All in the mind

Não há volta  a dar, esta época foi um fracasso. É bom estar perto, é bom estar nas decisões e é óbvio que prefiro o que aconteceu esta época do que estar fora de tudo em dezembro.
Mas o que conta para um clube como o Benfica são os títulos e esses este ano foram iguais à diferença entre golos marcados e sofridos pelo Sporting neste último campeonato: Zero.
(já não picava o Sporting há muito tempo. Estava com saudades!)
Estas últimas 3 semanas mostram que, infelizmente, andar muito tempo arredado das grandes decisões tem o seu preço. Falta-nos cultura ganhadora.

Estes momentos nunca são bons conselheiros. Uns vão querer meter o JJ numa guilhotina. Outros vão querer ir mais longe e guilhotinar JJ, Vieira, a direção do Benfica, a equipa técnica e alguns jogadores. E outros ainda vão querer guilhotinar os que querem guilhotinar responsáveis do Benfica.
Eu sou da opinião que precisamos todos de fazer um bocadinho de Yoga.

Dizia aqui nesta chafarica há uns dias que não precisávamos de grandes revoluções no plantel. Não mudei de opinião, mas acho que depois do desaire de ontem o Jojoca pode não ter condições para continuar.
Não faltam argumentos fortes a favor da continuidade e não faltam argumentos fortes contra.
Acho que tudo vai depender do plantel. Estão com ele ou estão enervados e/ou fartos do estilo de jogo que os desgasta física e mentalmente? O episódio com o Cardozo dá que pensar.
Para mim, o jogo de ontem teve todo o sabor de fim de ciclo...

Não sou entendido de bola nos aspectos tecnico-tatico-coiso-e-tal, mas na minha opinião de gajo que percebe tanto de bola como de cinemática vectorial (e tive disso na universidade!) parece-me que há muita dificuldade em gerir jogo e em alturas cruciais de jogos cruciais o JJ parece claudicar sempre.
Ou estamos a massacrar ou estamos encolhidíssimos e meio à nora, não há meio termo. E se o massacre não dá golos ou não nos deixam massacrar, a coisa geralmente corre mal.
E não, não estou a dizer que o estilo tiki-de-caca do porto, de andar para ali a trocar bola sem grande consequência à espera que alguém pegue na bola e resolva (givanildo retardado, árbitro, jackson ou um kelvin qualquer) é que é bom.
Sei é que já vamos no 4º ano disto. Se no primeiro tínhamos o elemento da surpresa, nos 3 seguintes já se viu que não resulta. Se não dá para manter a vertigem atacante durante 90 minutos, tem que haver períodos de gestão e pensamento de jogo.

Épocas como esta podem ser boas para nos reerguermos e fazer crescer, como o Bayern de Munique bem o demonstrou este ano. Só que para isso acontecer, é preciso que se tirem lições dos fracassos e neste capítulo, a direção do Benfica tem falhado quase sempre.
Uma época como esta não pode ficar sem consequências. E quando falo de consequências não falo necessariamente de cabeças a rolar e sangue a jorrar.
O treinador até pode manter-se (até porque está longe de ser o único culpado do fracasso) mas são necessárias mudanças de mentalidade, de discurso, de postura e de forma de jogar. Mudanças transversais ao clube, a começar no topo e a acabar na base. E não só no futebol!

Temos que ser exigentes (e ao mesmo tempo razoáveis). Temos de deixar de andar toldados pelo medo. Medo de mudar, medo do que o porto faça, medo de o JJ ir lá parar.
Jesus é um bom treinador que nos deu muito. Mas, que diabo, mais nenhum treinador é bom? Mais nenhum serve para o Benfica?
Se Jesus sair deixa trabalho feito e muita pedra partida. Caso saia, a direção do clube tem de saber aproveitar esse bom trabalho, essas bases que foram deixadas, mas deixando o novo treinador implementar as suas ideias.

Os próximos dias devem servir para refletir e não para andar à bulha e a atirar culpas à maluca, tipo americanos a atirar balas em locais públicos.
Veja-se que condições há, que condições se podem criar e trace-se um rumo. Sem dramatismos!

Termino com os parabéns ao Vitória de Guimarães e, sobretudo, ao seu treinador.

Parabéns também ao Basket! CAMPEÕES!!


