Treinador de bancada


Todos nós temos um treinador dentro da nossa cabeça, enfim as vezes andamos armados em treinador, e hoje apeteceu-me ser um deles.

Sou um admirador , de 3 defesas (3-4-3/3-5-2/3-3-4/3-4-2-1) enfim tudo que seja 3 defesas, acho que a equipa fica em outro nível, não só pela dificuldade em introduzir uma nova dinâmica numa equipa, não só automaticamente mete o treinador com outro tipo de trabalho muito mais forçado.. Até o décimo primeiro treinador de futebol mais bem pago do mundo admitiu que usar 3 defesas é o mais difícil..








Com 3-5-2 passamos a ter "mais jogadores" em todas as zonas importantes do campo, podemos dar liberdade total a um mágico (Aimar, fazes falta) como o Markovic, Gaitan ou mesmo o Bernando Silva, ou até bem estudado cabiam os 3 na equipa. 
E claro, para mim, tinha de haver sempre um avançado falso, assim como faz o Tevez na Juventus.

Então és maluco metes o siqueira a lateral esquerdo?sim meto, daquilo que fez antes de chegar ao Benfica.
E o A.Almeida? Nem todos os centrais precisam de ser , grandes e maus, (o melhor exemplo actualmente é o Marquinhos do PSG) , o almeida é um jogador disciplinado, entende rápido as coisas, e tem pulmão.


No 3-4-3, o jogo circulava todo pelas alas, os laterais ficavam mais folgados, porque não eram obrigados a correr o corredor todo, pedia-se mais esforço no meio campo, Enzo tem pulmão, Matic também, bem disciplinados e treinados, a coisa dava-se bem (nunca obrigaria a correr tanto como o 442 ,com eles no meio sozinhos).


Enfim, gostava de ver o Benfica a jogar neste sistema, sei que é de extrema dificuldade, é só olhar as equipa que fora de Itália usa.. Mas para o nosso campeonato, iríamos surpreender, ao inicio podíamos sofrer muitos golos, (sofremos poucos agora queres ver!) .










49 comentários:

lisbonera disse...

Acho que não temos um plantel para 3-5-2 faltam-nos centrais de qualidade e com alguma experiência de ala. Já os corruptos lá de cima têm um plantel quase perfeito para isso, ainda bem que o Fonseca não vê isso.

Daniel disse...

Olha, só uma cena:


METE O ANDRÉ ALMEIDA NO CU! O GAJO NÃO VALE MEIA PIÇA ARRANCADA A ESFREGÃO DE AÇO!

d.gomes disse...

Lisbonera , temos o garay que acho com competência para isso , e o almeida também o vejo com qualidade para isso.. Gostava de ver o s.vitoria em acção para tentar entender se era viável ou não..

d.gomes disse...

Relativo ao porto sim , maicon e mangala..

lisbonera disse...

Não acredito muito que fosse viável, o garay até acredito que possa jogar mais descaído na ala, já o almeida como falso central tenho muitas dúvidas. O Steven é duro de rins, acho que o Mitrovic esse sim podia dar um bom defesa central pelo lado esquerdo, pelo que tenho visto na equipa B devia ser o nosso terceiro central, é muito bom a sair com a bola.

d.gomes disse...

Tenho muitas esperanças em mitrovic , mas falei só s.vitoria pela experiência quem tem..

Mesmo assim , continuo achar que dava, teriamos um meio campo sufocante , que bem posicionado , so com bolas longas para as costas eram batidos..

71460_5/8 disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
71460_5/8 disse...

de bancada n sei... mas treinador de jogos virtuais, bastante, porque a ideia que uma equipa com 3 defesas é mais ofensiva só funciona em jogos virtuais em que um defesa será sempre um defesa e nada mais que isso lol

d.gomes disse...

Ninguém disse que era uma equipa ofensiva.. Ser defesa no sistema de 3 , é muito mas muito mais difícil

Shadow disse...

Pra mim a frase chave é: fazer o melhor possível, com o mínimo possível!

