Eu, que quis o Jesus no caralho, me confesso

Antes de lerem o longo post (sei que vão ser poucos a fazer-lo) podem conferir aqui este post que fiz sobre Jesus há pouco mais de um ano. Ou então ler no final.



No início desta época, eu fui um dos que achei que Jesus não tinha condições para continuar no Benfica, e, embora o resultado fosse o mesmo, devo também referir que as minhas explicações para isso eram diferentes das habituais.

Mas comecemos pelo início. Desde o primeiro momento de Jorge Jesus no Benfica, eu me confessei 100% jesuíta, e assim fiquei nas épocas seguintes. Na verdade, o único momento das últimas 4 épocas em que virei as costas a Jesus (não achando no entanto que ele devesse ir embora) foi na época de André Villas Boas, pois pareceu-me sempre que o mister não andava muito bem, e complicava sempre nos momentos em que não pode complicar.

Na época seguinte, a mesma de Emerson, e que por acaso também coincidiu com o melhor período deste blog em termos de audiências regulares, eu fui o maior defensor de Jesus, não só porque percebi a imensa reviravolta que o técnico deu na sua maneira de estar no Benfica, como percebi notórias evoluções de treino, e uma busca realmente interessante de jogadores. Nunca critiquei uma única contratação a pedido de Jesus, e já tive os meus desgostos, tanto com Emerson como, nesta época, com Cortez, e sempre os defendi, mesmo quando percebia que o Benfica precisava de melhor, mas a noção que tenho da importância da estabilidade de um jogador para o seu desempenho não me deixou nunca virar-lhe as costas.

Recordo-me bem, na páscoa desse ano, da montagem que fiz a perguntar se iam crucificar os do costume, ou se preferiam a estabilidade e melhorias que se notaram na equipa, pese a falta do lateral esquerdo.

No ano passado, continuei sempre com Jesus, e recordo-me como fiquei, no primeiro jogo que empatámos em Braga com autogolo de Melgarejo. Não fiquei fodido pelo resultado, mas fiquei furioso pelas bocas que alguns adeptos benfiquistas mandavam no café, já a dar tudo como perdido. Isso fez com que mantivesse a minha onda convicta de que Jesus chegaria ao Olimpo na passada época, e tudo parecia correr bem para isso.

Não critico, por um momento, os festejos na Madeira (perfeitamente natural), mas tive noção, e aí sim, zanguei-me a sério com Jesus, de que o jogo contra o Estoril foi super mal preparado, mas não sei se o treinador fez o papel dele e os jogadores desvalorizaram, ou se a culpa foi mesmo de Jesus. O que sei é que não foi do Carlos Martins, como muitos quiseram fazer parecer para proteger Jesus. Mas, mais uma vez, calei-me, até porque estava convicto de que seríamos na mesma campeões, pois percebi que foi um jogo mal preparado, e que não se repetiria no Dragão.

E assim foi, e só o perdemos (assim como o campeonato) por manifesta falta de sorte, por um acaso, um reco, uma cagada do caralho como diz o Cota. Fiquei de rastos, e lembrei-me do jogo com o Estoril, mas a imagem de Jesus de joelhos, deu-me uma imensa esperança de que aquele homem era o nosso salvador.

Quando é que as coisas mudaram?

Final da taça. Foi dos períodos em que mais sofri pelo Benfica, pela confusão com Cardozo (atenção, assim como Jesus cair de joelhos me deu tranquilidade em relação à sua vontade de estar no Benfica, também a insatisfação de Cardozo provocou o mesmo em mim), pela recusa da entrega da Taça, pela desmarcação de alguns membros da direção no apoio a Jesus nos dias que se seguiram, e, talvez, pela onda que se gerou, que poderá ter influenciado, embora sabendo eu que me posso deixar influenciar minimamente, também sei que é algo raro de acontecer.

Também percebi que seria normal renovar contrato por um ano, tendo em conta a evolução do Benfica, e sobretudo de Jesus, mas fiquei furioso com a decisão dos 2 anos, porque, como é óbvio, quem tem cu tem medo. Mas, mesmo assim, e a partir do momento em que renovou, também vim aqui escrever que preferia Marco Silva, mas que estaria com Jesus, uma vez que era ele o treinador.

O meu maior erro terá sido, antes do Natal, de andar com a ideia de fazer umas listas para viralizar (na verdade eram experiências, peço desculpa se vos tratei como cobaias, mas era importante para mim), e aí sim, reneguei Jesus como um Judas, e relembrei que Marco Silva seria uma boa solução.

A verdade é que estive sempre com Jesus nos momentos mais difíceis, quando poucos estavam, e sempre aproveite a visibilidade deste blog para tentar moldar algumas mentes nesse sentido, tendo-me no entanto afastado durante grande parte desta época (no início e no fim).

Isto acaba por ser um pouco como quando estás 3 horas à espera de uma gaja que andas de olho, para meter conversa, e ela passa 2 minutos depois de desistires.

Futuro?

Se Jesus for para o Mónaco, Marco Silva continua a ser uma grande solução.

Se Jesus ficar mais um ano, fantástico também. Temos mais uma época para preparar a sucessão de forma mais estável (sim, a renovação por dois anos foi muito útil graças ao desfecho desta época).

Se Jesus renovar, que seja para ficar no Benfica até se reformar (talvez mais uns 10 anos), e aí sim, tenho a certeza que poderemos iniciar um ciclo glorioso, desde que Jesus continue a evoluir nos aspectos onde tem lacunas, e não espero outra coisa dele depois daquela época a seguir a Villas Boas.