33 comentários:

Pedro disse...

"Jesus é um bom treinador que nos deu muito"

Oi?? Que muito? Onde está esse muito? Qts vezes se foi para o Marquês festejar esse muito?

rodes disse...

Concordo com quase tudo e também não compreendo esse medo do JJ ir parar ao Porto. Medo de quê? Que venha a ser campeão lá? E qual o espanto? No Porto até um pau de vassoura no banco era campeão. E 4 milhões por época para 0 títulos acho que é demais.

Acho que está na altura de dar o passo em frente e cortar com JJ. E depois se verá se o novo treinador com o investimento que tem sido feito na equipa (sim JJ teve à disposição o maior investimento de sempre na equipa) mantém a equipa a jogar bem, mas a ganhar títulos.

Mas não só cortar com JJ. Os Carraças, os João Gabriéis também. E o presidente que se mantenha calado. Sempre que vem com entrevistas dá asneira.

Para treinador, há dois anos que tenho esta opinião, gostava de ver Rui Vitória no SLB. É um treinador humilde, honesto, educado, e principalmente benfiquista, com hábito de trabalhar com jovens jogadores. Podia ser que vissemos Miguel Rosa na equipa principal. É incrível como nem uma oportunidade teve este ano.

Benfiquista Tripeiro disse...

Tem de sair. Não entendo como é que alguém ainda defende a permanência dele. Rua, até ao fim da semana tem de ter as malas aviadas.

Tutuala disse...

O que mais gostei ontem foi a maneira como o vencido homenageou o vencedor na hora da entrega do troféu: recolher ao balneário. Bastante digno e honrado. Mas como diz o outro, o fair play é uma treta, não é?

TM2C10 disse...

Pior que a época do Benfica, é ainda existir a questão no ar da renovação.

Espera lá, um treinador que em 4 anos, ganhou um titulo (quer queiramos, quer não, num ano atipico do Porto) na ultima jornada e que a começar nesse ano e a terminar ontem, não conseguiu ganhar um jogo importante... enfim!!!

Como se pode colocar a questão da renovação no ar? Há 3 anos sem ganhar nada, com as melhores condições em Portugal, como tudinho, num ano do tudo ou nada, termina desta forma, humilhando milhoes de adeptos... questiona-se o que???

E não é preciso dramatizar nem mudar meio mundo... é apenas preciso somar 1+1 e concluir que dá 2. A equipa é boa, o plantel é bom, os adeptos estão a equipa. Há dinheiro, há respeito pelo clube, há tudo... apenas não ganhamos. Simples. Muda-se o treinador. É o fim dum pequeno ciclo.

Não é preciso mudar tudo, é preciso apenas mudar o treinador, manter o mesmo trabalho, manter estes jogadores e já está. Rui Vitória, quem sabe, para mim o escolhido. Vejam o que fez nos juniores do Benfica (a melhor equipa de juniores que o Benfica alguma vez teve)... o que fez no Paços, e agora em Guimarães. Pensei nele, com Rui Costa por trás, e LFV a continuar a fazer este bom trabalho de gestão (mas calado)...

Enfim... é tão simples, não percebo a complexidade que se está a criar... não há dúvidas nenhumas. Não ganhou, teve 3 oportundades. Um abraço e um queijo. Muda-se apenas e só o treinador porque tudo o resto está a funcionar bem. Arrisquem alguém novo, com mais ambição, com mais inteligencia. É tão simples que me faz confusão andarem com tanto argumento do fica ou vai...

PS: Aos adeptos que defendem a continuidade do JJ com argumentos da recente historia do Benfica. Amigos, aprendam a ser do Benfica. O Benfica tem 110 anos de história, o JJ ou qq outro nao sao maiores que o Benfica. Deixem de ter mentalidade pequena. Deixem esse conservadorismo estupido. O Benfica nao acaba, porque o Benfica somos nós. Nunca tiivemos tao fortes como agora, e andamos a perder hipoteses de ganhar, porque um gajo chamado JJ é mais teimoso que 6M de pessoas juntas

hertz disse...

