Eskerrik Asko, Sporting!

Não foi um jogo perfeito. o 2-1 é perigoso para levar a Bilbao.

Ainda assim, na primeira parte, vi um Sporting com vontade de fazer o seu destino. A enorme dificuldade, o meio-campo fortíssimo do Bilbao, invariavelmente recuperando todas as bolas, apesar da escolha de Carriço como trinco no onze inicial, assistido pelo Schaars, e surpreendentemente com o puto André Martins a dar os laivos de técnica no lugar do lesionado Matias Fernandez. Cumpriu muito bem, o puto. Mas o meio-campo era Euskadi.

Toda a gente tinha avisado da valia dos Leones de Bilbao. E faço notar que ganharam a alcunha, não por terem qualquer símbolo leonino no emblema do clube, que não têm, mas pela garra que colocam em cada jogo. A equipa leva para o relvado a essência de um orgulhoso povo cujas origens, milenares, ninguém conhece, que partilham muitos traços de ADN com os Irlandeses, e que são capaz de beber como eles, como eu bem descobri depois.

Média de idades? 21


Na segunda parte, chegou o golo, que vi na tv. Estava cavalheirescamente na fila para comprar uma garrafa de água, quando o golo aconteceu. Injusto. Não só pelo teor que levava o jogo até ali, mas pelo próprio lance. Parece-me que a bola bate no braço do Amorebieta, e ele obtém vantagem com isso. No seguimento do lance, surge o livre que dá o golo, capitalizando a desconcentração Sportinguista que não pode acontecer!

Regressei ao lugar, e o Sporting resolveu dar a volta. Sá Pinto abdica da luta perdida no meio campo, tira Carriço, e coloca Carrillo. Tudo mudou.

Voltou o futebol empolgante, jogadas de belo recorte, aplaudidas inclusivé pelos Bascos. van Wolfswinkel queimou oportunidades, mas Ínsua colocou justiça no marcador. Os adversários dizem que o redes ficou mal batido, mas eu penso que não.

Nesse momento, Sá Pinto volta a mexer, pensei que suicidamente: Entra o avançado Rubio para o lugar de André Martins. Meio-campo aluga-se!!

Mas é por isso que eu nunca vou ser treinador mais que no Football Manager.

Talvez entendendo que valia a pena capitalizar o pendor ofensivo que os jogadores demonstravam no campo, colocando a bola rapida e directamente no ataque, Sá Pinto mostrou que está feito um treinador capaz de rivalizar com o grande "El Loco" Bielsa, reconhecidamente um dos melhores do mundo, como se escutou durante toda a semana.

E assim surge o segundo golo do Sporting, num lance de Capel. Inspiração? Não. Já tinha exasperado as bancadas várias vezes antes disso, serpenteando com a bola para terrenos interiores, mas escolhendo sempre mal o timing de soltar a bola. Naquele momento, rematou. Grande golo. Bilbaínos rendidos. Eu, rouco.


A-Team


Destaco:

Izmailov. Não vai estar na segunda mão por acumulação de amarelos.

Capel, mochilas, por vezes individualista em excesso.

van Wolfswinkel, criticado até pelos adversários. É novo. Ainda...

André Martins. É um caso sério.

Ínsua. Livres, cruzamentos, remates de pé esquerdo. Agora, de cabeça...

Xandão, um pilar na defesa. Com ele, até Polga se aceita.

Rui Patrício, sempre ele. Espero que leve o momento de forma fantástico para o Euro.

Sá Pinto, não é sorte. É trabalho. Atitude? Garra? Trabalho. Só não me impressiona com os gestos e esbracejar desde o banco. Show off para as bancadas e câmaras, ou forma de viver o jogo?

A torcida Bilbaína. Eram cerca de 4 mil. Chegaram e sobraram para 40 mil. Sempre com correcção, sempre puxando pela equipa, pausaram quando se renderam ao futebol do Sporting e aos murros no estômago que foram os golos, mas voltaram ao apoio até ao final do jogo.
Encontrei-os depois, no Bairro Alto. Eu e mais uns poucos de camisola do Sporting, no meio de camisolas listadas verticalmente vermelhas e brancas num ambiente de pura camaradagem. Consegui pagar a primeira rodada de imperiais, e depois, nunca mais...

Só me envergonhei de ser do Sporting e Português no metro. Uma cáfila de adeptos leoninos que fez a viagem cantando que "Espanha é merda" perante o desprezo dos Bilbaínos e alguns Portugueses. Mas imediatamente a seguir demonstrando a pouca inteligência, cantavam o marcador do golo "Diego Capeeeeel! Diego Capel! Diego, Diego, Diego Capel!". Que é Espanhol... A ironia não escapou aos de Bilbao, que sorriram.

