Balanço individualizado da pré-época - ARTUR

Estupidamente desvalorizado pelos próprios adeptos, e sem defesa por parte da equipa técnica ou direção, o Rei Artur teve uma pré-época tranquila, com alguns erros normais nesta altura do ano. É consensual que, no final da época passada, a confiança do guardião caiu tão depressa como os juros dos swaps do citibank, mas deveria ser também consensual as magnifícas exibições que o brasileiro fez de águia ao peito, levando a que muitos já o comparassem a Preud'Homme.

De facto, o final da época passada, especialmente após o jogo no campo do dragom, foi um vexame que deitou todo e qualquer ânimo por terra aos jogadores, mas sendo Artur o dono da posição onde isso mais se nota, foi também dos mais criticados, talvez por, ao fim de tantos anos com jogadores para embirrar, a nação benfiquista não soubesse para onde se virar.

Não escondo a minha parcialidade em relação a este jogador, pois as suas defesas no primeiro ano de Benfica deixaram-me estupefacto, mas acho ridículo a forma como alguns Benfiquistas ilustres, wathever that is, teimam em condená-lo. Se uns pedem para que o brasileiro saia, nem que seja a custo zero, e a esses tiro-lhes o chapéu por serem frontais e directos, outros querem uma alternativa credível, pois não acham que Paulo Lopes (contratado para ser alternativa credível), Mika ou Varela (titularíssimos das seleções jovens) sejam bons o suficiente para fazerem sombra a Artur.

Agora pensem, se temos dois guardiões fantásticos das camadas jovens, que possivelente serão os futuros guardiões da seleção A (ou seriam, caso estivessem noutro clube que não o Benfica), e os nossos adeptos acham que eles não servem para fazer sombra a Artur, então é porque têm Artur em demasiada boa conta. Pelo menos deveria ser essa a interpretação lógica. Mas não é. O que esses adeptos querem é um novo guarda-redes, que substitua e despache o brasileiro sabe-se lá para onde. 

De qualquer forma, e tendo em conta que por variadas vezes nomes como Maxi, Melga ou Luisão deixaram o guardião desapoiado, não seria mais coerente pedir-se alternativas também para o sector defensivo? Não! O que interessa é encontrar um bode expiatório, e se já não é possível descarregar a fúria em Emerson ou Bruno César, Artur foi o grande visado da insatisfação encarnada, e nem a ressurreição de Roberto parece querer amainar isso.

21 comentários:

Alberto disse...

O Artur nos jogos decisivos caga-se todo. Já tivemos vários exemplos disso. É rezar para que corra bem este ano.

Maxi disse...

Bode eXpiatório "são todos nesta altura", graças ao final de época anterior... Ainda assim também acho muito exageradas as criticas ao Artur, uma vez que tal como disseste, já ninguém se lembra das defesas magníficas que fez.

Por outro lado, vale o que vale, também raramente me lembro de um golpe extraordinário do Gaitán, mas sei que ele os faz de 10 em 10 jogos... (falar no Gaitán já é de propósito. Sei que isto irrita alguns dôtores que treinam na bancada ou atrás da TV). Mas pronto, esse é um dos meus bodes eXpiatórios de eleição...

Vitto Vendetta disse...

Obrigado pela correção, estou a escrever meio às escondidas e não tenho ocrretor neste PC sabe-se lá porquê (até porque é numa redação de jornal)

Alberto, o Artur demonstrou várias vezes estar à altura nos jogos contra grandes equipas, sendo que isso até foi um dos motivos que me levaram a gostar mesmo muito dele, especialmente nos jogos da Champions contra equipas gigantes. O falhar nos momentos decisivos acabou por ser consequência do, tambem ele, falhanço da equipa. Não é justo estas críticas parvas. NAO É JUSTO!

Maxi disse...

Tentei ser subtil... lol

InvisibleKid disse...

Artur é um GR bom..querem um muita'bom, tentem encontrar um em final de carreira, como o nosso S. Preud'homme, ou abram os cordões à bolsa....e passado uma época vamos estar na mesma

Kiddo! disse...

Quem falha nos momentos cruciais é o Benfica não o Artur! E a culpa do Benfica falhar nestes momentos é do Jesus e do LFV!