Neste momento, a questão da renovação ou não do JJ não tem a ver com competência/incompetência mas com questões emocionais. Pelo que vi ontem na atitude do Cardozo e da própria equipa durante o jogo, os jogadores já não estão com o treinador. Há um desgaste enorme na relação deles. O JJ não conseguiu conter as lágrimas após o 2º golo o que também denota algum descontrolo emocional e desespero. Mais do que questões de competência, o que não parece haver são condições mentais para prosseguir.

Eu também usei essa comparação com o Bayern algumas vezes mas pensado bem, não dá como comparar pois no caso dos alemães os jogadores e adeptos estavam com o treinador e acreditavam no trabalho que estavam a fazer e para além disso têm uma direcção e gestão de topo (não foi por acaso que o Guardiola foi para lá mesmo tendo melhores propostas financeiras). Pelo contrário, a nossa direcção é uma lástima. Para mim o LFV é o grande responsável por este fracasso desta época. Em 1º lugar deu um plantel completamente desiquilibrado ao JJ. Depois quando a equipa estava a fazer bem o seu trabalho ele surge do nada e vai dar uma entrevista (para quê caralho?) a falar que o JJ era o seu treinador e mais não sei o quê. E o JJ sempre a dizer que não queria falar e pensar no contrato e eis que surge o LFV com aquelas declarações de merda a fazer com que os jornalistas pressionassem ainda mais o JJ. E mais, se o JJ é o treinador dele, porque é que nunca aparece e mostra o seu apoio quando há derrotas como a de ontem?

E relação a ele poder ir para o Porto, não há que ter medo nenhum. Ele no Porto vai ganhar muitos títulos e até provavelmente a Champions e depois espero bem não ver adeptos a dizer: ah e tal mandaram o JJ embora e ele agora ganhou isto e aquilo no Porto. Nada disto interessa. Se o JJ já não tem condições para continuar no Benfica não o vamos manter só para não ir para o Porto. Era o que faltava.

O que se passou ontem foi um final do mais péssimo que poderia haver. Perda único troféu, péssima exibição da equipa, empurrão de um jogador ao treinador e ainda recriminação de um colega em pleno relvado, adeptos a cuspirem e tentarem agredir o treinador e a saída dos jogadores antes do Vit. Guimarães erguer o troféu. Costuma-se dizer que a última imagem é a que fica e a última imagem do Benfica desta época não poderia ter sido pior.

A Taça não salvava a época mas a sua não conquista destruiu completamente a época e o futuro próximo.

hertz disse...

Ah, e falando em futuros treinadores, o Rui Vitória até é uma solução que me agrada mas que ao mesmo tempo me causa algumas reticências. Vocês já viram o VIt. Guimarães a jogar? Duvido muito pois eles simplesmente não jogam futebol...é pontapé pra frente e seja o que Deus quiser. Falta saber é se é por causa da limitação de recursos ou se o Rui Vitória é mesmo assim.
A minha 1ª opção seria o Paulo Fonseca que demonstra muita competência e pôs o Paços a jogar um dos melhores futebois da Liga. Depois também há o Marco Silva.

Anónimo disse...

"Ele no Porto vai ganhar muitos títulos e até provavelmente a Champions "

Hertz, a sério, tu não percebes mesmo patavina de futebol, admite lá...

Lembro-me que eras daqueles benfiquistas que "festejaram" o empate contra o Estoril porque a vitória no Dragão era certa e isso iria dar mais pica. Ora deixa cá ver quantos titulos temos agora... Nenhum..


Benfiquistas com essa mentalidade não precisa em nada o Benfica...

O Benfica precisa de vencedores

hertz disse...

Oh anónimo, deves-me estar a confundir com alguém. Eu festejar o empate contra o Estoril? LOL O que eu disse é que confiava que a equipa poderia ir ao Dragão no mínimo empatar. Não festejei empate nenhum.

Mas tens dúvidas que o JJ vai conquistar muitos títulos no Porto? Se até o Jesualdo que em décadas de carreira conquistou zero títulos e chegou ao Porto e foi logo tri-campeão, não sei qual é o espanto da frase que disse.

TM2C10 disse...

Não sei quem fez o comentário anterior, assinou anónimo, mas disse tudo!!!

hertz, sem querer dizer que percebes pouco, muito, se és mais ou menos benfiquista... apenas te digo isto: Para mim qualquer Benfiquista que pede a cabeça do LFV neste momento e ao mesmo tempo defende o JJ... enfim... é tudo menos do Benfica!!!

