Benfica Overview #2

Mais 9 pontos em 3 jogos, desde o último Benfica Overview, demonstrando a tendência de crescimento do Glorioso.

Luisão já regressa no próximo jogo, sendo mais que esperada a saída de Jardel do onze. Jardel tem funcionado bem com Garay, são dois jogadores semelhantes na forma de encarar o jogo e, sobretudo, de lançar a bola pelo meio do terreno, algo que o Benfica já não via há quase uma década, desde a afirmação de Luisão como titular. Todos nos lembrámos como Luisão jogava antes de Jesus chegar e David Luiz se afirmar como melhor central do clube. Seja com Camacho, Koeman, Trapattoni, Fernando Santos ou Quique, Luisão bombeava as bolas para a frente em busca dum avançado ou de um extremo que desse seguimento à jogada (Simão, Miccoli, Rodriguez, Suazo, Reyes) e por vezes a coisa resultava, mas a maior parte das vezes, especialmente quando Simão saiu, a coisa corria para o torto e resultava em bola para a outra equipa. Com Jesus, David Luiz e Javi, Luisão conseguiu finalmente jogar sem nunca comprometer os ataques, despachando a bola para esses jogadores e concentrando-se naquilo em que é exímio, defender.

Jardel é diferente. Não defende tão bem, mas traz outra forma de jogar à equipa, que encaixa na perfeição com Matic, que não é igual a Javi, e prefere receber a bola numa posição mais avançada no terreno. Preocupa-me agora, quando for necessário dar a bola a Matic, se Luisão será capaz de subir no terreno, ou se o sérvio será avisado para recuar ainda mais.

3 comentários:

Carlos Alberto disse...

Parecias o Freitas Lobo mas a escrever em linguagem de gente...

Grilone disse...

correcção: "todos nos lembramos de como jogava o BENFICA antes do Jesus chegar"... uma merda!

Jotas disse...

Foi um bom jogo de futebol antes de tudo.
Um bom Benfica na 1 parte, competente, decidido em marcar e que fez um belo golo no fim da 1ª parte,mas que já há muito merecia.
Na 2ªparte, foi um Benfica unido, de raça e querer que conquistou uma vitória justíssima, mas dificil, daquelas que fazem campeões.
Criticar como alguns fazem um treinador que perde no fecho e após o fecho do mercado o seu meio campo, sendo obrigador a reeventá-lo, perde o seu líder de campo, Luisão, perde por lesão as alternativas naturais do jogadores transferidos e agora ainda perde a alternativa por ele criada do meio campo Enzo e perante todas estas imensas contrariedades, ainda é tão mal tratatado por uma franja e benfiquistas, parece-me para além de tudo injusto e póprio de quem se julga um expert que nunca foi em materia de futebol.
Ainda bem que nesta fase é JJ o nosso treinador, porque aquilo ue alguns de forma leviana chamam de invenções, eu chamo de enorme capacidade em avaliar as caracteristicas dos seus jogadores e imensa capacidade e criar soluções, simplesmente porque não me centro nalguma arrogância que JJ possa ter, concentro-me no mais importante, a sua enorme capacidade técnica.