A maior derrota de Jesus

Este 'post' é-me de realização complicada, mas não posso continuar a esconder aquilo que me vem corroendo desde o dia 9 de Maio. Jesus perdeu 3 títulos, assim como os jogadores, equipa técnica, direcção, sócios e adeptos. Mas há uma quarta derrota no caminho de Jesus, nesta temporada, e essa será difícil de fazer esquecer. No jogo com o Estoril, Pablo Aimar tinha que entrar, foi mandado a aquecimento, mas foi Carlos Martins o escolhido, num jogo que não o pedia a ele, mas sim ao Mago. Muitos poderão argumentar, e com alguma razão, que D10s já não é o que era, mas isso não impede que algumas das suas maiores faculdades, mesmo que inferiores ao que foi, sejam ainda melhores que a da maior parte do plantel. No jogo com o Porto, Chelsea e no Jamor, passou-se a mesma coisa. Falo de D10s porque é o padroeiro deste blog, e porque continua a ser das poucas pessoas no Benfica a quem não posso apontar o dedo, apesar de ter ficado um pouco desiludido com as declarações sobre estar triste no Benfica, mas notei ali o desabafo, e notei ali a fúria contra Jesus.

O nosso treinador, muito capaz na maior parte das qualidades exigidas a um bom treinador de futebol, falha na relação com os jogadores, com quem deveria aprender um pouco mais. Quantos jogadores já não foram encostados, queimados, emprestados e enxovalhados por Jorge Jesus? Há 'mandantes' que confundem a disciplina ganha com respeito, com a disciplina ganha com ódio. Este caso com o Cardozo, e não obstante também ser um jogador temperamental, não é caso isolado, e já antes houveram problemas com Enzo, Bruno César ou Ola John. Jesus não pode continuar a impor o seu respeito através de uma cultura de ódio, porque poucos serão os jogadores que falarão bem de JJ, caso ele não mude. Basta ver a extensa carreira que tem, e quantos jogadores vêm falar dele? Apoiá-lo? Este problema é gravíssimo, a longo prazo, e isso terá que ser considerado pela direcção.

Escrevi, a 9 de Maio, que nunca perdoaria JJ por ter enxovalhado o Mago, contra o Estoril. Por não ter analisado bem a equipa fantástica dos canarinhos, e por não ter entendido, como o Mago entendeu, qual era a melhor opção para vencer o jogo. Para mim o campeonato não se perdeu nesse jogo, mas foi aí que voltei a avivar memórias, memórias de risos no banco, na Alemanha, memórias de indiferença para com jogadores excluídos, memórias da saída de Nélson Oliveira para o Corunha. Quantos jogadores, questionados sobre JJ, não o insultarão? Jorge Jesus é um excelente treinador, um dos melhores, mas não é um líder, e nunca o será.

Desculpa, Jesus.

23 comentários:

Henrique disse...

Achar que o Aimar iria entrar para médio-centro é, no mínimo, caricato. Em quantos jogos entrou ele para aquela posição? O ano passado, quando jogou, foi a segundo avançado, especialmente na primeira parte da época.

O treinador apontado por todos como o melhor líder de uma equipa é o Mourinho, nunca teve problemas com jogadores de seu nome Baía, Gallas, Ricardo Carvalho, Casillas, Pepe, Alonso, et al. Isso quer dizer que é um fraco líder? Não me parece.

E relativamente ao Nélson Oliveira...o rapaz até pode vir a ser bom jogador, mas tem de meter na cabeça que não é o novo Ronaldo. Então o moço na última jornada manda calar os adeptos? Hein?

Agora é esperar para ver se o Jesus fica ou sai. Da minha parte, compreendo ambas as decisões.

Alberto disse...

O maior erro do Jesus nesse jogo foi ter Aimar e Martins no banco ao mesmo tempo.

Unknown disse...

Concordo com todas as observações desta cronica, menos com a escolha do jogador que entrava.o Carlos Martins é merda. o individuo do comentário anterior tem razão,o aimar nao era uma opçao viavel para o equilibrio do meio campo a escolha certa seria Andre Almeida que estava numa forma fantástica e preencheria a posição de Matic que ocuparia o lugar do Enzo. O melhor para o Sport Lisboa e Benfica

MrFields disse...