O LFV tem varios defeitos, entre eles, fala muito... mas é inegávelmente o melhor Presidente des há muito não havia!!! O JJ enfim... mostra ano após ano a sua incompetencia!!! Uma equipa quando não ganha, mandar as culpas ao Presidente e desculpar o treinador é algo inédito, que só adeptos mesmo muitoooooooooo cegos conseguem escortinar!!!

PS: Não te conheço, nem tu a mim... mas de tudo o que disseste ha algo que te posso esclarecer porque sei. O Presidente nao deu nenhum plantel desiquilibrado ao JJ. O JJ quis este plantel com uma excepçao, no dia que vendemos o Javi, ele quis ir buscar um argentino por 9M, justificando que o Matic nao era jogador po Benfica. E hoje aquele que é o nosso melor jogador, está lá, porque a direcção exigiu que o JJ jogasse com o Matic pq toda a estrutura tecnica afirmou ser um jogador excepcional. Portanto, nao fales do que nao sabes... "Só quem está no convento, sabe o que lá vai dentro".. além disso o sr JJ qd renovou exigiu total comando do futebol. Tudo o que se passa no futebol senior do Benfica é preparado por ele. Se a epoca foi mal preparada, nao é culpa da direcçao. A direcçao dá-lhe o que ele pede!!! E dps ha a questao da qualidade do plantel. Quem ouvir dizer que o plantel tava desiquilibrado, nossa senhora, deve achar que o Benfica nao tinha jogadores, quando a realidade é que o Benfica tinha largamente o melhor plantel em Portugal. Um plantel nao sao 11 jogadores, sao os 25... e o Benfica desses 25 tinha 15, 16 muito bons... o Porto tinha 11 e mais 1 (defour)... portanto!!!

O JJ vive do Benfica para alimentar o ego... quando dizes que o LFV aparece so as vezes e tal (ate te dou razao), mas digo mais... o JJ qd ganha, foi ele que descobriu a substituiçao, foi um lance que ele tem trabalhado no treiandor... qd ha vitorias bonitas (daquelas suadas que sabem bem) foi um lance que ele viu, foi um jogador que ele apostou, etc... bate nos jornalistas, cospe para cima deles, é arrogante, caga basofia, nao é humilde, nao respeia ninguem... quando perde, foi o arbitro que teve mal, foi o artur, o discuro do nós já existe, "perdemos todos", o jogador tal errou mas ta a crescer... etc etc... enfim...

Eu simplesmente (tirando eras paneleirices do psicologico e do cansado dele) acho que um treinador que em 3 anos com as condiçoes que tinha, nao venceu, tem de sair. PONTO. Independentemente de tudo o resto. O Benfica nao é o Maritimo, onde boas epocas (sem titulos) servem para manter treinadores varios anos... o Benfica, como qq clube grande tem de ganhar e nenhum treinador deve ficar mais que 3 anos se nao ganhar nada. PONTO. o resto sao historias e cantigas que vende jornais.

Redceltic disse...

O jasus saía no dia seguinte aos 5 a 0 no dragão. não saiu. que saia agora que o contrato acabou... substitutos: rui vitória??? a sério? vocês viram o Guimarães a jogar? aos repelões, sempre aos repelões. escolham outro pf.

lj disse...

Se JJ sair, nao ha gdes alternativas. Gostava de Mitchell Van der Gaag. Rui Vitoria deixa-me com as duvidas levantadas pelo hertz. Vendidos como o Paulo Fonseca nao podem esperar ser opcao para o Benfica. Nao conheco o rapaz do Estoril, e nao e altura para apostar em gente que nao conhece o nosso futebol.

Pedro disse...

O Vieira é o melhor presidente?
Como é possível o Presidente do clube faltar ao jogo com o Estoril, apenas o mais importante da época, para estar no Brasil a tratar de negócios pessoais? E depois assistir ao jogo no Dragão no balneário?
Mostrem-me um jogo importante em que Pinto da Costa não tenha estado toda a semana perto dos jogadores.

Não faz sentido comparar com o Bayern pq aquela tinha sido a primeira época de Jupp no clube. Se esta fosse a primeira época de JJ no SLB nem havia discussão...mas é a quarta.
A quarta.

rodes disse...

