Benfica 2012-2013 : balanço

O Presidente


A época do Presidente do Benfica fica marcada pela sua reeleição. Foi um período extremamente violento na relação entre benfiquistas, sobretudo na blogosfera, já que nas urnas o resultado mostrou a existência de um grande apoio à obra realizada e por realizar pelo Vieira. Marcou-me a incapacidade que muitos benfiquistas revelaram em discutir sobre o Benfica sem que a diferença de opiniões caisse no insulto, mas, mais do que isso, marcou-me de uma forma bastante negativa a falta de nível demonstrada pelo Presidente do Benfica em relação aos benfiquistas que não queriam seguir a sua linha. Aproveitar-se do seu discurso de vitória para se dirigir a um grupo da oposição para dizer a um dos seus elementos "vai pro c...." é algo de muito baixo, demasiado baixo para a posição que ocupa.

Outra coisa me preocupa bastante : a situação financeira do Benfica. Certo, com o Vieira na presidência, o Benfica aumentou de forma considerável os seus activos, construindo mesmo património (mesmo se o Estádio deixou o clube e passou para a SAD). A BenficaTV é igualmente um sucesso, sobretudo com a aquisição dos direitos de transmissão da Premier League (façam contudo alguma coisa para aumentar a qualidade dos comentadores!). Mas o passivo não pára, ele também, de aumentar! O Benfica tem um crédito que faz com que possa ir existindo e desenvolvendo-se neste contexto financeiro e económico dificil. Contudo não podemos pensar que o que aconteceu ao Rangers, ao AEK e o que està a acontecer ao Sporting apenas acontece aos outros! Medidas sérias para baixar o passivo são urgentes.

No que toca ao desporto em si mesmo, vemos algumas promessas a ser concretizadas. Um futebol competitivo que luta até ao fim por todas as competições (a tal final europeia do 50+3+1 já lá está) e modalidades que continuam a ganhar  (no futsal estamos no final de uma grande era e temos que preparar uma nova equipa ganhadora, no hoquéi não nos conseguimos afirmar de forma sustentável... é o minha "dor" nas modalidades deste ano).

Um ano positivo para o Vieira, mesmo se algumas coisas devam ser melhoradas... e em especial a comunicação. Parece que o Vieira tem uma força enorme de agoiro. No ano passado abriu a boca antes do jogo contra a Académica e quando o Benfica tinha 5 pontos de avanço. Resultado? Em duas semanas essa vantagem desapareceu. Este ano abriu a boca antes do jogo contra o Estoril. Resultado? Em duas semanas perdemos o avanço conquistado. Não penso existir uma relação de causa-efeito, mas Vieira, por amor de D10S, não abras a boca!!!

O treinador


Eu fui um dos que começou a época a pensar que 2012/2013 era a temporada a mais do Jesus no Benfica. A conquista de 2010 e as Taças da Liga não compensam, a meu ver, as várias humilhações e titulos perdidos durante dois anos que eu considero catastróficos. Não compreendia a paciência que muitos tinham para com o trabalho do Jesus quando este, com muito mais meios, não conseguiu finalmente fazer melhor que muitos outros treinadores que passaram pelo Benfica e que não tinham à sua disposição nem um terço da qualidade que os diferentes plantéis do Jesus tiveram. Também nunca aceitei o argumento "Fergunson" para ele ficar na Luz (e continuo a não aceitar). O Man United, quando Fergunson chegou, era duas datas : 58 e 68. A sua aura não era a de um clube ganhador, tendo à sua frente Liverpool, Arsenal ou ainda o Everton. A tolerância dos adeptos do Man United era grande porque precisamente nunca na sua história o Man United dominou o futebol inglês. Pensam que se, hoje, o Moyes passar três anos sem titulos ele ficará de pedra e cal no banco? Certo que em Inglaterra existe uma outra cultura (não o nego), mas duvido.

