A Perestroika do Sporting


No blog Da Rússia, o caro amigo José Milhazes, a quem mando um abraço caloroso, abordou um tema que já foi discutido nos media durante os últimos dias com o enfoque, claro está, no Sporting. 

Eu tinha "ouvisto" qualquer coisa sobre um investidor Russo no Sporting, mas não sabia quem era. Ao ler a crónica  no blog do Milhazes (visita diária aqui do tasco) percebi a dimensão da coisa. 

Prokhorov, o tal investidor a quem vamos amigavelmente chamar de Poko, representa no seu país a alternativa a Vladimir Putin, pois é um dos poucos que não estão ligados a ideias ultra-nacionalistas. Como é óbvio, explica-nos Milhazes, estamos a poucos dias das eleições na Rússia e os Russos nunca olhariam com bons olhos um presidente que investisse na Europa em detrimento da sua pátria natal. Logo, Poko já veio desmentir que estaria interessado em investir no Sporting, clamando isso como ridículo...

Prokhorov no programa 60 minutos

Os testas de ferro do Sporting, com essa tentativa desmedida de reconstruir o clube à sombra da Perestroika, podem ter condenado o clube a uma eterna repulsa por parte de investidores de leste. 
A tentativa desconcertante de arranjarem um investidor Russo, após as pretensões de Bruno Carvalho, parecem-me ridículas, não querendo dizer com isso que não as compreenda, pois é onde está grande parte do dinheiro que se esfumou da união europeia. 

Mas será que Poko serve para o Sporting, quando não servirá para milhões de Russos, fartos da censura de Putin, que mesmo assim preferem manter-se silenciados do que ter alguém que construiu toda a sua fortuna através da Máfia, como é o caso do próprio Poko? Putin vencerá as eleições, com muito custo para os Russos que vão votar nele, mas preferem manter a integridade a ter que contribuir para o engrandecimento de uma pessoa que não é justa nem honesta, como é o caso de Poko.

Espero que com isto, tanto Sportinguistas como Benfiquistas, que têm por essas caixas de comentários fora clamado que precisam de investigadores (como Marinho) ou de informadores, pensem bem no que estão a dizer, especialmente quando ressuscitam nomes como o de José Veiga ou de Rui Casaca. 

Nem tudo vale meus amigos, nem tudo vale. 

Abraço.

12 comentários:

Pedro disse...

Não percebi qual seria o problema com o ressuscitamento de Veiga. Se houve altura em que estavamos blindados contra o sistema e sabíamos lutar contra ele foi quando Veiga cá estava.

Infelizmente ninguem aprendeu com ele.

Vitto Vendetta disse...

Penso que era ténue a linha que separava a luta contra o sistema e o fazer parte do sistema. Estamos bem sem ele, e sem ele conseguimos construir o melhor plantel de há 20 anos para cá.

lawrence disse...

Digamos que o José Veiga foi para LFV o que Marinho Neves foi para Dias da Cunha mas mais em grande.
Em tudo!
Em visibilidade, na ressaca que deixou,até querer ser porsidente!
A diferença foi que Dias da Cunha também foi com o Marinho e o LF Vieira ficou!

Anónimo da Silva disse...

Foda-se só mesmo lampiões para dizerem que um dos maiores mafiosos em Portugal lutava contra o sistema. Não vos chegou ele ter que dar de frosques para não ir de cana?

Quanto ao Sporting, está a chegar a um ponto em que não se pode dar ao luxo de escolher quem lhe dá dinheiro. É entre a máfia russa e a IURD.

Vitto Vendetta disse...

Anímico da Silva, eu sou "lampiom" e não disse isso. Um pedido de desculpas, já!

Anónimo da Silva disse...

Eu vou dizer ao Master Corno para te vir pedir desculpas pode ser? :D

Vitto Vendetta disse...

Eu sei que és o jornalista d'A Bola, já comparei os ip's! (então, o almoço foi bom?)

Anónimo da Silva disse...

Mas sabes que eu estou a roubar net ao vizinho portanto o ip é dele :D
Almoço??

Vitto Vendetta disse...

O almoço em Manchester. Se não te lembras espera mais uma semana que dia 2 já enfardas outra vez!

Anónimo da Silva disse...

O almoço em Manchester foi natural, já tinha dito na 1ª mão que não tínhamos equipa para eles.
Agora para vocês temos, se não houver grandes invenções nem do VP nem do árbitro tudo pode acontecer.
E além do mais eu estou preparado para perder na Luz, mas tu estarás preparado para ver o VP ser campeão? Acho que te atiravas da ponte, não?

Pedro disse...

"sem ele conseguimos construir o melhor plantel de há 20 anos para cá."

E continuamos a ser humilhados pelo sistema e a perder competições para equipas medíocres...

Vitto, diz-me em que parte é que Veiga, no SLB, fez parte do sistema?

Vitto Vendetta disse...

Pedro, essa resposta, entre outras, serão respondidas na próxima entrevista (espero eu.)

Abraço!