Diário de um benfiquista na III divisão

Como ando por aí nos relatos domingueiros, tenho feito um diário, mas não o mostrei a ninguém, até porque já nem sei o que foi real ou ficção. Ficam aqui 3 passagens.

Estou em Barcelos, numa terra chamada Galegos, onde foi criado o Galo de Barcelos. Ao vir para cá, percebi que não ficaria imune a tão temíveis criadores de artesanato chunga, por isso trouxe comigo uma marreta, caso me apresentassem galos pintados. Ainda por cima acreditavam que um frango pode ressuscitar, por isso trouxe também uma fotografia do Rui Patrício comigo, não fossem eles ter razão. O jogo, bem, o Ninense perdeu, e eu fiz a minha primeira reportagem em campo, tipo Nuno Luz, mas sem ser paneleiro, ou seja, foi uma reportagem de merda. Mas eis que chegou o momento da tarde. Enquanto entrevistava o treinador, deparei-me com duas fotos gigantes no estádio do Galegos, uma de Nélson Oliveira e outra de Hugo Vieira. Foram formados aqui. Só por isso já valeu a viagem, com uma estreia acolhedora.
Euzinho a ir para Barcelos
Quando fui a Fafe, pensei logo em Rui Costa, então levei o meu fato-de-treino do Benfica, e como estava frio ainda catrafei um kispo vermelho ao lombo, duas bandeiras, sapatilhas vermelhas e uma máquina fotográfica. Quando me abriram a porta, lá no estádio, ficaram estarrecidos, e eu perguntei logo onde é que estava o santuário ao Rui Costa. Não sei como contive a minha fúria, ao ouvir um sonoro ‘não temos’, e ainda me disse outro ‘não temos’ quando perguntei se não tinham sequer uma estátua ao Maestro, deixando-me perto de realizar justiça de fafe no estádio do fafe. Mas lá fui fazer o meu trabalho, e o Ninense perdeu novamente, e jogou mal p’ra caralho. No final do jogo disse lá aos amigos de Fafe que era melhor terem qualquer coisa em homenagem ao Maestro da próxima vez que eu lá for, senão vamos ter problemas.
Euzinho a vir de Fafe
Esta foi a estreia para a Taça de Portugal, e fui a Santa Eulália, que fica em Vizela, onde o Porto se viu fodido para ganhar o ano passado, também para a Taça. Ainda cheirava a peidos do Pinto da Costa, na bancada presidencial do estádio, e a mulher da limpeza queixou-se também que no balneário dos visitantes ainda cheira a merda porque o izmailov cagou-se ao intervalo, enquanto no balneário dos árbitros ainda cheirava a puta. O Ninense perdeu, mas jogou bem. O Santa Eulália tinha um jogador de 100kgs, que me fez lembrar o Bruno César, e comecei a espumar-me da boca, o que causou preocupação por parte dos dirigentes da casa, que achavam que eu tinha contraído algum vírus deixado pelo peidoso. Depois fiquei fixe e bazei. Agora estou aqui a escrever, 10kms depois do estádio, algures numa mata, onde parei para ler o jornal, e acho que estou a ver ali o izmailov enterrado ao pé de um pinheiro. Tem um joelho de fora e diz 'recauchutagem portuense'.

Euzinho a vir de Vizela, ainda de máscara, e a encontrar o izmailov pelo caminho
Tenho muito mais para contar, mas, caso tenham apreciado, ficará para uma próxima vez... ou o caralho.

Começo a sentir irremediáveis saudades deste gringo...


Acidulce Benfica

Não sei muito bem o que pensar do nosso Glorioso. Estes últimos dois jogos com o braguinha e com os tintins só vieram aumentar a minha confusão.


Jogamos mal, com sectores desligados entre si e exibições individuais apagadas de jogadores que podem dar muitíssimo mais. Defendemo-nos tão bem nas bolas paradas como um gnu se defende a atravessar um rio cheio de crocodilos. ("ou como o zé castelo branco defende a bilha de falos", de acordo com um piolhoso qualquer que veio pr'aqui alterar-me o texto! A clamídia andante que o fez que se acuse!)

Temos um plantel com muitas soluções e qualidade, mas entre lesões, dislates na tática (e no discurso) do treinador e crises de auto-confiança, tardamos em apresentar um futebol de qualidade de forma consistente, alternando entre jogos bons (Sporting) e muito maus (braguinha do augusto duarte).

Markovic e Djuricic precisam de uma banhada de humildade, mas também não os censuro muito. Contra o braguinha temos o Markovic - bom nas costas do ponta de lança - a jogar na ala. Djuricic - bom a 10 - joga nas costas do ponta de lança.
Ruben Amorim lesiona-se? Não faz mal, volta-se ao 4-4-2 (que é mais um 4-2-4). André Gomes? Precisa de continuar o processo normal de crescimento como jogador. Uma época na A a ganhar experiência e depois sobe para a equipa B.

Ontem, entre outras coisas, vimos Enzo, o nosso motor, a ter que cair na ala. E quando o jogo estava em 1-2, com os belgas atarantados, tiramos um dos melhores em campo.

Não tenho gostado do que vejo, mas custa-me criticar. Porque a verdade é que acontece tudo isto mas...ganhamos e estamos na luta.

Sou pragmático: prefiro que tenhamos um futebol feio como um escroto leproso mas que ganhe títulos do que um futebol bonito e vistoso que não ganha nada.
Temo é que não chegue vivo a Maio de 2014, com tanto sobressalto cardíaco.

No fundo, acho que estou a sentir-me como a minha mãe se sentia quando eu era um fedelho ranhoso no 5º e no 6º ano. Nas vésperas dos testes só me via a jogar Command & Conquer Red Alert, mas no final do período os 5's apareciam em massa.

Acho que há um termo técnico para este sentimento. Chama-se sentimento do "por agora corre bem, mas tá-se mesmo a ver que isto mais dia menos dia vai dar asneira".

