Nota aberta a Rui Gomes da Silva

Este senhor (Fernando Tavares) que fez parte da direcção do nosso Benfica entre 2003 e 2008 escreveu esta nota aberta ao conhecido Rui Gomes da Silva, que inclusivé, já foi alvo de algumas críticas directas aqui neste tasco. Este artigo foi encontrado por "El Patrón" no blog Eterno Benfica e merece destaque na blogosfera benfiquista. Se muitos não o fazem, outros tantos o farão:

«Nota aberta a Rui Gomes da Silva,

Evitando entrar na discussão do péssimo e lamentável princípio de ver um dirigente do Benfica num programa de debate televisivo, queria deixar-lhe três notas:

1) As suas intervenções provam as deficiências da estrutura profissional do futebol. As suas intervenções são sistematicamente fracas e sem qualquer tipo de conteúdo. São vazias de conhecimento. O senhor não têm a mínima ideia do que é o Benfica, nem tão pouco o que é necessário para gerir uma equipa profissional de futebol que possa atingir a desejada hegemonia desportiva. Está convencido que é através de ataques públicos à arbitragem que vão impedir que o Benfica continue a ser prejudicado. Mas afinal quem deu o apoio incondicional a Vitor Pereira? Que trabalho está a ser feito no interface com outros clubes que possa impedir que por exemplo Sérgio Conceição, Pedro Emanuel, Nuno Espírito Santo e Fernando Couto, sejam treinadores na primeira Liga? Como explicar o caso Manuel Sérgio? Como explicar o escandaloso abandono da equipa de futebol e do seu treinador em Vila do Conde? Em alternativa a colocar nos media o Director de Comunicação e o treinador a defenderem o indefensável, não teria sido melhor actuar na prevenção e verdadeiramente actuar numa plataforma de unidade? Quem encomendou as críticas públicas ao treinador Jorge Jesus que sistematicamente colocavam em causa a sua continuidade? Será que é o único culpado? António Carraça afirmou que é melhor ficar em segundo do que em primeiro com batota. Eu diria que é melhor ficar em primeiro e impedir que os outros façam batota. É isto que eu espero de uma retaguarda profissional. Com esta estratégia de propaganda o Benfica vai continuar a perder. O Benfica não ataca a verdadeira razão, ie a liderança ou a falta dela. O que me assusta nas suas intervenções é a incapacidade de reconhecer o verdadeiro problema. O seu ciclo terminou...o vosso ciclo terminou.

2) Afirma conhecer o Senhor José Veiga. Conhece mal. José Veiga não está a por detrás de nenhum movimento de oposição. José Veiga tem ideias claras em relação ao futebol do Benfica e está disponível para um dia voltar. Não está obcecado pelo poder. O senhor é que está obcecado em atacar uma pessoa que serviu o Benfica com jogo rasteiro. Já que fez uma referência a José Veiga podia ter referido que em 2009 não descansou enquanto não conversou com ele sobre a necessidade de trabalhar uma alternativa a LFV. O senhor mudou de casaca por amor ao poder. Vê o Benfica perder e continua agarrado ao poder. Não fale do que não sabe nem fale pelos outros. Aqui não há testas de ferro. Há pessoas que sentem e conhecem o Benfica. Os senhores querem destruir o espírito democrático que sempre imperou no nosso clube. Tenho que reconhecer que estiveram perto. Fico satisfeito por verificar que jovens benfiquistas não se conformam. Regateiam e desmontam teses como a do milagre financeiro. Eles sim representam o verdadeiro espírito benfiquista. Não se conformam com a destruição dos valores do Benfica nem com um clube perdedor. O senhor em vez de substimar devia respeitar e refletir.

3) Permita-me que eu lhe dê uma lição de estratégia. O problema do Benfica para além da liderança prende-se com uma estratégia errada. Enquanto o nosso principal rival tem uma estratégia de produto, ou seja, focada no futebol o Benfica pela mão do Sportinguista Soares de Oliveira tem uma estratégia de marca. Os senhores estão convencidos que a marca resolve tudo. Como dizia bem Manuel Sérgio, como é possível construir uma marca sem ganhar? Enquanto outros estão focados na equipa de futebol nós anunciamos protocolos com agências funerárias. Talvez este seja o vosso enterro.

