Sporting, Somague, comunicados


Tenho sérios problemas em compreender como os sportinguistas ainda dão um mínimo de crédito que seja aos comunicados do Sporting versão Bruno de Carvalho. Porra! Nem digo "um mínimo de crédito", mas, pelo menos, que não torçam o nariz. Vamos ao contexto :

1. Compreendo perfeitamente que tenha havido uma confiança inicial (cega mesmo) quando Bruno de Carvalho foi eleito. Ele foi eleito com o discurso do "Sporting aos sportinguistas", que tudo o que se passaria no Sporting seria publicamente clarificado (entenda-se publicamente por universo sportinguista), que nada seria escondido e que, assim, os sportinguistas saberiam sempre a verdade. Os comunicados foram o meio escolhido para transmitir a verdade do Sporting.

2. Compreendo, como disse, a confiança que se gerou nos adeptos. Foram anos e anos de sujidade que iam levando o Sporting ao abismo. BdC prometeu a sinceridade que os sportinguistas há muito esperavam. Agora, com tudo o que se passou este ano, acreditar ainda neste conto de fadas não é coisa de cego : é coisa de quem gosta, e muito, de ser aldabrado!

3. Exemplo : quando BdC e Marco Silva andaram às turras, tivemos direito a não sei quantos comunicados a dizer que tudo não passava de uma campanha mediática para denegrir um Sporting que estava a renascer, um Sporting cuja força começava a meter medo aos rivais. Não apenas tivemos que levar com os comunicados, como tivemos que levar durante semanas com este discurso da parte dos próprios sportinguistas. Recentemente, BdC deu uma entrevista onde afirmou que ele e o Marco Silva eram adultos e que, enquanto tal, souberam ultrapassar as difiiculdades. Por outras palavras, admitiu que tudo o que foi escrito naqueles comunicados era treta, era MERDA para os sportinguistas comerem. E não apenas comeram essa merda, como a vomitaram durante semanas.

Concluindo, continuem com essa confiança cega em quem dirige o Sporting. Continuem no Figth e Resist contra um mundo que se uniu contra vocês. Continuem assim e não sejam exigentes com quem dirige o vosso clube. Não peçam explicações para as contradicções, os acasos, os timings em que os contratos são rasgados, etc, etc. Cada vez me convenço mais que, daqui a três anos, não vamos encontrar um único sportinguista que tenha votado/apoiado BdC...

22 comentários:

Ryder disse...

A sério que foi um benfiquista que escreveu isto? Um adepto do clube presidido pelo Luís Filipe Vieira?

David Duarte disse...

Oh meu caro Ryder, tens que ter umas lições de logica. O facto de ser um benfiquista que escreve isto não implica que BdC não seja um aldabrão e o sportinguistas uns cordeirinhos que seguem o tocador de flauta.

Aliàs, e a hipotese do benfiquista que escreve isto dizer hà anos mais ou menos a mesma coisa sobre o Benfica de Vieira? Não colocas essa hipotese?

Claro que não! é que colocares essa hipotese é deitares esse não-argumento que apresentaste para o lixo e, de facto, não teres outra saida senão pensares que tens um presidente que anda a bricar com vocês.

Agora pergunto-te, e espero que não fujas ao tema como fugiste no teu comentàrio : ainda confias nos comunicados do Sporting depois de tudo o que se passou com o caso Marco Silva?

David Duarte disse...

*brincar

Mestre de Cerimónias disse...

David, os comunicados tanto podem servir para esclarecer os sócios e adeptos das várias questões, como também podem servir para expor a posição do clube em determinados assuntos relacionados com a vida do clube.

São muitos os comunicados? Sim, é verdade. Alguns desnecessários, outros até inoportunos, outros de cariz claramente político, mas a maior parte acaba por ser esclarecedor.

Este da Somague cai na categoria dos comunicados "políticos", que são certamente redigidos pelo departamento jurídico do clube.

Até ver, o julgamento do departamento jurídico do clube tem sido exemplar sobre os vários conflitos que o Sporting se viu envolvido. Os direitos de formação do Moutinho, o "dolo sem intenção" da Taça da Liga, o caso Bruma são alguns exemplos. Até agora ainda não perderam um caso - o da Taça da Liga era impossível ganhar, mas expôs a desonestidade daquela malta -, pelo que merecem toda a confiança dos sportinguistas. Vamos ver agora como corre o caso Rojo e até que ponto uma eventual decisão desfavorável ao clube nos penalizará.

