Edilson, o Italiano

Quem é o Edilson do Jornal Impacto?
Isto anda no no ar desde o passado derby, e com o passar dos dias, mais difícil é conseguir uma resposta lógica a esta pergunta. Pela "web" fora, as poucas referências que se vão encontrando são rapidamente reduzidas a "copy-paste" deste blog, sem nada de novo. Por entre os jornais, só O Jogo deu destaque. Por entre os Jornalistas, ninguém ouviu falar da personagem. Existe num fórum portista uma referência a que possivelmente seja Edilson Patrocínio, um blogger Brasileiro, mas isso foi uma confusão de google, logo a teoria caiu por terra passados uns links.

Só restava uma coisa. Investigar a fundo. Para isso foi necessário entrar em contacto com diversas empresas e organizações, para que pudéssemos fazer um bom trabalho. O único jornal que deu destaque ao sucedido na conferência de imprensa foi O Jogo. Após um breve telefonema, foi-nos informado que o senhor identificou-se perante os restantes jornalistas, já com a câmara desligada, como trabalhador do Jornal Impacto de Vitória da Conquista, na Bahia. Isso foi necessário porque existem vários jornais com esse nome em solo Brasileiro, daí a confirmação.

O passo seguinte foi contactar o dito Jornal Impacto, e para isso recorremos a um dos nossos enviados especiais em terras de Vera Cruz, o Nélson, que entrou em contacto com o director desse mesmo jornal, questionando-o sobre a existência do Edilson e da cobertura do derby Português. A resposta foi, e passo a transcrever: "Não trabalha aqui ninguém com esse nome não. Nem sequer temos alguém com esse nome em regime freela e não cobrimos a Liga Portuguesa, apenas a regional do nosso estado." O nosso repórter teve a amabilidade de gravar a conversa.

Com estes factos, tentamos entrar em contacto com o departamento de comunicação do Sporting, mas não obtivemos sucesso. Inconformados, resolvemos ligar para o Benfica, e fomos bem atendidos. No departamento de comunicação do clube encarnado, a senhora que nos atendeu estava bastante entusiasmada com o que lhe contamos, acerca da resposta do Jornal Impacto, e disse-nos para tentarmos Alvalade por outros meios. Assim o fizemos. Entretanto, deixamos o nosso contacto para quando Ricardo Lemos, assessor de comunicação do Benfica (também pensei que era director, mas ela negou isso), estivesse disponível para entrar em contacto connosco, o que nunca aconteceu. Ainda hoje esperamos a ligação de volta, entre tentativas diárias de ligar para lá, sem que nos atendam o telefone.

Então, após sugestão da nossa simpática amiga do Benfica, conseguimos o contacto pessoal de uma das assessoras de comunicação do Sporting. Quando nos atendeu, não estava à espera de alguém "estranho", mas foi isso que teve deste lado. Quando confrontada com a eterna pergunta, Quem é o Brasileiro que perguntou pelo penálti ao Jazuz, ela ficou notoriamente ofendida e depressa disse que não era Brasileiro, mas sim Italiano (daí o "trabalho num jornal brasiliano") e que era presença assídua na sala de imprensa de Alvalade, mostrando até bastante afinidade com o senhor. Confirmou-nos que tinha carteira de jornalista freelancer, por isso não entrou lá como penetra, que era o que queríamos saber, e disse que o senhor fazia peças jornalísticas para alguns jornais no Brasil, entre os quais o Impacto, onde cobria a liga Portuguesa.

"Mas... acabámos de ligar com o director desse mesmo jornal e ele disse que isso era mentira..." dissemos nós.

A senhora, que até então estava a ser surpreendentemente prestável, parou uns momentos, desconversou e despachou-nos, começando a falar em "casos", "não-casos", "nem o Benfica investigou isso, que querem vocês?" e desligou, após um "não vos posso ajudar mais, esqueçam este assunto..."