Espero sinceramente que isso não aconteça. Espero sinceramente que esta última jornada da liga, em que ganhamos, mesmo merecendo empatar e outros empataram, merecendo ganhar, tenha acordado a equipa de uma vez por todas.

Para a champions penso que já vamos tarde. Não estou a ver um Olympiakos a jogar em casa a não ganhar a um Anderlecht já eliminado. Via, isso sim, um Benfica a ganhar em casa a esse mesmo Olympiakos. Mas essa análise fica para daqui a duas semanas.

Termino só com uma sms que recebi de um amigo portista ao intervalo do porto - áustria de viena:
"Estás a ver esta merda? Se vocês não são campeões esta época podem-se deitar ao lixo!"

Pensem nisto.

Dito isto, domingo em Vila do Conde, interessa é ganhar. A jogar bem ou a jogar mal!
Força Benfica!!

Troca-Tintas





Sois uma merda com um nível de complexo maior que Portugal, nunca mas nunca irão ter adeptos tão apaixonados quanto tem o Benfica e o Sporting, pois somos por amor, não somos só porque ganha mais.Homem que é homem, não troca de clube, para mim são uns frustrados, que decidiram ser do clube da moda, sim o porto foi o clube da moda durante uns largos anos, porque ganhavam.
Isso revela falta de personalidade, e com adeptos destes, nunca se pode contar verdadeiramente, adeptos das vitorias é o que não falta por todo o lado.

Os verdadeiros troca-tintas.


(Sendo do clube que é, o canal que é, não é de excluir que tudo não passe de uma mentira, onde foram arranjar dois cromos, para fazer isso)

Serviço público

Após uma longa e extensa demanda em busca da verdadeira história por detrás desta imagem, eis que enfim chegamos ao seu verdadeiro significado! Sendo que é apenas mais uma demonstração dos valores pelos quais se rege o Glorioso:


Como se sabe, os 5 paus não foram utilizados numa cura...





Um gajo já nem pode dizer "É para isto que andamos a pagar impostos?"


The Fast News #dançazumba

Paulo Fonseca diz não sentir o lugar em perigo, e que não gosta de mudanças repentinas. Fernando Macaco Madureira já veio comenta o não gosto por mudanças repentinas, avisando o treinador para ir contratando a empresa de mudanças já hoje, avisando ainda que o lugar em perigo é o do banco de trás do carro de Paulo Fonseca.

O Governo encontrou uma solução para se manterem os 600 postos de trabalho nos estaleiros de Viana. Pires de Lima já adiantou que a Seleção Nacional irá para o Brasil em Naus e Caravelas semelhantes às dos navegadores, e que o estaleiro estará encarregue da obra. Paulo Bento já veio dizer que não se importa, mas que a tripulação contratada para a viagem terá de assinar antes pelo Jorge Mendes, caso contrário não zarpam.

Já saiu a nova Playstation 4, que é tão realista que não é possível chamar jogadores à seleção que não sejam do Jorge Mendes. Outra das principais novidades é a entrada de um novo nível de dificuldade, o Modo Porto, onde os defesas podem jogar com a mão dentro da área.  É tão realista que, estando o Sporting fora da Europa, os leões estão na Liga Argelina. É tão realista que podes escolher o lugar onde Jazuz se senta: no banco, na bancada ou na arca das frescas.

Depois de tentar tirar o vermelho da bandeira nacional, Bruno de Carvalho disse que iria retirar o próprio cu, pois quem tem cu tem medo, e ele não tem medo de ninguém.

Pinto da Costa mantém que conheceu a namorada Nanda, na casa de alterne Taverna do Infa… perdão… na loja de roupa Sacoor. O presidente portista esclareceu, embora tendo vários olheiros do clube a observar alternadeiras na noite do Porto, para depois servir como fruta aos árbitros, Nanda não era prostituta, apenas uma funcionária da Taver… err… Sacoor. O antigo patrão de Nanda, o Zé dos Cãe… errr… o gerente da Sacoor do MarShopping, já veio dizer que Nanda fazia um bom trabalho com as camisas, e foi isso que chamou a atenção do presidente.


O Bernabéu encheu-se de mascarados de Ronaldo, em apoio ao CR7. Pinto da Costa decidiu imitar, e já mandou todos os jogadores treinarem com a máscara do Guarda Abel, para recordar Paulo Fonseca quem é que manda no plantel.


A Champions e o Acardita

Mais uma jornada da Liga dos Campeões passou, desta feita com os resultados esperados. O Benfica cumpriu com a sua missão ao vencer na Bélgica, com maior ou menor dificuldade isso pouco importa no contexto em que estamos : o importante, sobretudo na fase de grupos da Champions, são mesmo os três pontos e eles foram conseguidos. Em Paris não houve surpresa, com o Paris Saint-Germain a ganhar ao Olympiakos, ou seja, a fazer aquilo que todos queriamos. Partimos assim para a ultima jornada ainda na luta pela passagem aos oitavos de final, mesmo se essa passagem não depende apenas daquilo que o Benfica fizer na Luz contra os franceses. Com efeito, precisamos igualmente que o Olympiakos tenha um precalso na Grécia frente ao Anderlecht. Por outras palavras, apenas nos resta fazer duas coisas : o nosso trabalho frente ao PSG e acarditar que os gregos tenham um dia mau e sem sorte contra os belgas (porque dia mau tiveram eles contra o Benfica mas com muita sorte). Acarditar parece mesmo ser a palavra de ordem do Benfica nas suas ultimas participações na fase de grupos da Champions, uma "querença" que se esbarra contra a realidade dura da não qualificação, com uma honrosa excepção. Senão vejamos : 




Os adversàrios :

Não podemos dizer que o Benfica tenha tido azar nos ultimos quatro sorteios relativos à fase de grupos da Champions. Antes pelo contràrio. Das doze equipas que o Benfica defrontou, apenas duas pertencem aos tubarões tradicionais da Liga dos Campeões : o Barcelona e o Man United. Podemos incluir neste lote, mesmo se lhe falta a tradição, o PSG, um dos mais sérios outsiders da competição deste ano, atras dos favoritos Barcelona, Bayern e Real Madrid. Sobre as restantes, em teoria, ou estão mais ou menos ao nivel do Benfica (Lyon, Schalke) ou lhe são inferiores a pouca distância (Sp. Moscovo, Olympiakos), a alguma distância (Celtic, Basileia) ou a grande distância (Hapoel, Otelul, Anderlecth).