Mas em relação ao exemplo concreto que dás, o Sporting não emitiu nenhum comunicado sobre a crise do Marco Silva. Foi o próprio Bruno de Carvalho que foi à Sporting TV desmentir que o Marco Silva estivesse despedido - e isso foi verdade. Confirmou a existência de questões internas, desmentiu a existência de uma crise (o que é evidentemente falso, mas ele nunca poderia dizer abertamente que havia uma crise, certo?), e pouco mais acrescentou. Normalmente para bom entendedor meia palavra basta, e todos percebemos o que estava em causa naquele momento.

Aproximam-se decisões importantes para o clube cujas consequências poderão definir aquilo que será o apoio dos sportinguistas ao presidente nos próximos tempos. Mas até lá, a qualidade das decisões de Bruno de Carvalho (que como qualquer ser humano tem os seus defeitos) tem sido altamente positivo. E não tenho dúvidas de que não há quem deseje melhor ao clube e dedique mais tempo da sua vida do que o próprio presidente - o que é algo que eu, enquanto sportinguista, há muito tempo não via na liderança do meu clube.

É a minha opinião - de um sportinguista que está perfeitamente confortável com a liderança de Bruno de Carvalho. Mas é verdade que existem alguns sportinguistas com uma opinião bem diferente da minha.

Nota: escrevo este comentário não na ótica de estar a malhar num blogue benfiquista por estar a criticar o Sporting (críticas entre rivais são coisas perfeitamente normais, e dá muito mais interesse a isto tudo).

Posto isto, termino deixando os meus sinceros desejos de uma derrota ou empate em Guimarães no próximo domingo que vos deixe com o coração apertado durante mais uma semana e que, acima de tudo, me permita regressar tranquilamente do Estádio de Alvalade depois do jogo com o Braga sem ter que aturar demasiado trânsito e buzinadelas na 2ª circular. ;)

Um abraço.

Mestre de Cerimónias disse...

Já agora, aproveito para perguntar o seguinte: o Cota do Bigode ainda vai regressar ao brilhante comentário futebolístico a que nos habituou, ou está a preparar uma candidatura à presidência da república? :)

David Duarte disse...

Mestre de Cerimonias,

Os comentàrios de tal teor, claros e sinceros, são sempre bem vindos. Mesmo se não concordo com certos pontos da analise. Nomeadamente:

- na visão do trabalho da equipa juridica do Sporting. Os casos apresentados não são situações estructurais, mas "contingentes" (Moutinho, Bruma, Taça da Liga). Não lhes retiro importância, até porque mostram uma atitude que é aquela que os sportinguistas queriam ver e não viam hà muitos anos. Mas das oluções desses casos não depende o futuro do clube. Jà a questão Doyen, Somague, Flair-Play financeiro (neste caso trata-se de gestão), nestes casos, sim, o futuro do Sporting està em jogo... e em nenhum deles o Sporting està em posição de força. Antes pelo contràrio, està na posição de quem quebrou (ou seja, de quem fez a "falta") e que agora tem de justificar a sua acção, de demonstrar que fê-lo respeitando os procedimentos legais. Se o Sporting sai perdedor destes dois casos (como disse, o fair-play financeiro é uma questão de gestão... mas que pode explicar as rupturas de contrato nas outras duas situações), se ele sai perdedor, como dizia, a coisa fica muito negra.

- Bruno de Carvalho e Marco Silva. De certeza que não houve comunicados? Tenho quase a certeza que sim... contudo, se não foram comunicados mas limitou-se à entrevista ao canal, nada muda sobre o ponto que referi. Bruno de Carvalho não se limitou a negar o despedimento. Entrou no discurso da vitimização, da "tempestade no copo de àgua" realizado pelos media com o objectivo de perturbar o Sporting. Ora, a verdade é que essa tempestade foi criada pelo proprio BdC. Os media apenas fizeram o que costumam fazer : alimentar-se do sangue que jà foi benfiquista (nos momentos mais dificeis do Benfica nos ultimos 20 anos) e que agora é tão facil de encontrar no Sporting de BdC.

- Sobre a qualidade do trabalho de Bruno de Carvalho... bem... isso é o mesmo que elogiar a qualidade do trabalho do Passos Coelho. Quero dizer, a verdade é que BdC limita-se a fazer o que lhe é imposto pelos credores. ele não està a realizar nenhum milagre. Ele é apenas um pequeno instrumento de um programa de restructuração. Muito pouco é, de facto, decidido por ele. Aliàs, penso até que é por essa razão que ele sente tanta necessidade de expor mediaticamente um poder que na realidade não tem... mas isto é entrar no psicologismo.

