VENHA DE LÁ EXA XUPÉTAXA!!



E assim foi, enquanto uns se degladiam nas fronteiras, com mísseís, anti-misséis, e anti-anti-misseis, outros fazem da sua luta uma coisa bonita de se ver, com vilacondenses (aquilo não é só Caxinas, ménes), e benfiquistas a atravessarem o país (outros já lá estariam) para ver a principal batalha desde o final da época passada.




JotaJota vestiu o seu melhor fato e escolheu a sua melhor chicla, a de sabor a romã com frutos silvestres, e decidiu levar um onze campeão, e foi cagando na cabeça dos críticos, primeiro arreando o Rei Artur na baliza, seguidamente de um Eliseu na esquerda e terceiramente o FCP. Ah não, terceiro foi o Talisca. o que arrisca mas não petisca.

Jogo complicado, mas em total domínio do Benfica, com a defesa acertadinha durante a primeira parte, e com o ataque organizado, sempre em busca daquilo que parecia não querer acontecer. Aliás, já não via tantos falhanços desde o lendário jogo com o Boavista, o que me faz pensar se não poderíamos chamar o fisioterapeuta do Quique, aquele que usava computadores para tudo, para dar um bocadinho de pontaria ao pessoal, instalar-lhe o mesmo sistema dos mísseis, que esses não falham nenhum alvo (fazem de conta que falham, mas não falham). Jesus acabou por levar uma táctica estranha, só com uma avançado, e com um 10, 9.5, 8 e 3/4 com quase dois metros de altura e três metros de maçã de adão, o génio Talisca, rei dos carros velozes e com uma mulher arisca, que andou ali meio perdido nas funções, mas que não desgostei.

O Rio Ave também se apresentou bem, embora aquele Prince deixasse muito a desejar, talvez pelo cansaço do jogo na Suécia (pelo menos foi o que o comentador disse, e parece-me bem), mas os outros também jogaram e não mostraram tanta desconcentração. Provavelmente o prince veio a nado, ou à boleia da pesca do bacalhau caxineiro, mas isso também não importa nada, que isto de andar a forçar piadas à segunda de manhã não está com nada, e ainda tenho uma pen para conseguir meter no USB, e, à Talisca, não consigo.

Artur: Feio. Muito FEIO, aquilo que alguns adeptos fizeram durante o jogo, chegando ao ponto de insultar a santa da mãe do homem. Meus, entendo que estejam descontentes e que queiram alguém superior para a baliza, mas não precisavam de meter assim os apitos no cu para fazer mais barulho, que ele já percebeu o recado. Não só percebeu como foi respondendo, e embora tenha tido uma saída em falso que quase deu golo (grande Jardel a evitar o canto), teve outras em que esteve muito bem, tendo até feito duas defesas impossíveis, mas, claro, com o apito no cu, o pessoal não deveria estar muito confortável para apreciar condignamente esses momentos. O que vale é que, nos penálties, tiveram o privilégio de assistir à recuperação de confiança de um dos nossos, um dos que sofre por nós, um dos que sente. Na verdade, depois de falharmos o primeiro penálti, até esqueci que era uma taça que estava em jogo, e já só pensava no Artur, e rezava para que ele fizesse o que fez. Já sei que continuam a querer despachar o homem, ou não fosse este o povo que despachou o Santos Pereira do governo, mas enquanto não chegar um melhor (se chegar, claro), espero que tirem a merda dos apitos e que, pelo menos, não o insultem durante os jogos.

Maxi: Enorme na primeira parte, muito abaixo na segunda. Recordo-me de um lance em que perdeu as pernas na hora de defender, e foi Eliseu, que nem um super-obeso, a vir de um lado ao outro do campo para cortar aquela bola. De qualquer maneira, já sabemos que podemos contar com ele para defender e atacar, e estas quebras durante os jogos são algo a que nos habituamos e com o qual aprendemos a não implicar, ou não fosse ele o nosso Super Maxi.

Luisão: Impecável. Fazia falta esta voz de comando, e embora me parecesse que não começou muito bem no lançamento de jogo, quando a bola vinha para a defesa, estava lá Jardel para o ajudar, e isso também lhe deu confiança. Grande corte in-extremis, o oposto daquele Luisão que queria sempre sair no fim do ano, e que agora corta as bolas com precisão e nunca chega atrasado. Obrigado capitão por mudares de atitude, e por estares cada vez melhor.