55 comentários:

Vitto Vendetta disse...

LOL @ metro situation!

Foi um grande jogo de futebol, pelo menos durante as alturas em que podia ir espreitando, e os últimos 15 minutos do Sporting foram mesmo 15 minutos à Benfica!!!!

Parabéns Valdi, Parabéns lagartada em geral!

@oel@ disse...

A única coisa que me fez lembrar Benfica é que tanto o bilao como o SLB levaram "baile" nas deslocações a Alvalade mas ao contrario do SLB os espanhóis tiveram a humildade de dizer que o Sporting foi muito superior.

Eu acho que m meio campo foi nosso, não me lembro de uma única jogada corrida do bilbao, chegavam ao inicio do nosso meio campo e dai não passavam.

Vitto Vendetta disse...

Olha olha, um dos que esteve no metro!

JAC disse...

A historia dos adeptos do bilbao serem conhecidos como leones nada tem a ver com a garra, mas sim com a hisotira associada a San Mamés, martir que foi atirado aos leões. Dai os adeptos terem ficado conhecidos por leões...

Maria disse...

Arrepiante o inicio da segunda parte, milhares de Sportiguistas a cantarem "a cappella " "O mundo sabe que", com os bascos no final a aplaudirem de pé!

lawrence disse...

Ontem, vestindo a camisola dos leões (de bilbau) fiquei a saber que há uma equipo "portoguesa" que também é apoiada por terroristas (o metro, o fogo posto e tal...) e que corre pa ca#*lho!
E com a bola controlada o que ainda é mais interessante!
Parecia outra equipo portuguesa de há unos anos atrás (muchos!) que até tenia una media hora con su nombre e que alimpava todo!
Bienfica lo creo!!!
Balderrama, parabiénes!

Anónimo disse...

eu viajo num tgv todos os dias em que se canta ALTO E A BOM SOM: sporting É MERDA.

FORÇA BILBAO

O cusco de Esmoriz disse...

Bom jogo do Sporting que dominou grande parte do jogo, excepto o início da segunda parte, aonde o Athletic apareceu com mais confiança!
Todavia, a reviravolta poderia ter sido acentuada. Aquele golo do Capel foi fantástico e pode valer a eliminatória, mas também o mesmo podemos dizer do falhanço do Carrillo que tinha tudo para decidir praticamente a eliminatória.
Só um Sporting forte resistirá em San Mamés e por isso que trabalhem para isso. E já agora joguem assim no Dragão que eu agradeço!


ps: Bom jogo do Insúa. Veio a custo zero e lamento que o meu Benfica não tivesse estado atento. Teria dado um jeito tremendo no lado esquerdo da defesa.

Anónimo disse...

mais um a chamar baile a roubalheiras dos árbitros.

mais um jogo que deram "baile" e pouco cheiraram a bola, o que quer dizer que o baile eles oferecem, mas são eles próprios que o bailam hehe.

espero ver o zborden ser goleado em bilbao, até dormia melhor.

Maria disse...

Rennie...vais ver que dormes logo melhor.

CANOS SERRADOS disse...

Maria,

Foi um momento lindo sem dúvida. Eu odeio o Benfica mas uma coisa tenho que reconhecer... o hino deles tem todos os ingredientes para ser cantado assim e é bem forte quando as papoilas o começam a cantar!! (como é evidente não vou continuar a fazer mais elogios, eheh)

Já nós temos aquela marcha que, ao que dá a entender, já nem sequer pelo próprio clube é muito estimada!! Isto apesar de eu achar o ennio um génio!! :)

Em suma, curtia que o nosso clube tivesse um hino ao estilo do You´ll never Walk Allone

CANOS SERRADOS disse...

anónimo,
não tomes uns comprimidos para dormir que se estiveres à espera da tal goleada..vais continuar a dormir mal!!

CANOS SERRADOS disse...

anónimo,
não tomes uns comprimidos para dormir que se estiveres à espera da tal goleada..vais continuar a dormir mal!!

Anónimo disse...

eu durmo sempre bem, não sou adepto do zborden.

rennie? loooooooooool

é tão gratificante ver os eternos aziados a falar de azia, é como ver um ladrão a chamar alguém de assaltante.

continuem fans do lol de portugal, de hoje a uma semana vai ser ver vos aí todos deprimidos outra vez, são mesmo sapos, incham e depois esvaziam logo hehehe.

CANOS SERRADOS disse...

blá blá whiskas saquetas :)

Iberian Proteus disse...

Gande cronica, gande jogo, ganda bebedeira!!! um abraco

Iberian Proteus disse...