O clube anda à deriva e a servir apenas interesses financeiros de alguns e assim nunca poderemos lutar contra um sistema podre de corrupção instalado pelo gajo que tem a mania que é irónico, mas não passa de um fdp que deveria estar a cumprir pena!!

Como alguém observou há alguns dias atrás: como é possível que para o ataque haja M€ para gastar e na defesa andamos sempre a remendar?!?!? São merdas destas que nunca irei compreender, a não ser que o único propósito destas contratações seja o de rentabilizar jogadores! Somos um CLUBE DE FUTEBOL não uma empresa ao interesse de alguns que se dizem benfiquistas!!
já cheira tão mal.....!!

rodes disse...

Artur é o melhor guarda redes do plantel mas tem algumas limitações que não parece conseguir ultrapassar.

Um guarda redes com o seu tamanho não pode ficar na baliza na maior parte dos cruzamentos.

Culpar a defesa por falta de apoio ao guarda redes é válido nalguns golos. Mas assim de repente lembro-me do do Jackson na Luz, do Estoril na Luz, do 2º do Guimarães na final da Taça, onde a culpa é apenas e só de Artur.

Não acho que Artur deva sair, mas precisa de concorrência. E não é Paulo Lopes que a vai fazer.

Para mim o suplente devia ser Oblak. Já rodou o suficiente. Uma época como suplente para na próxima ser titular.

JJ pensa o contrário. Os resultados é que não são os melhores.

Alberto disse...

Eu não estou a tentar encontrar um bode expiatório. As falhas do Artur, foram no entanto claras (assim como houveram falhas de outros jogadores). A mim parece-me óbvio que a sua insegurança se deve à falta de estaleca mental, mas é só a minha opinião.

O Roberto e o Moreto tinham grandes qualidades técnicas mas mentalmente eram uma bosta. O Artur é melhor que eles, mas não é (outra vez, é a minha opinião) um grande guarda redes, infelizmente.

Como disse, é esperar que a época lhe corra bem.

Klaudio disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Klaudio disse...

O problema de alguns adeptos benfiquistas é o de individualizar as responsabilidades nos jogadores, aquando das derrotas. Criou-se a ideia (errada a meu ver) que os jogadores, individualmente ou coletivamente, são os únicos responsáveis pelos insucessos do clube, pois alguns adeptos acham que o JJ é o único treinador capaz e o LFV o único presidente decente para comandarem os destinos do nosso clube.
Eu gostava de ver o que conseguiria fazer, por exemplo, o Fernando Santos com estes sucessivos planteis e orçamentos que o catedrático tem tido.

Henrique disse...

Parece-me que o Mika já demonstrou ser o novo Paulo Lopes. Daí não ficar admirado por se achar o Artur excelente.

Já o ano passado, o golo do maikon em fora de jogo tem uma grande contribuição do Artur. A questão é que este ano o Artur evidenciou-se pela negativa em diversas momentos importantes (Porto, Estoril, porto novamente, final da taça). É natural ser mais apontado que os restantes. Perdoa-se rapidamente um golo falhado, mas não uma falha do guarda-redes. É a bola.

hertz disse...

O maior "problema" do Artur é jogar na posição de GR. Os seus erros dão mais nas vistas e num jogo até pode fazer umas 10 defesas impossíveis mas se é mal batido no golo que dá a derrota à sua equipa então é culpabilizado por isso. É a injustiça inerente à posição de GR. Por exemplo, esse jogo do Estoril toda a gente culpa o Artur pelo resultado. O Lima nesse jogou falhou 3 oportunidades de golo claríssimas. Após o jogo alguém falou do Lima?
Nesta pré-época em todos, mas mesmo todos, os jogos vejo vários adeptos e blogs a culpar o Artur pelos golos sofridos o que demonstra que já não há racionalidade nas análises ao Artur.

Pedro disse...

Só não sei onde ocorreram essas fabulosas defesas e exibições no passado. Artur sempre foi este Artur a diferença é que para nossa sorte os erros dele não deram golo na.primeira época....

Benfiquista Tripeiro disse...