Os golos marcam-se na zona dos avançados, por isso, se se poupar o máximo de tempo possível na defesa e meio-campo (transições rápidas, jogadas a 1-2 toques, movimentação constante) mais depressa se tem posse na zona de decisão!

Um trio de defesas permite maior liberdade aos laterais e ao trinco (que normalmente desce em situação de ataque)...

Mas pra mim o ideal é o triângulo no meio-campo! Os 2 melhores jogos de toda a época tiveram Matic-Enzo-Ruben Amorim! E neste triângulo ainda cabem Gaitan, Djuricic (9,5 o caralho!), Fejsa, André Gomes...

E é a pensar assim que compreendo a conversa do melhor plantel dos últimos 30 anos! Pk para o sistema certo, temos titulares de caras e uma ou outra alternativa mais segura!

Mas depois lembro-me de visitar o Museu Cosme Damião e de ver tanto craque (sem ironia) com o manto sagrado vestido e lembro-me logo de 2 ou 3 plantéis muitíssimo melhores do que este!

Enfim...

Unknown disse...

Já agora quem começou com a cena dos 30 anos (pelo menos dos últimos 20 deverá ser mesmo o melhor plantel).

joão carlos disse...

o manel ze já tentou e viu-se a barracada que deu, em portugal três centrais é para se marcarem uns aos outros.

POC disse...

Em princípio, só daria para fazer isto na pré-época, visto que exite muito treino.

É um sistema que pode potenciar o futebol de ataque, mas que se não tiver os jogadores certos (mas certos mesmo), não funciona.

Por acaso, até acho que Enzo e Siqueira pudessem ser opções interessantes, mas faltam os seus suplentes e falta (?) um central.

Por mim, é fazer 3-4-3 na Direcção...

Unknown disse...

3x5x2 exigia por um lado que tivéssemos centrais habituados a jogar na ala, ou laterais habituados a jogar no centro. Seria viável se David Luiz estivesse no plantel por exemplo.

Para além disso, Maxi é um ala sim, poderia ser o médio direito, e para lateral esquerdo nenhum é ofensivo o suficiente. Teríamos de usar o Escrotez?

No meio campo Matic e Enzo, com um criativo que seria Markovic, Gaitan, Djuricic ou Bernardo Silva.

Na frente Cardozo e Markovic por exemplo.

Se por um lado ganhávamos porque Gaitan e Markovic jogariam no meio e Enzo e Matic seriam poupados, por outro lado não existem laterais que consigam fazer todo o corredor, nem centrais que sejam lateralmente competentes o suficiente

Bustes disse...

d.gomes, percebo perfeitamente a tua teoria na medida em que sempre fui apreciador das tácticas só com 3 defesas...até porque a defender, táctica bem trabalhada, isso representa sempre, no mínimo 5 6 homes a defender, o que é bem mais seguro que o 442 "salve-se quem puder" que o palhacito do Jesus implementou...no entanto, tirando holandeses e alemães, no "futebol real" mais ninguém trabalha esse tipo de táctica, não percebo porquê. Em Portugal, principalmente com um platel como o nosso acho que, não só se justificaría plenamente pelas características dos jogadores que temos, como bem trabalhado, tanto defensiva como ofensivamente sería bem mais profícuo...mas o outro palhação é que sabe. 442 broche é o melhor que tem para oferecer.

d.gomes disse...

parece que ninguém acha credível o almeida a 3ºcentral, mas olhem que apostava as minhas fichas todas..

Unknown disse...

O problema não está na táctica, 3-4-3, 4-4-2, 4-3-3 de nada serve se a equipa não tiver dinâmicas de jogo. Tu podes no processo defensivo ter a tua equipa num 5-3-2, e depois quando recuperares a bola desembrulhares para um 4-4-2 (um processo bastante básico até), mas no Benfica essas dinâmicas não existem, porque no Benfica não existe colectivo.