Os grupos em que o Benfica tem entrado são assim grupos acessiveis, com o que isto da acessibilidade significa no futebol, ou seja, alguma coisa mas nunca uma facilidade como se as vitorias fossem dados garantidos à partida. Sobretudo porque muitas vezes a qualidade intrinseca das equipas não chega para justificar os resultados. O Celtic é um excelente exemplo disso mesmo. Num campeonato em que é vencedor antes mesmo das épocas começarem, o clube compensa a falta de qualidade da equipa com uma entrega total à Liga dos Campeões, o que lhe permite obter, de tempos a tempos, participações interessantes. Contudo, o Benfica deveria ter resultados inversos aos que aconteceram : em vez de apenas uma qualificação e três eliminações (conto aqui com a provavel eliminação deste ano), três qualificações e uma eliminação.

Os resultados :

O que me conduz aos resultados dos jogos, miseraveis em 2010/2011. Num grupo relativamente equilibrado, o Benfica apenas obteu duas vitorias, tendo perdido quatro jogos, três deles fora sem que um golo sequer tenha sido marcado e com essa historica derrota em Israel por 3-0 pelo meio. Salvou-se dessa participação 60 minutos de grande nivel face ao Lyon na Luz e uma qualificação caida do céu para a Liga Europa onde fomos até às meias-finais.

Em 2011/2012 tivemos a unica participação de nivel dos ultimos anos. Não perdemos um unico jogo num grupo onde se encontrava o Man United que acabou eliminado. Pelo meio um empate interessante em Manchester onde não apenas a equipa jogou bem, mas como igualmente os adeptos estiveram magnificos.

Em 2012/2013 tivemos uma participação frustrante. Num grupo onde o Benfica era o favorito ao segundo lugar, acabou em terceiro com exibições mediocres, com especial atenção para a exibição de Glasgow onde o Celtic conseguiu o feito de ser ainda pior que o Benfica. Um jogo com os seus condicionalismos. Javi e Witsel tinham acabado de sair e foi todo um meio-campo novo que se apresentou. Não se podia esperar pois um grande futebol, mas pelo menos podiamos esperar a vontade de ganhar que pura e simplesmente nunca existiu.

Em 2013/2014... bem, o que dizer? Certo, ainda nos podemos qualificar, mas por onde andam todos aqueles que falaram do ranking UEFA?!? Dos muitos pontos obtidos na Liga Europa e que nos colocaram no pote 1 da Champions? Todos aqueles, no qual Jesus também se inclui, que falaram de uma nova era do Benfica na Champions, o pote 1 facilitando em muito as qualificações que se tornariam a regra para os oitavos? Pois é, mais ninguém fala disso. A verdade é que num grupo onde o Benfica podia discutir com o PSG o primeiro lugar, partimos para a ultima jornada dependendo de outros para nos qualificarmos porque não conseguimos esse feito de ganhar um jogo que seja ao Olympiakos.

Ilações :

Ao pensar nestas quatro participações do Benfica do Jesus na Champions apenas me vem uma palavra à cabeça : incompetência. O que o Benfica mostrou à Europa não foi nenhuma reafirmação do poderio e do nome que tanto Jesus como Vieira dizem que foram reconquistados. Antes pelo contràrio, foi uma enorme incompetência tornada regra e em que 2011/2012 constitui a unica excepção. Tendo em conta os adversàrios encontrados (nunca dois tubarões num mesmo grupo. Nunca mesmo, para fazermos a comparação, um Zenith e um Atlético, o que conseguimos é ficar em terceiro. Isto em grande medida, em termos de resultados, devido a exibições miseraveis fora de portas, onde apenas conseguimos três vitorias em doze jogos.

Esta incompetência do Jesus pode ser vista de duas formas. A incompetência tactica, com a teimosia que durou quatro anos a desaparecer de dar o meio-campo aos nossos adversàrios, mas igualmente a incompetência nos objectivos traçados. No ano passado, não perder em Glasgow era um bom resultado tendo em vista a qualificação. O que aconteceu? Não perdemos num jogo onde 10% mais de vontade e teriamos ganho facilmente. O Celtic até poderia ter dado 10-0 ao Barcelona!! Se o Benfica tem ganho na Escocia, como era a sua obrigação, era o Benfica que estaria nos oitavos. Jà este ano, e antes das duas saidas à Grécia e à Bélgica, Jesus afirma que o importante não era tanto ganhar em Atenas, mas conseguir pelo menos uma vitoria num dos dois jogos. Ora essa vitoria foi obtida e mesmo assim a qualificação é quase impossivel. O que significa isto? Quando são traçados objectivos (não perder em Glasgow, ganhar pelo menos um jogo fora) e mesmo assim o principal não é obtido (a qualificação), então quem traça esses objectivos não està a ver là muito bem a coisa.

Acarditar :

No meio desta incompetência apenas resta aos benfiquistas acarditar. Isto porque quando o trabalho que realizamos não tem qualidade, so mesmo uma intervenção divina, um milagre pode fazer com que obtenhamos aquilo que pretendemos. E a verdade é que o Benfica da Champions por norma não faz o seu trabalho.

