Fraquinhos, fraquinhos

Ontem tive oportunidade de recordar velhos tempos. Assisti a uma gravação do treino da equipa de velhas guardas de Xadrez do Benfica. Foi um prazer, aquelas imagens a preto e branco, a velocidade dos lances. Confesso que a lágrima no canto do olho chegou...
Comparado com o que sofro a ver a seleção do Pepe com aquilo que me vai no SANGUE quando o BENFICA entra em campo, é como comparar o Aimar com o Adrien.
Sim. É verdade. A seleção é para mim um misto de emoções. Por um lado gosto do fiambre nacionalista, mas por outro detesto o queijo provincianista que torna uma equipa de futebol o símbolo maior de um povo. Ou antes, tenta transformar uma equipa de futebol numa coisa maior, mas... Esse lugar está ocupado pelo Glorioso Sport Lisboa e BENFICA.
E, este olhar, sem sentimento, para aquela equipa de futebol faz-me perceber que temos, de facto, uma péssima equipa. Para sustentar esta verdade recorro a uma pergunta simples: quantos daqueles jogadores teriam lugar no onze do BENFICA? Fosse eu o Jorge Mendes da Lagarteira, quais seriam os jogadores que iria colocar no plantel do campeão?
Oblak ou Pés de Chumbo?
Maxi ou João Pereira?
Siqueira ou Coentrão?
Pepe e Bruno Alves ou Luisão e Garay?
Rúben e Enzo ou Moutinho, Veloso e Meireles?
Markovic e Gaitan ou Nani e Ronaldo?
Lima e Rodrigo ou Ninguém?

Na baliza nem se questiona a gigantesca diferença e na defesa só tenho certezas: o Coentrão entraria de caras, os outros, nem para suplentes.
No meio campo, o Maça Podre talvez tivesse lugar nos treinos, os outros como apanha-bolas do Atlético Clube da Lagarteira. É que são mesmo maus! Valha-me Nossa Senhora dos Aflitos!
Nas alas a seleção está bem servida - tem o melhor do MUNDO. E ponto. O Nani é aquela coisa... E, por isso, não o queria para o lugar de nenhum dos alas do GLORIOSO, mas aceitaria de bom grado que fizesse parte do plantel do BENFICA.
Quanto a avançados, a seleção não os tem, logo, não há comparação.

Em síntese, entrariam dois de caras: Coentrão e Ronaldo.
Dois para o Banco: Moutinho e Nani.

Temos ou não temos uma seleção fraquinha? Também, com tanta gente formada na Academia dos Segundos Lugares, estávamos à espera de quê?
Dito isto, parece-me óbvio que temos equipa para ganhar aos States e ao Gana, rumo à fase seguinte. Mas, com os pés no chão!

1 comentário:

artnis disse...

Continuo na minha, não ganham um...!