Benfica 2 - 1 Celtic

Noite chuvosa na Luz, a fazer recordar as velhas noites europeias, com a equipa a jogar muito e a chuva a disfarçar os estragos que os moços de hoje em dia fazem ao cabelo. Uma primeira parte de luxo, de lanças apontadas à baliza dos lagartos do malte, com um meio campo totalmente puxado à frente, mas com pouca participação dos avançados, valendo o golaço do John. Graças a uma falta nítida sobre Artur, os trevinhos lá empataram antes de fechar a primeira parte. As oportunidades que desperdiçamos acabaram por pesar no inicio da segunda, com uma entrada menos boa em campo, mas durou pouco tempo, voltando o Benfica à carga máxima até chegar à vitória mais que merecida. Um bom jogo da defesa encarnada, com cortes preciosos e bom entendimento com o meio campo.

Artur - Pode-se discutir a posição do Rei no lance do golo, mas toda a gente viu que ele foi impedido de chegar aquela bola, que era dele. De resto, um jogo 5 estrelas, com algumas defesas bem complicadas por causa da relva encharcada. O seu ponto fraco continua a ser algumas reposições de bola em jogo, mas isso são peanuts.

André Almeida - Esforçado, mais concentrado, fazendo uma excelente primeira parte. Teve um ou dois erros naturais devido à inexperiência, mas sem dúvida que cumpre melhor a lateral do que a trinco.

Garay - O melhor central do mundo também sabe marcar golos, para dedicar à sua Tamara preciosa. Jogo impecável, com dois momentos deliciosos: - quando fez um corte descomunal já em desequilíbrio, e, claro, na finalização à ponta de lança com que selou o marcador.

Luisão - Uma grande exibição do capitão, com alguns cortes de se lhe tirar o chapéu, e com boas movimentações anulando o contra-ataque dos escoceses. Vai-lhe faltando velocidade, mas compensa com a inteligência.

Melgarejo - Faz uma grande dupla com o John, e hoje esteve também muito bom a defender. Vacilou num corte que fez, mas na jogada seguinte já fintou dois ou três, mostrando que está muito confiante.

Matic - Uma primeira parte onde jogou ao lado de Enzo, e algumas vezes à sua frente, sendo um verdadeiro  Nº10. A defender também esteve bem. A procura desenfreada pelo golo acabou por ser um factor menos positivo em alguns lances, mas foi sempre rápido a executar.

John - Fenomenal. Desde Simão que não temos um extremo a durar o jogo inteiro e a marcar golos, sempre com o mesmo rendimento. Tiro o chapéu à sua contratação. Cada jogo que passa, melhora em todos os sentidos, e já é, a par de Enzo, o jogador com os passes mais mortíferos.

Enzo - Fez um jogo mais discreto, fruto das subidas de Matic. Defendeu muito bem, e teve óptimas combinações com os alas. Tentou o mesmo com os avançados, mas estes não corresponderam da melhor forma.

Sálvio - Após alguns jogos em decrescendo, o argentino entrou no jogo como um verdadeiro Sonic, passando todos e sempre de antena apontada ao golo. Na segunda parte, e ao contrário do que é habitual, continuou a jogar de forma soberba, compensando o cansaço com a técnica individual.

Lima - Trabalhador, mas um pouco ausente do jogo, especialmente na finalização. Acabou por criar algumas oportunidades na segunda parte, mas não esteve nos seus dias.

Cardozo - Incansável na frente, esgotou a velocidade logo nos primeiros vinte minutos, ao tentar acompanhar a equipa. Um estrondo de livre.

Um grande jogo de futebol, onde só deu Benfica. O árbitro teve uma prestação desastrosa, e por muito mérito do Benfica não influenciou o resultado, que apesar de tudo sabe a pouco. Resta-nos esperar uma derrota do Celtic em Spartak, ir a Nou Camp com os tomates de fora e espetar grande enrabadela aos catalães.

10 comentários:

hertz disse...

