CANTO FICÔ A SELEÇÃO?

Eu não vi o jogo. Quer dizer, vi umas defesas do Franguício e o Reinaldo a pedir para o aplaudirem... Ao ver o Reinaldo a pedir para o aplaudirem lembrei-me do Visão de Mercado.

Então fui ao Visão de Mercado, li a crónica deles sobre o jogo e resolvi escrever tudo ao contrário, que é o que eu costumo fazer quando tenho que escrever aqui as análises aos jogos que não vi.

Portanto.

Polónia  -  Portugal

A selecção nacional empatou com golos que não aconteceram no jogo desinaugural do Estádio Internacional da Polónia, antes de uma segunda parte de merda. O Nélson Oliveira fez a 70ª internacionalização e o Rui Patrício sofreu um frango enquanto o Fábio Coentrão lesionava 20 polacos do Légia. Estes foram os principais destaques da noite em Warsaw.

A partida acabou com Portugal à defesa e Szsajiznye a jogar ao pedra-papel-tesoura com o Nani. O jogador do Carcavelos escolheu pedra e acabou por perder contra o papel do rival Arsenal. Por baixo do intervalo, as duas piores ocasiões do encontro, com Jeffren a desisolar-se perante Patricio e o guarda redes não fez uma espetacular defesa em contra ataque, com 3 para 0, mas que Nani, explicavelmente, atirou para fora porque estava de caganeira. Obrananiarlak foi o último a testar Patricio no 1º tempo, enquanto Cristiano Ronaldo não fez nenhum remate de livre que não tenha ido à baliza. Os minutos iniciais foram de menor pressão do lado oposto ao inicial, mas foi novamente Patrício a brilhar durante o aperto de mão quando negou o 1º golo aos Polacos.

Destaques:

Paulo Bento - Se virmos o jogo amigável com a Espanha e a 1a mão com a Sérvia, o encontro de ontem foi pouco semelhante à desmediocridade que esta seleção não tem exibido nos primeiros tempos...

Foda-se, já estou farto.

Quanto é que ficou, mesmo?


O caso João Pinto...

Fique atento, é já amanhã, no tasco do costume.

E A FILHA DO EUSÉBIO?

CARREGA SAVIOLA!!!


Boavista não... Boavistão!

Imagem retirada do blog Wehavekaosinthegarden


Desde muito cedo aprendi a respeitar os adeptos dos clubes periféricos do Porto. Salgueiros, Penafiel, Leixões, Leça e Boavista foram sempre pequenos "amores" que tive ao longo da minha adolescência. Ao contrário de Braga e Guimarães, que camuflavam (e ainda camuflam) benfiquismo e portismo para se dizerem 100% apoiantes da sua terra, estes pequenos (grandes) clubes portuenses, e seus adeptos, sempre foram um verdadeiro exemplo de orgulho da terra e de apoiarem o seu clube (basta ver a afluência aos jogos, mesmo quando estão na II B.)

Quando o Boavista foi castigado, uma parte de mim ficou extremamente contente, pois finalmente via-se o "polvo" a começar a perder tentáculos, mas a minha parte emocional ficou muito afectada, pois sempre gostei de ver aquele clube em acção, e sempre adorei os seus adeptos, geralmente pessoas de um nível intelectual superior, que em teimosia revolucionária, se recusavam a apoiar a vertente "corrupcionária" do Fóculporto.

Mas vamos ao que interessa. Durante estes últimos anos, sob a gerência de Álvaro Braga Júnior, o Boavistão esteve na penumbra, em bancarrota atrás de bancarrota, investidores falsos e terrivelmente castigado no plano judicial, sem que os verdadeiros responsáveis (La famiglia Loureiro) fossem punidos. Agora, após a intervenção de mais um dos tribunais comprados que temos em Portugal, os mesmos que diminuem as penas ao Bibi e deixam sucateiros, varas, pseudo-engenheiros, nogueiras leites e dias loureiros cá fora, o Boavistão foi ilibado das acusações de compra de árbitros e de corrupção. Valentim Loureiro, o eterno absolvido, nunca deixou de ter mão no clube, controlando Alvaro Braga Junior (por quem eu tinha uma profunda admiração quando o ouvia na Antena 1), pagando-lhe o salário através do Bingo do clube (que do clube não tinha nada, pois pertence à famiglia Loureiro), e agora prepara-se para regressar em grande, para ser de novo a cabeça do Polvo, agora com o seu Boavista na primeira divisão.

Pinto da Costa tem perdido o poder que o caracterizava, só conseguindo manter a sua influência no mundo do futebol, e sem Valentim e Fernando Gomes, as suas ligações extra-futebol têm vindo a cair como aviões da TAAG. Agora, com o Major de novo em cena, prepara-se mais uma década (no mínimo) de corrupção ao mais alto nível, com a conivência de magistrados, juízes, advogados e toda a espécie de corja corrupta que nos deveria servir, ao povo.

Não sei se isto realmente irá acontecer, mas antecipando esta "promoção" do clube, foram postas algumas questões ao nosso próximo entrevistado sobre o Boavista, que espero que me esclareçam, e a todos os nossos leitores, sobre o que realmente se está a passar com o "nosso" Boavistão. Amanhã saberemos.

Abraço.

PS: Um abraço especial aos nossos leitores "boavisteiros" que vendo o seu clube ser usado como uma marioneta para outros fins, especialmente para servir interesses de outros clubes e de alguns partidos, nenhuma culpa têm desta máfia que os assola, nem quero que pensem que desejo o mal ao Boavista, pois como disse, é um dos meus clubes favoritos. 

E TU?


Pura Lógica!


Costa Concórdia: Encalhou, virou-se, matou pessoas...






Costa Allegra: Ardeu um bocado, fodeu-se, é rebocado por um pesqueiro francês...






Ainda falta um Costa! Não há previsões?

