A minha análise à entrevista de LFV

Tive oportunidade de ver a primeira parte da entrevista do presidente LFV no café, com algum barulho é certo, mas deu para ouvir respostas a questões que me interessavam. Aliás, ouvi uma resposta - não tenho de me preocupar com as finanças do clube - embora o presidente tenha também referido que a situação da banca torna o país numa bomba-relógio, prestes a afundar mais qualquer coisa a cada dia, sendo portanto um pouco contra-senso afirmar com tanta certeza que o Benfica não terá problemas.



Quanto à primeira parte, e com os devidos parabéns a Hélder Conduto, de quem sempre se percebeu a capacidade de trabalhar na nossa televisão sem precisar de fornecer qualquer favor profissional nas horas de aperto. Basta seguir atentamente os comentários em directo para se perceber isso. Embora o presidente não achasse necessárias todo aquele interrogatório, um jornalista quando conduz uma entrevista, é dono das perguntas, e, entrevistando um líder de uma associação, é-lhe pedido que esclareça as dúvidas dos associados, mesmo que outros associados não tenham dúvidas nenhumas, e Conduto foi exímio nesse papel, foi exímio naquilo pelo qual, e para o qual, foi contratado.

Gostei do ar natural do presidente, deixou transparecer o que o incomodava, e o que o alegrava, e isso só enriquece uma entrevista deste género. Isso não invalida o facto de lhe não reconhecer grande credibilidade em entrevistas anteriores. Antes que alguns espumem, e recordando-lhes que é aqui onde dou a minha opinião, se acham que isso é querer mal ao Benfica, então temos aqui um choque de ideias, o qual não estou disposto a resolver de ânimo leve, porque cansei da opinião que visa apenas descredibilizar quem tenta pensar o clube para além da bola, e de quem, constantemente, coloca os interesses dos responsáveis em detrimento do clube, mesmo que não se apercebam disso. Compreendo que haja muita merda na net sem pés nem cabeça, muitas acusações e invenções saídas de cabeças mágicas e, algumas, até servirão alguns interesses indirectamente. Não, não estou a falar do Ontem Vi-te No Estádio da Luz, embora muitos de vós gostásseis que fosse.

Voltando à entrevista. Vi a segunda parte em casa, e tirei algumas notas.


Positivo


A situação de Oblak. A partir do momento em que o esloveno, e passo a citar o presidente "foge pela segunda vez", não merece qualquer oportunidade no Benfica, por mais lucrativo que seja o negócio, ou por mais qualidade desportiva que traga a equipa. O presidente esteve mesmo muito bem, tanto por não ter baixado cláusulas como por ter recusado um possível regresso à posteriori. Não deixa de ser engraçado ver que muitos dos que já perderem o discernimento andavam a apregoar que os jornais é que inventaram tudo, e que o Oblak estava de férias porque fez um jogo pela seleção. Isto é só um exemplo para perceberem que nem ao presidente fazem bem com essa posição carneirista.

A venda de Garay. Mais uma vez ressalvo que não revejo credibilidade no presidente, mas não estou aqui de má fé, e parto do principio que o negócio Garay foi clarificado com a verdade, já que tem toda a lógica. É verdade que poderíamos ter um valor elevado, mas aqui pareceu-me mais um problema de sentimento, de agradecimento, de reciprocidade, e de não querer ir contra o jogador. Garay teve a promessa de sair no fim da época para ganhar mais dinheiro, e se a oferta milionária do Zenit já havia sido feita antes do mundial, tornava-se complicado dissuadir o jogador para ir ganhar menos em deterimento do clube. Está bem que todos queremos o melhor para o clube, mas o Garay não é nosso pai. Agradeço também ao presidente não ter alinhado (ou até pensado, não sei) nos esquemas sujos que, infelizmente, muitos benfiquistas defendiam (mais uma vez apenas para defender o presidente, pondo-o à frente dos próprios valores do clube), que era a venda de outro jogador por um preço exorbitante para não darmos muito ao Real Madrid. Isso é vergonhoso, não é negociar, é aldrabar, e se vocês acham que negociar é enganar, então tenho uma coisa a dizer-vos -çste país está uma merda por culpa de gajos com o vosso pensamento no negócio.