O Benfica fez hoje muito provavelmente a melhor exibição da época.
Gostei muito da atitude dos jogadores e da forma como lutaram contra as adversidades do jogo (arbitragem manhosa, golo do Celtic caído do céu, a bola que parecia que não queria entrar)e nunca desistiram.
Em relação ao Artur, é claro que aquele gajo lhe perturbou a acção e poder-se-á dizer que ele poderia ter feito algo mais nesse lance mas continua a ser um king naquela baliza e na 2ª parte fez lá mais uma das suas defesas fantásticas.
Próxima paragem: Camp Nou. Como o JJ disse: "com ou sem Messi, vamos a Barcelona para ganhar".

PS: O João Querido Manhã disse lá uma coisa: "o jogador do Benfica faz falta porque joga a bola quando estava (caído) no chão" WTF?

.D10S disse...

Concordo basicamente com tudo (embora ache que o Enzo e o Matic tenham jogador melhor que aquilo que consideraste)excepto com a apreciação do Sálvio. É verdade, o homem esteve em muitos lances vistosos, imprimiu sempre muita velocidade mas.. e há quase sempre um mas, continua a querer fintar em todos os m2 em que está. Não pode ser. Desde lances perto da nossa grande área, a passar por jogadas a meio-campo e a acabar em situações atacantes, o gajo farta-se de 'fintar', ou melhor, de tentar, já que na maior parte das vezes perde a bola.

Ah, e esqueceste-te de referir :) o quão 'adormecido' esteve o Gáitan.. santo deus, como é possível desperdiçar tanto talento?...

E aquele Ola John? Quando o moço jogar 'acordado', uiii, segurem-no xD

http://benficacompaixao.blogspot.pt/2012/11/e-do-caralho.html

LM disse...

Uma referência ao facto de um gajo ter ficado agarrado ao coração como quem quer saltar lá para dentro e ajudar a defender naqueles últimos 5 minutos + descontos, era agradável. Só para mostrar o espírito da coisa.

Kiddo! disse...

Matic fez uma exibição do outro mundo!! Bem a defender e melhor a atacar. nunca se atrapalhou e deu sempre bem a bola! Juro que já nem me lembro do Witsel...

Saudações

Anónimo disse...

O Benfica simplesmente massacrou o celtic, o resultado é muito escasso, eram 4 ou 5 no minimo.

O golo do celtic é irregular, houve falta clara sobre o Artur na pequena área, o árbitro foi muito fraco.

AGORA VAMOS A BARCELONA PRA GANHAR.

David Duarte disse...

O tipo de jogo do Benfica do Jesus que se fosse em 2009/2010 teriamos dado 5 ou 6. A questão é de saber por que razão agora é sempre a sofrer.

DeVante disse...

Quando eu andava aqui a afirmar que Matic era melhor que Javi porque ele não cometia faltas estúpidas e porque para mim, independentemente da posição, um jogador deve saber jogar a bola com os pés, caíram-me todos em cima, como cães raivosos porque eu não percebia nada de futebol e tal.
Está à vista de todos que o sérvio é craque...ele e Enzo Perez!

Sobre o jogo, volto a repetir: quando não jogam xuta-xuta e Rodrigo, o Benfica arrisca-se sempre a ganhar.

Ah, uma última palavra ao Ola John. Vi que o gajo era bom porque, mesmo antes de jogar, os adeptos puseram em causa o negócio...e todos sabemos que os adeptos só põe em causa negócios de jogadores bons...nunca ouvi ninguém afirmar que Bruno César foi caro.

Anónimo disse...

Voces dizerem que o golo do Celtic é falta... qualquer dia dizem que é probido estar dentro da pequena area! O Artur podia ter feito muito mais...

Anónimo disse...

O anónimo das 12:23 dever ser corrupto, só pode! Panascão do caralho!!! Enfia mazé as mãos no cu e bate palmas, oh cabrão!!!!!

Anónimo disse...

O anónimo das 12:23 dever ser corrupto, só pode! Panascão do caralho!!! Enfia mazé as mãos no cu e bate palmas, oh cabrão!!!!!