ganhar e encontrar defesas para os mais diversos ataques, é necessário ter poder. Disse isso muitas vezes a Dias da Cunha. Primeiro tinham de conquistar poder na AF de Lisboa, como fizeram os Dragões na sua cidade. Depois encontrar aliados nas Associações mais poderosas para se chegar ao poder na FPF, mais propriamente na disciplina e arbitragem. Não para fazer o mesmo, mas para fiscalizar e enfraquecer o poder de manobra do seu mais directo opositor. É necessário que os árbitros sintam que estão sob vigilância permanente. Houve casos em que grandes árbitros eram promovidos e mostravam qualidade, mas se não se adaptavam ao sistema, eram despromovidos. Muitos queriam ser honestos, mas o sistema não lhes permitia tal atitude. Os mais vigaristas eram sempre os primeiros a ser promovidos. Para travar tudo isto era necessário ter poder e Benfica e Sporting não tinham um único dirigente na FPF ou na Liga para fiscalizarem a situação ou impor a sua vontade. Vejam o exemplo desta época: O Porto está zangado com o Sporting e Benfica e a época deles tem sido um desastre, imaginem o que seria se Sporting e Benfica fossem aliados. Tem sido assim ao longos dos 20 anos e os clubes de Lisboa não aprendem. Pinto da Costa é um mestre na acção de dividir para reinar.

CdA: Falou nos árbitros. É possível, a um qualquer árbitro, chegar a internacional sem essa tal “bênção” do “sistema”?

MN: Nem pensar. O próprio Vitor Pereira sabe que só está naquele lugar porque tem uma grande flexibilidade de coluna. Quando não for assim acontece-lhe como aos outros. É despedido ou criam-lhe situações que o obriguem a demitir-se.

CdA: O que aconteceu a quem lutou contra isso? Que outras protagonistas do Futebol, para além do Marinho, foram afastadas da ribalta do futebol?

MN: Infelizmente não há muitos mais. Lembram-se do árbitro José Leirós? Denunciou uma tentativa de corrupção por parte do Braga. Nesse dia era pré-internacional e a quem todos apontavam como internacional, mas no final da época, acabou por ser despromovido para a 2ª categoria e depois desistiu. Mas houve muitos mais, mesmo em termos de comunicação social. No programa "Donos da Bola" da SIC, tínhamos 52% de share, ou seja, o programa mais visto desta estação e de um dia para o outro acabaram com ele. Nós estávamos sempre à frente da polícia. A PJ tinha um plantão a ver o programa e com base nas nossas informações fazia buscas à segunda-feira. Nesse tempo o futebol tremeu, mas quem caiu fomos nós.

CdA: Sabemos que se tem dedicado a outras artes, com bastante sucesso até. Pensa ainda voltar a exercer a sua profissão, após ter sido um dos primeiros jornalistas de investigação desportiva ou será que esta nova geração de directores nas publicações continuam a não ter “tomates” para contrariar o poder?

MN: Para mim o jornalismo acabou, mas acabou porque eu quis. Os novos jornais não querem gente com coragem e integra. Querem moços de recados. Serviçais do poder. É como disse Sócrates: "Não me preocupo com jornalistas. Prefiro controlar os seus patrões." Hoje já não é uma questão de tomates, mas sim de atitude. Se tens tomates não tens onde escrever. Eu mesmo tenho o Golpe de Estádio 2 já escrito há mais de 6 meses e quando se soube disso desapertaram-me as rodas do meu jeep. Também sei que a maior parte das editoras estão controladas, assim como livrarias, vejam o que aconteceu ao livro do Octávio. Alguém falou disso??? Quase passou despercebido. É assim que o poder joga. 

CdA: Por fim, gostaria de deixar alguma mensagem aos milhares de leitores "anónimos" que este e outros blogs de futebol congregam que repudiam a maior parte dos jornalistas pela falta de isenção inerente?

MN: Entendam melhor os jornalistas. Conheço muitos que gostariam de mostrar coragem, mas ela morre logo na marcação dos serviços.

79 comentários:

Erk disse...

Foda-se!

Tá aqui serviço público!

E um grande mapa para entender o momento do Sporting e entender que Luis Filipe Vieira é a unica razão porque o Benfica não está como o Sporting.

ABRAM OS OLHOS, CARALHO!

Luis disse...

Mais um "abre olhos" para o nojo que é o fcp... espero que o vosso blog não tenha que ser fechado do dia para a noite como foi o desse senhor...

Anónimo da Silva disse...