Saudações Benfiquistas
Fernando Tavares»

36 comentários:

Redceltic disse...

curioso o facto deste senhor tavares atacar o sportinguista soares de oliveira mas defender o portista josé veiga... pelos vistos o nosso inimigo na verdade desportiva é o sporting... de 2003 a 2008 não era, mas de repente passou a ser...

Anónimo disse...

Quem, Fernando Tavares? Jose Veiga? Então mas este Fernando Tavares esteve lá de 2003 a 2008 e nunca disse nada ao presidente que por acaso era o mesmo que Rui Gomes Silva, defende e está há menos tempo na direcção do que o tempo que esteve Fernando Tavares. A estratégia boa ou má tem sido a mesma, Fernando Tavares em 5 anos concordou, ou estava agarrado ao poder? Oh Fernando, deves pensar que andamos todos a dormir.
João Araujo

Vitto Vendetta disse...

Caros amigos,

relembro que o Sr. Tavares deixou o Benfica após o despedimento estranho do responsável pelo Futsal. Para mim, ganhou todo o crédito que se possa dar a um ex-dirigente do Benfica.

Quanto ao apoiar o Veiga, não o vejo a dizer isso, até o vejo a referir-se a ele como praticante de jogo rasteiro.

Águia Preocupada disse...

É hora de darmos as mãos a estes senhores que tem coragem para desmascarar este poder medíocre e sobretudo PERIGOSO que impera no nosso clube.
É agora ou nunca!
Fala-se que as Casas do Benfica andam a organizar um almoço de apoio a Vieira. Perante isto, seria interessante saber-se da veracidade e do local. E surpreender esse almoço com uma manifestação pacífica mas esclarecedora do perigo que esses apoios encerram.
É preciso fazer o contraditório. Esclarecendo os membros das casas e fazendo-os compreender o quão errados andam.
Deixá-los "trabalhar" e "manobrar" à vontade é que não pode ser!

Redceltic disse...

vitto, devia no entanto ter referido de forma clara que o veiga é portista... e antes de servir o benfica roubou-o enquanto empresário... e este senhor tavares saiu pela saída do responsavel do futsal mas antes despediu donner do andebol com os resultados q se conhecem até hoje...

esta estratégia de usar o sporting como arma de arremesso para cativar benfiquistas pode funcionar no sul, mas aqui no norte sabemos que eles sao tao vitimas como nós do poder obscuro que reina por aqui...

Anónimo disse...

O SPORT LISBOA E BENFICA vai ter uma lista alternativa à actual direcção de LFV, uma equipa trabalhadora com verdadeiros benfiquistas que vai trabalhar para o clube 24horas por dia.

Redceltic disse...

anónimo, venha ela, mas sem veigas ou seabras... ou monizes e on goings...

Vitto Vendetta disse...

Redceltic, tou contigo.

Anónimo, tou-me a cagar para essa lista se não tem os colhões para assinar um comentário num blog.

Daniel disse...

Não se esqueçam de que em todos os clubes por onde Donner passou, se manteve a alcunha de "o terrível". Se disse ou fez algo que não caiu bem, poderá ter sido motivo de despedimento.

Fica aqui o resumo do que disse Fernando Tavares quando se demitiu:


Bastante crítico, Tavares não foi brando no adeus, chegando a afirmar que existe “ignorância desportiva” no Benfica e que, ao invés, não se conhece uma “estratégia clara” para as modalidades que, em seu entender, só poderão ser competitivas quando o clube aumentar a percentagem de quotização dos sócios (está em 25%) ou decidir apostar forte apenas em dois ou três desportos de pavilhão.

Para além de se sentir “sem alternativas, nem espaço” para continuar, Tavares assume estar cansado de ser insultado. “O insulto tornou-se um hábito na vida do Benfica”, afirma. “Não esqueço os insultos no último plenário, sem que o presidente ou qualquer outro vice-presidente tenham tido a iniciativa de fazer a minha defesa”, acrescenta, numa crítica directa a Luís Filipe Vieira.

Sem nomear o autor, Tavares refere ainda que um dos membros dos órgãos sociais disse, em plenário, que “as modalidades são o cancro do Benfica”.

Garantido que existe cultura antimodalidades no clube, o “ex-vice” diz que isso se nota bem nas “sistemáticas falhas na contratação de transporte” aquando das deslocações das equipas, assim como no súbito cortes de água para os treinos, situação que ocorre desde o “meio da época passada”.