Parabéns Sport Lisboa

O fairplay leonino
José de Pina
O Sporting Clube de Portugal é um clube de gente de bem e que se diz diferente. Mas para isso é preciso prová-lo na prática. É o que pretendo fazer apesar de este ser um blog de sportinguistas. É com todo o meu fairplay que dou os meus mais sinceros parabéns ao Sport Lisboa. Um clube que faria hoje anos e que durou apenas de 1904 a 1908. Mas que hoje, sabe-se lá porquê, tem uma festa no Coliseu do Recreios. 

by, José de Pina in "Sporting és a nossa fé.", que subscrevo na íntegra.

Já foram ao Google hoje?


Parvoíce do dia...




Benfiquistas, não vos preocupeis mais



Mais um EXCLUSIVO record.
Até já abri o Champomy...


Pausa nas paneleirices: bola.

Numa tentativa de trazer este blog do nervosismo sexual ilustrado a paint onde tinha caído nestes últimos tempos, e de o direccionar para a sua vocação e inspiração inicial, a bola,

vou aqui quebrar uma norma minha e postar acerca de um jogo que não vi. Ainda.

O Polónia-Portugal.

Tenho curiosidade em ver esta equipa que evolui às ordens de Paulo Bento. É uma equipa que da do Scolari que jogou contra estes mesmo rapazes, só mantém Nani e Cristiano Ronaldo, portanto os adeptos nacionais que preferem acompanhar os jogadores do seu clube que jogam pelo Uruguai, Argentina ou Brasil, já podem voltar e, pelo menos, dar o benefício da dúvida a uma equipa com alguns muito bons jogadores...

Preocupações técnico-táticas


A começar pela maior novidade, Nelson Oliveira. Se bem conheço a forma de trabalhar do mister, e apesar das declarações confiantes do jogador, o mais certo é não calçar, e a chamada servir apenas para se ir ambientando.

Depois, os que lá vão mas podiam ir outros quaisquer. Ruben Micael, Rolando, Beto e Eduardo. Belos figurantes. Sempre são mais alguns para apoiar Portugal na Polónia.

E, por fim, o meu 11 inicial.

Patrício. João Pereira, Bruno Alves, Pepe, Coentrão. Miguel Veloso, Raúl Meireles e Anão Moutinho. Ronaldo, Nani e Hugo Almeida. 4-3-3

Na segunda parte, entrava o Paulo Machado, o Manuel Fernandes e o Quaresma para os lugares da Maçã Podre, do Miguel Veloso e do Nani, respectivamente.

Destaque para os equipamentos novos, à cruzado. Martounis, cuja família creio muçulmana (também posso estar a dizer uma barbaridade), não vai vestir esta camisola da selecção...

Formação Cruzada


E destaque para os nazis, adeptos e jogadores que vamos ter pela frente, a julgar pela amostra do Légia de Varsóvia.

Portanto, vamos a eles, rapazes. Não há nada a perder ou a ganhar, vamos lá ver bom futebol.

O clássico pode esperar.


A PROVA


Escândalo no Dragom

Ora bem...

Estive-me a guardar nas últimas 24 horas porque gostava de arranjar o registo áudio/vídeo de uma certa pergunta feita ontem na Sala de Jornalistas do Estádio do Dragom. Como isso não foi possível, e nem me parece que o vá ser, resta-me perguntar ao Anónimo da Silva ou a outro qualquer leitor do blog se ouviu o mesmo que eu, na Antena 1. 


Esse tal jornalista (que não consegui identificar) perguntou em tons Cavaquianos o seguinte a Bitrópreira:


"O que é preciso fazer para TERMOS que sofrer menos?"


Não era do PortoCanal.


Alguém ouviu ou sabe-me identificar o jornalista ou publicação para a qual trabalha?


Obrigado.

BRUXARIA DAS GRANDES

Pensam que tou a gozar? Não estou!

E É TUDO FONTES CREDÍVEIS!!

Estes gajos do Record, têm realmente as melhores fontes!

Notícia aqui!


No Mail Com: Carlos Severino



Após décadas ao serviço do jornalismo dito desportivo nos principais orgãos de comunicação social portugueses, o nosso próximo entrevistado resolveu abraçar a carreira de director de comunicação no Sporting, em 1998, sob a alçada de José Roquette e Godinho Lopes. Lá continuou até 2006, saíndo na transição para Soares Franco. Conhece como poucos os bastidores do nosso futebol, fruto de uma vida inteira dedicada ao jornalismo e do cargo que depois assumiu.

Falamos de Carlos Severino, claro!


Palhaço!

Será que o Rui "caracolinhos amanteigados" Santos vai mencionar a nossa entrevista ao Marinho Neves?

Sporting 1-0 Rio Ave

Sá Pinto tem emprestado o seu enorme carácter à equipa, e até talvez uma tranquilidade que se estranha, porque ele não era homem tranquilo, como fazem questão de frisar os expectantes jornalistas e adversários (confundindo-se, por vezes)...

Um leão a rugir.


Porém, tem dado atitude e dessa forma novas soluções para os problemas que os adversários colocam ao Sporting em campo, graças apenas à tranquilidade injectada no plantel, o que faz com que surjam um maior leque de opções na mente dos jogadores na hora de decidir. Digamos que a bola já deixa de ter "picos"...

O Sporting é uma equipa em reconvalescença, física e mental. 

Tendo este facto em mente, a exibição foi suficiente, as oportunidades surgiram e o golo do Czar, excelente.

Teremos um Sporting em crescendo de forma até ao fim da temporada, ao invés de alguns adversários?

Esperemos.

Nota positiva, a reconvalescença da equipa. 

O golo enorme do Izmailov. 

Um Russo a puxar a culatra da sua Dragunov


A tranquilidade da equipa e as jogadas que vão aparecendo naturalmente, a bem da qualidade do futebol.

Negativo, o Polga a marcar livres? Oi? 

O "Benfica é merda" de uma claque do Sporting, não sei qual, embora nem todos os adeptos leoninos tenham embarcado na coisa, e até assobiado. Não eram "as papoilas saltitantes" que evoluíam em campo...

Nova Entrevista - Já para a semana


Jornalista no mundo do futebol durante 20 anos, acabou por abraçar outros projetos da mesma área.

Conhecido pela sua irreverência e por, assim como Marinho, saber bem o que anda nos bastidores da nossa bola.