Não consigo parar de rir AHAHAHHAHAHAHA

Quando souberam que tinha um livro escrito desapertaram-lhe os pneus HAHAHAHAHAHAHAHA

Soube que um árbitro tinha jantado com o Valentim e disse-lhe e só por causa disso é que fomos beneficiados (e os outros 17 penaltis) AAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAH

Só não trabalha em jornalismo porque não querem gente séria e íntegra AHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA

A PJ via o Donos da Bola para fazer investigações HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAH

Foda-se como é que o deixaram fugir do Conde Ferreira? É mesmo alma-gémea do Dias da Cunha

Ricardo disse...

Excelente iniciativa, Vitto. Vou passar a informação no tasco.


Valdemar, tu é que parece que não leste bem. Está aí tudo dito. Quando o Sporting começou a ganhar, o próprio clube gerou dentro de si larvas que o destruíssem.

Andamos há anos a dizer a mesma merda: em vez de serem uns complexados contra o Benfica, melhor faziam se se unissem ao nosso clube. Mas não. Preferem a podridão a algum tipo de aliança com o ódio de estimação. Enfim. Só têm o que merecem.

Vitto Vendetta disse...

Tino, Valdemar, já limpei os mal entendidos, podem comentar agora como amiguinhos que todos somos <3

Viriato de Viseu disse...

Excelente trabalho.
Grande entrevista!!!!!

Isto sim é serviço público e para ser guardado.

Ricardo disse...

Está feito o post, Vitto. Espero que muita gente leia isto. Não que traga novidades - o que pensa Marinho já nós sabemos há muito tempo -, mas pela divulgação e possibilidade de chegar a mais gente.

É que às vezes parece que esquecemos de que o futebol português continua sob o jugo deste corrupto. Só discordo de uma coisa: o Porto não desaparecerá. A máquina está bem oleada para se manter viva para lá do pintinho. Se com a mesma força, reside o dilema.

Abraço.

Constantino disse...

Bom agora em modo adulto que terminou a 4ª classe,

Acho que as coisas que o marinho diz não são surpresa para todos os que acompanham o futebol portugues com um minimo de atenção (excepto para o anonimo). A questão da provocação do beto e do rui jorge mostra inclusive que não é nas áreas que se inclinam jogos de forma camuflada, é memso a meio campo.

A questão do sporting tambem está à vista de todos e não é à falta de os benfiquistas apontarem o dedo. Aliás, o problema do scp já é tão grave que ainda há pouco tempo vi um benfiquista comentar num blog (se nao estou em erro ate foi aqui) qualquer coisa em que falava do "maior clube portugues" e a resposta de um sportinguista foi "quem? o fcp?"... quando um adepto não entra numa discussão destas logo a pés juntos evocando o nome do clube dele é porque algo está incrivelmente mal.

Abraços

Vitto Vendetta disse...

Obrigado Ricardo pela pub e aos outros pelas congratulações...

Fizemos grande esforço os 3 para conseguirmos apresentar perguntas interessantes e ficamos deliciados com as respostas do prestável e sempre informado Marinho, conforme esperávamos.

Grande abraço!

B. disse...

Clap Clap Clap Clap!

Viriato de Viseu disse...

Já recomendei aos leitores do meu tasco o link deste soberba entrevista:
http://www.eddg.gloriosasfera.com/2012/02/obrigatorio-ler.html

Daniel disse...

obrigado a todos os que nos agradeceram a iniciativa.

mas congratulem antes este senhor que abriu uma excepção para nos responder a estas questões de modo mais directo do que noutras ocasiões.

apesar de aproveitarmos este espaço para as nossas parvalheiras e clubites agudas, ambos todos os três (ó pra eu a falar comó jasus) achamos que as rivalidades eram mais bonitas quando se trocavam acusações de favorecimentos e colinhos sem se saber da existência do tal sistema... é tão bonito "brigar" à mesa com tremoços e imperiais... enfim, já tou com os copos...

Agradeçam mas é ao grande Marinho Neves, tem mais tomates que a maioria de nós e sempre deu a cara contra o sistema!

Já agora, se nos fecharem este blog nós abrimos outro! O que não falta por aí é alojamento no blogspot! :)

Joao disse...

"foi convencer Dias da Cunha de que devia fazer uma aliança com o Benfica se queriam conquistar o poder."

Portanto o gajo queria era "o poder"...

Todos iguais, e ainda por cima invejosos!!!!

Daniel disse...

ó João, se aprenderes a encadear mais que duas palavras e leres frases completas talvez percebas a ideia principal!

é que ao contrário das bestas do costume, por aqui não se quer poder para dominar! quer-se e muito, o poder para limpar...