E aqui generalizo o meu comentàrio ao Benfica do Jesus, a este Benfica onde a palavra de ordem é o "Eu acredito". Meus caros, quando pensamos que os resultados aparecem não graças ao trabalho que realizamos mas graças a milagres, é porque assumimos indirectamente que, de qualquer das formas, o que quer que façamos não tem influência no que conseguimos : é assumir que o que queremos não depende das nossas forças, é-nos superior e por isso a unica coisa que nos resta é esperar que as coisas nos caiam do céu. Eu não acredito! E se não acredito é porque tenho a convicção que o Benfica tem a força necessària para obter o que quer sem que intervenções exteriores venham fazer aquilo que deveria ser o Benfica a fazer. E a verdade é que o Benfica dos ultimos quatro anos não precisava dessas forças exteriores, que agora têm que manifestar-se, para conseguir qualificar-se para os oitavos da Champions. Por um lado sempre tivemos mais que qualidade suficiente nos diferentes planteis. Por outro lado temos um treinador que tem qualidade, que não é burro, mas que é teimoso como uma mula e sem humildade para reconhecer os seus erros. 

E não deixa de ser com grande pena que olho para os que acarditam. Primeiro porque ao acarditarem, e ao contrario do que julgam, estão a tirar valor ao proprio Benfica. O Benfica não precisa de acreditar. Precisa, isso sim, de fazer o seu trabalho!!! Por outro lado, sinto pena das suas intervenções. No ultimo ano, para continuarem a acarditar, agarraram-se ao empate em Glasgow, terreno onde sempre perdemos e onde até o grande Barcelona perdeu! Este ano jà estão a agarrar-se à vitoria na Bélgica num campo onde nunca as equipas portuguesas ganharam. Fazem-me pensar aos crentes que, na sua ignorância sobre a medicina, vêem as curas como milagres. Ou seja, agarram-se a estas coisas para demonstrar que a sua crença é legitima. Não! Ganhar na Bélgica contra este Anderlecth (sim, porque estamos a falar do Anderlecth dos anos 2010 e não no da década de setenta ou oitenta) não é nenhum milagre e não é o resultado do acarditar : é pura e simplesmente a obrigação para um clube com a qualidade do Benfica contra um clube com a qualidade do Anderlecth.


O Benfica està ainda longe de se afirmar na Europa, muito longe. E a verdade é que não é uma final da Liga Europa perdida que muda este facto. O Benfica do Jesus passou da terceira divisão europeia para a segunda divisão europeia, mas continua, ainda, neste nivel. E o que é frustrante é saber que o Benfica tem tido nos ultimos anos tudo para realmente afirmar-se como um clube incontornavel no panorama europeu.

Jesus, assim não

Aconteceu o que se esperava - o SLB ganhou e o PSG também. Estamos apurados para a Liga EuropaSPORT LISBOA E BENFICA vá ganhar ao PSG. Seguiremos para o nosso espaço, a Liga Europa.
e o PSG tem fase seguinte garantida. Não me parece possível que o Olympiacos, a jogar em casa, vá perder pontos com os Belgas, apesar de me parecer provável que o
Mas, o que me trouxe para a escrita, pelo menos hoje, foram os erros de ontem. Erros?
Sim, do Mister.
Eu, o único Benfiquista vivo que até gosta do JJ, ontem, perdi a paciência.
A coisa começou mal - entrar com a dupla Sérvia em campo é um erro, a que se juntou um outro: Markovic. O Puto é jogador para estar no meio e não pode ser amarrado a uma das linhas, à semelhança do Rodrigo, sendo que este pode jogar mais posicional.
Fizemos um jogo pouco mais que miserável contra uns tipos que tinham sofrido 8 golos em dois jogos.
No meio-campo só o Enzo é que jogou e depois, do erro inicial, o JJ aprofundou a coisa quando se lembra de tirar do campo os dois melhores: o Nico e o Enzo. Fiquei cego e nem o golo do Rodrigo festejei.
Mas, a gota de água foram as declarações do Mister: o grande momento não foram os golos (do Nico ou do Rodrigo), mas a substituição que ele, Jorge Jesus, efectuou.
Tenha lá paciência Mister, mas desta vez não tem razão e tenho pena que não tenha sabido aproveitar o momento para dizer o que devia. Eu, no seu lugar teria dito:
-  o Rodrigo é um craque de nível mundial, que está a melhorar muito e que não tardará a mostrar, em campo, o fantástico jogador que é.
Simples!
Ou então, faz como no sábado: caladinho, ok?


E agora?

Com AVC ou com exames, com saúde ou sem ela, a existência desportiva e institucional do Corrupto
Mor é uma péssima notícia para todos. No plano pessoal, é-me completamente indiferente a sua existência, mas sendo eu um militante convicto contra a pena de morte, não consigo dizer ou escrever o que pensam muitos benfiquistas. Não vou por aí.
Institucionalmente sim - é um desejo partilhado por todos.
Um pouco por todo o lado tem havido algum tipo de reflexões sobre o que acontecerá depois dele deixar a prática da corrupção activa.
Os métodos azuis passam, ao longo dos últimos anos por vários aspectos do nosso futebol:
- têm excelente jogadores, alguns dos quais, os mais caros em Portugal; são a equipa com o plantel mais caro, com o maior orçamento; ou seja, apostam forte!
- dominam muito bem todos os aspectos da gestão desportiva, com uma gestão de ferro em relação a casos de indisciplina. Em muitos casos o Braço Armado, liderado pelo Macaco, trata de resolver as coisas: veja-se o Holandês espancado nas vielas do Olival ou o Brasileiro que quase foi morto em Vila do Conde;
- têm nas mãos todas as estruturas que realmente mandam no futebol e conseguem condicionar as outras equipas com treinadores (cromos que se sucedem uns atrás dos outros, em equipas da primeira liga, mas sempre com péssimos resultados) e jogadores, muitos, emprestados;
- e, para terminar, a questão central que todos reconhecem: uma enorme teia de poder em torno da arbitragem.