Ah! no titulo nao e Euskerrik Asko, e Eskerrik Asko! :D

Maria disse...

Anónimo : Devias era aproveitar o tempo em que não estás a dormir para aprender alguma coisa. Assim do género : aprender a contar. Nem que fosse só para contar remates. Com um bocado de sorte até aprendias o que era uma maiscúla.

Peter disse...

Anónimo das 15:23: de hoje a 8 dias quero te ver a comentar neste blog. Vou guardar o teu comentário.

Maria disse...

Peter : Olha que o gajo dá sorte! O Labyad tb NUNCA iria assinar pelo Sporting! :-)

Erk disse...

Corrigido!

;)

atuamae disse...

OS D BILBAO ODEIAM ESPANHA, TAOSE A CAGAR. KANT AO ZBORDING JOGAR À BENFAS? MAS O BENFAS JOGOU ALGUMA COISA, SEM SER NAKELA FASE DO DOPING E DAS AJUDAS DO ARBITRO? AGR JA ACABOU O DOPING E MAIS UMA VEZ ACABAM A TEMPORADA D RASTOS. COINCIDENCIA...?

Maria disse...

"Somos o Sporting. Não tememos ninguém"!


http://www.youtube.com/watch?v=VFyIpm0j3H8

pitons na boca disse...

"Em suma, curtia que o nosso clube tivesse um hino ao estilo do You´ll never Walk Allone"


Tu e provavelmente a grande maioria de adeptos de futebol por esse mundo fora.
Não desgosto do hino do meu clube, mas o "You'll never walk alone" está lá no topo.

O cusco de Esmoriz disse...

Já que o Vitto falou num treinador para o Benfica, e entrando nesse espírito, porque não contratar este jogador? Podia gerar tormentos cardíacos nos nossos rivais! Eh eh eh eh eh eh

http://www.dn.pt/desporto/interior.aspx?content_id=2432564

Maria disse...

Eu tenho uma t-shirt do Liverpool, só pq ter isso escrito. :-)

Maria disse...

*por ;-) Pareço uma anónima a escrever! Valha-me Deus!

pro.benfica disse...

1.º) Tudo mudou com a substituição do Bielsa à JJ contra o Porto, burrada, aliás, que o dito reconheceu.

2.º) Em casa adepto de qualquer clube, há sempre aquele ganhar contras os outros e não o simples ganhar. Eh pá, deixa lá os que têm azia. Ficam com ela e, com o tempo, passa.

O Sporting ganhou. Celebra só por isso, pela vitória do teu clube e esquece os que queriam outro resultado.

P.S. - Creio que já estão na final.

sensefield disse...

y sin olvidar que muchos de los seguidores del Athletic tambien piensan que Espana es una mierda :)

Anónimo disse...

maria és tão non sense que de certeza que não jogas com o baralho todo, isto de ser mulher e querer falar de futebol deve ser desgastante, sabes ao menos o que é um fora de jogo? hehe

labyad? WTF? o desespero de não ter argumentos (quanto mais factos) faz coisas destas.
hello? essas falhas são hilariantes.

maiscúlas? mais um assunto sobre futebol na cabeçinha da maria.
(eu escrevo como EU quiser, EU É QUE DECIDO, se não quero começar frases com maiscúlas NÃO O FAÇO, EU É QUE SEI, por isso shiuuuu que a conversa não chegou à cozinha sua submissa)

remates? nalguma tinhas de acertar em relação a futebol, mas esta dos remates vem a propósito de? só rir de ti maria amélia.

peter, nem posso esperar que chegue esse dia, vou-me fartar de escrever comentários a rir-me da vossa cara e até vou escrever com CAPS pra lerem bem, ok?

o sporting é a nossa puta, o sporting é a nossa puta, o sporting é a nossa puta, o sporting é a nossa puta...

na minha terra os lagartos têm vergonha de o ser, alguns até já mudaram hehe

estes que rastejam por aqui pra lá caminham, mas por enquanto continuam na demência.

Erk disse...

Um beijinho para ti, anónimo.

Quando saíres do sanatório, estamos à tua espera cá fora.

:)

Aupa, Athletic!

Anónimo disse...

sanatório hehe
tu é que vives no hospício e de vez enquando deixam-te ter acesso a um pc, triste.

http://www.youtube.com/watch?v=co6hKAaYkDY&feature=related

Anónimo disse...

http://www.youtube.com/watch?v=Sm_KyhMKQvE&feature=related

Anónimo disse...

http://www.youtube.com/watch?v=utcDvlzf4cE&feature=related

Anónimo disse...

http://www.youtube.com/watch?v=eB9C_vK2jxA&feature=related

Anónimo disse...

http://www.youtube.com/watch?v=ZRIp04KfZCE

Erk disse...