- Sobre o momento do Sporting. Sim, este é um momento fundamental na vida do clube. Muito vai decidir-se e, em toda a sinceridade, o que se decide agora é, penso eu, se o Sporting vai ser capaz de voltar a ser grande ou se està destinado a morrer devagarinho como aconteceu com o Belenenses : é um momento critico e não sei até que ponto terem escolhido um "puto de claque" para presidente foi a boa solução. Têm a certeza, com ele, que o amor ao Sporting vai continuar a existir nos adeptos... duvido que, com ele, o clube possa a vir a ser o que jà foi. Para isso não basta ser bom em propaganda e fazer populismo.

- Sobre o Cota, saiu um resumo anteontem. Vai à pàgina sua pàgina no facebook.

Zé de Fare disse...

Sobre a qualidade do trabalho de Bruno de Carvalho... bem... isso é o mesmo que elogiar a qualidade do trabalho do Passos Coelho.

o Sporting vai ser capaz de voltar a ser grande ou se està destinado a morrer devagarinho como aconteceu com o Belenenses : é um momento critico e não sei até que ponto terem escolhido um "puto de claque" para presidente foi a boa solução. Têm a certeza, com ele, que o amor ao Sporting vai continuar a existir nos adeptos... duvido que, com ele, o clube possa a vir a ser o que jà foi. Para isso não basta ser bom em propaganda e fazer populismo.

TENS UM PRESIDENTE ELEITO COM QUASE 100% DOS VOTOS, QUE TE MENTE NA CARA HÁ 14 ANOS SOBRE TODOS OS ASPECTOS DO CLUBE EM TODAS AS ENTREVISTAS QUE DÁ NO CANAL DO CLUBE E TENS A LATA DE DISCUTIR A CREDIBILIDADE DE QUEM TEM MEIO MANDATO E VENCEU ELEIÇÕES COM OPOSIÇÃO VISÍVEL E PUBLICA TODOS OS ATOS DE GESTÃO EM PAPEL QUE SE PODE DESCARREGAR NA INTERNET?

LUIS FILIPE VIEIRA ENCONTROU O CLUBE NO ESTADO CALAMITOSO E TEVE ESTA CLAQUE A CRITICAR O QUE FAZIA? OU FOI EXACTAMENTE AO CONTRÁRIO?

PORQUE É QUE NÃO ÉS TÃO EXIGENTE COM QUEM ELEGESTE? AFINAL ONDE É QUE ESTÃO ACESSÍVEIS TODOS AS DECISÕES DO BENFICA QUE SE POSSAM CONSULTAR? O HOMEM TEM 14 ANOS DE MANDATO. JÁ CHEGA NÃO?

Zé de Fare disse...

PORQUE É QUE NOS RELATÓRIOS DE CONTAS DO BENFICA APARECEM PAGAMENTOS DE SERVIÇOS A EMPRESAS ESTRANHÍSSIMAS, NOMES QUE NÓS NUNCA OUVIMOS FALAR?

David Duarte disse...

Oh meu caro Zé de Fare, tão pouca consideração mostras tu pelo Sporting se, para defenderes o teu clube e o teu presidente, a solução que tens é atacar os outros. Sabes, é que, ao contràrio do que mostrou ali o Mestre de Cerimonias, essa atitude apenas mostra que não sabes o que dizer de bem sobre o que teu clube é e sobre o que o teu presidente faz.

Mas se estàs assim tão curioso em saber o que eu penso do Vieira, não tens que te esforçar muito. Vai sete posts abaixo e lê os comentàrios. E, depois, aproveita e acompanha o Ryder às aulas dele de logica : é que o Vieira até pode ser tudo, até pode ser mesmo a causa de todos os males do mundo e os benfiquistas os seus soldadinhos. Mas mesmo neste hipotético caso, nada disso contradiz o que eu escrevi sobre o BdC e a relação que os sportinguistas têm com ele.

Và, um esforçozinho, Zé de Fare. Tenho a certeza que consegues encontrar pelo menos um argumento que seja a favor do BdC e que não seja contra o Vieira.

Shiver disse...

Irritaste o Bebado, tá tudo lixado......

Ó Zé ao menos segue u exemplo de um discurso lucido de outro camarada do teu clube e vê se aprendes a dialogar sem ser como um animal ok?

Mestre de Cerimónias disse...