E agora, também adivinham quem é?

PS: Para todos os meus amigos benfiquistas que debitam imbecilidades esta noite contra as teclas de um computador, vejam a análise ao jogo vista por um Sportinguista. Ponham Ojólhinhos!
http://sportingautentico.blogspot.com/2012/02/senti-pena-do-benfica-esta-noite.html

Académica 0 - 0 Benfica

Bem, parece que afinal os noticiários estavam certos. Seca extrema para os lados da luz, reflectida em 0 golos marcados em 2 jogos.


Mas... Mas... parece mau, só que já vimos bem pior, não estou certo? E até ficamos a 3, pelo menos mais umas horitas...

Primeira parte parva, muito graças à insistência de Jesus em querer dar abébias com cenas de avanço ao adversário (até agora era só o Emerson, mas Matic e o Gordo já começa a ser MUITO AVANÇO, ó jazuz... sanhor jazuz, perdão.)

Na segunda parte, já com o karadziç fora de campo, lá conseguimos impor o nosso ritmo, muito graças ao Nélson "estraga-cabelos" Oliveira, e mostramos que o título VAI ser nosso!

Não culpo o árbitro nem o Jazuz, como certamente irão fazer os outros blogs confrades, culpo sim os pais do Pai Zé por o terem parido. É que já não foi a primeira vez que defendeu tudo e mais alguma coisa contra o Glorioso.

Puta que os pariu.

...sim...

...aos pais.

Então, adeuzinho...

Sexta-feira há mais!

PS: O nosso Deus foi substituído pelo... coff coff.. amendoim. Não imagino maior humilhação. Ou melhor, imagino... O episódio "Saviola vai acaçer pa jagares, mas afinal péraí, volta pó banco que vai antejentrar o Jáló."

A Perestroika do Sporting


No blog Da Rússia, o caro amigo José Milhazes, a quem mando um abraço caloroso, abordou um tema que já foi discutido nos media durante os últimos dias com o enfoque, claro está, no Sporting. 

Eu tinha "ouvisto" qualquer coisa sobre um investidor Russo no Sporting, mas não sabia quem era. Ao ler a crónica  no blog do Milhazes (visita diária aqui do tasco) percebi a dimensão da coisa. 

Prokhorov, o tal investidor a quem vamos amigavelmente chamar de Poko, representa no seu país a alternativa a Vladimir Putin, pois é um dos poucos que não estão ligados a ideias ultra-nacionalistas. Como é óbvio, explica-nos Milhazes, estamos a poucos dias das eleições na Rússia e os Russos nunca olhariam com bons olhos um presidente que investisse na Europa em detrimento da sua pátria natal. Logo, Poko já veio desmentir que estaria interessado em investir no Sporting, clamando isso como ridículo...

Prokhorov no programa 60 minutos

Os testas de ferro do Sporting, com essa tentativa desmedida de reconstruir o clube à sombra da Perestroika, podem ter condenado o clube a uma eterna repulsa por parte de investidores de leste. 
A tentativa desconcertante de arranjarem um investidor Russo, após as pretensões de Bruno Carvalho, parecem-me ridículas, não querendo dizer com isso que não as compreenda, pois é onde está grande parte do dinheiro que se esfumou da união europeia. 

Mas será que Poko serve para o Sporting, quando não servirá para milhões de Russos, fartos da censura de Putin, que mesmo assim preferem manter-se silenciados do que ter alguém que construiu toda a sua fortuna através da Máfia, como é o caso do próprio Poko? Putin vencerá as eleições, com muito custo para os Russos que vão votar nele, mas preferem manter a integridade a ter que contribuir para o engrandecimento de uma pessoa que não é justa nem honesta, como é o caso de Poko.

Espero que com isto, tanto Sportinguistas como Benfiquistas, que têm por essas caixas de comentários fora clamado que precisam de investigadores (como Marinho) ou de informadores, pensem bem no que estão a dizer, especialmente quando ressuscitam nomes como o de José Veiga ou de Rui Casaca. 

Nem tudo vale meus amigos, nem tudo vale. 

Abraço.

100.000 Léguas SubmarinHas



Obrigado a todos que partilharam a entrevista, e novamente, obrigado ao Marinho por nos ter dado este exclusivo que trouxe grande visibilidade não só ao que ele sabe mas também ao nosso blog.



Entretanto, continuaremos com as mesmas crónicas aos jogos, montagens foleiras e bocas ordinárias durante os próximos tempos, e se a tal próxima entrevista se concretizar, saberão atempadamente. 

PS: Em relação à sondagem ali ao lado. Acham mesmo que íamos entrevistar o Pinto da Costa? Todos estamos bem da figadeira, e não queremos apanhar nada, tipo sarna, que quebre essa condição.


Sporting 1-0 Legião de Varsóvia


Pedindo desculpas pela sobreposição à enorme entrevista a Marinho Neves, faço a análise ao jogo de ontem.

34 adeptos presos antes do jogo, neste ataque dos Hunos. Um morto, após os jogo.

No relvado, um Sporting que se vai curando a cada jogo. Uma defesa que vai ganhando algum senso, (descontando a esclerose crónica de Polga), um meio-campo que vai conseguindo trocar a bola com calma e sem chutões para a frente, por vezes com boas iniciativas e trocas de bola. (sim, ontem vi boas jogadas à entrada da área). Faltam os golos no ataque. Penso que com calma, eles virão.

Um golo com sorte, como fizeram questão de frisar os comentadores, que também asseguraram que os Godos eram mais fortes na segunda parte e marcavam sempre e viravam jogos, e etc. Na realidade eu vi 11 Hunos caceteiros, a abusar do físico. Na segunda parte só lhes vi desorientação que resultou numa enchurrada de cartões amarelos.

Como positivo, destaco uma equipa que sabe sofrer e puxar toda para o mesmo lado, já não colocando todas as fichas nas corridas do Capel, ou nos rasgos de Carrillo e trocando ambos de ala.