Ricardo disse...

"Todos iguais". É comovente o desespero do João em querer que os outros sejam como ele. Como aceita tudo em troca de sucesso desportivo, tem de justificar aos outros e a ele próprio que são "todos iguais". Não, são, João. Tu és assim.

Mas, de qualquer forma, obrigado por admitires aos outros a tua forma de estar na vida. Parecendo que não, é mais do que a maioria dos portistas fazem. Mesmo que tenha sido sem o perceberes.

Luís_Silva disse...

Nc tinha duvidas anda gento do fcp e outros clubes etc nas instalaçoes do clube do scp a fuder aquela merda e a queimar a torto e direito o clube.
nos ultimos 12 anos o fcp é a iquipa mais corrupta.
claro e escandaloso o ano campeao do scp que esteve la o jardel foi o ano em que scp foi levado ao colo agr do resto é projudicado a torto e a direito pelos arbitos pelos clubes globalmente em portugal da primeira liga
e digo se scp fosse levado ao colo nao estava na situaçao que esta na tabela nao este ano mas sim nos outros.
e provasse o porque de tantas trocas de presidentes
onde a o bimbo e o orelhas a dominar a federaçao portuguesa presidentes do scp dao o bazo puq nao sabe para od virar
logo esses mesmo abafam qualquer presidente do scp. assim como conseguio ganhar mt dinheiro como a falcatrua da transferencia do joao moutinho por 9Milhoes para o fcp
o dinheiro que o bentencourt ganhou a pala dessa mesma transferencia por baixo da mesa logo puq o bimbo da costa era louco por moutinho. benfica é outro que desde simao ate msm cardozo marcaram imensos penaltis inventados pelos arbitos e muitos pontos ganharam com isso ate msm livres a entrada da area em que simulavam e estava la simao ou mesmo cardozo a encostar de livres mesmo em cima da area. paulo bento diz e diz bem arbitos profissionais incompetentes, assim como dizia que o fut PT demasiado podre ou ent como ja disse num jogo ao arbito gestual ( ja estavas a roubar ) como ja disse se scp fosse levado ao colo estava la em cima colado em pontos. nao como olhanense e com maritimo nas primeiras jornadas golos validos e marcam fora de jogo 2penaltis por marcar e ate mesmo contra o fcp que elias ficava isolado e o arbito marca forta de jogo. jogos atras de jogos a ser projudicado pelos arbitos e ate mesmo iquipas adeversarias como o martitimo que leva 3 do slb praticamente com a iquipa do banco e recebe scp ate se matam para ganhar 2a0. resumindo desaprendem com fcp e slb aprendem de mais contra scp mas o fut portugues é sempre pos mesmo slb e fcp. inglaterra da gosto puq dao luta stoke city ganha ao arsenal ou mesmo o ultimo ganha ao primeiro ca em PT é sempre os mesmo 1 vez por 10jogos para nao parecer mal. eu sempre ouvi dizer 11 contra 11 sao seres humanos nao extraterrestres ou drogados. enfim fut demasiado podre

Vitto Vendetta disse...

LS, oi?

Manuel Oliveira disse...

Parabéns Vitto Vendetta pela entrevista e obrigado por me ter alertado através de comentário.
Precisávamos de mais Marinhos Neves para limpar o futebol.
Oxalá se confirme a profecia dele sobre Pinto da Costa e o Porto.

Obrigado também por terem aqui o link do meu Blog do Manuel.
Vou retribuir!

Abraço Glorioso.

Vitto Vendetta disse...

Manuel, não foi o Vitto Vendetta que foi a entrevista, fomos nós os três, eu só postei eheheh! Obrigado e grande abraço!

doneri disse...

Um blog com este nome só podia apresentar esta qualidade a postar. Grande "furo" que tiveram!

Parabéns!

Vou divulgar.

Ricardo disse...

Grande entrevista, originalidade na blogoesfera ( um dia destes a blogoesfera será mais importante que os pasquins). Apesar de não nos trazer novidades, é mais uma confirmação que o Polvo ainda mexe e bem. Confirma-se também que os esverdeados do lumiar tem o destino traçado há muito, tal como Salgueiros, Belenenses, Boavista, Setubal, Amadora,etc. é na luta contra este polvo, que somos obrigados a ser campeões, será cortar mais um tentáculo. SG

Minha Chama disse...

Obrigado por esta pequena entervista.
Já vai ser publicitada.

Aproveito para dizer que há já algum tempo que falo disto aos meus amigos sportinguistas, mas eles não querem crer.

