Jesus e Mourinho


É verdade. Aconteceu. O Cota foi passar uns dias fora - ao que sabemos, foi contratado para fazer umas horas durante a fase final da Champions, junto da equipa de comunicação da UEFA. Mas, tudo indica que, estará de regresso em breve, ou não.
E, na ausência de trabalhos de qualidade, a alternativa é mesmo esta - escrever o que ninguém quer ler.
Vai intensa a discussão no reino vermelho sobre a dupla Jesus / Mourinho, mas antes de começar a reflexão, gostaria de afirmar que o treinador do SPORT LISBOA E BENFICA é SEMPRE o melhor do mundo. Logo, esta reflexão só faria sentido, imaginando que o JJ não é o que é. Dito isto...
Não é fácil comparar o incomparável.
Ambos passaram pelo BENFICA e, isso, é um denominador comum, mas de resto, quase tudo os distingue, até o domínio da língua portuguesa. Em comum existe ainda um traço de personalidade - a arrogância, que ambos usam como arma de comunicação, umas vezes com sucesso (mais o Mourinho) e outras com mais infelicidades (JJ).
O Mourinho começou por ser adjunto e pela mão do Presidente que roubou o BENFICA e que, por isso, foi preso, chegou à Luz. Passou por Leiria, antes de chegar ao Dínamo da BCI, onde no clímax do apito dourado conseguiu o sucesso que o projectou para a Europa. Títulos nacionais em Inglaterra, Itália e Espanha. Venceu em Espanha, mas era demasiado tuga para ser amado, até porque, não encaixou com outro ego do tamanho do Universo, o do CR7. O regresso a Inglaterra faz de Mourinho o homem certo nos Blue´s, o Happy One.
Quanto ao Melhor Treinador do Mundo, de sua graça Jorge Fernando Pinheiro de Jesus, diria que foi, também, o Homem certo no momento certo. Já antes defendi que existe, no BENFICA, um antes e um depois do JJ. O investimento da Direção foi o maior de sempre, é verdade!
Por isso, também defendo sempre, o papel de Luís Filipe Vieira que percebeu o que tinha de fazer para voltar a ser Presidente do SPORT LISBOA E BENFICA. A estabilidade foi sendo construída de forma mais ou menos gradual. Passou pelo estrangeiro com o Camacho, o Trapatonni, o Koeman e o Quique, para, depois, terminar no Jorge Jesus.
É o treinador com mais jogos no BENFICA, é aquele que nos últimos 30 anos, mais sucesso tem tido e, que, está quase a entregar nas nossas mãos mais um título em que só mesmo Nós, os mais fanáticos, acreditaram. Relembro que sairam o Oblak, o Garay, o Siqueira, o Matic, o Enzo, o André Gomes, o Markovic, o Cardozo...
E, quase me esquecia, do Rodrigo.
Comparando a resposta que ambos deram aos investimentos das respectivas Direcções, diria que passariam com distinção num exame, não académico, pois claro.
Os títulos no estrangeiro são o que são e quanto a isso...
Jorge Jesus, levou o BENFICA a duas finais europeias, que perdeu. Mourinho tem uma história de maior sucesso, mas verdade seja dita que, tem tido, desde há dez anos, equipas na mão, do melhor que há no mundo. Será importante lembrar que o Mourinho pode comprar o jogador que quiser das equipas do Jorge Jesus - Matic, David Luíz, Ramirez, Coentrão...
E, se trocassem de lugar?
Mourinho no BENFICA e Jorge Jesus no Chelsea?
Quase que aposto nisto: ambos continuariam a ganhar. E, Mourinho, poderia ser mais feliz, por finalmente chegaria ao seu clube.

19 comentários:

Shadows disse...

Bom texto. Parabéns.

Rui Dias disse...

Sombrinha sombrinha...aqui que não tens a caneta azul á mão deixa-'me que te diga "vai cagar homem"!!
És um hipócrita do pior!!!!
Queres que vá copiar alguns dos teus últimos posta? Em que é que concordas com o texto? Que jj têm capacidades? Que o Vieira tomou as decisões correctas para o benfica?
Não gozes com os benfiqustas pois toda a gente sabe o quanto estas disposto a dizer mal da estrutura do Benfica para dar andamento à encomendas que te chegam!!!
Como o cãozinho do Bruno Carvalho diz que afinal o Jesus (que tinha que ser despachado há duas épocas segundo ele!!! ) tem que ficar é que o Vieira é horrível se não o mantiver, então tu também já te andas a cozer com outras linhas!