Por que razão então hoje sou a favor da continuidade do Jesus? A razão é muito simples : finalmente fiquei convencido que ele é apenas um bom treinador. Este ano o Benfica teve o plantel mais desequilibrado desde que o Jesus está no nosso clube. A culpa foi da necessidade de fazer dinheiro que nos "destruiu" o meio-campo. Mas também do Presidente e da equipa técnica que pensaram não ser necessária nenhuma contratação para dar soluções extra (não nos esqueçamos que o próprio Jesus disse em Setembro que não queria ninguém, que tinha o plantel que queria). Em certa medida Jesus tinha razão. Chegámos a Maio com a possibilidade de conquistar tudo o que prova que o plantel que o Benfica tem chega para as ambições. Mas por outro lado acabámos de ver o que foi o Benfica quando um dos seus elementos chave por uma razão ou por outra não joga. Enzo não calçou na Turquia, perdemos. Enzo lesionou-se na Luz contra o Estoril : empatámos.

Penso que a não contratação de jogadores está na lógica de começar a apostar na formação. Nesse sentido não precisávamos de ninguém para o meio-campo (entraram A. Gomes, A. Almeida e nos ultimos tempos Roderick) mas se estamos mesmo nessa lógica, então porquê mandar embora o N. Oliveira e ir contratar o Lima? Atenção! Como é óbvio não está aqui em causa a qualidade do Lima, uma das principais figuras do Benfica deste ano. As poucas opções para o meio-campo foram um problema que Jesus conseguiu colmatar, tal como a falta de um terceiro central ao nivel dos dois titulares. Dois meses sem o capitão no inicio da época e um Jardel a quem, mesmo se continua a transmitir alguma insegurança, não podemos apontar o dedo. Nas alas Jesus alternou muito bem entre Salvio (mais regular), Gaitan (de volta às grandes exibições) ou ainda Ola John (puto ainda bastante irregular). Isto tudo para dizer que todos os buracos que o plantel tinha no inicio da época foram bem tapados pelo Jesus. Um grande trabalho que nos levou a uma final europeia, à final da Taça e à ultima jornada ainda na luta pelo campeonato.

Jogadores


Sobre os jogadores, não vou fazer uma analise pormenorizada, até porque penso que neste aspecto existe consenso no universo benfiquistas. Destaco :

Artur : apesar de algumas paragens cerebrais em alguns momentos importantes da época, continua a ser o melhor guarda-redes que tivemos desde Saint Michel. Podemos apontar-lhe o dedo em algumas situações, mas quantas defesas e quantos pontos eles nos deu? Grande guarda-redes!!!

Luisão/Garay : uma das melhores duplas de centrais na Europa que contudo desiludiu-me este ano pela falta de eficacia no jogo aereo em fase ofensiva e por vezes defensivamente. Luisão, apesar de todos os verões, transformou-se num simbolo do nosso clube. Garay é daqueles jogadores que jà sabemos que vai partir, demasiado grande não para o Benfica mas para Portugal.

Maxi/A. Almeida/Melgarejo : Maxi continua a ser Maxi, nem pior nem melhor. Apenas, com a saida do Javi que era perfeito a compensar as suas subidas, vemos hoje melhor os buracos que ele propria cria com o seu jogo ofensivo. Matic està mais sozinho hoje no trabalho defensivo do que estava o Javi com o Ramirez ou o Witsel. A. Almeida, puto de trabalho mas que ainda não compreendi em que posição ele é realmente bom. Melgarejo, inicio catastrofico, mas tornou-se num bom lateral-esquerdo... bom, não mais do que isso.

Matic/Enzo : no inicio da época desesperei com as vendas de Witsel e Javi. Hoje apenas posso dizer que nunca na vida trocaria Matic e Enzo por esses dois. Gostaria como é obvio de rever o Javi no Benfica, precisamente porque nos falta um terceiro meio-campista. Mas isso não invalida que Matic e Enzo sejam a dupla do ano para mim. Sobre o Enzo, cairam-me mal todas as suas declarações no ano passado. Lembro-me mesmo de dizer hà uns meses ao Devante que a unica coisa que me faria dizer bem do Enzo era que ele marcasse o golo da vitoria numa final europeia. Não marcou, mas o sofrimento que ele demostrou no final do jogo foi como um golo para mim jà que foi o mesmo sofrimentos que todos os benfiquistas sentiram. GRANDE MATIC, GRANDE ENZO!!!!