Duarte, em relação aos variados assuntos que ambos referimos é normal que existam diferenças de opinião, mas em relação à tua argumentação deixa-me fazer uma observação e um protesto. :)

Observação: é óbvio que BdC cometeu erros. Para mim, o mais grave foi aquele comunicado pós-derrota de Guimarães. Não tem necessidade nenhuma de criticar em público quando o pode fazer dentro do balneário. E deixar que o José Eduardo falasse por ele foi outro erro grave. No entanto, é normal que erros seja cometidos por alguém que ainda tem pouca experiência no cargo. É uma travessia que ninguém poderá fazer por ele e pela qual quer LFV quer PdC já fizeram. Quanto a PdC era muito novo para me lembrar das asneiras que cometeu - e certamente que as fez - mas as de LFV lembro-me bem. Importante é que esteja disponível para aprender com os erros que fez - e a contratação dos acessores de comunicação parece-me um excelente passo nesse sentido.

Agora o protesto: comparar o trabalho de BdC ao do Passos Coelho não faz sentido. Até pode haver vários paralelismos em relação à situação do Sporting pré-BdC e de Portugal pré-PPC, mas as semelhanças acabam no momento em que ambos foram eleitos.

Dou-te dois exemplos:

1º Se BdC tivesse uma postura passiva em relação aos credores como PPC, o destino do clube teria sido bem diferente logo naquelas reuniões iniciais que fez com a banca após ter tomado posse. A banca queria ter elementos seus na administração da SAD, BdC recusou, a banca acabou por recuar. Viste a troika recuar no quer que fosse, ou mesmo PPC a procurar suavizar o espartilho em que nos meteram? Não me parece.

2º A solução que PPC arranjou para o país é fácil: aumentou impostos. Consequência: o consumo caiu a pique, o desemprego aumentou e o PIB desceu. Isto não é solução para nada. BdC tem um GRANDE problema que PPC não tem: é que não pode inventar receitas. Por isso teve mesmo que cortar nos custos, de uma forma altamente dolorosa. Foi obrigado a cortar o orçamento da SAD para metade. E ao contrário do que se esperaria, o comportamento da equipa de futebol subiu inúmeros furos.

Proponho-te agora o seguinte exercício: imagina que és o presidente do Benfica e decides começar a equilibrar as tuas contas para não ficares demasiado dependente das vendas de jogadores. Tens que cortar 25% do orçamento. Por onde começarias? (nota: a maior parte dos jogadores que tens a rodar noutros clubes têm salários insignificantes comparando com as maiores estrelas do clube; ou seja, ajudava correres com os excedentes mas o peso global é pouco significativo)

Um abraço.

Quem disse...

...estranhíssimas como ... A Doyen?
By the way: é Relatório e Contas (R&C) e não "relatório de contas".
O que significa que não o viste.
Vai lá fazer o TPC ao R&C e volta para dizer que empresas estranhíssimas são essas....

SportingSempre disse...

podes escrever sobre o que quiseres mas antes de te preocupares com o vizinho do lado olhares para dentro não era má ideia.

o teu presidente em 2000 era um simples self made man da amadora ou sitio parecido, hoje é dos 10/15 homens mais ricos do país e o endividamento do benfica tornou-se quase "mitológico".

não abras a pestana que não é preciso...

Rui Dias disse...

O ze do tinto está um pouco confuso! Que o Vieira é fresco todos sabemos, ninguém está iludido creio eu! Mas uma coisa é certa...as obras vão aparecendo! Vão surgindo verdadeiros craques na equipa! As modalidades melhoram a passos largos! Asnpresas que colaboram com o clube não vêm à toda a hora queixar se que não se cumprem os contratos! Enfim.... Pode ser um charlatão mas lá que tem sabido trazer coisas positivas isso tem! Agora o nalgas...o que é que trouxe de positivo ao lagartedo desde que chegou?? Nestum! Essa é que é a verdade! O homem arranja stress com todos os parceiros que tem...acha que tem o rei na barriga!

Para mim nem me aquece nem arrefece mas sempre quero ver o que será do Sporting dentro de um ou dois anitos...

Tesos estamos todos...mas cheira me que alguns estarão reais e sozinhos num futuro próximo!

Quem disse...

"O endividamento do Benfica tornou-se quase mitológico" encaixa perfeitamente com "olhares para dentro não era má ideia"...no caso do sportem. Outro que lê "relatórios de contas".

A bug's life disse...

Tantas falsidades que se escrevem sobre o PPC, melhor PM pós 25 de abril. Mas isso é entrar em política.
O comunidado da Somague esclarece tudo e o único mentiroso e pessoa de ma-fe é o Sporting e o seu presidente (parece os tempos do Vale e Azevedo. Só contratos rasgados)

David Duarte disse...

