Mito II - Mais de 80%

Todos os leitores o sabem - o Cabelo sempre foi um espaço profundamente rigoroso e muito sério na forma como aborda as questões do futebol. Peço, por isso, antecipadamente desculpas pela dimensão profundamente demagógica das próximas linhas.

Um dos lugares comuns associados ao sucesso azul - sim, para além do apito dourado - é o de que o porto sempre ganhou porque tinha grandes equipas e era melhor que os outros. Do ponto de vista dos números, isto poderia ser completamente verdade, não fosse o caso, de não ser.
Vejamos. Por economia de análise, vamos começar por analisar os campeonatos que foram de 1994 a 2004, digamos que, a primeira fase do deserto benfiquista, recorrendo a uma valor - Taxa de sucesso ( relação entre os pontos totais do campeonato e os pontos alcançados pelos dois primeiros classificados. A linha azul, a do campeão, a linha laranja, do vice).
.

O campeonato começou, neste ciclo, a viver das vitórias azuis, mas onde facilmente se percebia que até poderia haver mais equilíbrio, leia-se, "os grandes a perder mais pontos". O nível competitivo do campeonato era claramente menor. Tivemos 10 campeões sempre abaixo dos 85% de sucesso, aliás, a norma foi ter vencedores abaixo dos 80%. 



Nas dez que se seguiram, onde o porto tem 7 títulos e o BENFICA 3, há um factor novo que coincide com a entrada de Jorge Jesus no BENFICA (junho de 2009). Apesar de Jorge Jesus ter mais derrotas do que vitórias, no que diz respeito aos títulos, a verdade é que introduziu um patamar de competência que, por exemplo, tirou ao sporting qualquer possibilidade de se bater pelo título, na medida em que não chega aos 80% de sucesso.
Reparem que mesmo os segundos classificados (linha laranja), com a chegada de Jesus, passaram a ter uma taxa de sucesso acima dos 70 pontos percentuais. Foi norma a vitória das metodologias Pinto da Costa, nestes últimos vinte anos, com uma média de  7 pontos de diferença entre o Campeão e o Vice. Ora, todos nos lembramos, dos campeões com mais de uma dezena (vintena?) de pontos de avanço.
Neste momento, com 30 jogos, o porto tem um aproveitamento de 80% e o BENFICA de 83,3%. Ambos, na linha que permite o título e por isso temos o campeonato ainda em aberto, mas com clara tendência para o BENFICA.
Dito isto, as conclusões, poderiam ser... 
Mas, ficam para a caixa de comentários.



7 comentários:

Henriqueafag disse...

Sendo facto comprovado que o Porto comprou campeonatos (arbitragem) nos anos 90 e 00, as vitórias recentes do Benfica só podem ser atribuídas a:
- O Benfica passou a comprar arbitragens rivalizando com o Porto na falta de vergonha na cara.
- Os adeptos do Benfica, ao fim de vinte anos de ignorar a sua equipa e não a apoiarem, passaram a pressionar os árbitros e foram bem sucedidos nisso.
- Os árbitros cansados de fruta e café com leite, passaram a arbitrar apenas com o coração.

Como é óbvio, só ao primeiro cenário é razoável. O que não é óbvio é o que se passou com a decencia dos adeptos do Benfica que tanto se queixaram da batota dos campeonatos de antigamente.

JP disse...

Selecione a hipótese correcta :
JJ elevou o nível um patamar.
O nível de investimento está semelhante.
A Benfica TV é de um vermelho aglutinador.
O guarda chuva da SporTV já não abriga como em Setúbal.
O gps do Pinto da Costa está gagá e não dá as direçoes certas para a Madalena.
As finanças controlam as facturas e os fluxos "do caixa".
Todas as anteriores.
Nenhuma, é só uma questão de alinhamento astral.

Unknown disse...

" Sendo facto comprovado que o Porto comprou campeonatos (arbitragem) nos anos 90 e 00, as vitórias recentes do Benfica só podem ser atribuídas a:
- O Benfica passou a comprar arbitragens rivalizando com o Porto na falta de vergonha na cara.
- Os adeptos do Benfica, ao fim de vinte anos de ignorar a sua equipa e não a apoiarem, passaram a pressionar os árbitros e foram bem sucedidos nisso.
- Os árbitros cansados de fruta e café com leite, passaram a arbitrar apenas com o coração.

Como é óbvio, só ao primeiro cenário é razoável. O que não é óbvio é o que se passou com a decencia dos adeptos do Benfica que tanto se queixaram da batota dos campeonatos de antigamente. "

Ora bem, vejamos.
O Benfica é a equipa com o 2º, se não mesmo o melhor ataque do Campeonato, umas das defesas da Europa menos batida, e é dos 3 grande que está imbatível nos derbys, e não chegou a sofrer golos do Porto, após ter ganho 2-0 nas Antas.

Custa admitir a alguns o quão grande treinador o JJ é e aquilo que ele tem feito com o seu plantel, por isso é mais fácil escrever colinho só porque o Capela ( o mesmo que expulsa jogadores do Benfica por darem palmadas na relva ) vai arbitrar um jogo do Benfica.
Queriam que fosse o Proença talvez ...

R.B. NorTør disse...

Penalti para o porto, queremos o Cota! :P

DeVante disse...

Miguel Alves,

Não te esqueças que o jogador expulso pelo Capela, por ter dado uma palmada na relva, trata-se de Óscar Cardozo e eraa num jogo...em Alvalade.

Bruno Pereira disse...

Se quiseres analisar os números do JJ, tens aqui outro ponto de vista: http://orgulhosamentelampiao.blogspot.ch/2014/10/numeros-de-jorge-jesus-aguardo-vossa.html

Abraço!

Pedro disse...

Defesa menos batida na Europa? Querem falar de Europa? 4 jogos europeus e triplo e expulsoes que levam em todo o campeoanato Português. Como diz o mourinho e Como ja aconteceu com o Porto qualquer Antonio com as arbitragens q o bemfica teve este ano ganharia o campeonato.