Negativas, as lesões musculares. Carrillo, Rodriguez, Izmailov. O Sporting não fez substituições estratégicas, fez por necessidade. Negativa, a esclerose de Polga. Aquela falha cerebral de meter os braços à bola na área foi excelsa...



Agora segue-se o Manchésta, o cite. Os jornalistas já salivam.

P.S.: O Maisfutebol assegura que Renato Neto fez uma boa exibição, atribui-lhe uma boa nota e salienta que o Brasileiro trouxe o seu poder físico para contrapor ao dos Ostrogodos. Na realidade Renato Neto não entrou em campo.

P.S.1: O Sporting até pode sair da eliminatória contra o manchésta,o citi vergado a um goal average semelhante ao do Porto, mas tenho a certeza que:

a) Sá Pinto não vai choramingar a dizer que dominou os bifes e que só não lhes ganhou por esse pequeno pormenor de eles marcarem meia dúzia ao Patrício.



b) a comunicação social vai fazer um arraial, organizar vários programas de análise ao definhamento do clube, composto principalmente por ilustres adeptos do Benfica com uma pequena percentagem de reconhecidos adeptos do Porto.

P.S.2: o técnico adversário diz que Sá Pinto pode ser o Guardiola do Sporting. Os adeptos adversários e a maioria dos jornalistas (por vezes confundem-se), riem. Bom, Paulo Bento também era alvo de gozo, mas fez mais omeletes com meia dúzia de ovos verdes que alguns catedráticos com caríssimos aviários pintados de vermelho. Agora está na selecção e fala-se sempre do Porto...

P.S.3: Espero que o Sporting jogue contra o manchésta já regenerado, seja um bom jogo de bola, e o Sporting passe.

Entrevista - Marinho Neves

Conseguir uma entrevista com Marinho Neves não é fácil. Um dos maiores nomes do Jornalismo desportivo do pós-25 de Abril, sempre atraiu muitas polémicas que lhe valeram muitos dissabores pelo que disse e sobretudo, pelo que escreveu. Afastado pelos lobbys da comunicação social por atrair problemas com o "poder", decidiu abrir uma excepção e conceder uma entrevista ao Cabelo do Aimar. E nós agradecemos.



Cabelo do Aimar: O Marinho Neves também tem um “ganda” cabelo como o Aimar. O que acha do Argentino?
Marinho Neves: Gosto de o ver jogar. É rápido, tem qualidade e a sua força deve estar no cabelo como Sansão, porque cabedal ele não tem.
CdA: O grande sucesso Golpe de Estádio é um romance ou uma comédia? O que pretendia com a publicação desse livro, gozar ou informar?

MN: Naquela altura era necessário dizer a verdade e não havia outra forma de o fazer. Penso que consegui estabelecer um diálogo com o leitor, espevitando-lhes a curiosidade. Mas, não conheço nenhum romance que não seja baseado em histórias reais.

CdA: Muitos dizem que esse livro ditou a sua reforma antecipada dos principais meios de comunicação. Mas custou-lhe algo mais, como perseguições, tentativas de envenenamento ou até mesmo de assassinato. Sabe os nomes e os motivos de quem orquestrou esses actos?

MN: Fui de facto perseguido, muito perseguido, ameaçado e continuo a ser. Mas, não é verdade que tenha sido a minha reforma antecipada. Depois da publicação do livro trabalhei no programa da SIC "Os Donos da Bola" e em vários jornais, não obstante me terem tentado boicotar todos os trabalhos que iam aparecendo. Não o conseguiram porque Portugal não se resume à cidade do Porto, e Lisboa nunca me fechou as portas. Cheguei a estar contratado para o jornal "A Bola" e no dia em que devia entrar inverteram a situação. Foi caso único na capital.

CdA: Qual foi o restaurante onde o drogaram? Para que os nossos leitores saibam antes de lá ir comer.

MN: Foi exactamente no mesmo restaurante onde já foram apanhados alguns árbitros portugueses e estrangeiros que foram cear com dirigentes. Uma vez, vinha a sair desse restaurante em Matosinhos e à saída tinha dois jagunços à minha espera. Só não me aconteceu nada porque ia muito bem acompanhado.

CdA: Na sua intervenção no Prós & Contras sobre corrupção no futebol, pareceu bastante incomodado com a maneira jocosa com que Valentim Loureiro se apresentou. O que lhe passou pela cabeça quando o viu a “berrar” que ia ser absolvido porque nunca fez falcatrua no futebol?

MN: Quando fui a esse programa foi-me prometido que teria linha aberta para dizer o que quisesse. Mas, quando me estava a maquilhar, o Valentim Loureiro estava ao meu lado e mostrou-se incomodado com a minha presença. Quando me sentei, senti de imediato que nunca me dariam a oportunidade de dizer o que sabia, não obstante o presidente do Sporting, Dias da Cunha, ter dito nesse programa que tudo o que aprendeu no futebol foi comigo. Depois… foi uma comédia.

CdA: Você tem alguma coisa a ver com o Polvo dos Papalvos, com o Blog da Bola ou com o Tripulha das escutas?

MN: Com "O polvo dos papalvos e "Tripulha das escutas" não. Nem sequer conheço. Já o Blog da Bola, foi com grande emoção que me vi obrigado a encerrar, tantos eram os processos judiciais, todos arquivados porque apresentei provas do que dizia. Mas não deixei de gastar fortunas em advogados e despesas judiciais. Em toda a minha carreira jornalística tive 35 processos judiciais, todos arquivados antes de julgamento com a excepção de um, em que fui absolvido.

CdA: O que faria se lhe dessem a presidência de um dos clubes mais mediáticos de modo a "limpar" o futebol em Portugal?

MN: Mesmo como presidente de um clube podia fazer muito pouco. Primeiro tinha de conquistar a simpatia e a confiança da maior parte dos clubes e só juntos podíamos normalizar o actual sistema. Pinto da Costa demorou 10 anos a montar a máquina enquanto os clubes da capital se degladiavam.

CdA: Que previsão faz para o Futebol Clube do Porto e para o futebol nacional, quando Pinto da Costa abandonar o cargo no clube?

MN:
 Esse vai ser o grande problema dos portistas. Quando Pinto da Costa acabar, o clube também acaba.