A venda de Markovic. Também fiquei esclarecido, e tem toda a lógica. Ninguém contaria que o sérvio superasse todas as expectativas, e era impossivel não o deixar ir para um Liverpool que quer ser novamente gigante, e foi vendido por uma pipa de massa.

Cardozo - Nada a dizer. Nem se trata de saber se faz falta ou não (eu acho que faz), a questão aqui era simples - Cardozo queria sair, e é um jogador que consegue ser problemático e trazer mau-estar aos colegas - logo foi a melhor decisão, com o jogador a fazer um bom contrato, e o clube a ganhar algum dinheiro com isso (o investido já teve retorno com todos os golos de Tacuara).

Investimento na Caixa Futebol Campus. Fico contente que se anteveja o que aí vem, em relação a contratações caras, e darmos todas as condições para os atletas poderem sair aptos à exigência de grandes jogos, embora perceba que JJ não é muito de dar oportunidades (não sei se está certo ou errado,mas que tem crédito, lá isso tem). Não concordo quando dizem para fechar a Caixa porque não se aposta na formação, embora percebo que estejam a ironizar com a situação. Devemos continuar a investir naquilo que pode ser a salvação do Benfica, caso aconteça algum descalabro.

Assumir o erro no caso Eliseu. É sempre bom ver alguém com cargo importante assumir um erro. Dá-lhe uns pontos com os mais cépticos, como eu, e aumenta a margem de credibilidade do entrevistado, especialmente se for o líder de quem o entrevista.

Não falar das outras equipas. Para mim, um defeito corrigido, e agora uma qualidade de LFV, pois aprendeu que, com vitórias não precisámos falar dos outros, o que me deixa contente.


Aspectos negativos


Começo por onde terminei há pouco. Moniz, João Gabriel e Rui Costa, no entanto, vieram a público uns dias antes falar dos outros, tornando a coisa assim um pouco estranha. Não gostei, mas é a minha opinião, e se Rui Costa ainda poderia falar dos reforços dos outros, uma vez que é o responsável desse sector no nosso clube, já Moniz vir falar do problema dos rivais com a banca não tem cabimento.

Luis Felipe - Eu ainda não tinha percebido que o jogador esteve parado meio ano para poder jogar no Benfica. É o que dá essa mania de jogar sujo, e que em nada traz sorte, apenas ilusão. Isso a juntar à forma miserável com que se apresentou, só demonstra que o jogador foi contratado, e deixado ao seu próprio destino até chegar à Portugal. Não se faz.

Djavan. Não é tanto pelo aspecto desportivo, confesso que não conheço bem o jogador, e reconheço melhor capacidade a Eliseu, mas o Benfica fica muito mal visto no meio disto tudo, pela imprensa, pelos adeptos, e pelos rivais, aqueles que não vão perder a oportunidade de nos deitar isto à cara quando falámos dos negócios sujos de Pinto da Costa, pois, não sendo um negócio sujo, é um negócio estranho e propício a esse tipo de 'bocas'.

Siqueira: Escusado. Todo um eixo com Eliseu e Djavan, muito mal resolvido, e quase desprezado de forma arrogante. Quem viu o presidente a rir-se quando falava dos problemas financeiros, só pode ficar chocado quando percebe que Eliseu não veio de graça por distração da direção, e que foi investido dinheiro que daria para segurar o brasileiro titular da época passada, que passou por mercenário desnecessariamente. Um erro assmido, e ainda bem que o fez, mas desvalorizado quando não o deveria ser, dando um ar de gestão financeira a martelo, que nós sabemos que não é. Escusado.

Ivan Cavaleiro - Embora não me incomode o seu empréstimo, até porque acho que há mais qualidade no plantel, é inadmissível ver o presidente a culpar os jornalistas, e pior, a culpar o jogador pela sua juventude, quando o único culpado nesta situação é o Benfica. Não foi dada uma única palavra ao jogador por parte do treinador, e mesmo que a direção lhe tenha falado, seria sempre necessária a palavra do nosso treinador para com o atleta, porque foi opção na época passada, e porque é um jogador do nosso clube, que deve estar motivado, e não o contrário. Inadmissível que se culpabilize toda a gente menos o próprio JJ, ou a direção por não lhe ter aconselhado a dar a palavra ao jogador (se o fez, deveria ter sido mencionado).