Gaitan/Salvio/Ola John : Gaitan de volta às grandes exibições, um dos jogadores mais técnicos do mundo que falha muitas vezes pela falta de atitude. Um ano depois voltàmos a ver o Gaitan de que todos gostamos. Salvio, aquela entrega de sempre, aquela vontade de ir para frente e de levar a equipa com ele. Sempre regular na sua vontade. Ola John, puto que como tal tem dois meses excelentes e dois meses para esquecer. Temos jogador para o futuro.

Cardozo/Lima/Rodrigo : Cardozo continua a ser Cardozo, continua a marcar golos que é isso mesmo que ele sabe fazer. Pode-se não gostar do estilo (eu proprio prefiro outro tipo de avançados) mas criticar a sua qualidade é ridiculo. Lima, grande contratação (aqui està um avançado ao meu estilo!) que se revelou decisivo vàrias vezes. Valeu todo o dinheiro que demos por ele! Rodrigo, começa a ser preocupante a dificuldade que ele tem em reencontrar a forma que tinha antes da lesão (jà là vai mais de um ano). Contudo, com a selecção de putos da Espanha, continua a marcar que se farta. Trata-se pois de um problema de esquema de jogo.

Aimar : cada vez mais D10S, sendo neste momento cada vez mais divino na sua presença/ausência como todos os deuses. Pode não contribuir no campo como antes, mas quando temos um puto babado como o Ola John a escrever no seu Facebook, aquando do primeiro treino de D10S apos lesão, coisas do estilo "Mais uma lição de Aimar no treino de hoje. Recupera depressa!" vemos o que D10S pode inspirar nos miudos e o papel que ele pode ter no futuro do Glorioso.

Adeptos


Devo confessar que estou muito desiludido com os adeptos do Benfica. Eu não tenho possibilidade de ir à Catedral pois encontro-me a viver longe de Portugal, e maior é a minha dor quando vejo que aqueles que podem ir não vão, fazendo com que toda a época (ainda por cima excelente durante quase toda a sua totalidade) tenha sido passada com metade do estadio vazio. Isto não é apenas culpa dos adeptos : é sobretudo de uma Direcção que não tem em conta a situação economica em que os portugueses se encontram e continuar a privilegiar uma politica de preços altos no que toca aos bilhetes. Mas podemos todos fazer sacrificios deixando de lado certos vicios para acompanhar o nosso amor... para quem fuma, jà viram que se deixarem de fumar um maço por dia poderão ter ao final do mês 100€ para ir ver o Benfica?

Como é obvio, dirijo-me sobretudo ao pessoal de Lisboa que não tem as despesas que o pessoal de fora tem. Tudo isto entristeceu-me bastante jà que não podemos dizer que a vaga benfiquista tenha realmente existido... existiu a partir do jogo com o Sporting, ou seja durante um mês... muito pouco para o apoio que o Benfica deste ano merecia.

P.S.: decidi escrever este texto mesmo antes do final da época pois tudo o que aqui escrevi não mudarà com a existência ou não do milagre no proximo domingo, com a perda ou não da Taça de Portugal. Com ou sem titulos, este ano ganhàmos finalmente a consciência de que podemos ser melhores, podemos ser os melhores. Paradoxalmente, a derrota na final da Liga Europa deu-nos essa consciência. Mostràmos ao mundo, mas sobretudo a nos mesmos que somos grandes e grandes continuaremos a ser. VIVA O BENFICA!!!

24 comentários:

David Duarte disse...

Para a proxima época penso que apenas dois jogadores serão vendidos (serà essa a logica dos proximos anos se queremos, e queremos, continuar a ser competitivos e fazendo entrar o dinheiro de que precisamos). Em principio esses dois jogadores serão Garay e Gaitan.

Estive ontem a pensar na venda do Gaitan... o que pensam de ele ir para o Man City estando o Javi, que não tem jogado muito, incluido na venda? Jà pensaram num meio-campo com Javi-Matic-Enzo?

Contudo se a venda do Gaitan fosse feita nestes termos, um terceiro jogador muito provavelmente teria que sair.

Pinto disse...

Li a publicação com muita atenção e há vários aspetos que concordo e outros nem tanto.