Como disse mais acima, no Porto até um pau de vassoura no banco se arrisca a ser campeão.

Não me preocupa nem um pouco que JJ vá para o Porto e seja campeão. Qualquer um o pode ser por lá. Preocupa-me sim estarmos a pagar 4 milhões época a um treinador que não ganha, que é teimoso, arrogante, não aprende com os erros. Nas declarações vê-se claramente que ele nunca pensou no clube. A ideia era se a época corresse bem sair para algum lado com um contrato melhor. A partir do momento que as coisas começaram a correr mal, viu-se um discurso de eu e o presidente sabemos o que queremos, ou seja, eu fico porque ninguém me vai pagar mais, e quero continuar com as 4 milhenas. Ninguém esperou, nem ele, é que corresse tão mal.

Quanto à equipa, JJ foi o treinador que beneficiou do maior investimento no plantel de sempre. Teve os jogadores que quis. Gastaram-se fortunas em jogadores que nem a camisola vestiram em jogos oficiais. E depois tivémos que levar com Robertos, Emersons, etc, que todos viam que não valiam um caracol. Todos menos JJ.

E as invenções e decisões que não se compreendem. Só este ano para não ser muito extenso.

Melga a defesa esquerdo. Perdemos um bom extremo esquerdo para ganharmos um fraco defesa esquerdo. Apesar de tudo, salvo 2 ou 3 jogos até cumpriu. Depois vem mais uma invenção. Num jogo em que Melga não pôde jogar, colocou André Almeida. O rapaz portou-se bem nesse jogo e passa a ser titular quase sempre. Isto faz algum sentido?

André Gomes. Entrou bem na equipa. Quando se pensava que podia jogar com mais regularidade, para dar descanso aos jogadores do meio campo, volta para a equipa B, e raramente voltou a jogar.

Salvio. Fez toda a época até rebentar. Nunca procurou encontrar um substituto.

Enzo. Sempre a jogar até estoirar. Apesar de na equipa ter Aimar (que podia jogar mais recuado), Martins e ter mandado embora Bruno César. E Miguel Rosa que pode fazer esta posição, sem uma única oportunidade.

Urreta. Um mistério. Raramente joga. Sem ritmo, entra em jogos importantes. Qual a razão para ter jogado ontem em vez de Ola John?

Jardel. Apesar de fraquinho, até esteve bem no início quando Luisão estava castigado. Quando Luisão voltou nunca mais jogou. Nunca houve rotatividade de centrais ao longo da época.

Roderick a trinco. Enfim, sem palavras.

E é isto a gestão dos jogadores do treinador mais bem pago em PT.

E para o ano parece que vai continuar a festa. Pelo que se fala mais um extremo (Sujlemani) e 2 médios ofensivos (Djuricic e Markovic). Defesa esquerdo nem vê-lo. Central para tapar a possível saída de Garay, vem um puto novo sérvio, para ser atirado aos lobos. Um substituto para Matic ou Enzo, veremos.

Não há equipa pior gerida fisicamente em toda a Europa como o Benfica de JJ.

Precisamos de um treinador jovem, ambicioso, humilde, que reúna consenso entre os jogadores. Este já não dá.

hertz disse...

TM2C10, não percebeste o que eu disse. Eu disse que o JJ tem os seus defeitos e após o jogo de ontem já não defendo a sua continuidade, que antes defendia, mas o JJ não é o único nem o maior culpado de tudo isso. Esse sim é o presidente.
E desculpa, parece-me menos coerente ainda que queiras a saída do JJ e ao mesmo tempo defendas o LFV. Já te esqueceste que o LFV disse que o JJ era o seu treinador enquanto fosse presidente do Benfica independentemente do que acontecesse? E mais, o LFV é um presidente que em dia de eleições manda pró caralho os benfiquistas que não votaram nele, que desaparece em jogos cruciais da época (ex: Estoril), que não dá a cara nestes momentos delicados como o de ontem, que apoia corruptos como o Fernando Gomes, que anda lá sempre em negócios com comissões com o Atl. Madrid e muitas outras coisas. É este o grande presidente do Benfica? É este o presidente que não merece ser chamado à responsabilidade?
Já reparaste que já antes do JJ mudámos e mudámos de treinador e mesmo assim os títulos nem vê-los? Se calhar o maior problema não são os treinadores.
Repito, o JJ errou, teve culpa e já não tem condições para ficar no Benfica mas que o LFV também tem muita culpa e tem feito muita merda isso é inegável.