Assim com o passar dos anos, já nem me importo com o que possa acontecer à lagartagem.

zaalmeida disse...

Fantástica entrevista.
Obrigado M. Neves por abrir esta excepção.
Espero que o Golpe de Estádio 2 não se perca e que um dia possa conhecer a luz do dia, nem que seja através da Internet.
Infelizmente o blog da bola apesar de ter mostrado muitas verdades (veja-se que nunca foi provado nada contra o seu autor) neste pais não tem condições para existir já que os processos judiciais são mais que muitos e isso gasta e desgasta.
Força a todos os que lutam por um Desporto (não só o futebol) limpo em Portugal.

MAGALHÃES-SAD-SLB disse...

Pela verdade desportiva e por dever de serviços público Benfiquista colocarei, no nosso blog a vossa entrevista!

Bom Trabalho! Força Benfiquistas!!!

GRÃO VASCO disse...

Caros e Gloriosos Companheiros,

O vosso "link" já lá está no PincelAdas Gloriosas, publicitado no meu mais recente "post" e com uma citação fundamental de Marinho Neves.
Continuação de um bom trabalho. Não podemos esmorecer na nossa luta!

Saudações Gloriosas!

GRÃO VASCO

M disse...

obrigado a todos pela iniciativa!

Parabens!

Emigra disse...

Que enorme post.

Espero que os lagartos que aqui vêm comecem a ver o que temos dito durante anos.
Os inimigos estao dentro do sporting e no norte.

Apenas a confirmaçao do que a malta tem dito durante anos.

Embora nao morra de amores por LFV devido ao gasto por jogadores sei que nesta luta é um gajo muito bom.

MG disse...

muito obrigado ao Cabelo do Aimar e ao Marinho Neves.

Abraços

Néry disse...

Grande post! Belíssima entrevista! Parabéns ao Marinho Neves e a todos os autores da entrevista.

Já coloquei o vosso blog na minha lista e convido-vos também a visitar o meu blog http://nosqueremosobenficacampeao.blogspot.com/

Abraço

Pedro disse...

Já está no Mágico a devida menção!!!
Parabéns!

@oel@ disse...

http://estadio2.no.sapo.pt/diasdacunha_lfv.htm

para os mais esquecidos....

O Valdemar diz tudo....

Martins disse...

Fantástico, tenho pena que esta mensagem custe tanto a passar no jornalismo "sério"...

Já coloquei um link para o vosso blog em: http://a-nossa-mistica.blogspot.com/

Continuem com o excelente trabalho, vou regressar de certeza!

M.

dezazucr disse...

Excelente entrevista.
É claro que já há muito que toda a gente sabe disso.
O engraçado é que ainda há muitos que caem na ilusão que o domínio do poder por parte dos corruptos já acabou.
Não acabou e revela-se a cada semana.
Só isso permite que uma equipa paupérrima esteja apenas a 2 pontos do líder do campeonato.
É triste as manobras para influenciar os resultados.
É triste haver uma máquina comunicacional que lava todo o nojo que se passa semana a semana.
A forma como querem fazer parecer que este campeonato é honesto é ridícula.

Quanto ao sporting, continuam sem abrir os olhos, a apontar as armas para o inimigo errado e apenas dão trunfos para fortalecer o sistema e manter o status quo actual. O que não se ganharía se identificassem o verdadeiro alvo.

Por um lado compreendo-os, pois o Benfica há alguns anos estava assim, cheio de toupeiras (ainda hoje continuam lá algumas, é difícil livrarmo-nos de todas) que fazem o trabalho sujo dos outros, verdadeiros agentes duplos para proveito do sistema. A diferença é que no sporting nem precisam ter muitos cuidados, pois os sportinguistas preferem preocupar-se com o Benfica. E os dirigentes e restante rambóia a engordar à conta da falta de clarividência deles.

Rederx disse...

Já fiz link para este enorme serviço público no meu blogue também.

Não liguem aos comentários mais incultos e aziados, os portistas são mesmo assim.

Vivo aqui no Norte com eles e sei como conseguem ser autênticos burros com palas corruptos. Não interessa os meios para atingir os fins, o Pinto da Costa é que é esperto.

Não existem discussões saudáveis e construtivas com esta gente.

Eles podem fechar 1 ou 2 blogues, mas nunca toda a Gloriosoesfera!!!

Hugo disse...

"Não liguem aos comentários mais incultos e aziados, os portistas são mesmo assim'

Muito bom. Todos sabemos que os benfiquistas sao extremamente cultos e nada aziados

Hugo disse...