Ora, uma estrutura destas não se faz do dia para a noite e, por isso, não será destruída com o fechar de olhos do melhor cliente dos comprimidos azuis que visita as urgências de Gaia. Será um momento importante, mas não será esse o clique.
A questão central é a capacidade financeira e aí só o SPORT LISBOA E BENFICA está em condições de derrubar a ditadura azul. Quando lhes faltar o dinheiro, aí sim, o Muro irá cair!
Para a vitória financeira há dois elementos fundamentais: vitórias contínuas no campeonato e a BENFICAtv!


Palestra de Jesus



Há textos do caralho


Este texto, escrito pelo bom Márcio Candoso, um dos mais cultos jornalistas da nossa praça, deixou-me de lágrima no olho. Não é normal. Nada normal. O amigo Márcio está em 'retiro espiritual', e não se sabe quando voltará. De qualquer forma, este belo texto mata-me (e aos restantes amigos) a saudade das belas prosas de tão ilustre companheiro, que sempre teve tempo para mandar a boca de apoio ao Benfica, por entre os problemas reais da vida. Aqui fica:

"Às sete da manhã, o frio do Porto não impede as manifestações, a mulher que leva os filhos ao colégio, ou quem se abota de balde e esfregona num qualquer serviço onde os doutores entram às oito.

Há um género de pessoas que pega ainda mais cedo. São os desgraçados hospitalizados, que se enganaram no comprimido e cagaram às cinco da manhã. A borrada é tanta, qua até a algália sofre dispensa.

Qual Clarence Hill, qual Theodore Roosevelt, Rantanplan, ou qualquer George Best à saída para o intervalo, dos 8-2 que o Manchester United marcou ao Northampton Town, calhando seis dos oito golos ao 'fifth beatle', aprendem a mijar de pé e a cagar sentados. Ultrapassa o género, o estilo, a intelectualidade, o modo de colher da vida, o que a gente lhe pega e ela tem para oferecer.

Um algaliado não espera pela sorte. Um belo dia, antes que os outros levem o filho ao colégio, peguem na esfregona, ou componham o nó da gravata, passa a mijar de pé. Como se fosse George Best."

Márcio Candoso

4-4-2, 4-2-3-1 ou 4-3-3

Técnica? Táctica? Dinâmica? Esquema? Transições...
E poderia continuar a escrever o post com interrogações várias, daquelas que animam as discussões futebolísticas, sendo que há sempre uma ideia muito simples: a bola entra ou bate na trave? A resposta decide a validade das reflexões anteriores.
Jorge Jesus gosta de se mostrar como o mestre da táctica, sendo que tem levado alguns banhos de bola de outros menos experimentados - o Marco Silva do Estoril é disso um péssimo exemplo!
Quando chegou ao SPORT LISBOA E BENFICA o nosso Mister disse que ia colocar os craques a jogar o dobro e não cumpriu - eles jogaram muito mais que o dobro.
Foi uma equipa que se caracterizou por ter uma linha defensiva de 4, onde o Capitão tinha como companheiro um dos melhores do mundo: David Luiz, hoje esquecido no Chelsea. No meio, tinhamos o Javi Garcia no vértice inferior de um losango que tinha nas alas o Di Maria e o Ramirez, o Aimar no vértice superior e o Saviola ali perto do Cardozo.
Era um 4-4-2- em losango, muitas vezes transformado pela dinâmica num 4-2-3-1, onde o Ramirez e o Javi faziam um duplo pivot no meio, atrás do Di Maria, do Aimar  e do Saviola. Esta equipa não conseguia gerir os diferentes momentos dos jogos - jogava sempre a abrir, apesar do papel fundamental do Ramirez a dar uma mão ao Javi.
Depois do equívoco geral na época seguinte, o ano passado tivemos uma abordagem diferente ao jogo - se do ponto de vista da defesa não houve grandes novidades, no meio campo surgiu um novo Javi, de origem sérvia e que foi considerado o melhor jogador da Liga: MATIC!

Sportinguista gay já não sai do cacifo...

...agora é da tasca do cherba!




Proença de Carvalho substitui Oliveirinha

Mau indício ser 'Proença'.

Comentários?

Vintém e cretino













"Na vida um vintém é sempre um vintém e um cretino é sempre um cretino."

Champions ou Liga Europa?

Obviamente não podemos, na prática, colocar esta questão: é melhor para o Sport Lisboa e Benfica jogar a Champions ou a Liga Europa?
No entanto, podemos reflectir sobre as vantagens entre uma e outra participação, até para procurar perceber o que vai na cabeça dos  nossos responsáveis. Vejamos o que temos pela frente nos próximos dias:

- 4ª feira, 27 de novembro: jogo na Bélgica para a Champions;
- domingo, 1 de dezembro: jogo em Vila do Conde com o Rio Ave;
- sexta, 6 de dezembro: jogo na Luz com o Arouca;
- terça, 10 de dezembro: jogo na luz com o PSG para  a Champions;
- domingo, 15 de dezembro: jogo em Olhão;
- sexta, 20 de dezembro: jogo  em Setúbal;
- domingo, 29 de dezembro: taça da liga com o Nacional, na Madeira;
- domingo, 5 de janeiro: Taça de Portugal - Luz com o Gil Vicente;
- no fim-de-semana de 12 de janeiro, a recepção ao porto, na Luz.

Parece-me que o jogo na Bélgica não é de dificuldade superior e é para ganhar. Em função do que acontecer em Paris, penso que ficará tudo em aberto para a última jornada, onde nós recebemos o PSG e os Gregos ganharão facilmente aos Belgas.