Empréstimos dos jovens da formação. Pense-se ou não, se os jogadores têm qualidade para jogar no plantel principal, toda esta questão fica confusa quando o presidente diz que foram emprestados não para serem vendidos, mas que, e passo a citar "há lá umas cláusulas". Esta situação deveria ter sido abordada de outra forma pelo presidente, que se mostrou desconfortável, ainda mais do que quando se falou no banco, e que me deixou um pouco triste.

No geral, gostei da entrevista porque devoro informação sobre o Benfica, e sobre a discussão do clube, mas só porque olhei para esta entrevista de forma distanciada, como adepto racional, e sem deixar que a minha opinião sobre LFV, que anda lá por baixo, viesse ao de cima.

11 comentários:

Kaz Patafta disse...

Esloveno!!

Vitto Vendetta disse...

Tens razão. É tudo o mesmo povo :)

Tim disse...

" preço exurbitante" escreve-se exorbitante.

nunomaf disse...

Foda-se que picuinhas do caralho. Uma posta destas e estão a implicar com coisinhas de somenos. Vão tomar pau no cu!

(cota do bigode mode *off*)

Abraço ao Vitto e aos dois chatos atentos. :D

lawrence disse...

Relevo à chamada de atenção sobre uns artistas que deram em correr tudo quanto é blogue, disparando muitas vezes o chamado "friendly fire"!
De tanto quererem defender algo, dão-se ao ridículo de inventar tretas que não tardam serem desmentidas pela realidade!
Até que ponto é que esta rapaziada acaba por denegrir aquilo que dizem "defender"?
E até que ponto é que são os primeiros a criar mais antagonismo à sua "santa inquisição"?
Quantos, depois de repetidamente achincalhados e ofendidos não tomarão a decisão de virarem oposição?

nunomaf disse...

Nem mais lawrence. Nem mais.

Eles surgem de todo o lado, dizem-se mais Benfiquistas que os outros. Dizem-se.

Tristes.

António Viegas disse...

A melhor análise que li até agora à entrevista do LFV.
Nota-se que, apesar de não gostares do homem, não deixas que isso te tolde o raciocínio.
Sabes ver os pontos fortes e fracos, e não deixas de falar de ambos, como devia ser sempre.
A tua postura é a que todos os benfiquistas (pró e anti-vieira) deviam ter.
Eu, apesar de pertencer aos prós (até agora não apareceu ninguém melhor), não deixo de concordar com todos os pontos negativos que mencionaste.
Sabes o que me irrita em blogues como o Ontem vi-te? É que para eles o Vieira é uma espécie de encarnação do demo, que está a dar cabo do nosso clube, isto apesar dos factos negarem abundantemente essa tese catastrofista.
E se alguém se atreve a contradizê-los, ou é burro ou mal-formado, ou ambas as coisas...
Eu por mim já desisti de tentar debater com esses senhores, até porque me censuraram alguns comentários menos convenientes, e eu não gosto de pequenos ditadores.

David Duarte disse...

Não gostas de pequenos ditadores = és pro-Vieira. Engraçado...

António Viegas disse...

Claro, David! É que o Vieira é um GRANDE ditador... Agora a sério, se me apresentarem alguém credível, e com um projecto consistente, não terei problema nenhum em apoiá-lo contra o Vieira.
Tens algum nome em vista?

David Duarte disse...

Antonio Viegas,

Não, ele não é um grande ditador, é mesmo um pequeno, muito pequeno ditador para pequena gente.

E bastante engraçada a sua logica. Não existe alternativa, então bora là apoiar o Vieira, pouco interessa o que ele faz. Tem o presidente que merece.

António Viegas disse...

Digo-te só isto: O Vieira pode ter muitos defeitos, mas o certo é que quando ele sair, deixa o Benfica MUITO MELHOR do que estava quando ele cá chegou.
Ou és capaz de me dizar que, tanto em termos financeiros, como de património, o Benfica está pior agora do que estava antes?
Até mesmo em termos desportivos, o SLB não ganhava nada há 10 anos.
Por isso é que eu o apoio, até chegar alguém melhor.
E não me venhas com a conversa ´de que as contas devem estar maquilhadas. Isso são suspeições sem prova que só vos tiram credibilidade nos ataques que fazem. Ponho essas afirmações no mesmo nível daquelas em que os portistas dizem que o homem traficava droga nos pneus...