Record tem nova direção (e eu gostei)


Não posso deixar de felicitar a nova direção do jornal Record (António Magalhães, Bernardo Ribeiro e Nuno Farinha), desejando-lhes todo o sucesso que aquele jornal merece ter. Nunca compreendi muito bem a entrada do antigo diretor João Querido Manha, contra quem não tenho nada em particular, mas sempre o achei um pouco desfasado das soluções que possam alterar a triste realidade que atravessa o mundo da imprensa.

Eu fui leitor do Record durante muitos anos, tendo começado a comprar o jornal (era tão baratinho na época) quando saía apenas 2 (ou 3) vezes por semana, e sempre foi o jornal que me habituei a ler, tendo até dificuldade em ler os outros por causa da paginação e da abordagem à notícia. Um dos motivos da minha fidelização foi a primeira edição da Liga Record, onde consegui, com uns 12 anos, figurar em primeiro durante 2 semanas. Essa é uma das provas que o Record sempre soube fidelizar leitores através de outras iniciativas que outros temiam arriscar.

Não sei se o novo diretor será o homem certo para recuperar o que se tem vindo a perder (quer-me parecer que já vem desde 2011), mas António Magalhães é um excelente repórter, com sensibilidade de terreno e de saber aquilo que o leitor procura. Se terá a visão necessária para um diretor, não sei, mas tenho a certeza que Bernardo Ribeiro, alguém que aprendi a admirar pelo jornalismo extra-futebol, e que terá certamente uma visão moderna e atualizada em relação ao que o leitor quer, e que ele poderá ter a mente aberta necessária para acompanhar a evolução do jornalismo, sobretudo do digital. De Nuno Farinha não tenho opinião, apenas o acho um bom opinion maker e não conheço o trabalho dele a fundo na imprensa escrita. A verdade é que, a partir do momento em que há um consenso por entre os benfiquistas (aqueles menos cegos, vá) que o jornal O Jogo é o mais sério, então é porque algo vai mesmo muito mal com o Record.

Resumindo, para quem não quer ler tudo - ao fim de 2 anos afastado, o Record volta a ganhar aqui um leitor, e daqui a um mês tentarei perceber o que mudou, e talvez o que poderia mudar para voltar a colocar o Record onde o seu Nome merece.

10 comentários:

Carlos Alberto disse...

Já vi que não estavas a ser irónico la no meu estáminé.

Tu achas mesmo que esta tripla é algo de bom para o jornalismo desportivo... oxalá estejas certo.

Eu continuo enlutado

Vitto Vendetta disse...

Não sou propriamente um gajo que utiliza a ironia, isso é mais para os presidentes corruptos :D

Nau disse...

O jornal «O Jogo» é o mais sério, li bem?
Os lagartos também estão ufanos com a nova direção! Tratando-se do jornal que se trata, não é para admirar: o Record não foi sempre um reduto do lagartedo?

David Duarte disse...

Também participei nessa primeira Liga Record e a melhor classificacção que consegui foi sétimo.

Lembro-me de "comer" toda a revista e de conhecer as estatisticas de quase todos os jogadores. O Abilio do Salgueiros dava muitos pontos. Na defesa o Artur Jorge e o Zé Nuno Azevedo do Braga também tinham boas médias!

Sobre o Record, jornal que sempre li. Tomei o hàbito aos domintgos, chuvosos e frios, de acordar com o meu pai a transer-me o jornal à cama onde o lia. Era para mim estranho quando ia ao café e havia apenas a Bola. Tinha a mesma sensação que tu. Não compreendia muito bem aquilo.

Contudo, numa coisa a Bola sempre foi melhor que o Record : nas capas.

David Duarte disse...

Bela colecção de erros, este meu ultimo comentario :

*classificação
*domingos
*trazer-me

NSC disse...

Um anti, um lagarto e um benfiquista envergonhado.
Boa tripla.

Miguel Barata disse...

Vai seguir o Farinha no twitter e depois diz se continuas esperançoso...

Rukka disse...

iaaa bem... que puta desilusão.
atão não é que o vitto curte o jornal rancord???
E estava este blog nos favoritos, dasss

Redceltic disse...

Eu por acaso sempre cresci a ler A BOLA. E gostava. Depois o jornal perdeu tamanho ficando com estilo tabloide, não só no tamanho, mas principalmente nas noticias... Do Record a ideia que sempre tive era de ser altamente sensacionalista. E note-se que sou do tempo da Gazeta dos desportos...Que chegou a pôr Ikpeba e Henry a caminho do Benfica...

jose disse...

Mas quem,para os jornais, e que nao esteve no caminho do Benfica?