Assumindo-se “preocupado com o futuro das modalidades”, Tavares aborda também outras áreas. “O actual modelo de gestão limita o poder dos órgãos eleitos, permitindo que membros da estrutura profissional contrariem as decisões de vice-presidentes, alguns dos quais aceitam fazer ‘papel de embrulho’.”

Quanto ao futebol, estranha nunca se ter feito uma “reflexão sobre os erros sistemáticos cometidos antes da era Rui Costa, com prejuízos financeiros graves, bem mais significativos do que o défice das modalidades”.

Anónimo disse...

Não sendo benfiquista, mas sim um fervoroso adepto de futebol, que gostaria de ver um campeonato portugues sem batota e com os 4 grandes cada vez mais equilibrados em termos desportivos, aqui deixo uma palavra a este artigo(vale o que vale):

Concorod plenamente!

Carlos Alberto disse...

Não me lembro do Sr. Tavares por isso não quero, de maneira nenhuma estar a ser injusto mas deixem-me colocar uma questão:

O Sr. Tavares demitiu-se por não concordar com uma reestruturação no Futsal em 2008? Foi isso?

Mas dessas mudanças não resultou um titulo Europeu para o Glorioso? Estarei temporalmente enganado?

Anónimo disse...

é malta para rir vejam o que os sportinguistas escrevem no Corta Fitas

http://corta-fitas.blogs.sapo.pt/4869499.html#comentarios

Daniel disse...

Carlos Alberto, não estás enganado mas as mudanças serão vistas logo no ano seguinte?

É que desde aí já perdemos dois títulos para os lagartos, se bem te recordas...

Pedro disse...

Veiga é portista? Só pq apetece é?

Acho piada que só se fala de Veiga no SLB por causa de Vieira (é benfiquista?).

Sobre Tavares, esteve com Vieira, deixou de concordar com o rumo com que o SLB estava a ir e saíu. E voltando a Veiga, mal o seu nome foi falado em coisas menos próprias saíu pelo próprio pé para não prejudicar o SLB. Sacana!!!

BENFICAHEXACAMPEÃO disse...

A transposição feita pelo daniel... diz tudo o que preciso saber sobre este homem... quanto ao despedimento de Donner (ele terá que ter fortissimas razões e são essas explicações que terá de dar se for candidato)...

Estou a começar a gostar de ver movimentações subtis no universo benfiquista!

Mr. Shankly disse...

"Veiga é portista? Só pq apetece é?"

Não é Dragão de Ouro? Não foi presidente da casa do fcp no Luxemburgo?

Pedro Rodrigues disse...

O que estes senhores todos querem é poder e dinheiro do Benfica. Estão para aqui a defender este senhor, que pelos vistos quando esteve lá queria acabar com algumas modalidades e não concordava com a estratégia seguida nessas mesma modalidades, eu pergunto como é que estão hoje as modalidades no nosso clube? Tirando o Andebol qual foi a modalidade que não discutimos ou que não estamos a discutir o titulo, se calhar este senhor é que estava certo, parece-me que não... LFV tem defeitos como todos nós os temos, mas não vejo ninguém com capacidade para o substituir e continuar-mos a lutar por titulos como temos lutado nos últimos anos, LFV tem construido planteis fabulosos como á muitos anos não se via, devem querer voltar aos tempos dos Pringles e outros mais, não temos ganho como todos nós queríamos incluindo ele, isso é verdade mas o sistema do futebol português já tem muitos anos e não se consegue acabar de um dia para o outro. eu continuo a apoiar LFV.

Nuno Bento disse...

O Rui Gomes da Silva está feito num verdadeiro Diácono Remédios da blogosfera benfiquista.

"Continuai, mas com juízo."

BENFICAHEXACAMPEÃO disse...

Dá-lhe Pedro Rodrigues o que interessa é o quase... quase ganhar um titalo, quase fazer um bom negócio, quase ter amigos verdadeiros, quase ter bom senso, quase saber comunicar com verdade e assertividade, quase estar presente em todos os momentos... isso sim isso é que é visão de conjunto! Isso é estartégia... e também saber que no universo benfiquista só LFV, só ele e mais ninguém!

LDP disse...

Vitto, continuando o off-topic do outro post, hoje o jogo presenteia-nos com uma capa em que se lê "não gostei de Emerson no Benfica" dito por Shaffer. Numa entrevista em que se fala de 20 coisas escolhe-se esta frase para sabotar o quê, quem, que plantel ou quais colegas de clube? O Valdemar saberá a resposta.

Pedro disse...

Shankly, Vieira não é sócio do fcp e já foi do scp?