Em relação ao Vieira,desde que está no Benfica tem feito um bom trabalho a nível de reestruturação do Benfica isso dou-lhe todo o mérito,pois quando entrou no Benfica a situação era mais do que caótica ! Acho que o Vieira não escolhe é as pessoas certas para certos cargos...O nosso diretor de comunicação é uma vergonha,o João Gabriel não devia estar no Benfica,detesto o gajo e nunca vou mudar essa opinião.

Quanto à Benfica TV sou muito sincero,é excelente na próxima época termos os jogos do nosso clube na BTV mas por favor mudem-me os comentadores. Eu não duvido do seu benfiquismo/fanatismo mas não são os mais indicados,não querendo com isto dizer que ele não dão o seu melhor.

Temos a premier league... Seria de apostar no Pedro Ribeiro,que já comentou jogos na sportv e é um enorme benfiquista ! E certamente que se poderia aumentar a qualidade nesse campo. O RAP podia muito bem ter algo também na BTV,programas que pudessem na verdade terem mais audiência e interesse para todos os adeptos.

O canal pode ser do clube,mas os comentários só tem que falar da verdade,porque por vezes o fanatismo exagerado faz-nos mal e até nos chega a incomodar pois deixamos de ver o que na verdade se passou ou se passa.

Ah e mais uma observação para mim acabavam-se aqueles relatos dos jogos em que estão a olhar para a tv... é uma estupidez enorme e não sei quem pode estar a seguir a emissão da btv a olhar para 2 pessoas a relatar.

Mas quanto à BTV acho que está muito bem entregue ao Moniz e ele vai por aquilo no sitio.

Jesus... Opa o Jesus é uma situação complicada... É um treinador que põe as suas equipas a jogar um futebol de grande qualidade que consegue tirar o máximo da maior parte dos seus jogadores,que é capaz de pegar num jogador que ninguém dá nada por ele,ou muito pouco e fazer render uns 20 e tal milhões ou 30.
Mas o Jesus falha e geralmente falha ele e quem comanda o Benfica. Nos momentos certos falhamos sempre e por muito que o Jesus fez e faça a verdade é que estamos a caminho de entregar o 2o campeonato seguido ao Porto quando tínhamos tudo para ganhar com 4 pontos de avanço e tendo 3 jogos em falta,sendo dois deles em casa... Mas por outro lado,Jesus dá-nos 2 meias finais,uma final europeia e leva-nos aos quartos da champions não chegando às meias porque simplesmente nos cortaram as pernas contra o Chelsea.

O Jesus "deu" muito dinheiro ao Benfica com as vendas de jogadores nos últimos anos,mas não podemos esquecer o investimento que fizemos a qualidade das equipas que tivemos no tempo de Jesus e os resultados desportivos (títulos)são muito pouco,tendo até agora um campeonato e 3 taças da liga é sinceramente muito muito pouco.

Quanto à renovação é um caso complicado,ora vejamos se renovamos com ele 2 ou 3 anos,se a próxima época volta a correr mal,a única saída que há,é ele ir embora... Já imaginaram o quanto não custará ao Benfica despedi-lo?

Quanto à nossa equipa... Eu sinceramente não acreditava que o Benfica fizesse uma época como a que fez e aqui tenho que elogiar o JJ porque foi o enorme trabalho dele e aquilo que ele melhor faz que nos levou ao "sucesso" desta época. Não acreditava que tivéssemos equipa para todas as frentes depois de termos perdido o nosso meio campo,mas na verdade tivemos com o MATIC que para mim é superior ao Javi,mas que eu não dava nada por ele . Enzo Perez igual,desde aquela cena de ele não querer jogar no Benfica fiquei cego com o homem,mas a verdade é que hoje lhe perdoo tudo porque é um jogador enorme,que está a fazer uma época fenomenal numa posição que lhe era desconhecida (mais uma vez em grande JJ)!

O que nos faltou este ano foi um reforço na defesa e sinceramente é essencial ao Benfica 2 laterais e pelo menos um /dois centrais porque eu não duvido que o Garay vai embora...

Por isso,para o ano a prioridade tem que ser um reforço de qualidade no setor defensivo!

Pinto disse...

Continuação...

Agora gostava de dar algumas sugestões já a pensar na próxima época.