Este Artur é o mesmo que se andou a arrastar por Itália e o mesmo do braga, ou seja, mediano com aspecto de grande guarda-redes. Mas o aspecto não defende golos.

Red Sniper disse...

Queremos um guarda-redes à séria para competir com o Artur?
Então o Rui Costa só tem que dar uma saltada até NICE, falar com o presidente do Olympique de Nice, e convence-lo a vender-nos o David Ospina, tem apenas 24 anos,e é só o g.redes da selecção da Colombia;terminou o contrato a 30 de Junho e não sei se já renovou, já que na época passada esteve quase de saída para o Besiktas...

http://www.youtube.com/watch?v=wQjho4OrvVo

HC disse...

A única coisa fantástica no Mika é haver quem o julgue jogador para o Benfica. Nas selecções nunca faltaram jogadores banais (o Caetano também era titular e é suplente no Paços de Ferreira).

Quanto ao Artur, é (demasiado) fraco nas bolas aéreas e no jogo com os pés. Enquanto ia fazendo paradas excelentes ia disfarçando. Mas um GR tem que ser consistente nas diversas áreas. Se defende bem entre os postes mas depois é um ai-jesus cada vez que há um canto, um cruzamento ou um livre para a área feito por uma equipa capaz (o que não é normalmente o caso das do campeonato português), então não serve. Não para o Benfica.

Diogo_F disse...

O Artur é um desastre com a bola nos pés e falha muitas vezes quando sai da baliza (falhas de comunicação com os defesas ou aselhice do próprio)!! Eu recordo-me de grandes lances do Artur e de jogos em que já nos valeu alguns pontos..mas sinceramente já não confio nele, as falhas que lhe apontei acima ocorrem cada vez mais! Sou um dos defensores de que o Oblak tem já experiência suficiente para ser o dono da baliza, além de todas as outras qualidades que possui e que tem ainda muito tempo para as potencializar. Pelo contrário, o Artur já não aprende nem aperfeiçoa mais nada...

DeVante disse...

Quando é Roberto ou Emerson já podemos individualizar, mas se for Artur já não podemos. Que lógica de merda é esta?
O golo que deu o campeonato aos corruptos era defensável para qualquer redes da liga, mas optou-se por "individualizar" o Roderick, que é fraquíssimo também.
Artur teve culpa em TODOS os golos que sofremos dos corruptos na época passada e nas outras finais que disputamos. Parece que anda tudo distraido, é que perdemos tudo exactamente no final da época, altura onde o Artur lembrou-se que era um merdas!

Unknown disse...

Terei sido eu o único a ver as exibicoes do Paulo Lopes na última época e mesmo nesta pré-época? Consistente e com defesas de categoria, se o Artur passa por um momento menos bom entao é dar uma chance ao PL. Discordo das "vozes" a pedir Oblak como suplente esta época, se ele tem categoria entao terá que rodar, nunca ser suplente pois isto a meu ver teria um impacto negativo na sua progressao.

Luis Marques disse...

Há pessoas que falam do Oblak como se ele ainda fosse nosso... Isso vai ser outro Miguel, anos nos tribunais e depois um milhão ou dois para o SLB.
Ou então vai para o Vallaloid e não nos os pomos em tribunal por causa do Oblak e eles não nos põem por causa do LOLo.

Rafael Ortega disse...

Como já li noutro blog o Cardozo o ano passado, em cada um dos jogos com os corruptos, fez um remate muito colocado, muito difícil de defender, o Halton esticou-se e foi buscá-la. Tivesse uma delas entrado e o Benfica era campeão.

O Artur, pelo contrário, e principalmente no jogo da Luz, sofreu golos que nem nos distritais se pode sofrer.

Lutar contra árbitros, lutar contra equipas subservientes que abrem as perninhas aos corruptos, lutar contra sorteios aldrabados, lutar contra tudo isso ainda por cima com falhas graves dos jogadores nos momentos decisivos...

Não estou a individualizar as falhas do Artur por ter dado barraca no fim. Ninguém caiu em cima do Artur nos jogos com Beira-Mar e Estoril na 1ª volta porque ganhámos, mas foram uns senhores frangos que ele deu.