Tosquiadela#1: Estoril

(imagem do site oficial do BENFICA)
Aí está o nosso campeonato, a prova que, verdadeiramente, importa.
Cumprindo uma tradição de muitos anos, lá estive, em nossa casa, para fazer a minha parte. Confesso que não foi fácil, porque a companhia, pouco atenta à bola, teimava em questionar tudo. De qualquer modo, do que vi, aqui ficam as minhas 11 notas:
 0 - Nota prévia: o SPORT LISBOA E BENFICA entrou em campo com Júlio César, Nelson Semedo, Lisandro e Luisão, Eliseu. Fejsa, Pizzi, Gaitan, Ola John, Mitroglou e Jonas.

1- O nosso IMPERADOR esteve fantástico. Se, na época passada, a sua entrada na equipa foi decisiva para o campeonato, parece-me que este ano, com o seu carisma e a sua qualidade poderá ser igualmente importante para ajudar a formar os jovens que começam a nascer. A vitória #1 chegou nas mãos do Júlio César.
2- Do lado direito esteve um menino que, na pré-época, tinha aparecido em grande. Nelson Semedo chegou ao onze do BENFICA com a responsabilidade de substituir um enorme Maxi Pereira que, como se está a provar a norte, é um dos melhores que por cá anda. E, não tremeu. O Nelson está ainda muito mal nos posicionamentos defensivos e há muitas fragilidades na forma como defende, mas isso, é a parte mais fácil, porque, com os dias, com o trabalho, aprende. O resto, a atitude e a qualidade estão lá. O golo que marcou sublinhou aquilo que ele foi - o melhor jogador do BENFICA, o único que, verdadeiramente, nos fazia levantar da cadeira. O puto tem alma e eu gosto disso.
3- Os centrais não são os melhores do mundo. No BENFICA, depois do Ricardo e do Mozer, nunca mais o foram. Mas, para a nossa liga tem que chegar. Prefiro o Jardel ao Lisandro, mas o Lisandro também não fica mal na fotografia. O Luisão continua a ser o líder. Do lado esquerdo, sendo eu o último gajo a defender o Eliseu, parece-me que não temos melhor. Se vier o Coentrão, perfeito. Se não vier, perfeito na mesma, fica o Eliseu.
4- Se Rui Vitória quiser continuar a usar o duplo pivot no meio-campo, na minha opinião, tem que apostar no Fejsa e no Samaris. E, se preferir apenas um destes, o Samaris tem que jogar. Acho que o Fejsa é o nosso melhor trinco, mas o Samaris é o nosso melhor médio. Eu jogaria com ambos, vestindo no Samaris as funções que eram do Enzo.
5- Ola John. Está encontrado o patinho feio. Não é o Salvio, nem o Markovic. Também não é - ninguém é - o Gaitan. Mas, parece-me que os Benfiquistas estão a exagerar. Gostava que o BENFICA tivesse uma alternativa melhor e até admito que seja um dos putos, mas não creio que a nossa atitude, assobiando, possa ajudar em alguma coisa. Se tem o Manto Sagrado vestido, para mim, dentro do campo, é o melhor do mundo.
6 - Gaitan: é mesmo o melhor do mundo. Mas, será que o Manchester vai demorar muito? Decidam-se pá...
7 - Mitroglou fez-me pensar no Cardozo, mas para pior. Para ser justo, vou valorizar o facto de ter sido ele o abre latas de um jogo que estava muito complicado.
8 - Jonas é o Jonas. Ele e o Gaitan têm aquele toque que transforma o quadrado dos outros, na mais esférica das bolinhas. É craque.
9 - Rui Vitória colocou em campo uma equipa que surpreendeu, mas que não funcionou. Ninguém teria ficado surpreendido se o Estoril tivesse marcado por uma ou duas vezes. Muito má a ligação dos sectores, as diferentes duplas completamente "desorientadas" e 70 minutos para esquecer.
10- Rui Vitória mexeu bem. Coisa que Jesus quase nunca fazia. Não teve medo, arriscou e ganhou. Se Talisca entrou bem, o Vitor Andrade veio fazer a diferença e, com o Nelson, fez um dupla que poderá funcionar. Muita tração, muita correria que poderá funcionar. Gostei muito dos últimos 20 minutos.
11- Cinquenta e três mil almas na Catedral depois do que se disse e escreveu é fantástico. São mesmo estes, os milhões que ninguém tem.
-----
1º Classificado, 3 pontos, 4 golos marcados, 0 sofridos. Próximo Jogo: Arouca (f)

5 comentários:

R.B. NorTør disse...

Meiral, Ola John fez uma coisa importantíssima que Vitor Andrade não fez e que foi fechar o flanco às subidas do Nélson. A dupla entre NS e VA funcionará se o VA conseguir melhorar esse aspecto. Quanto ao NS precisa de caparro para ficar ao nível do antecessor, que defensivamente tinha uns pózinhos extra pela idade e não muito mais.

MeiralVermelho disse...

E "prontos" já somos 2 de acordo em 2 coisas.
E ando tão mal de memória que já nem me lembro quem era o nosso defesa direito o ano passado e até tenho alguma dificuldade em me lembrar quem era o mister. Infelizmente, o João Gabriel anda sempre a lembrar-me...
Agora é só o resto dos camaradas perceberem que, assobiar, em momento algum servirá para ajudar. Nos blogues, no face, nas redes sociais ou associais, seja lá onde for, digam, gritem, escrevam o que quiserem. Agora, naqueles 90 minutos, o Manto é sagrado e em caso algum podemos assobiar os nossos.
MV

Anónimo disse...

Faltou o agradecimento à equipa de arbitragem...

A bug's life disse...

É preciso não ter vergonha na cara

Marta disse...

Antes dessas bitaitadas, tenham cuidado com os vossos telhados de vidro rachado, meus pequerruchos!