Com a vinda de Djuricic e Suljmani penso que para o ataque continuamos bem servidos,apesar de eu achar que é difícil substituir um jogador como o Gaitan (caso for embora).

No meio campo,penso que é preciso um reforço,não sabendo se temos soluções na equipa B ou se é preciso contratar fora. Dar mais tempo e ser um jogador mais importante na equipa,o André Gomes.

Para o ano gostaria de ver a fazer a pré epoca estes jogadores:

Miguel Rosa - Depois desta epoca na equipa B é mais que um prémio justo integrar o plantem principal para o ano.

Sidnei- É daqueles casos que não aproveita o seu potencial,que não tem cabeça,mas isso tem que ser trabalho do clube em lhe por juízo! Tem um grande mal,tanto pesa 70 kilos como 85 ! Mas foi caro e tem muita qualidade já o mostrou!

Diogo Rosado - o Benfica devia ficar com ele e por-lhe juízo na cabeça que o gajo joga muito se na verdade quiser!

Leandro Pimenta - Epa gostava de ver este rapaz a fazer a pré época e ver o que nos pode dar naquele meio campo.

Ivan Cavaleiro- Este miúdo,tem muita qualidade e acho que também podia ir de estágio com os "maiores" !

Oblak- tem que ser o nosso suplente para fazer concorrência ao Artur,mas continuava com o Paulo Lopes que mesmo não o conhecendo parece ser um enorme profissional que dá sempre jeito ter numa equipa!

Agora o que para mim é uma das maiores promessas que temos na nossa academia de formação!

Bernardo Silva - jogador júnior,mas que joga tanto tanto mas tanto que eu o levaria já ao estágio de pré época. Muito sinceramente este miúdo se não se perder pode ser o nosso numero dez! Não sei se acompanham os jogos de formação,eu acompanho e o que posso dizer é que este rapaz transpira futebol!
Tenho a certeza que vai bastar pouco tempo na equipa B para verem o quanto este miúdo promete!


P.S Quanto ao Aimar,se ele continuar a gostar do Benfica gostava que ficasse mas também gostava que a paixão pelo clube falasse mais alto e que baixasse o ordenado,já que em campo já não tem aquela preponderância fora dele será sempre a nossa MAIOR FIGURA!
No entanto,se o Jesus continuar Aimar vai continuar a jogar aos pouquinhos...

Pinto disse...

http://www.youtube.com/watch?v=XQ38H042m3s&feature=share

Fica aqui um cheirinho...

Alberto disse...

Não se esqueçam que o nosso orçamento subiu, mas o do Porto continuou sempre a ser superior. Apesar de tudo concordo que JJ deveria ter conseguido mais.

Muito bom post David.

DeVante disse...

Bom post no geral, no entanto há aspectos que discordo.
A nossa dupla de centrais terá de ser revista. Para mais se queremos ir longe na Champions sou da opinião que Luisão não tem pedalada para os grandes avançados das grandes equipas europeias. É lento, demasiado lento e fraquíssimo no um para um. Se Torres o comeu como comeu...Podem cair-me em cima, mas um clube da dimensão do Benfica, com as nossas ambições, não podemos dar ao luxo de ter um central, titular e capitão da equipa do calibre do Luisão. Inadmissível!!!

O Artur não me aquece nem arrefece. Pessoalmente não gosto dele. Falha nos momentos decisivos e é fraquíssimo a sair da baliza. Tem culpa nos 4 golos que sofremos dos corruptos esta época.

Sobre a dupla do meio campo, concordo. E satisfaz-me não ter enganado em ambos. Agora pode parecer fácil, mas nos idos de Setembro não era e todos me caíram em cima, principalmente por Matic. Vi logo que tinha bom toque de bola e os benfiquistas queriam alguém essencialmente para destruir. Matic em Stanford Bridge, já contra o Chelsea mostrou que era craque. Quanto ao Enzo, mantenho o que disse na altura. O amor à camisola dos jogadores é a qualidade e a dedicação que deixam dentro do campo. Enzo sempre me apareceu um jogador de raça e comprometido. Demasiado até e por isso saiu como saiu na época passada. Porque sabia que era muito melhor que Bruno César e só não viu quem não quis. Ele sim é um jogador à Benfica. Joga para ganhar e é bom de bola!
Deveria ser o nosso capitão por muitos anos...