Boas,

Já coloquei o link no meu tasco, bem pacato e pequeno, em comparação com o vosso:)

Excelente trabalho, e como diz o Valdemar, estamos perante Serviço Público que muitos avençados se recusam a fazer por interesse ou cobardia...

Este senhor, pelo contrário, têm os ditos no sítio e não abdica dos seus princípios...

Muito obrigado a todos, especialmente ao Marinho Neves...

http://semperfi1904.blogspot.com/

Vitto Vendetta disse...

Obrigado Hugo, e a todos os outros pela divulgação. Este tasco é pequeno, mas hoje não está pacato. É aguardar que volta já à normalidade! :)

Vladimir Kaspov disse...

Tenho que deixar também os meus parabéns, excelente entrevista e post. Lia com assiduidade o Blog da Bola, que apesar de fechado faço questão de o manter linkado no meu tasco, e li também o Golpe de Estádio. Grandes tomates tem este senhor.
Lagartada abram a pestana.

Vou fazer a minha parte de serviço público e divulgar.

Pulha Garcia disse...

Excelente trabalho.

Uma verdadeira bofetada de luva branca na nossa imprensa desportiva, que ainda hoje tem dificuldade em falar dos títulos sujos ganhos pelo FCP. Se calhar até é normal receber árbitros em casa, pagar férias no Brasil à família Calheiros, etc ...

Para mim os títulos de futebol supostamente ganhos pelo FCP durante os mandatos de Pinto da Costa deveriam ser devolvidos. O futebol deveria ser apenas acerca do que se passa no relvado.

lawrence disse...

O geral todos sabemos como é.
Os pormenores, e serão milhares é que não fazemos ideia, como Marinho Neves mostra.
Também em relação ao pastilhas do lumiar, os adeptos (os que acima de tudo gostam do verde de barraca de praia e não os que só odeiam a capa de toureiro) terão que perceber que desde que juntaram os trapinhos com o corrupto (isto enquanto o Glorioso dormia e só tinha pesadelos) só tem andado a escorregar pela tábua abaixo.
Como O Glorioso não dá sinais de cair no sono e ter pesadelos tão depressa (e cá estamos nós para o abanar!) vejam lá se não pifam entretanto hem?
Como dizia o Godinho: "mudem de rumo, mudem de rumo!"

Luis Garcia disse...

Parabéns ao blog pela excelente entrevista. E parabéns ao Marinho Neves por conseguir ir estando... VIVO!!!

Elves Preslei disse...

É bem Vitto
Bom Post bom serviço. Nada de novo para quem vive o futebol ha uns anos. É importante é denunciar.
Continua assim ja que a jogar Travian n valias um caracol ;)
eheheheheeheh
Abc
Gizmo

Vitto Vendetta disse...

ahahah estou reformado, mas se quiseres um mano a mano ainda te limpo todo :) Abraço!

Daniel disse...

de falar em travian, também podíamos entrevistar o antigo admin do travian pt!

aquele que dizia que saiu porque também havia corrupção na "arbitragem"!

Anónimo da Silva disse...

Foda-se esta merda parece a casa do benfica da Amadora. Daqui a pouco aparece aí o Eusébio a pedir 500 euros e bebida à pala para inaugurar qualquer coisa.

Erk disse...

Nada disso.

Esta entrevista pertence a Benfiquistas, Sportinguistas, e até mesmo a... Portistas.

Porque por mais que vos possa surpreender, tenho a certeza que há alguns que não aprovam certos métodos...

Esta entrevista pertence ao futebol Português. E só me sinto honrado em fazer parte do blog que a fez e me permitiu colocar algumas questões (creio que as que qualquer Sportinguista colocaria) a uma personagem que conhece o fenómeno por dentro!

Abraço!

Anónimo da Silva disse...

ó Valdemar estava a falar da caixa de comentários.
Quanto à entrevista, além das partes da comédia fantástica, quase britânica, safa-se a parte do "o Sporting acabou por ser beneficiado".
Ao fim e ao cabo é a única prova efectiva de benefícios da arbitragem que se vê no texto.
Ah isso e um pneu desapertado, esse maldito PdC anda desesperado de chave de roda na mão à procura do carro do Marinho Neves (quem??) todas as noites.
É uma vergonha que a máfia em Portugal não tenha dinheiro sequer para uma tentativa de homicídio com bomba, pistola vá lá, pronto um canivetezito...

Vítor Fernandes disse...

Por mim apenas vou publicitar no meu FB. É que vale a pena. Muito boa entrevista.

Daniel disse...

Anónimo da Silva:

Se tivesses a noção do ridículo não vinhas para cá debitar alarvidades.