Já começamos todos a concordar que o homem tacticamente é bom e...mais nada. Condutor de homens...jamais!

POC disse...

Isto é tudo muito complicado, mas ele não aprende. Continua a falhar nos momentos decisivos. Nunca ganha a adversários fortes.

hertz disse...

Em janeiro o JJ disse isto: "Aimar é um génio e o Benfica não pode desperdiçar um jogador com a qualidade dele". Posso me estar a enganar mas parece-me que a ausência do Aimar tem outras coisas por trás.
Contra o Estoril o que começou a lixar tudo foi a lesão do Enzo. Seria o André Gomes quem deveria jogar. Entre ele, Aimar e C. Martins era quem tinha mais ritmo e quem mais vezes tinha substituido o Enzo durante a época. O problema é que o JJ o tinha mandado para a bancada.

Em relação aos problemas com os jogadores, calma lá que também não é isso tudo que querem fazer parecer. O JJ tem um feitio difícil sim e teve problemas com alguns jogadores mas não exageremos. Esta época, principalmente, já perdi a conta do nº de ex-jogadores que dizem ser um erro se o Benfica mandar embora o JJ. O Bruno César não teve problema nenhum com ele, aliás, ainda hoje disse que foi dos melhores treinadores que já teve. O Capdevilla (um senhor) antes de irmos a Camp Nou telefonou à equipa e também falou com o JJ. Disse inclusivé que não tinha problema nenhum com o JJ: Não digo que seja um Mourinho na relação com os jogadores mas também não exageremos.

Nélson Oliveira? Vais-me dizer que fez falta? Um jogador que nem calça num dos últimos classificados de Espanha? Pode vir a ser um grande jogador mas ainda tem de comer muita sopa.

rui disse...

Nao estou nada de acordo com isto e sinceramente nao entendo nem nunca entendi este endeusamento de um jogador que ganhou pouco com o Benfica,e antes da final da uefa veio com umas declaraçoes pateticas a dizer que este era o chelsea mais fraco dos ultimos anos.

Um jogador com rendimento zero,que é o mais bem pago do plantel.

Mas depois claro,estes sao os idolos,gajos como o Diamantino sao uns filhos da puta.

rui disse...

E agora aqui vai sobre a novela mexicana que é jesus. Será que existe assim tanta vontade do porto em o levar?vejamos...

1.Porque jesus é um treinador que mostrou qualidade,mas tambem falhou,e falhou muito.Mais nao seja, é um pé frio,e aqueles gajos la do porto sao muito supersticiosos.


2.Porque para ganhar campeonatos ja provaram que nao precisam de um grande treinador,muito menos um que venha a ganhar 4 milhoes por ano.

3.Porque mesmo sem um grande treinador,continuam a valorizar jogadores e a fazer vendas milionarias.


Da nossa parte,Aquilo que nunca gostei e sempre desconfiei no jesus foi a aproximação dele ao porto e pinto da costa. Mostrou qualidade?Mostrou.Mas tambem falhou,e falhou muito. Por isso honestamente, a mim nem me aquece nem arrefece que ele fique ou saia, o nosso destino ja todos sabemos qual tem sido e continuam a sacudir a agua do capote

Benfiquista Tripeiro disse...

Desculpa, Jesus? Foda-se, só faltava esta!!

John Billy #37 disse...

Depois do Mantorras e do Nuno Gomes, temos agora o Aimar!
Foda-se, são piores que adolescentes! Gostam mais de jogadores do que do clube.

John Doe disse...

Então e um post sobre o cabrão do man boobs Serrão?
Estamos tão preocupados em refodermo-nos a nós próprios que nos estamos cagando para gajos que vão para a televisão fazer o que lhes apetece e cagar na cara de todo e qualquer Benfiquista?
Enfim.

nuno disse...

o serrao teve imensa piada... foi hilariante o D A Henriques e o melao...

e nao ofendeu ninguem

ate o seara chorou a rir...

haja fair play

Pedro disse...

Vitto, essas palavras de D10S dizem tudo.

Aqueles que dizem que Aimar não era opção se calhar deviam tentar perceber pq é que não era opção. Pq será q Aimar não tinha ritmo competitivo nas pernas...