Só valeu pelos três pontos



Não sou um fã habitual dos pessimismos militantes vermelhos. Depois de ter ido a Vigo assistir a uma das mais trágicas jornadas da nossa história, tudo o resto me parece, sempre, uma evolução.
Mas, há dias que nem o mais firme benfiquista resiste. Hoje foi um deles.
Depois de ter visto, durante a tarde, na nossa BENFICAtv, o derby de Liverpool, confesso que estava à espera de mais.
Estava aqui a tentar estruturar o post, mas não consigo apontar uma única coisa positiva – não, essa não. Ele só está fora do banco por um mês.
A evolução do Matic? Não é compensada pela forma apagada como os outros dois compatriotas não jogaram. Falhamos passes inacreditáveis e não tivemos uma única oportunidade de golo, para além das duas bolas no ferro.
Hoje foi um daqueles jogos que dá títulos – jogar mal (muito mal!) e ganhar é parte do percurso de um campeão.
Nota 1: ouvir na rádio que a ausência do Amorim é a mais importante, considerando que o nosso TC7 estava de fora, parece-me uma anedota.
Nota 2: ouvir o Mister Raúl (ele não sabe dizer nadinha…) a dizer que o Jesus não é necessário é uma declaração imbecil!
Nota3: eu sabia que a amizade do JJ com o MM iria dar frutos, mais cedo do que tarde.
Nota4: as bolachas que o velhinho trouxe do hospital onde esteve a recuperar do AVC era da Nacional.

Eu quero ser como Vieira

Eu quero ser como Vieira


Eu gostava de ser como Luís Filipe Vieira (tirando a parte de ele ser do Benfica, sendo eu do Sporting e talvez em matéria de orelhas prefira as minhas). Porque o Estado assumiu uma dívida do presidente do Benfica no valor de 17 milhões de euros. Vieira e a sua empresa deviam esse dinheiro ao BPN e parece que foi dado como incobrável.
Eu juro que não preciso tanto, mas se for preciso fico incobrável também. A mim quaisquer 170 mil, que é só 1% do que lhe perdoam, já me deixava feliz. Mas 1,7 milhões, ou seja 10% deixava-me muito rico, mas se não quiserem dar-me mais de 0,1%, ou seja 17 mil euros, eu já vos agradeço bastante.
Pensando melhor, isto deve ser tudo mentira, uma cabala contra o presidente do Benfica (apesar de ainda não ter visto qualquer desmentido). Porque um senhor que tem uma dívida de 17 milhões não deve poder estar à frente de uma instituição de utilidade pública que recebe dinheiros públicos. Se acaso o presidente do Sporting, do Porto ou do Braga forem também prejudicados por uma norma assim, paciência. Gosto muito do meu clube, mas gosto mais de contas bem feitas e de verdade e transparência.
Se for verdade, no entanto, deixem-me gritar: ESCÂNDALO! Ao pé disto, o que se diz dos políticos é - como dizia o Berardo - 'penauts', ou, em português, amendoins. Não gozem mais com o Zé pagante, porque eu sinceramente já não aguento!
Luís Filipe, grande homem. Andar todos os dias na televisão sabendo que nós lhe pagamos as dívidas (mesmo aqueles que como eu foram contra a nacionalização do BPN porque já sabiam no que ia dar...) é de homem. E de homem corajoso!
Eu não tinha cara para isso...  


Ler mais: http://expresso.sapo.pt/eu-quero-ser-como-vieira=f842194#ixzz2lPJJ7qln

Capas do dia


Pois não Bruninho, ninguém tem falta de memoria , ao contrario de ti.. olha já agora, onde anda o dinheiro russo que disseste que ia aparecer ? Ouve não vale trocar dívida por acções!

Sempre ao ataque Record? ui, ataque de quem?as costas do Maurício ou ao ataque aos fora de jogos?
Para atacar é preciso defender, ok Patrício ?

(jornal sporting)

Isto hoje está bonito..Bruno de Carvalho, ninguém nos vai parar? És mesmo fanfarrão!

As tramas no caso Moutinho..pois . e eu a espera dos lances do derby, em que fizeram uma choradeira enorme, mas pelos vistos ficou esquecido. 




Bem afinal o jornal Benfica resolveu dar um pequeno destaque, chamo pequeno, porque devia responder na mesma moeda.. fazer um comunicado, como se faz por tudo e por nada do lado dos listados.

(jornal a bola)

Hum, correcto, já entendi porque o jesus não te mete a jogar. Pronto, tens os dias contados.



O jornal o jogo, diz hoje que o papa deles vai hoje sair do hospital, ta claro para mim que parece mentira.Alguém sabe alguma coisa do seu estado?



Fodasse nunca mais é sábado. 



Escolha múltipla - Josué 'pirretes' Di Canio

Porquê esta resposta do Josué?

a) Não percebe um caralho de inglês
b) Não percebe um caralho de nada
c) Deu um gozo do caralho à gaja
d) E ele sabe lá ou o caralho


(A publicidade é grande mas vale a pena)

Suécia 2-3 Portugal (agg 2-4)

Parabéns à selecção, a caminho do Brasil.

Os do costume podem continuar a apoiar a Argentina do Messi ou a Sérvia do Messi, ou lá o que é...

P.S.: em resposta, a alguns paineleiros locais, e comentadores habituais, tão cheios de si, após mais uma vitória "à benfica" ali para a Taça de Portugal, há uns dias atrás, e tão incomodados que estavam com a minha ausência, tantas foram as vezes que o meu nome surgiu por aqui entretanto, resta-me tranquilizá-los, e aproveitar para os convidar a terem a hombridade de fazer posts e comentário quando o clube que apoiam, perder, a exemplo do que eu fiz atempadamente, não com um, mas com duas publicações após a derrota do Sporting Clube de Portugal.

E até estendo o convite a jogos para o campeonato, Taça de Portugal, Taça da Liga ou Liga Europa.

Ficarei, pois, expectante, que nesses momentos, não apaguem a luz e liguem a rega...