O 4-3-3 do Benfica resultava, por causa das qualidades individuais do Ruben Amorim (posicionamento, visão de jogo, agressividade a ocupar os espaços vazios, sempre à procura de arranjar linhas de passe sólidas para os companheiros, boa capacidade de passe longo, bom a dar cobertura tanto às subidas dos outros 2 médios como dos laterais), que complementavam as qualidades individuais do Matic e Enzo, não há Ruben Amorim, o 4-3-3 já não funciona tão bem porque o Fejsa não é tão bom na construção de jogo ou porque o André Gomes não é tão bom a defender.

O Benfica depende muito daquilo que cada jogador consegue produzir individualmente, existe muito pouco trabalho colectivo, não há uma jogada que se possa dizer ''Eis uma jogada típica do Benfica'', às vezes parece que a equipa não tem uma estratégia pré-definida para desiquibrar defensivamente o adversário (a segunda parte contra o Arouca foi o exemplo disso), e quando se tem no banco o 11º treinador mais bem pago do mundo e que já está no clube há 4 anos, não exigir que a equipa produza mais do que está a produzir, continuar a pensar que estamos no bom caminho só porque ainda estamos na luta pelo título, é duma incompetência e burrice tremenda, só para não dizer que é um atentado ao Benfiquismo que existe dentro de mim.

DeVante disse...

Estou com o gajo que disse que devemos mudar de sistema na direcção...
Eu sempre gostei do 3-4-3...3 defesas, com Garay, Mitrovic e Lizandro tínhamos a coisa. O Almeida é fraco, disfarça porque corre muito. O Sílvio também é fraco. O Amorim é bom, pena ser de porcelana. O B. Silva merece oportunidades mais do que o Cavaleiro. Digam estas merdas ao décimo primeiro gajo pah...

N.T. disse...

Bom exercício. Só acho curioso que desprezes o Maxi, o jogador do plantel mais rotinado num esquema de 3 centrais.

Já agor,a no esquema 3-4-3, trocaria as posições de Gaitan e Markovic, já que o jogo deles seria mais de aproximações ao avançado em diagonais e beneficiariam em jogar com os "pés trocados". E trabalho de flanco seria mais no sentido de tabelar e lançar o ala (este sim repsonsável por procurar a lunha de fundo).

O problema é que falta um central técnico e rápido para este modelo, à imagem de um David Luiz, por exemplo (Jardel e Vitória não servem)

Sentinela um Estremecer disse...

Ri-me a bem rir. Obrigado.
E já agora, Bernardo Silva a Presidente da República já!!
Noção de realidade? Zerinhos.

d.gomes disse...

o Ruben disse tudo, por melhor que seja o esquema, nada resulta sem colectivo..

POC, 3-4-3 tática pirilau para a direcção..

N.T, infelizmente desprezo o Maxi já algum tempo, acho o tipico jogador essencial para ter num plantel, mas já para jogar a titular, não me parece.. Vai a queima, corre que nem um maluco para frente, faz faltas desnecessárias, e já não tem o pulmão que tinha antes..apesar de ser um exemplo para os outros, como é compreensível já teve o seu tempo..

Unknown disse...

Sentinela, zerinhos são os títulos que temos ganho com o 11º ao leme...

d.gomes disse...

LOL.. Não queria responder para não dar demasiada importância a estes catedráticos

Sentinela um Estremecer disse...

Quase, Ruben.
Mas o catedrático anda lá, na primeira divisão há quase duas décadas. Mostra aí o teu currículo de treinador.
Continuem a acreditar na história da carochinha de que o catedrático só joga no 4-4-2 e que durante um jogo não há nuances nem alteração de posicionamentos de jogadores (mas só no caso do catedrático). Continuem a acreditar que o catedrático não treina outras soluções tacticas para além do 4-4-2 chouriço. Epá, continuem a acreditar nisso tudo.
Sou catedrático porquê? Porque não concordo com este post e com a maioria das ideias dos comentários e ideias pré-concebidas que aqui espalham? Falta muito para me chamarem vieirista e adepto do benfiquinha?

E continuem a achar que o Bernardo Silva é o salvador da pátria desta época, sim.
Já posso rir, outra vez?

d.gomes disse...

não entendo, se treina isso tudo, se é tão bom..porque é que os outros ganham e ele não?