CdA: É do foro público que o Marinho trabalhou para o Sporting contra o “sistema”. Quem foi a primeira pessoa a iniciar essa luta contra o “sistema” no futebol Português?


MN: Quando Dias da Cunha foi eleito presidente do Sporting, depressa se apercebeu da falcatrua que era o nosso futebol. Não sabia para que lado se havia de virar. Fui então contactado pelo seu assessor, Carlos Severino, para ver que disponibilidade tinha para trabalhar directamente com o presidente com a função de o alertar dos perigos que o clube corria. Inicialmente não me mostrei muito interessado, mas por outro lado pensei que poderia lutar por dentro e combater a corrupção, até porque a Polícia Judiciária já me tinha como consultor e não me pagava nada. Aceitei, mediante um bom vencimento e com a condição, por mim proposta, de que se não gostassem do meu trabalho despedia-me sem qualquer tipo de indemnização. Fiquei por lá seis anos, mas no meu segundo ano fomos campeões nacionais, principalmente porque o Sporting sabia com 15 dias de antecedência as armadilhas que lhes estavam a preparar. Um exemplo: 15 dias antes avisei o presidente que no jogo X que antecipava um jogo com o Porto, o árbitro da partida seria fulano e que Beto e Rui Jorge iriam ser espicaçados por esse árbitro durante o encontro para este encontrar motivos para os expulsar. No dia do jogo confirmou-se a minha informação. Num outro caso, num jogo decisivo para a conquista do campeonato, frente ao Boavista, soube que o árbitro da partida tinha ido almoçar com Valentim Loureiro, que era presidente da Liga. Avisei o presidente e todos ficaram em pânico. Não sabiam o que fazer porque não havia provas. Disse-lhes que a única coisa a fazer era Manolo Vidal, antes do jogo, quando fosse entregar as fichas aos árbitros, deveria dizer: "Então o almoço de terça-feira foi bom?" Mais nada. Quando o árbitro ouviu aquela pergunta associou de imediato a intenção do delegado ao jogo e ficou em pânico, contou-me depois Manolo Vidal. Durante esse jogo o árbitro até beneficiou o Sporting e fomos campeões. O árbitro não sabia que provas tínhamos e como era internacional, não colocou a sua carreira em risco. Mas a conquista do campeonato desencadeou uma série de invejas dentro do próprio clube e quando dei por ela estava a lutar contra gente que estava a ser paga pelo clube, mas que queria que este perdesse para conquistarem o poder e poderem fazer os seus negócios. Cheguei mesmo ao ponto de saber que os meus relatórios semanais eram entregues, por gente do Sporting, aos nosso principais inimigos, Porto e Boavista. Não sou nem nunca fui sportinguista e nunca escondi isso. Era apenas o meu trabalho.

CdA: As acções do Sporting nessa luta contra o “sistema” tinham qual objectivo? E as do Benfica? Os lutos pela arbitragem, levar DVD’s ao ministro ou qualquer outro tipo de protesto surtem mesmo algum efeito? Amedrontam o “sistema”?

MN: A primeira coisa que fiz, foi convencer Dias da Cunha de que devia fazer uma aliança com o Benfica se queriam conquistar o poder. Sempre disse que o inimigo do Sporting não era o Benfica, mas o Porto e o Boavista da altura. Consegui. Dias da Cunha fez uma aliança com Luís Filipe Vieira e foi à televisão dizer que as cabeças do sistema eram Pinto da Costa e Valentim Loureiro. Forneci documentos que provavam isso mesmo. O Porto e o Boavista começaram a sentir-se ameaçados e começaram a minar o Sporting por dentro utilizando alguns elementos que hoje continuam no clube. Dias da Cunha não aguentou a pressão e demitiu-se. Pedi a demissão com ele.

CdA: E crê que Benfica e Sporting alguma vez vão lutar em igualdade de circunstâncias com o Porto nos bastidores do futebol nacional? Essa união entre os dois clubes poderia purificar o nosso futebol ou acha que cada qual, à vez, preferem aproveitar o que podem do velho “sistema” que se encontra ainda, residualmente, instalado para próprio benefício?

MN: Para se ganhar e encontrar defesas para os mais diversos ataques, é necessário ter poder. Disse isso muitas vezes a Dias da Cunha. Primeiro tinham de conquistar poder na AF de Lisboa, como fizeram os Dragões na sua cidade. Depois encontrar aliados nas Associações mais poderosas para se chegar ao poder na FPF, mais propriamente na disciplina e arbitragem. Não para fazer o mesmo, mas para fiscalizar e enfraquecer o poder de manobra do seu mais directo opositor. É necessário que os árbitros sintam que estão sob vigilância permanente. Houve casos em que grandes árbitros eram promovidos e mostravam qualidade, mas se não se adaptavam ao sistema, eram despromovidos. Muitos queriam ser honestos, mas o sistema não lhes permitia tal atitude. Os mais vigaristas eram sempre os primeiros a ser promovidos. Para travar tudo isto era necessário ter poder e Benfica e Sporting não tinham um único dirigente na FPF ou na Liga para fiscalizarem a situação ou impor a sua vontade. Vejam o exemplo desta época: O Porto está zangado com o Sporting e Benfica e a época deles tem sido um desastre, imaginem o que seria se Sporting e Benfica fossem aliados. Tem sido assim ao longos dos 20 anos e os clubes de Lisboa não aprendem. Pinto da Costa é um mestre na acção de dividir para reinar.

CdA: Falou nos árbitros. É possível, a um qualquer árbitro, chegar a internacional sem essa tal “bênção” do “sistema”?

MN: Nem pensar. O próprio Vitor Pereira sabe que só está naquele lugar porque tem uma grande flexibilidade de coluna. Quando não for assim acontece-lhe como aos outros. É despedido ou criam-lhe situações que o obriguem a demitir-se.

CdA: O que aconteceu a quem lutou contra isso? Que outras protagonistas do Futebol, para além do Marinho, foram afastadas da ribalta do futebol?