O passo seguinte foi contactar alguns jornalistas que frequentam Alvalade, e ninguém sabe quem é o Edilson Italiano, presença assídua em Alvalade. Apenas um jornalista, Brasileiro naturalizado Tuga disse que sabia mais ou menos quem era. "Um Sportinguista que usa a carteira de jornalista para ver os jogos do Sporting à borla". Mas que não sabe o nome nem nada sobre ele, e como já está reformado é complicado de saber. No entanto, continua a investigar o caso, assim como Marinho Neves se disponibilizou para tentar encontrar respostas para esta investigação.

Até lá, esperámos pelo telefonema do senhor Ricardo Lemos, esperamos que a senhora da assessoria do Sporting nos atenda novamente o telemóvel (hoje atendeu, mas despachou-nos com um "liguem mais tarde por favor!", sem nunca mais atender), e esperamos que alguém, ao ler este post, saiba explicar mais sobre o Sportinguista italiano com sotaque brasileiro que vai à borla ver o Sporting e faz perguntas a Jazuz sem eira nem beira.

15 comentários:

71460_5/8 disse...

ao que isto chegou... para se ler jornalismo de investigação temos de vir a um blog porque nos jornais só sabem é fazer copy paste!

iorda9 disse...

Epá temos adeptos espalhados pelo mundo inteiro !

Até italianos com sotaque brasileiro.

Para a proxima vez que tentaram falar com alguem do Sporting - indiquem o nome do blog e o NIB também - pode ser que a coisa não corra tão mal :)

LDP disse...

Vitto, amanhã de manhã pela fresquinha dá uma olhada no teu saldo bancário. Se vires alguns créditos esquisitos é sinal que alguém se lembrou de "afastar-te"...

Daniel disse...

é melhor não senão vem para aqui o 1904 chamar-nos mercenários e dizer que temos o cu cheio de dinheiro à conta do blog!

Señor B disse...

Tu queres ver que estavam a tentar armar uma cilada ao Jorge Jesus...

Será que é uma nova modalidade nos verdes?


(PS: que aquário deprimente)

Vitto Vendetta disse...

Foi preciso sermos escamoteados para que registasses o nick. :)

DeVante disse...

Iorda, priceless!

Daniel disse...

ó Iorda9, depois não queres que diga vocês andam sempre a lamber o cu ao porto... Até já usas da "fina ironia" (vulgo, fugir à conversa) do peido da bosta...

DeVante disse...

O Ramires é enorme...um jogador completo que eliminou o Barça com dois golos de levantar qualquer estádio!

Pedro disse...

Vitto, excelente trabalho. Só um pequeno reparo...para a próxima evita denunciares que te dá informação. Não precisavas ter dito " a senhora que nos atendeu ", podias ter dito "quem nos atendeu", " a nossa fonte dentro do Benfica", etc...sem revelar pormenores.

As criticas q faço ao jornalismo portugues estão aqui patentes...pq raio tem q ser um blog a fazer esta investigação? Não deviam ter sido logo os jornais a investigarem quem é este tal Edilson? Enfim..

Mais uma vez excelente.

É por isto q estavam a ser ameaçados?

DeVante disse...

Pedro, e quem te garante que não foi "um senhor" que atendeu ao Vitto?

Já está a fazer eco:

http://geracaobenfica.blogspot.com/2012/04/os-temas-importantes-so-interessam-aos.html

Pedro disse...

Não sei...mas se lá trabalhar uma senhora já tem os holofotes sobre ela!!! ☺

Vitto Vendetta disse...

Pedro,

o que dizes é legítimo, e evitei dizer nomes nos outros casos (a senhora do Sporting e o jornalista brasileiro que me disse mais algumas coisas) mas o Ricardo Lemos é quem dá a cara pelo clube, logo também dá o nome. Quanto à senhora, ela só nos deu uma sugestão de coneguirmos saber mais, não nos deu nenhum contacto, e o Ricardo Lemos sabe bem o que ela nos disse, por isso não vejo qualquer problema.

Obrigado :)

Pedro disse...

Sim..Ricardo Lemos é consensual.

Andrezini disse...

Excelente trabalho de jornalismo Vitto, deixei o link pa esta noticia no meu blog http://nuncaencontrourival.blogspot.pt/

Saudações Benfiquistas