Entretanto, que siga a festa do apuramento nacional, só possibilitado pela maior escola de formação futebolística nacional, a do Sporting Clube de Portugal. (rima e é verdade)

Um bem hajam e SL


As notas de Paulo Bento durante a primeira parte



Vamos lá cambada


Não tenho tido tempo para isto

mas parece que o Jorge Nuno já arranjou doador.


Ah, e para os indignados com a capa da Bola. ABRAM OS OLHOS a ver se não está lá o Patrício


Um Visconde Alemão

O Bruninho era menino para apostar neste cavalo.
Não me refiro ao senhor Magath, que tenho em excelente conta, apesar de nunca ter ouvido falar nele. Estava mesmo a pensar na ideia.
Tirando o porto e o SPORT LISBOA E BENFICA da Liga Nacional o sporting teria o caminho aberto para discutir o título com o Estoril, o Paços, o Braga e o Guimarães. OK. Pronto, não vou exagerar - o Marítimo também poderia entrar na corrida.
Tudo seria um pouquinho mais fácil,até porque o nível de competitividade da Liga iria subir de forma exponencial. A Academia iria carburar em pleno e o João Pereira teria sucessores aos montes, formados ali por Alcochete. Seria mais complicado encontrar mãos firmes como as do Rui, mas com um bocadinho de esforço talvez fosse possível.
Quero, no entanto deixar uma ressalva, a bem da alegria verde, na Taça da Liga, porto e BENFICA continuariam a jogar por cá, de modo a que as suas equipas B conseguissem alguma rodagem.
Fica a sugestão, que me parece, irrecusável.

As derrotas


Como se sofre para esses lados?atenção, isto serve para todos os adeptos de todos os clubes.




Cada um tem a sua maneira de reagir as derrotas, ou para quem é mais optimistas , as não vitorias da sua equipa. Mas seja quem for, quem gosta de futebol, quem segue uma equipa, nem que seja na tv, jornais, até pelo facebook, as vezes até chegamos a ganhar simpatia com equipas que nunca vimos jogar, mas o futebol traz a incerteza do resultado.
Ponto isto, e partindo do facto que toda a gente que visita este humilde blog, sofre, fica triste, fica menos simpático, sei lá uma merda qualquer,ou na verdade palavra fica fodido.
Eu por exemplo, quando o Benfica perde, vou sempre para a cama com uma camisola do Benfica que só uso para esse efeito, está lá bem passadinha e arrumada, naquele canto que cada vez que vou lá a buscar, é porque a coisa não correu bem, deito-me , desligo telemóvel, com a tv sempre ligada(nunca a dar futebol), meto-me a olhar para a parede e pergunto quase sempre o mesmo: PORQUE CARALHO?


Enfim é a minha maneira de encarar a coisa, a minha namorada já sabe que pelo menos durante 3 dias é proibido falar de futebol, e as noticias de futebol, é sinal que é logo para mudar de canal.


E vocês como sofrem?chegam a sofrer ou nem por isso?ou é igual?

10 boas razões para preferir Cristiano Ronaldo no Mundial

Nos play-off para o Mundial temos um Ucrânia-França, mas temos (sobretudo) um Portugal-Suécia. Um jogo que tem uma consequência : ou Zlatan ou Cristiano não estarà presente no Brasil. Damos dez boas razões para preferir o madrileno ao parisiense.

1. Porque queremos ver Irina Shayk em Copacabana.


86-58-88. Não são os numeros do euromilhões para esta noite, mas um pequeno pedaço de felicidade, visto tratarem-se das medidas de Irina Shayk. A morar em New York desde 2007, costuma ir a Madrid para ver o seu querido Cristiano Ronaldo. E se a ideia de ir a Africa do Sul não a entusiasmava por ai além, a possibilidade de ir passar umas semanitas ao Brasil cheira a areia quente e macia. Com contrato com a marca de lingerie La Clover, para quem realizou um shooting em Setembro 2013 que poucos esqueceram, Irina terà a ocasião de mostrar a nova colecção de bikinis em Copacabana se Cristiano Ronaldo qualificar-se para o Mundial. Caso contràrio serà em Saint-Bart ou Seycheles, como de constume.

2. Porque chateia Sepp Blatter




Todos temos um tio como Sepp Blatter, mas sem dinheiro. O tipo que nos dà um beijo cheio de baba nas reuniões de familia e que nunca recusa mais um copo de Johnny Walker. "Brindemos à tia", pois claro! O unico problema para Blatter é que o nosso tio não està à cabeça da FIFA. No màximo encontra-se à cabeça da mesa de um tasco qualquer. Lugar onde as aptitudes para o alcool são mais faceis de assumir do que, por exemplo, face a uma multidão de estudantes onde foi filmada a cena que imortalizou Blatter a imitar Cristiano Ronaldo em modo "comandante militar". "Blatter, eu dou a minha resposta no terreno", esclareceu CR7 antes de fazer um hat-trick com o Real Madrid. No proximo Verão, a vingança serà um prato servido frio... com uma caipirinha.

3. Porque seria idiota não termos o numero 1


Os gostos e as cores discutem-se. As estatisticas não. Assim sendo, deixemos a Bola de Ouro guardada durante o Mundial. Um mundial que terà lugar no pais do futebol e que não pode ser um sucesso sem o melhor jogador do mundo. O português de 28 anos, que cumpre a sua 108a internacionalização, marcou o total de 63 golos desde o inicio deste ano civil. Uma chuva de caramelos aos quais temos de adicionar 12 assistências e 957.000 abdominais aos ritmo de 3.000 por dia. Com 24 golos esta época (16 em 13 jogos na Liga e 8 em 4 jogos na Champions), CR7 està com uma média de 1.41 golos por jogo desde o inicio da época 2013-2014. Haters gonna hate.