Benfiquista de Baguim disse...

No Benfica já despediram treinadores campeões e o clube voltou a ganhar por isso não percebo tanta celeuma por um treinador que em 3 anos ganhou pouco mais que zero.

Os dois princípios primordiais do futebol são defender bem e controlar a posse de bola, as equipas de Jesus infelizmente para nós não sabem fazer nenhum dos dois.

SLBenfica Vencedor disse...

Dois erros típicos do JJ:

http://slbenficavencedor.blogspot.pt/2013/05/jj-tambem-falha-na-componente-tactica-e_5625.html

http://slbenficavencedor.blogspot.pt/2013/05/jj-tambem-falha-na-componente-tactica-e_2509.html

JJ não pode mandar em TUDO, decidir TUDO. Tem de aceitar que exista uma estrutura, mas essa estrutura tem de ser imposta por alguém que saiba... LFV não sabe.

É preciso que JJ queira melhorar e aprender com erros repetidos, o mesmo para LFV.

A continuar assim, vão-se continuar a queixar da sorte e dos árbitros.

Um abraço

Henrique disse...

@Benfiquista de Baguim "Os dois princípios primordiais do futebol são defender bem e controlar a posse de bola, as equipas de Jesus infelizmente para nós não sabem fazer nenhum dos dois." Além disto ser subjectivo, o Benfica defende bem.

No que toca ao Jesus, estou como o Hertz: pode já não haver condições mentais para continuar, tanto da parte dos jogadores como da equipa técnica e da estrutura do futebol. Paciência, é assim a vida. Agora podem ter a certeza, melhor treinador é difícil de arranjar.

Fazendo uma análise serena, o Jesus elevou a competitividade da equipa, praticamos um futebol, na maioria dos momentos, bonito e conseguimos chegar longe nas competições europeias. Isso possibilitou a venda de jogadores por valores que nunca tínhamos atingido. Sem dúvida os resultados desportivos não foram os melhores, perdendo o campeonato do ano passado, xistradas à parte, e deste ano de forma inglória. Para além disto, durante o consulado de Jesus, empatámos por 5-0 no dragão, e só conseguimos chegar por uma vez à final da Taça de Portugal, onde fomos batidos de forma miserável pelo Vitória.

Posto isto, o importante é saber se o Benfica vai ou não substituir o Jesus, e, se sim, por quem. O treinador que eu gostaria de ver a substituir o Jesus, caso ele saia, era o Leonardo Jardim, mas esse já está ocupado. Possivelmente será um estrangeiro. Que treinador de topo estaria disposto a vir treinar para a Super-Liga? Talvez seja mesmo necessário um golpe de asa, e apostar num Marco Silva ou num Paulo Fonseca, sei lá ou o caralho.

Ou então, o Vieira aguenta o Jesus e corre tudo bem, somos campeões na época 2013/2014.

Ou então, o Vieira aguenta o Jesus, empatámos na primeira jornada, e o Jesus é despedido à la Fernando Santos.

Neste momento apoio ambas as decisões, o despedimento ou a continuidade. Há uma linha ténue entre o sucesso e o insucesso, vide o fatídico minuto 92. O Benfica vive uma situação um pouco semelhante ao Real Madrid.

Já agora, quando começa a pré-época? :)





João Pedro disse...

A verdade é que não valemos um caral**. Eu se fosse sócio ontem tinha rasgado o cartão.
É mau de mais.

O Cardozo devia era ter dado nas fuças no Jesus no balneário. E com toda a razão. O melhor marcador desde que me lembro e este ano andou a jogar 50 minutos cada jogo... quando jogava. E ontem com 1-0 sai????

Nós, os adeptos, também somos culpados. Porque emprenhamos mt facilmente. Desde guarda redes, lateral esquerdo, lateral direito, Lucho, Fernando, Moutinho e por vezes até a dupla de centrais do porto são todos melhores que nós e nós metemos sempre os nossos óculos e achamos que somos os maiores.