Amigo, bom é quem ganha..se não podes escolher outro desporto qualquer..

Bernard öZilva disse...

Vai SALVAR o FUTEBOL TUGA da sua mediocridade(aquele futebol dos meireles-micaeis-amorins & cia..)!

É o seu DESTINO...

Sua MISSÃO!

Sentinela um Estremecer disse...

Eu não digo que o catedrático é perfeito. Aliás, tem muitas falhas, como todos.
Porque é que os outros ganham e ele não? Se achas que alterar para 3 defesas é a solução para todos os problemas e se tenho de te responder a essa pergunta, então o que não falta por aí são outros desportos para acompanhares.

Bernard, esperemos que sim.
Actualmente ainda não é, garantidamente.

Bernard öZilva disse...

Não é porque o burro que serve de treinador ao Benfica não o mete a jogar!

Olhem o que está a fazer o Simeone com o Oliver Torres(esse tb é uma pérola do futebol!)...

É isso que o SLB precisa,um gajo com "cojones"(como "el Cholo")!

Bernard öZilva disse...

2,5 milhões,Simeone!!...

2,5!!!...

(e o outro anda quase com o dobro... -puta de nojo!!)

Bernard öZilva disse...

..............Artur............

Maxi.....Luisão...Garay......Silvio(Siqueira)

.............Matic................

..................Enzo..........

...........BERNARDO............

Markovic................Gaitan...

............Cardozo..............


É assim que o Benfica deveria jogar!

d.gomes disse...

Não acho que usar 3 defesas seja a solução para o Benfica, a solução passa por ganhar.. Podem ser todos bons , ter altos conhecimentos , mas depois se a equipa não ganha.. Nada serve esses conhecimentos.. Mas e eu nunca disse que seria a resolução dos problemas , disse sim que na minha cabeça o 352 ou 343 caberia neste Benfica.

Unknown disse...

Sentinela
Na 1ª época do JJ, onde existiam jogadores com a inteligência do Aimar, Saviola e Ramires em campo, e o Benfica jogo sim, jogo sim, praticava um futebol que deixava qualquer amante do futebol boquiaberto (aqueles 5 secos aos bifes do Everton foi qualquer coisa do outro mundo...), tiveste o JJ no seu melhor.

Eu sei que os jogadores do Benfica, ao contrário do que o Freitas Lobo tenta convencer o pessoal, não jogam presos num sistema táctico fixo, os jogadores estão sempre em movimentações, mas o que me dá a entender é que não conhecem os movimentos uns dos outros. No jogo contra o Rio Ave, antes deles empatarem, o Rodrigo dá um arranque a partir da direita que deixa meia defesa dos gajos para trás, abre na direita para o Lima e progride, solicitando um passe para o espaço vazio, o Lima pega na bola, encara o defesa e chuta para fora!! Este é só um exemplo, por jogo existem 10 jogadas do tipo, que se estiveres a ver o jogo com olhos de ver, tu ficas logo a pensar ''Mas estes gajos não treinam?? Mas estes gajos nunca jogaram juntos??''

Eu conheço bem o estilo de jogo que o JJ quer que a equipa pratique, deixar o adversário subir até uma zona do nosso meio campo, pressionar duro para recuperar a bola e depois lançar uma transição rápida, apanhando o adversário em contrapé, no ano do título, canto para a equipa adversária era o sufeciente para nós criármos uma situação de golo.

O meu problema é que a equipa não está a demonstrar em campo aquilo que pode, aquilo que já produziu noutros anos, o que só pode dizer 2 coisas:
1) ou não temos tão bons jogadores como pensamos que temos;
2) ou o treinador afinal não é tão bom como nós pensamos que seja.

E quando se tem o 11º treinador mais bem pago do mundo, o primeiro ponto não deveria ser um problema...

Unknown disse...

d.gomes

Com a variedade de jogadores que o Benfica dispõem, podemos jogar em qualquer táctica/estratégia, o problema é mesmo outro...

Sentinela um Estremecer disse...