MN: Infelizmente não há muitos mais. Lembram-se do árbitro José Leirós? Denunciou uma tentativa de corrupção por parte do Braga. Nesse dia era pré-internacional e a quem todos apontavam como internacional, mas no final da época, acabou por ser despromovido para a 2ª categoria e depois desistiu. Mas houve muitos mais, mesmo em termos de comunicação social. No programa "Donos da Bola" da SIC, tínhamos 52% de share, ou seja, o programa mais visto desta estação e de um dia para o outro acabaram com ele. Nós estávamos sempre à frente da polícia. A PJ tinha um plantão a ver o programa e com base nas nossas informações fazia buscas à segunda-feira. Nesse tempo o futebol tremeu, mas quem caiu fomos nós.

CdA: Sabemos que se tem dedicado a outras artes, com bastante sucesso até. Pensa ainda voltar a exercer a sua profissão, após ter sido um dos primeiros jornalistas de investigação desportiva ou será que esta nova geração de directores nas publicações continuam a não ter “tomates” para contrariar o poder?

MN: Para mim o jornalismo acabou, mas acabou porque eu quis. Os novos jornais não querem gente com coragem e integra. Querem moços de recados. Serviçais do poder. É como disse Sócrates: "Não me preocupo com jornalistas. Prefiro controlar os seus patrões." Hoje já não é uma questão de tomates, mas sim de atitude. Se tens tomates não tens onde escrever. Eu mesmo tenho o Golpe de Estádio 2 já escrito há mais de 6 meses e quando se soube disso desapertaram-me as rodas do meu jeep. Também sei que a maior parte das editoras estão controladas, assim como livrarias, vejam o que aconteceu ao livro do Octávio. Alguém falou disso??? Quase passou despercebido. É assim que o poder joga. 

CdA: Por fim, gostaria de deixar alguma mensagem aos milhares de leitores "anónimos" que este e outros blogs de futebol congregam que repudiam a maior parte dos jornalistas pela falta de isenção inerente?

MN: Entendam melhor os jornalistas. Conheço muitos que gostariam de mostrar coragem, mas ela morre logo na marcação dos serviços.

Não perca hoje à noite depois do jogo do Sporting


O jornalista Marinho Neves em entrevista onde nos fala de Aimar, do futuro do Porto, de Pinto da Costa, da união entre Sporting e Benfica, de como os árbitros são obrigados a entrar no sistema e revela-nos ainda um caso inédito sobre um árbitro que tentou prejudicar o Sporting a mando de Valentim Loureiro.

Não perca, é já depois do jogo dos viscondes.
Exclusivo Cabelo do Aimar!

Da cadeira de sonho para a cadeira elétrica

Reza a anedota, dos tempos do Bocage, que o "preto" condenado à morte quando descobriu que a cadeira elétrica estava avariada, antes "quis ir nos forca".
Bitórpreira ainda não percebeu como foi possível os catrazero na terra do Ian Curtis. Eu tenho a resposta, que está intrinsecamente ligada ao mesmo motivo porque o Porto está SÓ a 2 pontos de Benfica com um treinador dito "de merda".

Se o golo do Rámez não tivesse sido anulado, como acontece em Portugal, ou o Rolando após chamar 70 nomes ao árbitro visse o cartão perdoado, como em Portugal, era bem capaz do Porto conseguir passar esta eliminatória... Se o Bitópreira e o seu Somus maijómenos Puarto estão apenas a 2 pontos podem muito bem agradecer à sorte da cadeira elétrica estar avariada, e à cagadinha habitual na ajuda dos homens de preto e amarelo fluorescente, que mesmo sem fruta, já estão tão habituados a deixar passar as coisas nas quais têm dúvidas. Isso acontece com o Benfica? Acontece, mas a grande diferença é que nós jogamos bem.

Quanto ao Villas-Boas, e a sua paixão dantesca com Pintinho Piu, ainda não ter sido despedido do Chérsea... Será que o Abramovich também tem medo do Guardábel?



PS: Lagartos, 330 Mil euros para o meu NIB, fáxabor!

AVISO IMPORTANTE!

EXCLUSIVO "O CABELO DO AIMAR"!

Daí a utilização do CAPS LOCK (gosto tanto desta tecla...)!

O Cabelo do Aimar orgulha-se de anunciar aqui em primeira mão, uma "espécie" de entrevista com uma grande personalidade do jornalismo português. A ideia partiu do patrão Vitto, mas o resto da malta logo entrou na onda porque é realmente algo de útil, coisa que não se vê muito por aqui...

Este senhor já se arriscou várias vezes para nos trazer jornalismo de qualidade, e é com muita alegria e orgulho que recebemos a notícia de que aceitou responder às nossas perguntas. Não queremos com isto armar-nos em jornalistas ou entrevistadores, mas sim, de algum modo, fazer com que todos os leitores cheguem mais perto da grande referência que este senhor é.

Nah, queremos mesmo é protagonismo!!
Estava a brincar...
Ou será que estava?

Adiante...

Brevemente, muito brevemente num monitor perto de si! Seja em casa, no trabalho, no café, na farmácia, na gelataria ou até na mercearia da esquina que tem aquele senhor atrás do balcão que manda bocas às meninas jeitosas (e até às outras, que também são gente!).

O caro leitor já adivinhou de quem se trata? Deixe-nos o feedback na caixa de comentários! Se não quiser deixar, depreendo que assumiu a derrota...

Lady Blue

Com uma médica com este aspecto é normal que o Chelsea não ganhe jogos... Todos os seus jogadores querem ficar lesionados!

Já agora, ela é Portuguesa, de seu nome Eva Carneiro, mas em Inglaterra é conhecida como "Lady Blue!

Será esta a única boa contratação de Villas-Boas?!

*Edit: Pedimos desculpa, parece que afinal a delícia é de Gibraltar, mas a malta gostava de a afiambrar na mesma, com amor à pátria!



Bitória 1 - 0 Benfica

Antes de mais quero-me apresentar. Sou o Paulo Dias, criador do Blog Joelho do Izmailov,  e vou escrever a crónica do Vitória de Guimarães 1- Benfica 0, pois os Barbeiros do Aimar não puderam ver a partida.