Sobre Gaitán...outro mal amado na Luz. Não percebo porquê que a maioria dos benfiquistas o quer ver pelas costas...porque é bom e não enverga as cores corruptas? Quem em Portugal é melhor do que ele? O simulador Rámes?

O que é certo é que estarei em Lisboa no Domingo e conto ir à Luz e depois ao Marquês...exciting!!!

Unknown disse...

Grande analise

Como Sportinguista fico surpreendido como há Benfiquistas que querem Jesus fora do clube e como há Sportinguistas que acham que Jesualdo é unico treinador que serve ao Sporting

Alberto disse...

Também acho que está na altura de encontrar um substituto ao Luisão. Começa a não ter pedalada para alguns jogos.

Henrique disse...

Concordo com o facto de o Luisão estar a ficar ultrapassado.

O Maxi, temos de o dizer, é um a menos a defender. Até o Varela sobressai...Ou arranjámos um bom lateral-direito, ou apostamos no André Almeida. Mas é a mesma questão do Luisão, para a maioria dos jogos serve.





Luis Marques disse...

Para o ano podemos vender alas e avançados à vontade, que já temos contratados ou emprestados jogadores suficientes.
A defesa precisa de uma revolução, Maxi e Melga são bons mas é para suplentes, não é para titulares...
Era fazer dinheiro com malta do meio campo para a frente (não toquem no Matic nem no Enzo) e contratar defesas de kólidade!

Anónimo disse...

Boas,

em geral concordo com o que foi escrito. em relação à questão matic-enzo-javi, à mt tmp q ando a espalhar pelos meus amigos que gostava de ver o matic a 8 com por ex o javi a 6. o prob é q o 4-4-2 aqui desfazia-se ou n q eu a tactica deixo para outros..

Bastos Lopes disse...

David Duarte,

Nao nos podemos esquecer que o Nolito regressa para a nova época.
E que na altura Jesus contava com ele e com o chuta-chuta. Por isso perdemos 2 no inicio da época e 2 em Janeiro.

Espero sinceramente que o Djuricic, seja o que pintam e digo já que se assim for será um caso sério o meio campo da próxima época.

Por aquilo que tenho visto e ouvido o Carlos Martins vai de vela, com a possível saída do D10S, Gaitan e Garay.

Assim e depois da vinda dos dois Sérvios, o regresso do Nolito, acho que fica a faltar um médio que faça a posição do Matic e alguém de qualidade nas laterais.
A confirmar-se a vinda do Steven Vitoria, para substituir o Garay, apesar de o Argentino ser muito superior em termos defensivos, o luso-canadiano é um perigo na marcação de livres e no jogo aéreo ofensivo e defensivo.

Quanto ao Jesus, só posso dizer que está a consolidar o grande Benfica e melhor que ele vejo poucos a quererem vir para Portugal. Além disso o dinheiro que proporcionou com a rentabilização dos jogadores fazem dele uma mais valia e até um treinador barato.

hertz disse...

Acho que esta época foi um período de evolução e amadurecimento tanto do presidente, como do treinador e jogadores e até dos próprios adeptos.

O LFV esteve mais presente e em termos de comunicação também melhorou. Ainda há muito para melhorar mas pode-se considerar que este 1º ano de novo mandato foi positivo.
Quanto ao JJ, não tenho qualquer dúvida: é para continuar por muito tempo. Fico contente que a maioria dos adeptos reconheça o grande trabalho que ele tem desenvolvido e que apoie a sua continuidade como se viu na recepção da equipa após a final de Amesterdão.
Tem mais recursos à sua disposição do que anteriores treinadores? Ok, até tem mas mesmo assim luta contra um Porto que investe ainda mais na equipa, que tem 2 laterais que custaram 30M. Para além disso o JJ tem de lutar contra um Porto que em 3 anos perdeu 1(!) jogo para o campeonato. Basta ver quantas derrotas tinha o Porto em épocas anteriores. Eram várias por época. Não é fácil.