O exemplo que apresentas da jogada Rodrgio-Lima nada tem a ver com "treinar juntos" ou não.
Isso é uma leitura tão redutora do que se passa dentro de campo e todas as suas vertentes, que culpabiliar os treinos pelo que se passou nessa jogada soa a infantilidade (sem querer parecer insultuoso). Basta pensar as fases negras que esses jogadores têm passado nesta época e pensar um bocadinho com a cabeça no lugar para facilmente perceber que o que leva os jogadores a decidirem, numa questão de centésimas de segundo, de forma um pouco mais "egoísta" é a procura do golo em seu nome para dar um pontapé na crise de confiança que persegue esse jogador. E isso nada tem a ver com treinarem juntos ou separados.

"Eu conheço bem o estilo de jogo que o JJ quer que a equipa pratique"

Já eu, infelizmente e por motivos profissionais, tenho faltado às reuniões lá no café da aldeia. Discordo completamente do "deixar o adversário subir até uma zona do nosso meio campo". Por norma tentas recuperar a bola, o mais tardar, na zona da linha do meio campo, caso contrário não valeria a pena teres avançados e extremos a caírem em cima do adversário 10 e 20 metros à frente dessa mesma linha de meio campo, como se verifica na grande maioria dos casos.

Claro que a equipa não está a demonstrar aquilo que vale. Tens vários lesionados que fazem grande diferença, e os putos novos não estão a mostrar tudo o que se esperava deles, seja por feitio seja por inadequada ambientação a um campeonato diferente, com equipas contrarias mais fechadas na defesa que no campeonato holandês ou sérvio.
Achares que o que se passa só pode ser devido a uma dessas duas possibilidades... nem dá vontade de continuar a conversa.
Se temos plantel para jogar com 3 defesas? Toda a gente tem. Se isso é solução? Neste campeonato? Alguma vez.

Unknown disse...

O Cu Adriense foi campeão lá em cima a jogar num sistema de 3 centrais...

Sentinela um Estremecer disse...

Acho que toda a gente sabe bem qual o "sistema" de 3 "centrais" lá de cima. Basta ver os nomes de alguns dos treinadores que lá foram campeões.

d.gomes disse...

ok ok..qualquer sistema é bom desde que se ganhe, chegamos a essa conclusão.. agora eu gostava de ver o Benfica a jogar na que mais gosto..

Baresi disse...

Em relação ao Bernardo Silva, vi-o ao vivo contra o Farense, e o Bilro (jogador que tinha sido dispensado no inicio da época, e depois voltaram a ir buscá-lo e é o trinco da equipa) pôs o "prodígio" no bolso, e depois foi à sua vidinha.
Atenção que sou benfiquista, mas como se costuma dizer "não é uma andorinha que faz a primavera".



Abraço

Bernard öZilva disse...

Estamos em Terra d'Israel(Terra Santa),Portugal perde 2-1,Rui Jorge troca Sergio Oliveira por Bernardo Silva...

E acontece isso("Roulette" à la Zizou):

http://youtu.be/Ke7j2rjp27k?t=2m27s

(2-2..)

Isso("Cabezazo de D10S"):

http://youtu.be/Ke7j2rjp27k?t=3m34s

(2-3)

..E isso(Dribble à la Captain Tsubasa):

http://youtu.be/Ke7j2rjp27k?t=5m3s

(3-4!..)

Desculpem mas "isso" chamam-se MILAGRES!

Houve Intervenção Divina....

Fehér 29 disse...

Ribeiro dos Santos, há jogos e jogos...

E nesta época foram mais aqueles o Bernardo Silva do que aqeueles em que o meteram no bolso, como esse que referiu.

PS- Só eu é que reparei que o Enzo está a médio interior direito e a ala também? Foda-se, era bom termos dois Enzos mas não temos!

Sentinela um Estremecer disse...