Jardel: Já posso ir buscar aquele post em que digo que um dia se tornará num símbolo benfiquista, post esse que foi um decreto de insanidade da minha parte, para alguns, e um decreto de estupidez, para outros. É o meu jogador favorito desde D10S Aimar, neste Benfica, sendo bem capaz de assumir a titularidade caso Lisandro não prove o que todos dizem dele. (eu não sei, não vi nenhum jogo dele este ano, mas fiquei abismado com a pré-época que fez no ano passado)

Eliseu: Ora bem, o gordo mais magro do mundo surpreendeu-me, e de que maneira. Esperava que fosse André Almeida a jogar, achava mais lógica, mas, mais uma vez, JotaJota não se enganou, e de facto Eliseu marca diferença em relação a outros laterais que possámos ter, pois tem bastante inteligência a jogar (confesso que não sabia isso). Embora o seu peso ainda seja um problema, está no bom caminho.

Amorim: Impecável, mas discreto por estar mais recuado, mas nem por isso virou a cara a Luisão, na hora de sair a jogar. Falhou um pouco durante o prolongamento, deixando escapar algumas bolas, mas certamente afinará nas próximas semanas. Mesmo assim, prefiro-o como alternativa a Enzo. É preciso um trinco, e dos bons.

Enzo: Pau, Pau, Pau, Pau, Pau. Rei.

Gaitán: Um pouco abaixo, e um pouco perdido no campo (talvez por culpa de Talisca ou JotaJota), mas mesmo assim é, de longe, o melhor jogador deste campeonato. Honestamente, gostei de o ver (ainda que de forma exporádica) tão junto a Salvio em algumas jogadas. Ver Sálvio em campo é como comer um donut recheado, ver Gaitán em campo, é como comer um cabrito assado, mas ver Gaitán e Salvio a trocar bola a um metro um do outro é como ir morar para o Alaska numa cabana com aquecimento e TV Cabo e com 3 caribus no congelador para passar o inverno.

Sálvio: Para mim fez um jogo melhor que o Enzo, mas como o pau do Enzo andou a escarafunchar lá para os lados do Messi, então fica bem entregue. Não nos deixes nunca, Toto. Não faças como os outros, que eu sei que tu queres sempre ficar.

Talisca:

Lima: Desconcentrado e a falhar passes e remates. Nada de preocupante, tendo em conta que acabámos por vencer o jogo, mas é preciso afinar o pau, matador.

Gostei dos 3 que entraram, especialmente de Ola John.

E foi assim, ganhámos um jogador (Eliseu), uma promessa que falha muito mas está lá (Talisca) e recuperámos o maior problema de Artur - a confiança- embora alguns apitosnocu tenham feito de tudo para que isso não acontecesse.

6 comentários:

João disse...

Jorge Jesus a responder a um jornalista que lhe perguntou se depois desta exibição de Artur já havia titular para a baliza do Benfica (e eu não acredito em coicidências)
http://pho.to/6hSf7

os azuis e verdes de raiva disse...

pois o jornalista ou deve ser empregado da depuradora do campo pequeno ou da ETAR das antas.

porquê,porque tambemm viu os gestos o incomodo q foi para jesus um arbitro anti Benfica q deixava os do mexilhão verde do norte dar cacete cacete e pau de criar bicho e nepia ai não falou esse grunho disso porquê o gesto e tudo srs junta letras da TVI

os azuis e verdes de raiva disse...

pois o jornalista ou deve ser empregado da depuradora do campo pequeno ou da ETAR das antas.

porquê,porque tambemm viu os gestos o incomodo q foi para jesus um arbitro anti Benfica q deixava os do mexilhão verde do norte dar cacete cacete e pau de criar bicho e nepia ai não falou esse grunho disso porquê o gesto e tudo srs junta letras da TVI

Bezelga disse...

Cota é você? :)

Unknown disse...

E os passos do Beto aquando da marcação dos penalties? Tanta choradeira e páginas de jornal...
Agora, quando é o Artur, no pasa nada...

http://i.imgur.com/Jg3OmWU.png

Shiver disse...

Epá chupa até vindo de vos foi uma tentativa muito fraquinha.
Não tens melhor?
Devias ter-te ficado pela foto do gordinho a andar de bicla.

Por falar em gordo,temos lateral.
Dou a mão á palmatoria porque tal como o Vitto desconhecia a inteligência e acrescento,boa leitura de jogo e de ocupação de espaços do Eliseu.Em forma vai ser uma bela surpresa.

Em relação ao Talisca e ao contrario de ti não curto pataniscas por ai alem.

Se sai Enzo e Gaitan nem os maneis nos safam.