P.S. Isto se fosse aqui no porto, esta semana nenhum jogador saia de casa, ou se saissem era para ir correr pró tarrafal. O mal é acharmos que "somos o benfica". E esta visto que isso não chega nem pra ganhar ao carcavelinhos...
P.S. Todos os clubezitos ganham os primeiros titulos contra nós. Takeospariu.

Deusébio disse...

@TM2C10

Portanto estás a dizer-nos que o JJ não quis comprar "banco" para o meio-campo nem em Janeiro?

Estas a dizer-nos que esta politica de Salvios & Almeidas foi estabelecida por JJ?

"Torrar" 20K em 2 alas e quase nada na defesa foi ideia do JJ?

Desses 16 que tu dizes muito bons quantos é que podem rodar com qualidade ou em simultâneo: Maxi, Melga, Enzo e Matic? Este plantel era equilibrado se tivessemos saido da Europa em Fevereiro...
Não tínhamos claramente cú para as 2 cadeiras... Aparentemente a direcção da SAD também não achou que fossemos tão longe, senão, de certeza que tinha reforçado o meio-campo em Janeiro...

Ironicamente a época terminou como começou: Falta de alguém com colhões para meter respeito naquela gente (Vergonha na Alemanha com o Luisão e a contestação do Cardozo ao JJ por causa do A. Almeida)

Alberto disse...

Eu não consigo perceber como há gente que defende o que o Cardozo fez. Que puta de vergonha...com razão ou sem razão! É uma puta de uma vergonha! Custou-me mais isso do que perder a Taça, por incrível que pareça.

O cusco de Esmoriz disse...

Não precisamos de treinadores medrosos nem de presidentes que percebem pouco de futebol.
O Benfica precisa de sangue novo...

A bug's life disse...

Eu acho que o jasus já nao tem condições e se sair paciencia.

agora,.será que haverá mais algum treinador. Que consiga fazer uma época so com uma derrota para o campeonato?

eu apostava no Marco Silva primeiro e dps no gajo do passos. E gostava de ver o Rui Costa com mais poder e de volta ao banco

John Doe disse...

Foda-se o pessoal ta mesmo mta maluco.
Daqui a nada tou a ver alguém a apoiar um Damásio e um Artur Jorge.
Venha a revolução.... tenham la calma caralho. Tou todo fodido com este final de época, mas caralho, tenham lá calma com as revoluções que pedem.

Maria Miguel disse...

A QUEDA DO GIGANTE (ou O Preço a Pagar pela Grandeza)

O Gigante tombou. E, como qualquer bom gigante que se preze, tombou com estrondo. O alarido foi tal que todos os vermes que vivem debaixo das pedras, e todas as criaturas que vivem escondidas na lama, e todos os anões que gostam de se pôr em bicos dos pés (e que enganam aqueles mesmo pequeninos que pensam que eles são mesmo gigantes)saíram das suas tocas para apontarem com o dedo muito espetadinho e para se rirem. O Gigante, ainda que tombado, ignorou-os...
O Gigante tombou e ficou cheio de arranhões e escoriações que vão demorar o seu tempo a sarar. Dói-lhe muito o corpo, e a alma também. Nunca é agradável ver um gigante tropeçar e cair, parece impróprio à dua grandeza. Mas a vida prega estas partidas tantas vezes imerecidas.
O Gigante tombou, porém, já só pensa em levantar-se e prosseguir o seu caminho. Talvez se levante devagar e com cautelas, talvez se levante num repente, obrigando todos os vermes e criaturas pequenas a esconder-se novamente. Talvez, no início, se sinta atordoado, um pouco desorientado, mas sabe que tem de prosseguir o caminho. E o caminho é difícil, sempre a subir, cheio de armadilhas (algumas colocadas pelos anões que se colocam em bicos dos pés).
Este Gigante tem fama de ser arrogante e presunçoso, dizem que tem falta de humildade e não aprende com os erros... Mas este Gigante é até muito cuidadoso, tenta não espezinhar nem maltratar ninguém ao prosseguir o seu caminho. Se calhar, é esse o problema deste Gigante. Se calhar devia avançar sem medo, sem preocupação, sem respeito pelos outros, atropelando tudo e todos os que lhe aparecem à frente. Assim, o caminho seria mais fácil, mais rápido. Um pouco mais pesado na consciência... Mas quanto vale hoje em dia uma consciência?
O Gigante tombou, mas não adormeceu. Cuidado! Já se está a levantar...