Quanto ao plantel, em 1º lugar acho que se devia fazer uma limpeza na equipa, dispensando aqueles que não contam para o clube.
Depois, devia fazer-se um esforço para manter os jogadores chave da equipa. Depois com a vinda dos 2 sérvios, mais o Rojas, com o possível retorno do Nolito e ainda a integração de jogadores da equipa B (por exemplo, Diogo Rosado e Miguel Rosa), acho que não é preciso mexer grande coisa do meio campo para a frente.
A nível defensivo é que se deverá fazer um grande investimento contratando jogadores de qualidade indiscutível. Também é necessário contratar um trinco para servir como alternativa ao Matic. E pronto, com este reforço de qualidade na zona defensiva, a performance da equipa iria aumentar substancialmente.

PS: Bem pessoal, acho que também podemos começar a olhar para o plantel do Atl. Madrid e ver quais os que estão à venda pois temos feito negócios com eles todos os anos (a maior parte foram ruinosos). Bem, devem ser grandes as comissões.

Unknown disse...

Excelente post! Concordo com quase tudo. Só acho que o Melgarejo não é um bom def. esq., é digamos... mediano/fraquinho. Por outro lado, as discussões entre os Benfiquistas caíram muitas vezes no insulto, mas na internet, que é o local propício a isso. No café duvido muito que tenha sido assim. Eu votei no Rangel, no dia a seguir às eleições andei de comboio com uma pessoa que votou no Vieira e discutimos o Benfica de forma elevada. Na altura eu estava convencido que íamos acabar a mais de 10 pontos do porto, felizmente, tão enganado estava.

David Duarte disse...

Sim, a defesa parece-me o ponto mais fraco para a proxima época. São necessàrios laterais e, como o Devante disse, se queremos fazer uma boa campanha no proximo ano na Champions serà necessàrio encontrar outro central. Mas o problema é que se o Garay sair, como muito provavelmente sairà, e se o Luisão deixar de ser o titular então temos de construir uma nova dupla de centrais... o que leva tempo. O Luisõ terà de ficar e concerteza a titular.

P.S.: como disse, se escrevi este texto antes do final da época é porque penso que tudo o que aqui està escrito não mudarà com os dois proximos jogos. Contudo não podemos esquecer que ainda temos dois jogos importantes que nos podem dar titulos. Temos de star com a equipa. ALIMENTA A UNIÃO!!!

LDP disse...

O fim desta época e o início da próxima poderá ser muito perigoso para o plantel.

De um lado há Gaitán, Matic, Sálvio, Garay com muito mercado na Europa e do outro há Luisão com 32 anos e a perder algum gás, Lima com 30, Cardozo com 29, Aimar com 33 (e nem do banco sai), Martins com 30 (e nem pro banco vai), Maxi com 29.

Falo de uma renovação cuidada e gradual antes que seja tarde de mais para alguns sectores da equipa-base.

Ou corre-se o risco de ver esta "geração rolo compressor" acabar sem sequer ter ganho 2 campeonatos (é o mínimo aceitável, acho).

É certo que já temos os putos Almeida e Gomes. Portugueses e seleccionáveis, com qualidade já mais do que provada. Também Oblak, Djuricic e Sulejmani (este para mim é ainda uma incógnita, pois desde que se lesionou gravemente há dois anos nunca mais foi o mesmo), Ola, e Rodrigo é inexplicável - corre que nem um desalmado mas poucas vezes bem, quando deve passar remata e quando deve rematar, passa ou escorrega. Há ali qualquer coisa e não é físico.

Javi e Coentrão, um deles vai regressar ao Benfica este Verão. Em que moldes não sei, mas ambos têm de fazer qualquer coisa para relançar a carreira em ano de Mundial. Coentrão é titular absoluto pelas Quinas é certo e Javi andou por lá a cheirar com Del Bosque mas não deixou rasto.
E ambos sabem que a final europeia jogada há dias pode catapultar o Benfica para uma boa época na Champions com uma miragem no olhar que se chama "final da Champions na Luz".

David Duarte disse...

"Javi e Coentrão, um deles vai regressar ao Benfica este Verão." Também tenho essa esperança LDP.

Então LDP, jà estamos mais de acordo com este post?

hertz disse...