4. Porque Portugal no Mundial é uma boa noticia para a França


Porguntem a Deschamps, ele dirà : um Mundial é um caso de união sagrada. Basicamente, o que é bom para a França é bom para os franceses e nisso a qualificação de Ronaldo e de Portugal é uma boa coisa. Com efeito, se muitos franceses tremiam antes do sorteio com a hipotese de calhar com Portugal, é preciso saber que também os portugueses tremiam com a hipotese de calhar com a França visto ser a besta negra deles.

5. Porque assim Matthieu Valbuena terà um pouco de concurrência para vender slips na praia


O Ucrânia-França é um jogo importante para Kahmo Sutra, a marca de cuecas de mau gosto de Valbuena. Imaginem o que seria se este produto fosse encontrado em Ipanema ou noutro lado qualquer. Com um pouco de imaginação, Valbiche e os seus directores artisticos terão a boa odeia de criar uns bikinis antes de irem para o Brasil. Mas sozinho serà incapaz de se afirmar nas praias do Brasil. Por isso, Valbuena não hesitarà em consultar o seu smartphone durante o Ucrânia-França para ver se Ronaldo marcou algum golo. Sim! Também ele tem uma marca de roupa interior. Bom, é verdade que a de Ronaldo tem um pouco mais de estilo. Os dois qualificam-se e Cristiano envia uma mensagem a Valbuena : "Bom, pequeno Velão, tu começas por Ipanema e eu por Copacabana". Tranquino nos seus mini-calções e nos braços de Irina, Ronaldo safa-se bem, mas não consulta o seu telemovel. 15 chamadas perdidas e uma mensagem de Valbuena : "Cràpula!! Por que é que me disseste para meter um autobronzeador? Eles agora confundem-me com o Zé Pequeno e pensam que eu os vou roubar! Não vendi nada". Ou se é goleador ou não... 

6. Porque se calhar vai chorar outra vez 


O destino da Grécia està nas mãos da Roménia e isso é razão suficiente para Ronaldo comprar a camisola romena com o nome de Hagi, por ser mais estiloso. Desde 2004 e a final do EURO perdida, o português boicota tudo o que é de perto ou de longe grego. Um rancor um pouco inutil visto que se ele tiver que chorar, nada a fazer, seja com os gregos ou não. Se não forem os gregos serà a França, ou então o Brasil, ou então a Espanha, mas ele vai chorar. A não ser que Portugal ganhe o Mundial... Como assim?!?!? Vai chorar na mesma?!?

7. Porque se exceptuarmos Pelé, todos estão com vontade em vê-lo no Brasil


Pelé não é como o tio Zé ou como Sepp Blatter. Ele é mais como o avô Manuel. Alias, nos albuns de familia podemos ver fotos do avô Manuel da altura da guerra. Um heroi, como se diz. O problema é que o avô envelheceu mal. Os seus amigos dizem que ele era um génio, mas o que sobrou foi amargura e doidice. No fundo todos respeitam-no por ser da familia, mas ele detesta tudo o que seja jovens. Os jovens, precisamente, querem ver o seu Cri-Cri no Mundial. E os seus 50 milhões de fans do facebook também. E a Nike? Patrocinio da selecção portuguesa e do seu lider, ela tem todo o interesse em vê-lo no Brasil. Dai a dizer que o arbitro vai receber um par de Air Max gratuitos vai um pequeno passo.

8. Porque quando se diz "Messi", Ronaldo està sempre por perto


Novak Djokovic pode bem terminar o ano com 22 vitorias seguidas, ele serà sempre o Zlatan Ibrahimovic do tenis enquanto Federer e o seu toque de bola não acabar. Sim, o Z é um monumneto do futebol e é igualmente muito mais carismatico do que Messi. Contudo, por muito que isso desagrade a Ribéry e a alguns outros, o futebol hoje em dia não entra em troikas nem em pluralismos. Messi estarà no Mundial com a Argentina à procura de um destino nacional feliz. E imaginar o argentino a jogar no Brasil sem ter o português por perto é inimaginavel. Seria como cerveja sem alcool (esta é da minha autoria).

9. Porque assim, Valérie Fourneyron vai apoiar o Brasil


Para as personalidades francofonas que comentam os jogos da França, um Mundial rima com gags. O Johnny Hallyday "conhecia o Zazie" e cantava "Allez les bleus, on est tous ensemble" enquanto Jacques Chirac fingia dizer os nomes dos jogadores no Stade de France. Mestre do fail, a actual Ministra do Desporto confundiu o brasileiro Ronaldo com Cristiano Ronaldo. Com um pouco de sorte, a qualificação de Portugal farà com que Fourneyron apoie os lusitanos... e isso é bom para a França.

10. Porque graças a ele a tua dama vai deixar-te ver os jogos tranquilo


O mês de Junho anuncia-se complicado nas casas de França e de Navarra. Assim que a época terminar, o habitual balão de oxigénio para as mulher vai ser adiado como sempre acontece de dois em dois anos. Futebol todos os dias durante um mês com picos de três jogos de vez em quando. O suficiente para destruir a relação ou pelo menos não ver alguns jogos, segundo os casos. O que é positivo é que, com Cristiano Ronaldo a jogar, a tua mulher serà mais paciente do que, por exemplo, com Joleon Lescott. No que toca à Espanha, tu rezas que Iker esteja na baliza em vez de Diego Lopez. Contudo, vais ter que engolir as postas de pescada que ela vai dizer : "A verdade é que ele não tem o teu pneuzinho, não é?", "Ok... vamos comer fora?"

Texto redigido por Swann Borsellino para a edição online de SoFoot
http://www.sofoot.com/10-bonnes-raisons-de-preferer-voir-cristiano-ronaldo-au-mondial-177455.html

P.S.: Eles fizeram igualmente um texto sobre as 10 boas razões para preferir Zlatan no Mundial mas não me apetece traduzir.
P.S. 2 : Este texto foi escrito antes dos jogos da primeira-mão.