Belos vídeos.

Não se fazem vídeos desses, por exemplo, do Belenenses...

Só grandes equipas é que suscitam ódiozitos e motivam gajos sem vida a perder tempo com merdas dessas.

Um forte abraço, ultrapassa lá isso, e mete gelo...

Anónimo disse...

quem fez os vídeos não sei, mas que servem pra mostrar quem é o sporting a piada de portugal lá isso servem.

grandes equipas hehe mas pra falar em grandes equipas é preciso tê-las.

não é odio, é mesmo desprezo e vontade de achincalhar e humilhar as lagartixas.


bem se vê quem precisa de meter gelo hehe

ENXERGUEM-SE

Erk disse...

Isso, fofinho...

Deita cá para fora.

LDP disse...

"Só me envergonhei de ser do Sporting e Português no metro. " ainda bem que vais poucas vezes ao estádio.

Quanto ao jogo, parabéns ao sporting - clube. Aos sportinguistas - parabéns só a alguns.

Vejamos se têm pedalada para aguentar o resultado lá, mas se assim não acontecer lembrem-se de não culpar o árbitro porque isso é coisa de benfiquistas.

Anónimo disse...

O serrano foi à cidade também dava um belo título.

Erk disse...

A Fernanda?

Não vi.

Mas vi a Vanessa Oliveira.

pro.benfica disse...

Pá, celebrem lá a vitória do Sporting e deixem-se de merdas!

Porra! Isto é cansativo: desejo de vã-glória de um lado, azia do outro.

Irra!

O Sporting foi melhor, esteve à beira do KO, fez a «remontada» e poderia ter dado 3 ou 4 a 1.

Ó Anónimo, escreve lá: «Parabéns, Sporting! Ganhaste!»

E passa a outra, pá! Amanhã, poderemos ter outro hino ao futebol, mas prevejo que teremos outra «mourinhada».

Gr33n C0d3r disse...

Há algo que não compreendo, mas deve ser problema meu... Existem comentadores (?) que afirmam que o 2-1 é um resultado perigoso, que para o Sporting o empate 1-1 seria melhor para a segunda-mão... Porra, ninguém explica isso ao Sá Pinto e aos jogadores? Tem toda a lógica, empatar é melhor que ganhar...

Maria disse...

Valdemar : Aqui está mais um motivo para te orgulhares de ser adepto do SPORTING

http://www.youtube.com/watch?v=x-fNqk06bK0

Erk disse...

Green, são talvez os mesmos que preferem equipas que caem de pé, às que seguem caminhando?

Erk disse...

Hahahahaha!

Maria, que pontaria!

Acabo de colocar o post!

Maria disse...

Ehehehehehehe.

Óptimo!!!!


Nunca é de mais mostrar estas imagens!!!

POC disse...

@Valdemar, ainda bem que vieste cá e não disseste nada! Oxalá tenhas uma desinteria!

Menos um para jantar.

Anónimo disse...

sempre é melhor cair de pé numa champions com 30 milhões no bolso, do que ir caminhando em direcção ao abismo (será que pensam que vão mesmo ganhar a orangina da europa? LOL) e ganhar uns tostões que nem dão pra mandar pintar os mastros.

DeVante disse...

Deixa lá o Valdemar que ele é dos poucos que despreza a Champions.
Mas faz bem, se nem no proximo ano eles vão lá...
Só não percebo o porquê dos terceiros classificados da fase de grupos da Champions serem "promovidos" para a Euroliga.

Erk disse...

É de assinalar a mudança de discurso do adepto encarnado.

Subitamente, segundos lugares que dão acesso à Champions já são bons...

DeVante disse...

Bons não devem ser...mas menos maus do que ir à Euroliga devem ser...acho eu!
Mas quem achar que na Euroliga é que é também deve estar certo.
Era perguntar ao Godinho Lopes se mais uns milhõeszitos não davam jeito. Até porque, quem sabe, se estivessem na Liga dos Campeões, haveria maior "disponibilidade de caixa" e PPC não depositaria 2000 euros mas sim 10000 e Cardinal não se teria indignado...isso nunca saberemos.

Anónimo disse...

olha la o devante, eu ate sou do benfica, e ate a mim essa conversa ja chateia... o ano passado nao preferias ter ido a final da orangina e ganhar, em vez de ter perdido com o braga?! que conversa mais idiota...

joao pedro

DeVante disse...

...oh asnónimo, o problema não é ganhar a orangina (porque os lagartos nunca a vão ganhar).
O problema é achar que disputar as meias da orangina é melhor que os quartos da Champions.
Percebeste agora?