Como o Mourinho vai embora do Real e foi ele que pediu o Coentrão e como ele nunca foi muito consensual para os espanhóis é provável que esteja na lista de dispensas ou de empréstimos. Seria muito bom ele vir.

LDP disse...

Com este sim, embora não em tudo, David.

Mas tal como no outro, de resto.

sinceramente prefiro Coentrão. Melga não me convenceu, pode ser um bom suplente do caxineiro assim como de Gaitán ou Ola, porque é esse o seu lugar de origem. Foram poucos os jogos bons que fez, e quase sempre mais competente ofensivamente do que defensivamente.
Jesus teve relativo sucesso com esta adaptação. aliás, em muito menos tempo dá-me muita mais segurança o puto almeida á esquerda que Melga.

Com Oblak temos um grande problema: é demasiado bom para ser suplente mas o lugar é de Artur. O brasileiro, por ironia do destino, tem responsabilidades grandes no ponto oferecido ao porto na Luz e que pode ser uma das chaves da atribuição do título. Mas quem é que não viu Buffon, Cech, Van der Saar, Saint Michel ou Zubizarreta oferecerem golos ao adversários? Todos, sem excepção.
Poderemos olhar para isto como um capitão de equipa, goleador ou não, que falha um penalty numa final. E aqui também os exemplos são numerosos.

eu só espero é que Aimar não faça o seu jogo de despedida contra o Moreirense. ainda que Djuricic tenha já assegurada a batuta do meio campo criativo para a próxima época. O puto é mesmo bom de bola e não percebi ainda como é que os tubarões europeus se deixaram dormir. O que quer dizer que Aimar, a ficar, não irá ter um papel muito diferente do desta época. Com ou sem lesões á mistura.

Divaguei...

ainda assim Duarte, e embora o menciones, acho que os balanços se fazem no fim de tudo.

Ricardo disse...

Ainda ligado ás maquinas digo....Por mim o Artur falhou nos momentos cruciais! Contra o Estoril, contra o Porto na Luz, na final da liga Europa e no golo do Kelvin tinha de fazer mais, nao tem estaleca para guarda redes do Benfica.

Unknown disse...

Tweet de Miguel Veloso para Artur...

http://goo.gl/V5jli

DeVante disse...

Ora aí está alguém com quem partilho opinião!
Junte neste rol o Luisão e o Rodrigo e tens a lista completa. Não percebo porquê que Luisão tem de ser titular, sinceramente...

rui disse...

São Benfiqueiros destes..e outros com o qual eu nao me identifico nada!Meus amigos eu vivo no Norte, Nos em 2005 fomos campeões e a equipa saiu do Bessa até ao aeroporto em auto carro caixa aberta a festejar até ao aeroporto.Nos,as gentes do Norte andamos na rua,e nos trabalhos com camisola do Benfica vestida sentimo nos sempre em casa.Nunca me senti intimidade nem ameaçado em lado nenhum! E agora apareçem estes gajos com textos e frases do genero ! SD ameaçam direção do Paços! Comentarios do genero: Se eles nao ganham vão partir aquela cidade inteira.As pessoas de Paços Ferreira vivem momentos de terror.O Norte é pior que a Siria! BASTA!! BASTA! BASTA DESTA CULTURA DO MEDO INFLIGIDA PELOS PROPRIOS "pseudo-benfiqistas" Quem tem medo fica em casa ou compra um cão,mas parem de uma vez por todas de infligir medo nas pessoas em relação ao porto e ao Norte! Seus COVARDES! As hipoteses que o porto tem de ganhar este campeonato são 90 por cento, é muito facil dizer coisas destas, o velho choradinho,sempre á procura de uma desculpazinha...o Benfica perdeu por culpa propria,Teve o passarinho na mão e deixou o fugir. ACABOU! Agora pelo amor de deus...DEIXEM DE UMA VEZ POR TODAS ESTA CULTURA DO MEDO!

rui disse...

Eu tambem varias vezes disse que ia ao dragao com o paulo lopes na baliza..sinceramente parece me ter estaleca pra ser nosso guarda redes,o benfica nunca foi campeao com guarda redes estrangeiros,isto pros supersticiocos.

O Rodrigo muito siceramente nao me convence