"não se consegue acabar de um dia para o outro"

Nem em 12 anos...e dando apoio às caras do sistema ainda mais deve demorar.

Ui..os Pringles...são assim tão diferentes dos Emersons, dos Filipe Menezes, dos Pesaresis?

Mr. Shankly disse...

Vieira? Mas a que propósito vem o Vieira?
Portanto, não gostas do Vieira e queres o Veiga que tem os mesmos defeitos? Isso faz algum sentido?
E é a mesma coisa ser sócio do Sporting e Porto e ser Presidente de uma Casa do Porto? Foda-se, tragam o Paulinho Santos para presidente, já agora.

Anónimo disse...

Mas desculpem a pergunta, o Fernando Tavares não é o que esteve no Benfica, que teve a seu cargo a responsabilidade das modalidades? Não foi no seu tempo que os orçamentos não eram cumpridos e que os jogadores tinham promessas suas que ficavam por cumprir’ Se alguém falha num barco tão pequeno como as modalidades, como pode agora querer um porta-aviões como o futebol? Acho que as vezes as pessoas deslumbram-se e tem falta de bom senso.

Pedro disse...

Shankly, trago Vieira para a discussão pq as razões q ele dá para ser sócios desses clubes podem-se aplicar ao Veiga.

Eu "defendo" Veiga (acima de tudo defendo o perfil de alguém como Veiga) pq enquanto esteve no SLB ganhámos, fomos um clube vencedor, e estavamos blindados. Ele no SLB trabalho bem. E quando aconteceu algo que podia beliscar o clube ele saíu pelo seu próprio pé. Podia ter ficado agarrado ao poder mas não ficou. Quando Vieira trouxe Veiga para o SLB ía-me dando uma coisa. Um fdp de um portista como dono do futebol do clube? Foda-se!!! Mas, afinal, o trabalho que fez no clube convenceu-me. E isso é o mais importante.

Mais do que a presidência da casa do fcp ou o portismo de Veiga e de Vieira, o que se deve discutir sobre um e outro é o trabalho apresentado em prol do SLB. É por isso que não gosto de Vieira. O facto de não ter a certeza do seu benfiquismo apenas acentua o não gostar. Defendo o trabalho de Veiga no SLB e defendo o PERFIL de Veiga como absolutamente necessário para o SLB ter sucesso enquanto existir pinto da costa a mandar nisto.

Johnny Rook disse...

Eis que de repente (sem a intervenção do Vaticano) nasceu um novo Santo: Santo Tavares.

Vale tudo! Por sorte do Benfica o Tino de Rãs é dos Corruptos.

O Tavares apresentou algum projecto? Não.

Transmitiu, pelo menos um esboço, uma linha mestra de pensamento sobre o que quer para o Benfica? Não.

Contudo, eis o Salvador! O Messias.

Oh Tavares põe-te a pau, que esta malta se amanhã aparecer outro a dizer ainda pior do Vieira,
vira logo a agulha e passas de santo a excomungado!

Aqui a presunção fundamental não é a da inocência, é a da culpa! Sabes, inverteram o ónus.

Mr. Shankly disse...

"Shankly, trago Vieira para a discussão pq as razões q ele dá para ser sócios desses clubes podem-se aplicar ao Veiga."

Ou seja, o Veiga foi presidente da casa do Porto no Luxemburgo para poder utilizar as piscinas? Ou porque o Presidente da Casa do Porto no Luxemburgo lhe paga as quotas (neste caso, é 100% verdade, visto que é o próprio)?

rui disse...

eu so vou dizer o seguinte,eu com esta direçao,vivi alguns do piores momentos da minha vida de benfiquista,qual celta de vigo...nos na epoca do quique flores fizemos UM ponto na fase de grupos da uefa,e ainda levamos no corpo na luz do metalist,quando tinhamos que ganhar por 8 0 pra ter esperança.VERGONHA!!eu vi o porto levantar mais taças europeias que o benfica taças de portugal e campeonatos! Vergonha! Eu vi o Porto ser campeao na luz "pra mim o dia mais negro da minha vida" Vergonha! Eu vi a merda do sporting e do sporting de braga chegar a finais europeias e nos o maior clube do mundo??VERGONHA!!! Eu vejo o benfiquismo a degradar se de ano pra ano,ja nem conseguimos encher o estadio pra jogos da LC??VERGONHA! Eu vi o passivo do clube aumentar estrondosamente! VERGONHA!! Eu vi um presidente a dar votos a um corrupto que manda fruta pros arbitros que ano apos ano nos roubam a olhos vistos! VERGONHA!! Como é possivel estes senhores ainda andaram por ali?Devem estar colados e pregados á cadeira so pode, É INADMISSIVEL!!! QUALQUER BENFIQUISTA QUE DEFENDA ESTA TRISTEZA E ESTE MEDIOCRIDADE TEM QUE SER VISTA COMO INIMIGOS DO BENFICA,PONTO FUCKEN FINAL!