"Marinho Neves (quem?)"

Sabes o que é que se depreende daí?

Que és daqueles burros que desde que ganhe vale tudo! Se para ganhar tivessem de te ir ao cu 30 vezes tu deixavas com um sorriso nos lábios mesmo que fosse a seco!

Adeptos portistas como tu é que vão fazer com que o clube acabe quando morrer o Pinto da Costa! É que se agora já se começa a notar a falta de dinheiro, quando ele desaparecer e os relatórios de contas começarem a ser transparentes e não adulterados, das duas uma:

Suicidas-te.

Choras baba e ranho e depois suicidas-te.

Anónimo da Silva disse...

Este Danieltem claramente uma homossexualidade latente, não há um comentário que não fale de pila ou cu e quando alguém tenta engatar uma gaja fica possesso.
"Homem", sai do armário, estamos em 2012, já podes ser larilas À vontade!

Anónimo da Silva disse...

Já agora um conselho, se não sabes o que é um relatório e contas, não digas que eles são adulterados só porque és fanático. Fala antes de pilas que nota-se claramente que tens mais conhecimento.

Quim Berto disse...

Grande serviço publico! Quanto aos comentários nem os li, caguei de alto. Prefiro ver o excelente trabalho que aqui foi feito, a frontalidade do Marinho e a confirmação por terceiros do que há muito se sabia...

Caveira disse...

Sou sportinguista desde sempre.
A impunidade com que estes senhores do futebol se esgueiram por entre as gotas da Lei mete nojo!
Acho que faltou fazer uma pergunta:
Como foi que o Major Valentão foi parar a segunda divisão? Será que chateou o padrinho? Ou foi apanhado? Mas os juízes nao sao corruptos também?
A mim começa a parecer-me que toda a gente esta metida no assunto e nos somos as marionetas que lhes damos o dinheiro para eles terem os seus luxos, e deixa-mo-nos enganar por estas pseudo-guerras entre clubes....
E se os dois de lisboa se juntassem? quem diz que passado uns anos, depois do poder adquirido, o sporting nao ia pelo mesmo ralo que foi o boavista?
Estes senhores todos, como os da assembleia da republica, deviam ir todos dentro por muitos e bons anos.

POC disse...

Lindo.
Um abraço sincero a vocês os 3. Grande, grande trabalho. E obrigado ao Marinho Neves, por todo o esforço que teve em denunciar a podridão que se passa neste País.

Muitos parabéns.

zerapaz disse...

Para quem não leu, aqui fica o "Golpe de Estádio". Deliciosa a parte em que se fala da formação da Olivedesportos. Saudações Leoninas.

http://anti-corrupcao.150m.com/Golpe-de-estadio-%20Marinho%20Neves-JP.pdf

Anónimo da Silva disse...

O Marinho deve adorar que andem a piratear o livro dele :D

Vitto Vendetta disse...

Ó Jornalista d'ABola, tás com uma dor de conto que nem te coto! Ou será ao contrário!

Abraço!

Fiambre e Queijo disse...

Quando alguém escreve um livro, cuja intenção é mais expor e informar, do que propriamente ganhar dinheiro, pode não ficar contente com a "pirataria", mas decerto fica contente que o conteúdo do livro chegue ao maior número de pessoas possível, cumprindo a intenção de exposição e fazendo com que conheçam o trabalho dele.

-=amadorjp=- disse...

Sou mais um dos que diz que esta entrevista é puro Serviço Público! É por causa de entrevistas destas que todos os dias leio os melhores jornais desportivos (a blogosfera benfiquista!) pois só assim podemos saber o que realmente se passa no futebol português. É que se lemos a Tola, o Reco Reco ou o O Nojo, ficamos apenas a conhecer as notícias encomendadas.

Eu pessoalmente tenho pena que Luís Filipe Vieira não reúna pessoas como o Marinho, o Alberto Miguens entre outros para não só procurar salvaguardar o Benfica, mas denunciar e procurar o inicio do fim de todo este polvo que gere e estraga o futebol português à mais de 20 anos.

Anónimo da Silva disse...

Eu Vitto? Aos anos que isto foi escrito, aos anos que este gajo anda a dizer disparates e que provas apresentou ele?
Se ele tivesse o mínimo de credibilidade teria alguma coisa de concreto, não?

Nada como mais uns bodes expiatórios para desculpar a incompetência. Então para o Sporting estas tretas dão um jeitaço, a culpa é sempre de alguma coisa que não terem um bando de idiotas a dirigi-los.