Já agora conta lá aqui ao pessoal qual foi o tacho a que te propuseste no glorioso que depois te foi negado! Anda-se a falar disso aí nos blogs e estou curioso! Quem é que te deixou pendurado?

BA

MeiralVermelho disse...

Eia... Isto vai complicado... Precisam-se me de mais detalhes. O Cota exige!
-MV-

pitons na boca disse...

-MV-, parece-me não estar enganado quando digo que foi a maneira que o Rui Dias encontrou de fugir à "democracia da palavra" que reina no blog Nova GeraçãoBenfica, fazendo com que o seu comentário apareça escrito em algum sitio onde o lapis azul não lhe silencie a "voz".
Pelos vistos não aceitaram os seus comentários aos textos do Shadows.
Passou-se o mesmo comigo no "Ontem vi-te no estádio da Luz" há uns meses, não se sentem muito bem com opiniões contrárias ou com factos que os desmintam... vai daí deixei de ir lá tanta vez (o GeraçãoBenfica nunca foi muito o meu poiso, fui lá ontem e não gostei, tal como o Ontem tem uma agenda que não me apela ao benfiquismo), e nem me lembro da ultima vez que me dei ao trabalho de comentar ou levar aquilo a serio.

MeiralVermelho disse...

Pitons na Boca, gracias. Acho que agora percebi. Quanto ao Cabelo, aqui o lápis é sempre e só vermelho. Nós somos livres de escrever o que queremos e, quem quer comentar, comenta. E, isso, com títulos ou sem títulos, será sempre assim.
-MV-

Rui Dias disse...

Na mouche! Esta alminha é pior que a pode! Não tem um pingo de vergonha na cara! Gere cuidadosamente os comentários que publica para não ser colocado em cheque! Há uns dias fiz lá um comentário a propósito de algo que ele insinuava terem sido as declarações do jj...e como o que eu lá coloquei foi o link da conferência de imprensa já n passou! Uns dias depois o tema era o programa dia seguinte e diziam eles no GB que o Rui Gomes da Silva tinha dito coisas que não disse! Claro está que fui lá colocar o link do programa e até me dei ao trabalho de dizer em que minuto do programa se dizia exactamente o contrário do que afirmavam...adivinha lá o que aconteceu!!!

Abrem a boca para falar de benfiquismo todos os dias! Batem no peito a apelidar os outros de tudo o que se possa imaginar (nos últimos dias li por lá cientistas, totós, ingênuos....) mas depois são eles que são os catalogáveis!

Tu vê lá que há uns dias saiu uma notícia em que o Bruno carvalho (não o lagarto....) dizia que afinal o jj era top e tinha que ficar no glorioso! Não ficando o Vieira era um demônio é coisa e tal! Vai la ao GB ver o que é que o outro artista passou a dizer do jj de há uns dias para cá! Vê lá que hoje até é melhor que o ancelotti!! Mas há uns meses era péssimo...

Eu não papo estes grupos! Façam o que quiserem mas não fodam o Benfica só porque não lhes foi dado o racho que queriam (eles sabem que o ppl sabe!!!)

Quando os apanhar sem o lápis na mão vai comer sempre dá grossa!!!

Carrega Benfica rumo ao 34!!!

Rui Dias disse...

Mai nada! Ainda em Portugal se andava com as ditaduras e no glorioso já se debatia tudo em democracia! Não eram agora estes a artistas que o mudariam!!!

David Duarte disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
David Duarte disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
David Duarte disse...

"Mai nada! Ainda em Portugal se andava com as ditaduras e no glorioso já se debatia tudo em democracia! Não eram agora estes a artistas que o mudariam!!!"

Com a democracia ou falta dela nos blogs (seja para que lado dão) posso eu bem. O que realmente merece discussão é quando um Presidente do Benfica não respeita a democracia nas eleições. Isso sim é grave!

E, contudo, merece menos discussão que o facto de A ou B apagrem um comentàrio em blogs pro ou anti o que quer seja e que nem 1/100 dos benfiquistas conhece.

David Duarte disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
David Duarte disse...

*apagar

David Duarte disse...

E foram apenas dois copitos de whisky!