Este miúdo Bernard é mesmo assim ou faz de propósito? A sério. :)

Oh Bernard, por acaso percebes que essa "Roulette à la Zizou", como apaneleiradamente chamaste, foi um acaso tremendo a bola ter ido parar ao Cavaleiro para fazer golo, não sabes? Sabes que o Bernardo Silva tentou uma finta (que seria bonita, sim senhor) em desespero de causa porque foi a direito em direcção ao defesa, e que a bola fugiu-lhe por sorte para o Cavaleiro, não sabes?

Sabes que o "Dribble à la Captain Tsubasa", como infantilmente chamaste, não é assim nada do outro mundo, não sabes? É uma jogada como acontece aos milhares todas as semanas por esse mundo fora.

Sim, pá. O puto é tecnicamente mais evoluído que a grande maioria dos outros de 19 anos. Sim, ele entrou bem nesse jogo e foi decisivo para dar a volta contra esse colosso de israelitas com 19 anos, que têm uma soberba equipa.
Daí a ser o salvador deste Benfica , n primeira divisão, nas taças e nas competições europeias, vai uma grande distancia.

Não sei o que fumas ou que colas andas a inalar, quando colocas os posters do Bernardo Silva no teu quarto, mas essa merda deve ser bem forte. LOL

DeVante disse...

Essa de "salvador do Benfica" não percebi. Então para se dar uma oportunidade a um jovem, este jovem tem de ser "salvador"? Ou isso só se aplica ao BS?
Eh pah, fodasse...

rui disse...

Eu por acaso não tenho essa mania.COnversas á freitas lobo e oliveira e costas,de tacticas,e blocos altos são me aborrecidas mas tenho outras formas de avaliar um bom treinador,de um professor de ginastica.

Por exemplo,um treinador que sem já falar no que ficou para trás, perde 2 campeonatos da mesma forma ridicula e patetica não é grande espingarda.

Claro que..estamos a falar num mundo real,no bizarro world que é o benfica esse treinador tem direito a ser chulo,chantagista e exigir aumento de salario,e o nabo do presidente aceita e os socios batem palmas.

Bernard öZilva disse...

Não tenho NENHUMA LIÇÃO a receber de um tipo que escolha "sentinela não sei qué ócaralho" como nick...

Cala-te puta!

fui disse...

A.Almeida/Luisão/Garay
Maxi/Enzo/Amorim/Matic/Gaitan
Markovic/Cardozo

fui disse...

A.Almeida/Luisão/Garay
Maxi/Enzo/Amorim/Matic/Gaitan
Markovic/Cardozo

Sentinela um Estremecer disse...

Oh Bernardinho, não te estou a querer dar nenhuma lição. Vives no teu mundinho de fantasia à vontade. Mas, puta mesmo é muito mais quem faz nicks dedicados à paixão arrebatadora que tem com miúdos de 19 anos e anda pelas caixas de comentários de blogs a ter orgasmos sobre esses putos. Que aconteceu, há uns meses atrás? O Ozil ficou demasiado velho para ti? Cresce, puto. E se não tens nada de jeito para dizer, limita-te à tua insignificância. Vá, vai lá procurar mais videos no youtube, enquanto o magalhães não aquece em demasia.


Para a malta dos 3 defesas faço uma pergunta, quem sabe alguma das respostas me faça mudar de ideias em relação a essa tactica.
Num campeonato como o nosso, em que 80 ou 90% das equipas que defrontamos jogam em 4-5-1 bem fechado lá atrás e que se desdobra em 4-3-3 para o contra-ataque rápido, quantas vezes ficavam situações de 1-1, 2-2 ou 3-3 na nossa defesa? Quantas situações de risco eram criadas pelos adversários em contra-pé. Ai, o 4-4-2 é ultra suicida e um sistema de 3 defesas não tem tendência a ser ainda mais? Já para não falar da mecanização e treino bastante mais orientado que exige, para não acontecerem estas falhas. Não é coisa que se deva fazer do dia para a noite.

d.gomes disse...

se formos a ver, é igual.

o 4-4-2 ficam praticamente só os centrais atrás..quando temos a equipa balançada para a frente, em 3-5-2, ficam pelo menos 3..com 3 , a zona de coberta é sempre maior..mesmo que um saia a queima, e tente fazer falta e não consegue..

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.