Clássico (ii)

E, quanto ao jogo? O que esperar do jogo?
O que eu diria se tivesse o meu NIB na contabilidade das televisões para fazer comentários estúpidos?
Um clássico é um clássico e se o Arouca teve algumas dificuldades para ganhar no dragão, também eles podem, como equipa pequena, vir à CATEDRAL, provocar uma surpresa.
Isto é - o futebol é futebol e como se viu num jogo da primeira volta, às vezes, aos 30 minutos, estamos a perder 3-0, sem saber ler nem escrever...
Mas, vamos lá racionalizar a coisa, olhando com diferentes óculos:
- emocionalmente, estamos muito melhor e há muitos anos que não me lembrava de chegar a este dia tão tranquilo. São seis pontos de avanço e há dois cenários possíveis: eles perdem e estão fora da liga ou não perdem e continuam a poder sonhar.
Ora, do ponto de vista emocional esta pode ser uma questão-chave - é uma situação de all-in para os risquinhas e, como sabemos, essa energia pode ser positiva se o jogo começar a correr bem ou muito má se tiverem um azar inicial. Portanto, diria - começar o jogo com TUDO em cima deles e acreditar que sessenta mil nas bancadas vão conseguir decidir o jogo na primeira meia-hora.
Lembro-me do que foi o jogo de há dois anos onde a componente emocional, associada à morte do KING, foi decisiva. Vamos, lá criar essa atmosfera para este jogo também.
- a história: Não me posso esquecer que sou do tempo em que este jogo era derrota pela certa. Para o campeonato, fizemos 81 jogos em casa e vencemos 42 (52%), empatamos 25 (31%) e perdemos 14 (17%). Desde 2000 conseguimos ser felizes em 5, infelizes noutros 5 e houve 6 empates. Mas, como se costuma dizer, os jogos não ganham camisolas, o equilíbrio pode ser a marca deste século, mas está na hora de começar a desenhar uma nova história - desta vez não temos o Proença a apitar.
- o onze: fácil. Vamos entrar em campo com o Imperador na baliza, defesa com André e Eliseu nas Alas, com o Jardel e o Manel no meio. À frente deles o Samaris e o nosso Pantera. Do lado direito, o Pizzi e na Esquerda o Mágico. Na frente a dupla que faz sonhar a Europa. Do outro lado? Não sei, nem interessa;
- Mister: zero de pressão para Rui Vitória porque aconteça o que acontecer, tudo fica em aberto. Pressão total para Peseiro e, pelo seu passado, sabemos que essa não é a sua praia.
- Factor CASA: pelo que disse atrás, essa não tem sido uma questão sempre decisiva, mas obviamente é melhor jogar em casa do que fora e por isso o INFERNO tem que queimar estes infelizes de forma categórica.
Como se pode ver, é fácil perceber que temos mais coisas pró do que contra.
Vamos a isto.
Afinem as gargantas!
Vamos levar o BENFICA #rumoao35

7 comentários:

jpinto disse...

O Benfica tem dominado totalmente nos jogos contra equipas mais faceis mas claudicado nos classicos

Apesar do Benfica estar bastante melhor que o Porto, para mim a chave do jogo estará na capacidade de Rui Vitoria preparar este jogo como sendo apenas mais um - demasiado medo/respeito pode ser fatal

Aposto (e espero) um empate

ultraslb disse...

Vai ser um jogo complicadissimo!!! O porto, quase de certeza, que dará o comando do jogo ao Benfica e jogará no que eles são mais perigosos contra ataque com bolas para trás dos defesas... O Benfica terá que saber ser paciente e principalmente estar muito atento defensivamente, não perder bolas no meio campo vai ser uma das chaves para o sucesso. claro que tudo poderá ficar mais facilitado no caso de termos a sorte e o engenho e marcar um golo cedo.. Concentração máxima é o que se pede!!!!
Carrega Benfica!!!

Pedro disse...

Acredito e pelo que conheço de Peseiro, ele vai entrar para que nos primeiros 20 minutos consiga marcar 1 ou 2 golos para colocar o Benfica sob pressão e depois apostará em jogar no erro..
A Vitória basta somente entrar com a equipa coesa, ele tem de passar à equipa a crença de que o Porto tudo irá fazer para marcar 1º como tal basta ao Benfica manter o equilibrio e evitar desatenções defensivas (ELISEU Toma atenção....)depois o Benfica deverá ir aos poucos assumindo o controlo de jogo evitando ainda assim correrias desenfreadas (Tás a ouvir oh Sanches), com o passar dos minutos a equipa do Porto irá tentar tornar-se mais afoita, irá desvalorizar a valia do adversário e pensará que o Benfica está em decrescimo energético, e nessa altura.....a Vitória basta soltar as amarras a equipa procurar pressionar alto deixar o Mitroglou a bater-se sozinho com 2 centrais fracos posicionalmente e sem hábitos de dupla habitual, só ai significará que cabe a Jonas apenas ultrapassar ou Herrera ou Neves, Herrera não é dificil e a Neves....basta Jonas ser Jonas para que o Neves aos 60 minutos perca a cabeça....

O Benfica só precisa de ser a equipa que tem sido até agora, guerreira, inteligente, sagaz e acima de tudo....basta a equipa do Benfica ser uma equipa À Benfica....o resto é treta

Ricardo disse...

Seguindo a antevisão em varios canais e ouvindo a basófia dos nossos adeptos, cheira-me que hoje vai haver melão. Que basófia tremenda...3,4,5,ate 6-0. Uma grande maioria pensa assim, não aprendem?

LDP disse...

só agora estou a ligar pc e tv ao jogo. Se isso é verdade, Ricardo, não posso deixar de dizer que sinto-me envergonhado...por outrém.

jose disse...

Adeptos a prever goleada? Nada de novo

Jogo muito dificil. Concentracao total e necessaria. Empate ou 1-0 para qualquer uma das equipas. Ambas teem problemas defensivos, ambas teem bons jogadores do meio campo para a frente. Quem errar menos sera mais feliz

Ricardo disse...

O previsto... nunca aprendem. Falhamos e eles marcaram. A visita ao paços decide o campeonato.