Rui Dias disse...

David explica-te lá melhor sff! Qual é o acontecimento em eleições que consideraste desrespeitoso? Espero que não estejas a falar da revisão dos estatutos pois se assim for serei obrigado a perguntar te onde estavam no célebre dia em que se votou a revisão! Eu estava no pavilhão da luz e estou quase seguro de que não eram um dos cento e poucos que lá estavam....e se calhar foi esse o motivo pelo qual a votação passou...fomos poucos a votar contra!

Se não é a isto que te referes explica-te melhor!

Quanto á questão do presidente eu sou é Benfiquista! Portanto quando ele faz mal ao Benfica crítico-o da mesma forma que a qualquer outro! É isso demonstrei-o nas últimas eleições!

David Duarte disse...

A revisão dos estatutos é apenas um dos muitos acontecimentos que demonstram bem o pouco sentido democràtico de Vieira. Bom... jà me deixei destas discussões hà muito tempo porque me dei conta que se transformam em diàlogo de surdos, mas agora que comecei vou até ao fim.

1. Revisão dos estatutos. O facto de ela ter sido feita respeitando o procedimento legal (aprovada em Assembleia) não significa que ela tenha sido democràtica. Isto por uma razão muito simples. O respeito dos procedimentos legais assim como as consultações populares nunca foram a condição suficiente para provar a democracia do que quer que seja. Aliàs, esse é precisamente o argumento apresentado por todos os sistemas autoritàrios para afirmar a sua natureza "democràtica": respeitam a forma e até consultam o povo.

A questão democràtica não està exclusivamente no respeito dos procedimentos. Ela encontra-se sobretudo na "publicidade" das discussões, no facto de nenhuma lei ser legitima (não confundir com vàlida) sem que tenham sido reunidas anteriormente condições para que ela seja discutida. Ora, todo o processo da revisão dos estatutos, neste sentido, foi anti-democràtico. Foi mantido em segredo até data proxima da Assembleia, a aprovação popular foi feita num contexto onde os benfiquistas estavam ainda no estado de euforia que fez passar para segundo plano este caso fundamental para a vida do clube.

2. Por falar em Assembleias, algo que acontece agora e que poucas vezes acontecia antes de Vieira. Elas agora têm lugar, de forma regular, em dias de semana. Trata-se da principal razão pela qual de milhares de pessoas, as Assembleias passaram a ter apenas uma centena, no màximo duas centenas de socios presentes. Esta medida retirou vida ao coração do clube e esse coração é a Assembleia! Sempre foi o simbolo da democracia do Benfica e, durante décadas, de Portugal. O facto de Vieira estar nas Assembleias sem prestar o minimo de atenção que seja a quem toma a palavra, muitas vezes rindo olhando para o telemovel, mostra bem o valor que ele dà ao lugar onde os socios se manifestam.

3. Outro exemplo? Durante a campanha em que teve Bruno Carvalho como adversàrio. Grande espirito democràtico, o de Vieira! Tão democràtico que até recusou-se a debater com Bruno Carvalho (espero que sejas coerente e que consideres, tal como consideras com certo pessoal da blogosfera benfiquista, que com pessoas como Vieira também ainda estariamos no regime da antiga senhora)! E a Benfica TV transformada em Vieira TV durante a campanha? Tão bonito que foi lermos a declaração de independência e de não apoio a nenhum dos candidatos e depois constatar que a quase totalidade da programação consistia em vangloriar Vieira e patetizar Bruno Carvalho!

4. Este, sei bem, é um ponto caricatural, mas não deixa de ser simbolico. Vieira, no discurso de vitoria, dirigir-se para o grupo da oposição presente no pavilhão e mandà-los para o caralho. Grande momento desse grande democrata que é Vieira!

Pois é, volto a dizer. O que me interessa não é que exista meia-duzia de pessoas que controlam os espaços que lhes pertencem como querem, sejam eles o NovaGeração ou o Guachos (apenas para dar como exemplo aquilo que me parece ser os dois casos que se encontram nos extremos da blogosfera benfiquista). O que me interessa é que exista um presidente do Benfica que trate o clube como se ele lhe pertencesse. Isso sim é grave e isso sim é anti-democràtico.

Rui Dias disse...