Noite fria na cidade Berço e um relvado a fazer lembrar o de São Petersburgo, mas se o dos Russos teve um "satisfaz" da UEFA, este teria um "Satisfaz Mais" pois a bola rolava em metade do Campo. 
O Benfica entrou em campo com apenas uma alteração em relação ao jogo de quarta-feira, entra Aimar e sai Witsel. Rodrigo recuperado do coice do "Animal" também entrou em campo.


Rui Vitória montou uma equipa muito pressionante que desde cedo criou dificuldades para as saídas do Benfica obrigando por mais que uma vez Artur a pontapear a bola.
O golo do Vitoria  surge num livre junto à bandeirola de canto onde o Paulo Sérgio "mergulha" para fora de campo ao estilo  Michael Phelps, centro em "Banana" e confusão na área, onde os jogadores do Benfica assemelhavam-se ao "pisar da uva" nas vindimas, e Toscano meteu-a toda lá dentro!!.

Depois disso, o Vitória limitou-se a defender enquanto o Benfica, que fez  lembrar o Sporting, teve muita bola mas pouca profundidade e sobretudo, poucos remates. 

Jesus limitou-se a comer 2 Pacotes de Trident Fresh e só aos 85 minutos mudou alguma coisa.

De destacar pela positiva Aimar que fez uma boa partida, Gaitán que criou alguns lances de perigo, um Maxi sempre incansável e um Garay sempre imperial a ter de defender todo o lado esquerdo da nossa defesa. Artur com pouco trabalho mas sempre calmo como é seu apanágio.


Pela negativa... todos os outros!!

Matić? Alguém lhe explique que pressionar não é apenas chegar perto (que falta faz Javi.)

Rodrigo nunca entrou em jogo... Seria bom Jesus ver que tem um Saviola no banco e era bom dar descanso ao pobre rapaz que foi atropelado por um "Boi" há menos de uma semana. 
Cardozo se jogou não vi, e o "Preto" que hoje não pode fazer o seu costume, correr com a bola até encontrar um adversário, que diga-se que é mesmo a única coisa que faz em campo, não teve (in)sucesso pois o vitoria tinha uma pressão alta e não havia espaço.
Nolito fez pouco para o que nos tem habituado e os outros não comprometeram mas também não tiveram participação activa no jogo. 


Concluindo: perda dos três pontos e uma semana de festa para todos os outros que não são do Benfica. De frisar que o primeiro lugar ainda é nosso. Peço aos Benfiquistas um pouco de PACIÊNCIA já que os nossos rivais não a quiseram. E aos Portistas presentes no Estádio Afonso Henriques, a Direcção Vitoriana agradece! 

PS: Jesus já reagiu ás criticas:
"Quem está em primeiro é o Benfica, quem tem de se preocupar são os outros!"

Saudações Benfiquistas e espero que tenham gostado da minha "cobertura". 
Paulo Dias

Brincadeiras de Carnaval querem hora...


Eugénio Queirós (sim, o do Record)

A qualidade de um jornalista desportivo mede-se pela quantidade de vezes que já levou na boca de adeptos dos 3 grandes. Eugénio nisso está a milhas de distância daqueles que só levam na boca do Cazqueirós!

Gosto do gajo. Sigo-o desde o post no Bola na Área sobre os paraolímpicos (para quem não sabe do que estou a falar é porque não anda nestas lides há tempo suficiente...)
Habituado a levar insultos de adeptos de todos os clubes, a verdade é que é um dos puros do nosso jornalismo e não olha a clubes nem "padrinhos" para escrever as suas crónicas.

Esta é deliciosa:

"No meu tempo da escola primária, o Queixinhas estava abaixo do Caixa-de-Óculos que era eu.

Era reconfortante não ser o último da cadeia alimentar da crueldade dos putos...

O Queixinhas era aquele que nos denunciava quando fumávamos um cigarro atrás dos muros ou quando jogávamos futebol no cemitério. Normalmente não era convidado para as festas de aniversário e mais tarde ou mais cedo era emboscado no mictório (o resto não conto).

Pois bem, o futebol português tem o seu Queixinhas - o Sporting.

O clube leonino começou a época mais uma vez a queixar-se dos árbitros e sofreu a humilhação de ver um jogo seu apitado por um árbitro de 2.ª categoria e de ver o árbitro que levou de Lisboa ficar à porta do balnerário. E o Idalécio Martins até esteve bem...

Agora, eis de novo o Sporting a queixar-se de um árbitro, inflamado com a forma como este se comportou dentro e, presume-se, fora do campo. A queixa já seguiu com destino a Vítor Pereira...

O Sporting é ainda aquele clube que durante alguns anos patrocinou uma espécie de serviço de espionagem aos árbitros, mantendo em ação uma equipa que tratava de saber tudo sobre a vida dos árbitros nomeados para os seus jogos. A situação foi confirmada pelo autor dos mesmos relatórios.

O Sporting foi também aquele clube que um dia decretou luto por causa das arbitragens.

De queixinha em queixinha, o clube de Alvalade apenas vai cavando mais fundo o buraco onde se quer meter. Não pior outsider que aquele que gosta de o ser."


Então mas... não são os corruptos os maiores?


V.|.xxxão de M69cado

Não precisam de agradecer o link para acederem ao Visão de Mercado via ali a nossa lista de blogs associados...

É a forma do patrão Vitto fazer serviço público.

Fiquei bastante tentado a fazer c... na p...

Sporting 1-0 Paços de Ferreira

Um jogo em crescendo para o Sporting: de uma primeira parte sonolenta, a um fim de jogo empolgante, cheio de oportunidades leoninas.

Mas o golo surgiu em auto-golo. Bem feita, para uma equipa que se concentrou em montar o mobiliário à frente da baliza.

A tática do Sporting já não é o chutão para a frente. Passou a ser o passe para trás.

O penalty não foi, como demonstrou o defesa amarelo e preto com um certo toque de humor. Mas toda a palhaçada que rodeou a sua marcação foi uma vergonha permitida pelo árbitro, desde a perturbação ao Wolfswinkel, ao Cassio que foi defender a penalidade 3 passos à frente. Wolfswinkel fez a correspondente Cardozada.