Fazer Aimar entrar a 5 minutos do fim...é...enfim...

Kiddo! disse...

Jesus tem boas relações com a maioria dos seus jogadores e isso
é inegável!
Não sei como, porque ele é um bronco e nem se percebe a falar, mas eles lá o entendem...

Esta novela Jesuíta já cansa caralho!
Eu quero que ele fique porque acho que merece mais uma tentativa esta época e porque eu não sou um gajo com memória curta!
Aliás, agora que a maior parte de nós já esfriou a cabeça, acho que são mais as vozes a favor da sua continuidade do que aquelas a pedir a sua saída!
No entanto, se sair também não será o fim do mundo se....não formos buscar treinadores ao Swansea ou o Peseiro!
Por falar em Peseiro, li ontem que ele "compreendia a situação do Jesus"! AHAHAH se compreende.......!!

Cumps.

João Duarte disse...

Jesus é um excelente treinador e deve ficar.

Tem é que ter um departamento de futebol à altura do clube.

E não pode voltar a ter uma direcção que se esconde atrás dele.

Quem é o Laudrup como treinador?

Ricardo disse...

Agora algo nunca visto e para desanubiar:

http://www.record.xl.pt/Futebol/Internacional/espanha/interior.aspx?content_id=824510

Zy disse...

A capacidades do JJ e os erros desta época estão reflectidos em duas singelas palavras, MIGUEL ROSA.

Unknown disse...

Concordo e acrescento:

ô jesus, vai pô caralho!
ô jesus, vai pô caralho!
ô jesus, vai pô caralho!
ô jesus, vai pô caralho!
ô jesus, vai pô caralho!
ô jesus, vai pô caralho!

Benfiquista de Baguim disse...

O Jesus não era ninguém antes de vir para o Benfica e vai continuar a ser um Zé Ninguém depois de sair do Benfica porque o Jesus enquanto treinador do Benfica perdeu muito mas muito mais do que aquilo que ganhou.

Ganhou 1 campeonato e 3 taças da liga.

Perdeu 3 campeonatos, 4 taças de Portugal e 2 taças da liga Europa, porque aquela meia final com o Braga ainda hoje está atravessada em todos os Benfiquistas e perdeu efectivamente uma supertaça mas podia ter estado noutras supertaças e nem lá chegamos porque falhamos nos objectivos principais.

O campeonato que ganhámos foi ganho na última jornada contra um Braga esforçado e contra o segundo pior porto da última década, pior só o de 2004/2005.

Claro que muita gente diz que ele conseguiu vender jogadores por valores altíssimos, pudera o Benfica tem tido dos melhores plantéis de sempre e o que ganhamos? nada, zero, niente.

E o Jesus ganhou o quê? Fama, muita fama, que agora perdeu e é por causa disso que ele está doente.

O Jesus ganhou um campeonato em 4 anos, deve ser o único que ganhou tão pouco em tanto tempo e além disso quantos treinadores ganharam um campeonato no Benfica, não tenho a certeza mas cerca de 15 treinadores devem ter conseguido esse extraordinário feito.

Henrique disse...

"O campeonato que ganhámos foi ganho na última jornada contra um Braga esforçado e contra o segundo pior porto da última década, pior só o de 2004/2005." Esta frase, se tivesses dois dedos de testa, explicava-te muita coisa.

DeVante disse...

Não percebo duas coisas nos benfiquistas:
1º - Todos querem ver Gaitán pelas costas, mas tem de ser por muito dinheiro. Porquê?
2º - Acusamos os jogadores de serem mercenários, de não sentirem a camisola como nós e outras coisas. Quando finalmente um resolve ser um de nós, sentir a frustração que sentimos e confronta o maior culpado desses sentimentos que nos assola, saímos com: "ah que não pode", "à frente de toda a gente", "não tem condições para ficar", "isso não é conduta de um profissional" etc...
Eh pah, fodasse mas é!

Erva disse...

Desculpa lá vitto mas a derrota do benfica é mais estrondosa que a do jesus. e para prová-lo, eis:

http://www.youtube.com/watch?v=nuFQhohZI_8

JoãoMPN disse...

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=J_2QMZQjz9U#!