David não sei há quantos anos te interessas pela gestão do glorioso mas peco-te um link com menos de vinte ano que prove que a uma assembleia teve mais que 200 ou 300 sócios. A democracia não se prova com consultas populares, mas o interesse pela mesma deve sempre partir do corpo constituinte! O que é facto indesmentivel é que houve convocatória enviada aos sócios (eu recebi-a no meu mail!!!) e a maioria ficou em casa!!! Não estou a defender o Vieira pois isto não tem que ver com ele! Quem gere tem as suas ideias e no caso de uma instituição como o benfica cabe aos sócios a função de balizar o permitido e o não permitido!

Já foste a uma assembleia? Sabes como funciona? o que lá se deve apresentar? Como sócio, quando vais a um, o que queres realmente saber? Isso é que conta nas assembleias!!!

Respondendo em resumo as tuas afirmações, é porque como são formatadas já as li algumas vezes ditas por outros (alguns azuis e verdes....) tivemos vários presidentes! Alguns do povo! Outros doutorados! Aqueles que pior geriram o Benfica usaram a palavra "carvalho" muito menos vezes que os outros! Se conheces a história do clube sabes que o que digo é real!

O Vieira não é o presidente perfeito! Não conheço ainda nenhum no benfica desde que sou gente! E até me arrisco a dizer que não há! E sabes porque? Porque para os sócios os bens são os quebteazem vitórias...e há certo tipo de vitórias que eu dispenso!
Que se tenha conhecido, até agora as poucas que teve foram honradas e no campo! E é isso que me interessa na realidade! Vitórias limpas! E vitórias! Muitas!!

Quero lá eu saber se o Vieira acena nas assembleias ou se debate com o Bruno Carvalho a contratação do Carlos azenha!!!! Não me fodas com o Bruno Carvalho! Isso foi candidato a presidente do que Caralho? Do Benfica? É um vai com o vento portanto não conta para debates! Bastou ouvi-lo duas vezes! o Vieira ao inicio ainda me enganou!

Para finalizar acho piada que o pessoal queira um clube profissional (como uma empresa...dizem eles) com grandes níveis de perfeição (nada pode falhar!) mas depois, não hora desta conversa das assembleias e do cuidado com os sócios já nada disso existe! Aí já tem que ser á antiga!

Hoje em dia é assim....dois pesos e duas medidas! Quero tudo mas não estou disposto a dar-te nada!

Eu gosto muito do Benfica que tenho hoje é não deixarei de diZer o que penso! O Vieira nunca me tapou a boca e disse sempre o que entendi que tinha que dizer em todas as assembleias! Já nos blogs nem sempre...e se isso fosse inocente eu até percebia! Mas não é! E eu sei que não é porque sei porque acontece! Sei o motivo exacto!!!!!

Engraçado teres trazido para aqui o Bruno Carvalho para re sustentar ....

David Duarte disse...

O que é engraçado é que nenhum momento do meu texto foi sobre Bruno Carvalho. O meu texto foi todo sobre o que me pediste : sobre a questão Vieira e democracia, o caso do debate entre LFV e BC tendo sendo apenas um exemplo para mostrar a falta de sentido democràtico de Vieira. Sempre Vieira no texto, nunca Bruno Carvalho porque quero là saber dele!

Por isso, o que é engraçado é essa tua atitude na resposta, subentendendo segundas intenções no que eu digo, subentendendo que eu sou apoiante de Bruno Carvalho para diminuir o crédito do que eu digo. Pois, mas a verdade é que essa necessidade em "desviar" as atenções daquilo que se falava diz muito de ti, mas muito mais mesmo.

Aliàs! todo a tua resposta é um desvio das atenções.

1. Sobre ele ter mandado para o caralho a oposição presente na Assembleia. Mostro-te o pouco sentido democràtico de Vieira na relação que tem com a oposição. Respondes-me dizendo que outros jà o fizeram. Pois, e então? Isso apenas significa que Vieira não é o unico presidente do Benfica que mostra dificulades em lidar com quem não pensa como ele. Nada mais que isso. E sobretudo, não mostra que ele respeita a democracia (recordo-te que é sobre isto que falamos).

2. Ainda Bruno Carvalho. Meu caro, essa palavra não é màgica. Ela não desvaloriza, pelo simples facto de ser pronunciada, o argumento exposto. E este é o seguinte : numas eleições democràticas Vieira recusou-se a debater com quem se apresentou contra ele. Volto a recordar que estamos a discutir se Vieira tem espirito democràtico ao não.