Aliás, o Holandês precisa de se acalmar e concentrar-se em marcar golo... E talvez iniciar o jogo no banco.

A ala dos Pereiras funciona.

Patrício é um guarda-redes do caralho!

Éver Banega parado 6 meses


"El jugador argentino Éver Banega estará seis meses de baja tras sufrir una fractura de tibia y peroné, según ha confirmado en una comparecencia de prensa el doctor Enrique Gastaldi, que mañana intervendrá al futbolista.
El argentino se disponía a repostar en una gasolinera del centro recreativo Heron City en Paterna (Valencia), cercana a la Ciudad Deportiva del club, de donde salía tras entrenarse hoy en solitario, cuando, al no dejar puesto el freno de mano del automóvil, su pie se ha quedado atrapado entre el bordillo de la gasolinera y la rueda."

De pequenino se anda ao colinho...

O boi preto expulsou o Betinho, marcador dos dois golos do Sporting, com vermelho directo.


O Barcelona mete os juniores a jogar em 4-3-3 para facilitar a integração no plantel principal. O Benfica faz o mesmo. Habitua-os logo cedo ao colinhos dos árbitros...

Sobre a jornada europeia

Sendo um dos poucos interesses que a Europa ainda nos desperta, esta jornada correu mal em termos de pontuação para o nosso país, mas continua tudo em aberto (inclusive a baliza do Hérton) para a próxima ronda.

Momentos altos:

Simão a escacar pedra na padreira como um patrão!

Aimar com os seus poderes de Deus castigou os adeptos portistas que passaram o dia a gozar com a lesão do Rodrigo, e passo a citar "Futebol não é para meninas". Então também não é para dragqueens, por isso encosta lá até ao fim da época e nem foi preciso contratar o Burro Alves, o gajo lesiona-se sozinho.

Os 2 golos marcados na Rússia são bastante animadores, mesmo que tenham sido ofertas do zubizanova. O Benfica tem tudo para passar.

Mas, para mim, o ex líbris foi mesmo o Nélson (ganda cabelo) no banco do Sporting, a mostrar a vertente social do clube dos Viscondes, e amparar os dois mentais que andavam lá aos saltinhos. É bom, podiam ir para a estrada e ser atropelados.


Corruptos 1 - 2 City

Noite corriqueira com direito a espetador BIP, que foi lá cobrar o bilhete e os 70 euros por lixar o Rodriguinho! O Macaco Hurk foi igual a si próprio, um orangotango ilusionista que só engana os tontos e os parvos de espírito, o Mangala joga sempre com colar cervical, dizem que é um período de adaptação para quando encontrar o Javi. O Lucho é a única coisa de jeito que por lá anda e o Ramez SocoNoPeito não vai sair da cepa torta.


Por imbecilidade do Mancini, os corruptos dominaram a primeira parte, queixaram-se de um penalti mas também ficou um por marcar sobre o Touré logo nos primeiros 10 minutos. A "celebração" do Balotelli foi divinal! O Silva é enorme!  Os comentadores da SIC são uns otários, até a bola que foi ao poste foi graças ao Hélton! Ainda falam do Nuno Luz, este Rosado é cá um manjerico...

Légia 2-2 Sporting



Mais um jogo num lavrado congelado. Os Portugueses não estão habituados, e muito menos os Sul-Americanos, e o futebol ressente-se.

Sá Pinto, optimista na tentativa de implementar um bom futebol de início, com Izmailov, Mátias Fernandez e Carrillo. Mas ao intervalo a emendar a mão, com jogadores menos tecnicistas e mais objectivos. E previsivelmente com uma injecção de moral e confiança no balneário...

Pelo meio, sempre Patrício, o melhor guarda-redes Português, e o habitual roubo arbitral num penalty por mão na área e um golo em fora de jogo, para o Sporting não se desabituar, além de um golo de elevada nota artística, dos melhores da jornada Europeia, a meias com o do Zenit de calcanhar.


2-2, e é para resolver cá em Portugal...

"O Fair-Play é uma treta!", Jorge Jesus

Bruno Alves coloca KO o Rodrigo. A malta apupa a falta de fair-play.



Benfica pede antecipação do jogo Benfica-Porto para menos de 48 horas do Portugal-Polónia, sabendo que o adversário tem mais jogadores internacionais Portugueses que o Benfica que tem... zero. A malta aplaude e não vê qualquer falta de fair-play.

P.S.: No Sporting, temos Sá Leão...

Nos bastidores de São Petesburgo

Ontem, pouco depois de começar o jogo, apareceu-me um trabalho de tradução e tinha que ser feito imediatamente. Fui falar com o empregador e, ironia do destino, era um Russo. Ou melhor, uma Russa(morena.)

No final do trabalho, perguntei-lhe o que achava do Zenit e do Bruno Alves, como Português na Rússia, ao que ela me respondeu que não acompanhava muito o futebol mas que o nome de Bruno Alves aparecia constantemente na impressa desportiva Russa por ser um dos mais odiados, tanto pelos rivais como pelos próprios adeptos do Zenit pois no último mês disse que queria sair do clube. Depois deu-me alguns links para fóruns Russos e com a ajuda do tradutor do Google encontrei algumas pérolas escritas já depois do jogo de ontem por adeptos e rivais do Zenit.

"Como fedes Alves."
"No primeiro gol o culpado é você, podia ter sido o fim."
"Na Inglaterra, mesmo que não tivesse tocado no jogador, era Vermelho."
"Grande Bonecrusher."

Já agora, o que dizem do Deus:

"Oh .. Ele foi libertado ontem, logo que a pressão no centro do campo foi para o Zenith. Grandes jogadas.Eu também pensei que ele já estava 35 anos - , ele tinha apenas 32.
Por isso, é muito feliz que no próximo jogo não será"

Conclusão:

Caceteiro é caceteiro e Deus é Deus, em qualquer lugar!

Ah, e um burro também é burro, mesmo com -12º! (manga curta do Emerson)