Daniel disse...

Ó caros amigos, não vejam este post como um apoio a nenhuma possível candidatura e atentem só nas críticas que por ali estão.

Concordo com a crítica, mas também não digo que o Tavares é uma alternativa credível até porque nem gosto do senhor.

@rui: Devido à existência de benfiquistas como tu que não pensam e só se dedicam à cultura de "ódio" é que estamos com problemas grandes. Tem de haver de tudo, mas antigamente eram menos "audíveis"...

Pedro disse...

"Ou seja, o Veiga foi presidente da casa do Porto no Luxemburgo para poder utilizar as piscinas?"

Algo muito parecido. Agora pode ser tão verdade como essa justificação de Vieira. Mas, como disse, penso que isso, neste momento, é acessório. O importante em relação a Veiga é analisar o que ele fez enquanto esteve no SLB.

Mr. Shankly disse...

A sério, Pedro? Tu aceitavas ser Presidente de uma casa do Porto para poderes usar as piscinas? Achas que não tem importância? Nota que não é ser sócio, é ser presidente de uma casa.

Pedro disse...

Shankly, claro que não aceitava. Mas felizmente posso dar-me ao luxo de o fazer (não aceitar).

Mas, repito, isso é, nesta altura, o acessório. Primeiro discuta-se o trabalho dele no SLB, depois vamos a estes pormenores.

Mr. Shankly disse...

"Mas felizmente posso dar-me ao luxo de o fazer (não aceitar). "
Coisa que o Veiga não pode, claro.

Eu nem quero discutir o trabalho dele, não gosto deste tipo de personagens. Olha, o PC tem feito um bom trabalho, não tem? Aceitavas o gajo para presidente do SLB?

Pedro disse...

Não. Não acho que o PC esteja a fazer um bom trabalho pq vence por meios ilicitos. É isso que consideras que Veiga fez no SLB?

"Coisa que o Veiga não pode, claro."

Se calhar não podia...mas, como te digo, acessório. Fará sentido discutir isto quando não tivermos um Presidente cujo benfiquismo é dúbio, que é/foi sócio dos dois estarolas, um lagarto que manda nas nossas finanças, um portista convicto como observador do mercado sul americano, um ex boavista com chefe do departamento jurídico, etc etc. Com estes exemplos dentro de casa é acessório estar a discutir o passado de Veiga.

Prefiro abordar o trabalho. Por isso, volto a perguntar:Achas que Veiga fez igual ao PC enquanto esteve no SLB?

rui disse...

Daniel..olha eu ate te ia responder mas sinceramente so digo vai mazé pro caralho!! Benfiquistas como eu?? Olha la meu caro patife...eu sei que o meu comentario foi longo,mas desafio te a dizeres aonde é que esta ali alguma mentira dita

Daniel disse...

Não é a mentira (se bem que há muitas incorrecções), é o facto de te baseares apenas nos aspectos negativos. Há coisas positivas, e não é com a cultura do "falar mal" que se resolvem as coisas.

Irrita-me a burrice e a incapacidade de análise, se não consegues achar aspectos positivos e se achas que os aspectos negativos são exclusivos desta direcção, então ide praticar fellatio a equídeos.

LSeverus disse...

Este senhor Rui Gomes da Silva não é um digno representante do SLB em lado nenhum,quanto mais numa direcção.Basta ver como ele usa o poder da palavra no programa da SIC onde junta,mas mal, algumas palavras em frases onde tudo se afunila na defesa de Vieira e de Jesus.
Quando se defende algum em que se acredita,temos que saber ter alternativas e propo-las nos locais certos.Nem Jesus nem LFV têm condições para colocar o SLB no local que deveria estar e a forma como se portam na gestão das diferentes funções prova isso.
Basta olhar para os rivais,com ou sem fruta,vão tendo estruturas de apoio e criaram bases para qualquer padeiro ser campeão.