3. "Para finalizar acho piada que o pessoal queira um clube profissional (como uma empresa...dizem eles) com grandes níveis de perfeição (nada pode falhar!) mas depois, não hora desta conversa das assembleias e do cuidado com os sócios já nada disso existe! Aí já tem que ser á antiga!"

Meu caro, se queres discutir comigo não coloques palavras na minha boca. Sabes là tu o que eu quero para o Benfica, qual é a minha ideia de Benfica. Eu não me chamo "pessoal" por isso esse "argumento" apresenta-o nos espaços que frequentas com o pessoal com quem discutes.

Ah!! e recordo-te (não sei se jà te disse isto) : a discussão era sobre Vieira e a democracia. Por isso, sim, falei da Assembleia, do que significa a Assembleia na historia do Benfica e, mais, na historia do século XX de Portugal. Faz parte da identidade do Benfica e a atitude de Vieira nas Assembleias mostra, por sua vez, o pouco respeito (conhecimento?) que ele tem
dessa historia.

Outra coisa que diz muito de ti : a procura do argumento da autoridade, nomeadamente na insistência em afirmar que vais às Assembleias. Parabéns, fazes bem e muitos outros deveriam fazer como tu. Contudo, não dà nenhum valor acrescentado ao que dizes.

Queres links? E eu a pensar que eras frenquentador das Assembleias hà muito tempo... meu caro, não sou paranoico e muito menos estou no estado de espirito que tu pareces estar. Sei do que falo, não preciso de provà-lo a quem quer que seja e muito menos a alguém que responde com a atitude com que tu respondeste.

E é isto, meu caro. Estou aqui no Cabelo, aberto a discutir contigo sobre qualquer tema que seja. Com uma unica condição que é muito simples : deixares-te de merdas, de fantasmas na cabeça, de atribuir-me segundas intenções. Até là, ficaràs sem troco. Até pelo que disse acima, noutro comentàrio. Se deixei de ir a alguns blogs, se deixei de puxar estes temas (até aqui no Cabelo!) é porque estes temas transformavam-se em diàlogo de surdos (o que sugere bem o sentido democràtico de muita gente...). Mostraste isso ao desviar sempre, na tua resposta, as atenções para outras coisas quando eu te tinha dado respostas directas (se Vieira tem sentido democràtico ou não, repito para o caso de te teres esquecido). Perdi a paciência para isso.

Mata-te, esfola-te com os teus discursos cheios de preconceitos. Infelizmente a blogosfera benfiquista està cheia de espaços para gente com a atitude que tu demonstraste aqui. E o problema, é que são os blogs mais frequentados...

Rui Dias disse...

Duarte lamento mas não vai dar para continuar! Estás a chover no molhado! Andas á roda e cais sempre no mesmo...e no que não te interessa mostrar ou responder passas ao lado! Dispenso....

Lamento ter respondido ao teu primeiro comentário!

David Duarte disse...

O teu primeiro comentàrio foi :

1. Pediste-me exemplos de comportamentos que indicam falta de respeito de Vieira em relação ao espirito democràtico. Fiz uma pequena lista de exemplos bem concretos. Poderias dizer que não, que eu estava errado, argumentar que esses exemplos não mostram desrespeito em relação à democracia. Não fizeste. Em vez disso desviaste as atenções para fantasmas que não estavam no que escrevi.

2. "Quanto á questão do presidente eu sou é Benfiquista! Portanto quando ele faz mal ao Benfica crítico-o da mesma forma que a qualquer outro! É isso demonstrei-o nas últimas eleições!" O primeiro indicio de que estàs formatado pelas conversas de merda que pululam pelos blogs benfiquistas. No comentàrio ao qual respondeste e que agora te arrependes de ter respondido, eu nunca meti em causa o teu benfiquismo. A tua necessidade em te defenderes de um ataque que não te fiz (não te chamei "vieirista" em lado algum) mostra bem como andas formatado por certas conversas.

Fica bem e passa quando quiseres. Mas agora jà sabes : comigo essa logica aplicada noutros espaços não passa. Ficas a saber que apenas discutaràs comigo, se quiseres, se for comigo que estiveres a discutir e não com "fantasmas". Ficas a saber também que serà a mesma atitude que receberàs em troca da minha parte.