Já agora no meio de todo este complô e teia de corrupção, expliquem-me a nomeação do João Ferreira para o jogo deste fim de semana. Deve ter sido o PdC que o pediu certamente.

POC disse...

@-=amadorjp=-, x2.

Vitto Vendetta disse...

Jornalista d'A Bola...

O que é novidade para uns pode não ser para outros, e relembrar certos assuntos só traz benefícios à capacidade de compreensão do Homem.

Para que queres tu, e logo tu, saber o que acho da nomeação de um árbitro para um jogo do Porto? Não és tu que gozas com quem denuncia as situações? Que os mandas ir buscar uma "chave de rodas"? Que os mandas para o Conde Ferreira?

Vai dar banho ao cão e escrever o teu próximo artigo faccioso, enquanto chupas mais um falo azulibranco!

Daniel disse...

eu traduzo o vitto que já o conheço há uns anos...

VAI FAZER BROCHES A CAVALOS!

Anónimo da Silva disse...

E mais um comentário do Daniel sobre pilas, a responder a um outro que falava de pilas.
A sério, tu não disfarças nadinha!

Anónimo da Silva disse...

Vitto eu só quero saber em que ponto é que nomeações como a do João Ferreira, Bruno Paixão, casos do túnel, etc, etc, entram nesta brilhante ficção. Apenas me quero situar para saber se o culpado é o gajo da chave de rodas ou o que mete veneno na comida. Embora eu esteja inclinado para que o culpado, como sempre seja o mordomo.

Daniel disse...

anónimo da silva:

sempre ouvi dizer que "o maior cego é o que não quer ver", e "o maior burro é o que não quer aprender".

ou seja, és cego e burro! queres que te insulte mais?
leva as tuas palas para o buraco de onde saíste, ou és algum dos filhos ilegítimos do pinto da costa e vens aqui defender o teu pai?
é a única explicação para tanto portista estúpido, porque há 5 ou 6 que são inteligentes...

claramente não fazes parte desse grupo...

já agora, não há blogues do porto? eu não sei porque nunca procurei nenhum, mas se tu andas sempre por aqui não deve haver...

Anónimo da Silva disse...

Ah já estava com saudade de ouvir um destes comentários a tentar afastar os portistas para se poder dizer as barbaridades que se quer sem ouvir o contraditório.

Viva o Estado Novo, Viva o Salazar!

Álamo disse...

Sou sportinguista e autor de um blog onde, naturalmente, aplaudo e defendo o meu clube. Mas a verdade e a coragem de a assumir, são valores que prezo.
Podem-me separar do vosso blog, questões que se prendem com os sentimentos que nos ligam aos nossos clubes. Mas jamais permitirei que a cegueira facciosa e a clubite exacerbada sem razão ou suporte da inteligência, me impeçam de aplaudir o excelente trabalho que o vosso blog benfiquista hoje ofereceu a todos os desportistas em geral.
Como sportinguista, deixo aqui a minha sentida homenagem ao contributo que ofereceram à "Verdade Desportiva". Podem os suspeitos de todos os apitos continuar a ser "poderosamente" inocentados. Mas o tempo fará da Verdade, o que o azeite faz à água.
E a lei da vida matará inexoravelmente esses "inocentes", embora eles se julguem eternos. Coitados, não sabem nem pensam que apenas a Verdade é Eterna...
Fortes Saudações Leoninas de homenagem ao "Cabelo do Aimar"

nunomaf disse...

Acho que ainda falto eu...

Epá... Obrigado :D

Uma posta destas merece um vinho de qualidade para a leitura... Talvez tinto. Isso! Um rouge de eleição.

Aos 3 ergo o meu copo! Parabéns.

1906-Anti-Corja disse...

Sou Sportinguista tal como o Álamo e concordo com tudo o que ele disse no seu comentário.

Obrigado ao blog por esta entrevista e obrigado ao senhor Marinho Neves por, mais uma vez, não ter medo de dizer as verdades.

Sonho com o dia em que vou finalmente ver o meu Sporting Clube de Portugal livre de infiltrados (sejam eles de que clube forem) e livre de pessoas que apenas querem se servir do meu clube. Nas últimas eleições roubaram-nos o direito à mudança.

Sonho com o dia em que haja verdade desportiva no futebol em Portugal.

Vitto Vendetta disse...

Senhores Sportinguistas. Se conseguirem ver além desta entrevista, e perder uns minutos no blog, perceberão que somos dois benfiquistas e um sportinguista.

Obrigado e grande abraço!

lawrence disse...

