São precisos Dez craques para explicar quem é o ENZO

Confesso que comecei por não gostar do Enzo - não pelo que ele (não) jogava, mas porque, por força do carácter dele, de um ou outro comentário menos simpático, me parecia um tipo com a mania que era estrela e que pensava que chegar ao BENFICA era mais ou menos o mesmo que chegar ao esporte onde um poste de electricidade pode ser apelidado de jogador, ainda que na ficha entre como Erik-dor-de-rins.
Dizia-se que era um extremo direito e entre os vermelhos ia-se dizendo que se fosse como o Gaitan ou como o Di Maria, seria fantástico. Se fosse como outros que nem calçaram, seria mais um.
Foi e veio.
E só nesta segunda entrada é que o ENZO chegou, de facto, ao SPORT LISBOA E BENFICA!
Ontem fez um jogo do outro mundo, mostrando que é, de longe, o melhor jogador do GLORIOSO.
Não sei bem o que é o Enzo, se o tipo que joga lado a lado com o Matic ou se é o craque que consegue jogar à frente do "mais tradicional" Fejsa.
O que é o Enzo?
É um Valdo? Não me parece, porque é muito mais forte na recuperação e tem uma intensidade de jogo que o Valdo nunca teve, sendo verdade que também não é frequência assídua junto do avançado, tal era, por exemplo o Aimar.
Enzo também não é um Aimar.
Enzo não é um DEZ!

 
Será que é um seis? Como era o Javi? Ou será qualquer coisa entre um 6 e um 8 como é o Matic?
Enzo não é um 6.
Fui mais atrás e procurei gente que andou por aqueles terrenos, uns mais atrás, como o Elzo ou o Shéu e até o Paulo Sousa.

 Não me parece. O Paulo Sousa? Talvez, mas creio que o toque de classe e de "extremo" que ele coloca na bola não é o mesmo do traidor que se tornou verde.
Fui também rever o Rui e o João. Muito à frente pensei.
O Enzo fica mais atrás. Tem outra intensidade.

Confesso que continuo sem saber a resposta.
 Será que quer responder caro leitor. Quem é o Enzo? O que é o Enzo?
Diga-me, caro leitor, quem é o décimo craque que poderá comparar-se com o Enzo?








25 comentários:

J25 disse...

O Enzo é o Enzo e assim como não podes comparar os outros jogadores uns com os outros pois todos foram nas suas alturas emblemáticos e únicos, merecedores de ficarem para sempre na história do Benfica, com toda a justiça, também o Enzo caminha para esse posto. O Posto da imortalidade, para o posto daquilo que é um jogador do Benfica e à Benfica. Acima dos seus atributos técnicos, táticos e físicos, espero que a sua raça, vontade e queres continuem como tem demonstrado. Pois será recompensado pelo exigente 3º Anel como um dos grandes a vestir o Manto Sagrado. Ontem quando foi substituído, disse para mim, este já é o meu Capitão.

Benfiquista Tripeiro disse...

O Enzo é o João Moutinho com esteróides.

Gus disse...

Comparo-o a um jogador de quem sempre gostei e que, infelizmente, quando passou pelo Benfica, não deu o contributo em função do seu real valor e potencial.....Karagounis. E outro que teve êxito, mas podia ter tido muito mais, um talento que por cá passou, mas que podia ter dado muito mais....Kulkov. Jogaores completos, defendem e atacam, t~em técnica e capacidade fisica para encher o campo.

B. disse...

Ramires mas com mais técnica.

Tiago disse...

Fácil,
O Enzo é o nosso Pirlo, mas sem a mesma precisão no passe. É um jogador que consegue fazer todas as posições no meio campo e não ser mau em nenhuma delas.

Daniel disse...

O Enzo é um Ramires mas com mais inteligência!

vanluz disse...

Enzo é Enzo ....e no futuro havera certamente outro jogador k iremos concerteza dizer....lembram.se do Enzo??? Parece mm akele Grande jogador - Enzo Perez

FranciscoB disse...

É o "jogador a mais" no meio campo, não é defesa, não é avançado, mas é defesa e avançado, está em todo o lado, tem uns pés maravilhosos, está sempre onde deve estar, ninguém lhe tira a bola, provoca faltas perigosas e até marca golos...

joão carlos disse...

como já se disse as comparações são sempre injustas para ambos os jogadores mas até pela mesma raça, o mesmo destempero, a maneira como atacam, como defendem, como cavalgam o jogo e as jogadas o mais parecido é a locomotiva do barreiro, carlos manuel.

LDP disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
LDP disse...

Nunca houve jogador no nosso plantel com aquela qualidade, raça e ritmo...só podemos comparar Enzo aos calcanhares de Rinaudo com umas pitadas de Schaars e ainda assim não é a mesma coisa.

RedWinter disse...

Carlos Manuel, so lhe falta o pontape... mas ontem nao se deu por isso.
Ah... e falta-lhe o bigode

RedWinter disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
RedWinter disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Claudius91 disse...

Veron?

Anónimo disse...

Para mim Carlos Manuel...

Anónimo disse...

Enzo não é um jogador! Enzo é o Benfica!Raça,Crer e Ambição.

joão carlos disse...

@Aquele que lê
e falta-lhe coçar os tomates enquanto dá uma entrevista em cuecas para a televisão.

Unknown disse...

Jonas Thern. não é esquerdino, mas parece-me que anda ali perto.
no meio de mil possibilidades.
Sendo que a raça que este apresenta não me parece ter igual.
ass: sócio que admite que ao fim de muitos anos, a primeira camisola que comprou foi do D35os Enzo.

Unknown disse...

A mim, faz-me lembrar o Iniesta, a forma como roda sobre os adversários, como acelera e muda de velocidade e deconcerta o adversário, e a qualidade tactica! Tem mostrado magia todos os jogos. Mais uma vez JJ não falhou quando deu o aval para vir :D

Anónimo disse...

Ramires. Claramente.

Só eu sei porque não sou lagarto disse...

Carlos Manuel com mais tecnica. O verdadeiro 8 é isto, defender e atacar com a mesma qualidade. André Gomes é um 8 que nunca terá a qualidade do Enzo pela falta de intensidade que apresenta

Anónimo disse...

Pra mim o Enzo Perez é a re-encarnação de Vitor Paneira. Um médio ala direito muito tecnicista, raçudo e que não muito rápido, consegue graças à sua inteligencia e leitura de jogo ganhar quase sempre o 1x1. Se bem me lembro, Paneira sai do Benfica com 29 anos, pelas mãos de Artur... não consigo escrever o nome do homem até ao fim... supostamente por já ser muito lento.
Artur Coiso sai do Benfica ao fim de um ano. Se JJ fosse treinador de Paneira nessa altura e reconhecendo estas qualidades e a limitação da velocidade, te-lo-ia puxado para o centro do terreno onde teria dado um 8 / 10 magnifico e sido titular do Benfica até aos 33 / 34 anos.
Artur Coiso partiu, Paneira não voltou e ainda continuamos a ter de aturar as criatividades de JJ...
Paneira, larga Tondela e anda prá Luz!! :)
Abraço,
PN

Unknown disse...

Para mim é parecido com o Scholes

Helenikon disse...

Vasily Kulkov.