Chev Chelios disse...

O JJ não pode continuar, não é treinador para o meu Benfica. O mestre da tática só tem uma maneira de jogar, pra frente e fé em Deus, Quando altera como no dragão é o que se vê. Pode ir para o porto e com ele levar os robertos, emersons, julios césar, luisisnhos e outras merdas...

John Doe disse...

O Comentário do MM devia ser elevado a post. Gigante!

Diogo_F disse...

O JJ não tem condições para continuar! A maioria dos adeptos não está com ele, alguns jogadores e dirigentes também não (as últimas declarações do Rui Costa levam-me a crer que há muitos atritos entre eles). Por isso, é inevitável a sua saída, sob pena de planear uma nova época e ao fim de 2 ou 3 jogos menos conseguidos no início ser forçado a abandonar. Posto isto, quem se seguirá??

Já vi muita gente a nomear o Rui Vitória, o Marco Silva, o Paulo Fonseca, etc. Mas então o problema não é termos um treinador com falta de cultura ganhadora, ambição, serenidade nos momentos cruciais, habituado a lidar com a pressão e ganhar títulos?! Vamos andar para trás então? Vamos investir num treinador sem essas características, da mesma forma que fizemos com o JJ há 4 anos?!

Temos que encontrar um treinador experiente que saiba aproveitar o que de melhor se fez esta época e saber tirar ilações do que correu mal. Alguém que não mexa muito na estrutura da equipa e que lhe dê essa tal mentalidade ganhadora e controlo emocional nos momentos-chave!! Lembram-se do que fez Trapattoni? Conseguiu que um plantel cheio de jogadores medianos e com 2 ou 3 de grande classe conseguisse adquirir essa mentalidade e deu uma lição a todos!! É disso que nós precisamos, de um profundo conhecedor do futebol e habituado a lutar e ganhar títulos. Precisamos de um treinador que nos leve ao título na próxima época e que marque o início de uma geração vencedora. Depois sim, podemos apostar em novos treinadores como os que se tem falado aqui..

As escolhas não são muitas, dada a pouca abundância de tão bons treinadores

Diogo_F disse...

Continuação:

..o Benfica é enorme e tem capacidade para atrair grandes treinadores! Vamos esperar uma decisão ponderada por parte da Direção que também já provou inúmeras vezes que sabe fazer bem o seu trabalho.

Por último, acho que se não tivesse tido uns últimos anos algo decadentes, seria a altura ideal de o Eriksson regressar ao Benfica.

Unknown disse...

Também acho que devemos deixar assentar a poeira. Depois então pensar com calma.

Se o JJ é mesmo o que Vieira quer, e em quem Vieira acredita, então que renove. Se pelo contrário, é apenas o treinador que Vieira não quer ver no Porto, então que o deixe ir e que lhe faça um laço.

Acabou esta coisa de ter medo do Porto. Fdx... não temos de ter medo de ninguém. Basta o respeito. Mesmo que sejam corruptos.

Abraço

Ricardo disse...

Mas ainda ha alguma duvida que a atitude dos jogadores ontem foi fazer a folha ao JJ? Já são muitos casos com jogadores, Cardozo, Nolito, Perez, Amorim and so on. Sempre o defendi mas chega de Bazófia. A sua saída será o melhor? Nao sei, mas não vejo LFV arriscar o despedimento do treinador a meio da proxima época e o seu lugar ficar em perigo, por isso NAO TENHO DÚVIDAS QUE JJ NAO SERA O NOSSO TREINADOR NA PRÓXIMA ÉPOCA.

Pedro disse...

""Torrar" 20K em 2 alas e quase nada na defesa foi ideia do JJ?"

Sim, isso foi. E Jesus explicou isso.

Para ele é "fácil" treinar defensivamente mas ofensivamente depende dos jogadores, da sua arte, da sua técnica. Por isso JJ prefere investir forte no ataque, em jogadores muito bons do que na defesa que, acredita ele, com o seu trabalho consegue moldar um jogador a ser um bom defesa.

Héber disse...

Se a conice não fosse tanta, não aacontecia isso