Resumindo: eu quis que o Jesus fosse com o caralho, mas agora já não quero. E tenho tomates para o dizer, assim como Jesus teve tomates para dar a volta ao que perdeu no jogo da taça do ano passado.


9 comentários:

redbull1710 disse...

JJ ficará na história do SLB como um dos melhores...

se tu tens tomates para reconhecer o erro é de homem..

mas continuam a existir muitos "paineleiros e cumentadores" aziados a destilar ódio a um homem que só tem um defeito:`Vem do Povo e não fala como os pseudo intelectuais que fazem fila no Subsidio de Desemprego e se acotovelam para lamber o cu ao Bimbo da Bosta

Unknown disse...

Fodasse Vitto, então o Carlos Martins não é um burro por se expulsar aos 60/70? min com duas faltas que não lembram a ninguém? E por acaso o SLB tinha acabado de empatar e começava a sufocar o Estoril.

Vitto Vendetta disse...

E continua.

Aquilo foi notória falta de conhecimento de como o Estoril estava a jogar.

Este ano quantos jogos acabaste com 10? E perdeste?

lawrence disse...

Resumindo, apesar de ganharem balúrdios, são falíveis como qualquer trolha!
Mas não deviam porque se um trolha falhar uma colherada, ninguém nota mas se um treinador falhar uma tática, dá cabo de milhões de egos!
"Pertantes", que o trolha continue porque consegue uma talocha bem cheia de material para as colheradas que precisamos de "amandar" à parede!
E se no ano passado escorregaram todas pela parede abaixo, este ano estão bem agarradinhas!
Ah! e daqui "prá" frente vou estar de olho nos teus "mind games"!

lawrence disse...

p.s. - Carlos Martins no caralho!
mesmo!

Classe Baixa 1904 disse...

Eu sou um grande apreciador do Jorge Jesus, foi o homem certo no momento certo e não vejo melhor para o nosso Clube, pelo menos acessível no imediato. Mas há duas ou três coisinhas que não lhe perdoo:

- os 5-0 (até porque estava lá e ainda hoje me enervo a pensar nisso), em que mete o David Luiz na lateral. Perderíamos sempre esse jogo (o fócul estava numa forma medonha), mas assim foi demais.

- o campeonato ganho pelo fócul na Luz. talvez seja injusto, mas é a ele que tenho que de apontar o dedo pelo pior momento da minha vida de Benfiquista

- o jogo em guimarães para o campeonato de 2011/2012, em que começámos a perder a vantagem de 5 pontos. Uma abordagem medíocre, gestão de substituições inacreditável.

- o jogo com o Estoril. chegou ao cúmulo de só fazer duas substituições.

este ano esteve muito mal no jogo com o Arouca, não teve consequências como os outros.

em todo o caso, gostava de o ver mais um ano ou dois, para cimentar o tal "novo ciclo" de que se fala e se tornar, em definitivo, no melhor treinador de sempre do Benfica, pelo menos no que toca a resultados.

Ricardo disse...

Parece-me claro que Jorge Jesus vai mesmo sair. Não se chega a 2 finais da liga europa e a todas as decisões dois anos consecutivos por acaso, e os magnatas mais do que ninguém estão sempre atentos e dispostos a estoirar uns euros. Jesus irá ganhar mais do dobro e serão lhe garantidos reforços. O preocupante é que 2,3 ou até 4 serão nosso jogadores. Vamos ficar com os cofres recheados e dar condições ao próximo treinador, agora não me venham com Marcos Silvas, será um erro de palmatória, retrocesso no projecto. LFV tem uma dívida com um grande benfiquista que despediu a uma segunda jornada, quando a equipa jogava á bola e só tinha 11-12 jogadores no plantel. FERNANDO SANTOS é o unico português neste momento com disciplina e conhecimento interno e táctico para continuar o projecto, o resto são rescunhos. Mourinho há só um e mesmo esse perdeu mais de metade de si num acidente de percurso em Madrid. Marco Silva não é treinador para o Benfica.

Unknown disse...

E contra o Estoril perdeste? Tu precisavas era de ganhar naquele jogo!

Luis Marques disse...

Espero que as capas hoje dos jornais vos descansem um bocadinho. O Jesus tem contrato e tem mais é que ficar.
Eu também era contra a sua saída, por ele continuava a não saber gerir os índices físicos do plantel e porque começava a ter uma aura de derrotado.
Tendo em conta a evolução nesses dois pontos, só posso ser a favor da sua continuidade.
O Mónaco pode ser um clube muito rico mas não deixa de ser um clube que é apenas utilizada para um qualquer milionário lavar dinheiro... O estádio tem lotação para 18 mil pessoas? Acham mesmo que o Jesus ia trocar um clube com um estádio para 65 mil para um miniclube?
Espero que o Jesus fique mas tudo é possível neste mundo. Caso saía:
Michel Preud'homme! Dos melhores jogadores de sempre na posição, campeão em três países diferentes, faz sempre grandes épocas em todos os clubes, deu o único título de campeão ao Twente, este ano pegou no Club Brugge a 4 pontos do título e se ganhar o jogo hoje passa para primeiro...
PS: O Jesus tá no top 10 de treinadores mais bem pagos, acham mesmo que neste momento ele vai tomar decisões sobre a carreira baseada em dinheiro?
PS2: Ao contrário da última vez que fomos campeões, este ano temos soluções no plantel (ou emprestado ou equipa B) que podem tapar algum eventual buraco deixado por uma venda ou duas. Penso que isto também vai pesar na decisão do JJ