Embora o sportinguista seja muito fraquinho...
Mas pronto, é a quota não é?
Tudo fixe ó Valdemar?

Oliveti disse...

grande Marinho Neves, belíssima entrevista. Será que já não há sportinguistas decentes, que não confundem o RIVAL com o INIMIGO? sobre isto vejam o que escreveu o APV aqui:

http://mastergroove2010.blogspot.com/2010/10/antonio-pedro-vasconcelos-artigo-de.html

1906-Anti-Corja disse...

AvanteSLB há sim, acredite que há, eu sou um deles e existem muitos mais, secalhar até a maioria!

Infelizmente esses Sportinguistas são calados e censurados por gente que não sabe o que é ser Sporting e por muitos imbecis e verdadeiros atentados à figura Sportinguista, como é o caso do IMBECIL Rui Oliveira e Costa.

Esse senhor e outros mancham a figura do adepto/sócio Sportinguista todas as semanas na TV.

Acredite que por cada benfiquista que tem vontade de dar um murro ao Rui Oliveira e Costa e outros, existem 30 Sportinguistas com vontade de lhe dar 30 murros nas ventas! Já eu e muitos outros mandamos e-mails para a RTP a pedir a substituição do imbecil do Rui, mas parece que eles gostam de o ter no programa... secalhar até é de propósito!

Sabe o que é a frustração de ver um autêntico imbecil "representar" o seu clube na TV ? Bem... secalhar até sabe, porque a personagem que vos representa no Dia Seguinte, também não é lá grande coisa...

Para os verdadeiros, é uma tortura assistir e ouvir, na nossa praça pública, certas figuras que se dizem "Sportinguistas". Não o são, tal como toda a dinastia Roquette que ainda hoje governa o clube, não são Sportinguistas nem nunca o serão, jamais! E um dia vão pagar bem caro por tudo aquilo que fizeram ao Sporting Clube de Portugal, nem que seja à pedrada, já faltou mais!

Isto não quer dizer que eu concorde com tudo o que diz o APV, porque sinceramente também nunca gostei muito dele, acho que é hipócrita em muita coisa que diz, mas isso é natural já que ele vê o mundo um pouco com óculos vermelhos e eu vejo um pouco com óculos verdes.

Anónimo disse...

lolol

eagle01 disse...

Bem, não quero escandalizar mas o Marinho Neves não diz nada de mais. O crédito é para a sua coragem, bem como dos donos deste blogue, que publicam. A partir daí só pode estar admirado quem sempre achou normal, um conjunto de erros de arbitragem direccionados para os mesmos clubes: uns a favor, outros contra.

Os exemplos entram pela nossa casa a dentro, pela TV, há anos. E que fazemos? A maior parte fala do treinador, dos jogadores, das tácticas, etc, sempre bem impulsionados pelo mesmo tipo de análise que faz a comunicação social. Porque interessa aos patrões da comunicação social, que os adeptos falem de tácticas e não de arbitragens.

O exemplo que Marinho dá do jornal a BOLA, pode ser reforçado com este exemplo. Em 2001 ou 2002, eu e mais umas dezenas arranjamos 200 contos para pagar uma faixa publicitária de apoio ao Dr.º João Vale e Azevedo. O pagamento foi feito na redacção do Porto. Tempos depois o nosso amigo que negociou e pagou esses 200 contos, recebeu uma amável chamada do jornal a BOLA a dizer que não podiam publicar essa faixa e que fossemos lá buscar o dinheiro ...

Não vejo grandes diferenças para o facto de também terem corrido com Marinho Neves antes de entrar. Alguns apoiantes de Vieira, mais do que do Benfica, é que poderão começar a pensar a quem serve este jornal a BOLA. À verdade desportiva não, seguramente. Que papel teve o Dr.º JVA nesse aspecto? Não sei, mas que pôs em causa os interesses do BES e do Joaquim no mundo do futebol, isso todos sabem que pôs.

Como sócio do Benfica, apenas reforço que o nosso Benfica está tragado pelo sistema, que hoje somos um clube domesticado pelas forças do "sistema". As sucessivas vergonhosas arbitragens, sem qualquer critica ou contestação do Presidente, é apenas um EXEMPLO.

POC disse...

@eagle01, bravo. Disseste (quase) tudo. Revejo-me a 200% no que disseste.
Um abraço doutro sócio, sempre presente.

arg disse...

é muito futebol.

Camila disse...

Eu sou um fã de futebol. Eu gosto de ir para o tribunal, e também jogar com meus amigos. Todo domingo, eu assisto futebol na minha casa enquanto eu pintar minhas unhas com sally hansen. Beijos