Mestre de Cerimonias,

Mas o Benfica jà começou a fazer essa redução (acabando aliàs com o mito vieirista de milagre financeiro, de excelente gestão... mas isso é outra conversa). Por exemplo, do Benfica-Porto do ano passado (o jogo do Eusébio), apenas restam 4 jogadores. Foi muito dinheiro que entrou (excepção feita ao Garay...) e muito dinheiro que não se gastou, nomeadamente com ordenados. Em principio, este Verão vão sair outros e contudo o Benfica continua competitivo a nivel interno. Tenho a convicção que o Sporting também tê-lo-ia sido esta época caso Bruno de Carvalho se tivesse metido à parte e não tenha sentido a necessidade de mostrar ao mundo sportinguista que ele manda, que ele quer puxar o clube para cima.

Não percebeu que ao fazê-lo apenas estragou em muito o trabalho feito pelo Marco Silva. E não penso que este caso fosse de falta de experiência. A sério, o Sporting tem um muito bom inicio de época, tem um precalço em Guimarães e ele abre a boca? Isto não é falta de experiência : é querer de forma consciente aproveitar o primeiro precalço para mostrar o seu poder.

Mestre de Cerimónias disse...

David,

não vim aqui com o objetivo de comentar a situação do Benfica, mas os custos com pessoal do Benfica estão mais altos este ano do que no ano passado. Fiz um post que mostra a evolução dos custos com pessoal (com base nos R&C dos grandes) que podes ver aqui: LINK

Mesmo depois de terem vendido cerca de 200 milhões em jogadores, o Benfica só abateu cerca de 10 milhões de passivo bancário.

Ou seja, ainda está por provar que o Benfica esteja mesmo em contenção de custos.

Em relação ao que BdC fez depois de Guimarães, já escrevi que não concordo com o que fez, mas é totalmente falso que o Sporting tenha feito sequer um bom início de temporada.

À data desse comunicado, o Sporting tinha:
- Liga: 4V, 4E, 1D, 6º lugar, a 6 pontos do Benfica
- Champions: 0V, 1E, 2D, último lugar do grupo
- Taça Portugal: eliminámos o Porto

Resumo: 5 vitórias em 13 jogos.

Ou seja, à parte da Taça, tudo o resto não estava definitivamente num bom caminho.

Um abraço.

Benfiquista Primário disse...

Ora aí está, MC: os conceitos de 'Sporting Clube de Portugal' e de 'boa época' são tão compatíveis como o PNR e o multiculturalismo.

Yelis disse...

Como um conjunto tao forte internamente, fora de portas foi tao fraco? De serem inexperientes nao pode ser.
Entao a culpa e do treinador? mas esse e tao forte no aspecto tactico tambem nao pode ser.

a culpa e o poder dos adversarios? eram assim tao fortes? talvez para este benfica sim, mas se a nivel interno estao a fazer melhor que o ano passado, em que ficamos?

em resumo, e tudo o politicamente correcto e ha que dizer que o benfica e justo campeao.. eu nao sou hipocrita e sei bem a farsa que foi este campeonato. como tal nao, o benfica num pais serio nao era campeao assim como o seu presidente estaria na cadeia (17 milhoes BPN,fora negocios a la "roberto") e o seu treinador tambem ( bater em policias e jogadores de futebol) e o benfica com o estadio fechado ( caso das claques e verylight)

Esta e uma realidade que ninguem quer falar.

David Duarte disse...

Oh Yelis, isso não é nenhuma realidade. Isso é a chamada logica da batata.

Então là porque um clube é mais forte a nivel interno do que foi a nivel externo é porque algo cheira mal?

Então là porque um clube conseguiu ser mais forte este ano do que no ano passado, apesar de ter um plantel mais fraco, temos que concluir que algo cheira mal?

Epà, não sei... talvez se o Benfica foi mais forte a nivel interno este ano, foi precisamente porque saltou da Europa bem cedo. Sei là... o facto de andar hà meses a jogar apenas e exclusivamente para o campeonato (meto a Taça da Liga de parte).

Se calhar isto explica qualquer coisinha... como de igual forma explica que o Sporting, por exemplo, no ano passado tenha podido lutar pelo titulo e este ano, basicamente com o mesmo plantel, jà hà meses que não conta para o totobola...

Talvez, digo eu que não percebo nada disto...

Benfiquista Primário disse...

Ora aí está. Segundo a peculiar noção de lógica futebolística do Yelis, só posso concluir que ele considera o Benfica mais forte que o Real Madrid: o Benfica eliminou, no ano passado, a mesma Juventus que acabou de eliminar o Real Madrid.

Yelis, guarda a tua estupidez para ti - não insultes a nossa inteligência.