Bolas d'Ouro - Nº 10 - Kurt Landauer e a sua equipa do Bayern Munich


Com a possibilidade de uma guerra fria entre Neuer e Ronaldo, na disputa do troféu deste ano da Bola de Ouro, deixo-vos com o primeiro por entre 10 momentos na história onde existiu mesmo Bolas de Ouro. 

Testículos de Carneiro, Tomates de Aço, Colhões de Chumbo...
é como preferirem.





Kurt Landauer não vos dirá grande coisa, mas não deve haver um alemão que não reconheça a história por trás deste nome. Ainda hoje mantém o recorde de longevidade por entre todos os presidentes do Bayern Munich, e foi quem conseguiu o primeiro de muitos títulos que ornamentam a história do clube alemão. Pegou no recém criado clube um pouco antes da guerra, em 1913, tornando-o o mais forte de Munique, disputando campeonatos com outros clubes que já contavam com 50 anos de história. 



Bayern Munich Campeões 1932/33

Mas onde é que entram as bolas de ouro nesta história? Depois de vir da guerra, onde participou, voltou a presidir o clube, e venceu o primeiro campeonato nacional em 1933, sendo logo de seguida afastado do clube por causa das novas leis anti-semitas. Hitler não queria Judeus em cargos de decisão, e tanto Landauer como o treinador da equipa correspondiam a essa 'abominação' do III Reich (que era ele próprio a verdadeira abominação). Acabou por parar num campo de concentração, onde quase toda a família morreu, tendo sido libertado mais tarde por ser veterano da I Guerra Mundial, refugiando-se depois na Suiça. Passado uns tempos, e ainda com Hitler no poder, o Bayern Munich vai jogar à Suiça, e os homens-forte do estado alemão avisaram a equipa que não poderia haver contacto com o antigo presidente, que era agora um exilado político, e que tanto jogadores como o próprio Landaurer sofreriam consequências graves. Mas, no começo do jogo, os jogadores do Bayern resolveram cagar nas ordens da Gestapo, e saudaram o seu eterno presidente, herói da conquista do título, e mentor daquele que viria a ser um dos maiores clubes do Mundo. Entretanto, Hitler morria, e Landaurer regressava para ficar mais 10 anos como presidente dos bávaros.

Há ainda um filme com imagens fantásticas sobre a sua história, mas está em língua alemã.


2 comentários:

lawrence disse...

Precisamos dum Coutinho Landauer outra vez!

Disso e do grande lagartóide que costumava dissertar aqui no blogue!

Dava uma audiência do camandro!

O que o pessoal gosta de stand-up!

lawrence disse...

Desculpa o esquecimento!

Carrega Vitto!