São precisos Dez craques para explicar quem é o ENZO

Confesso que comecei por não gostar do Enzo - não pelo que ele (não) jogava, mas porque, por força do carácter dele, de um ou outro comentário menos simpático, me parecia um tipo com a mania que era estrela e que pensava que chegar ao BENFICA era mais ou menos o mesmo que chegar ao esporte onde um poste de electricidade pode ser apelidado de jogador, ainda que na ficha entre como Erik-dor-de-rins.
Dizia-se que era um extremo direito e entre os vermelhos ia-se dizendo que se fosse como o Gaitan ou como o Di Maria, seria fantástico. Se fosse como outros que nem calçaram, seria mais um.
Foi e veio.
E só nesta segunda entrada é que o ENZO chegou, de facto, ao SPORT LISBOA E BENFICA!
Ontem fez um jogo do outro mundo, mostrando que é, de longe, o melhor jogador do GLORIOSO.
Não sei bem o que é o Enzo, se o tipo que joga lado a lado com o Matic ou se é o craque que consegue jogar à frente do "mais tradicional" Fejsa.
O que é o Enzo?
É um Valdo? Não me parece, porque é muito mais forte na recuperação e tem uma intensidade de jogo que o Valdo nunca teve, sendo verdade que também não é frequência assídua junto do avançado, tal era, por exemplo o Aimar.
Enzo também não é um Aimar.
Enzo não é um DEZ!

 
Será que é um seis? Como era o Javi? Ou será qualquer coisa entre um 6 e um 8 como é o Matic?
Enzo não é um 6.
Fui mais atrás e procurei gente que andou por aqueles terrenos, uns mais atrás, como o Elzo ou o Shéu e até o Paulo Sousa.

 Não me parece. O Paulo Sousa? Talvez, mas creio que o toque de classe e de "extremo" que ele coloca na bola não é o mesmo do traidor que se tornou verde.
Fui também rever o Rui e o João. Muito à frente pensei.
O Enzo fica mais atrás. Tem outra intensidade.

Confesso que continuo sem saber a resposta.
 Será que quer responder caro leitor. Quem é o Enzo? O que é o Enzo?
Diga-me, caro leitor, quem é o décimo craque que poderá comparar-se com o Enzo?








25 comentários:

J25 disse...

O Enzo é o Enzo e assim como não podes comparar os outros jogadores uns com os outros pois todos foram nas suas alturas emblemáticos e únicos, merecedores de ficarem para sempre na história do Benfica, com toda a justiça, também o Enzo caminha para esse posto. O Posto da imortalidade, para o posto daquilo que é um jogador do Benfica e à Benfica. Acima dos seus atributos técnicos, táticos e físicos, espero que a sua raça, vontade e queres continuem como tem demonstrado. Pois será recompensado pelo exigente 3º Anel como um dos grandes a vestir o Manto Sagrado. Ontem quando foi substituído, disse para mim, este já é o meu Capitão.

Benfiquista Tripeiro disse...

O Enzo é o João Moutinho com esteróides.

Gus disse...

Comparo-o a um jogador de quem sempre gostei e que, infelizmente, quando passou pelo Benfica, não deu o contributo em função do seu real valor e potencial.....Karagounis. E outro que teve êxito, mas podia ter tido muito mais, um talento que por cá passou, mas que podia ter dado muito mais....Kulkov. Jogaores completos, defendem e atacam, t~em técnica e capacidade fisica para encher o campo.

B. disse...

Ramires mas com mais técnica.

Tiago disse...

Fácil,
O Enzo é o nosso Pirlo, mas sem a mesma precisão no passe. É um jogador que consegue fazer todas as posições no meio campo e não ser mau em nenhuma delas.

Daniel disse...

O Enzo é um Ramires mas com mais inteligência!

vanluz disse...

Enzo é Enzo ....e no futuro havera certamente outro jogador k iremos concerteza dizer....lembram.se do Enzo??? Parece mm akele Grande jogador - Enzo Perez

FranciscoB disse...

É o "jogador a mais" no meio campo, não é defesa, não é avançado, mas é defesa e avançado, está em todo o lado, tem uns pés maravilhosos, está sempre onde deve estar, ninguém lhe tira a bola, provoca faltas perigosas e até marca golos...

joão carlos disse...

como já se disse as comparações são sempre injustas para ambos os jogadores mas até pela mesma raça, o mesmo destempero, a maneira como atacam, como defendem, como cavalgam o jogo e as jogadas o mais parecido é a locomotiva do barreiro, carlos manuel.

LDP disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
LDP disse...

Nunca houve jogador no nosso plantel com aquela qualidade, raça e ritmo...só podemos comparar Enzo aos calcanhares de Rinaudo com umas pitadas de Schaars e ainda assim não é a mesma coisa.

Aquele que lê disse...

Carlos Manuel, so lhe falta o pontape... mas ontem nao se deu por isso.
Ah... e falta-lhe o bigode

Aquele que lê disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Aquele que lê disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Claudius91 disse...

Veron?

Anónimo disse...

Para mim Carlos Manuel...

Anónimo disse...

Enzo não é um jogador! Enzo é o Benfica!Raça,Crer e Ambição.

joão carlos disse...

@Aquele que lê
e falta-lhe coçar os tomates enquanto dá uma entrevista em cuecas para a televisão.

Joaquim Chapa disse...

Jonas Thern. não é esquerdino, mas parece-me que anda ali perto.
no meio de mil possibilidades.
Sendo que a raça que este apresenta não me parece ter igual.
ass: sócio que admite que ao fim de muitos anos, a primeira camisola que comprou foi do D35os Enzo.

Mauro Hazakis disse...

A mim, faz-me lembrar o Iniesta, a forma como roda sobre os adversários, como acelera e muda de velocidade e deconcerta o adversário, e a qualidade tactica! Tem mostrado magia todos os jogos. Mais uma vez JJ não falhou quando deu o aval para vir :D

Anónimo disse...

Ramires. Claramente.

Só eu sei porque não sou lagarto disse...

Carlos Manuel com mais tecnica. O verdadeiro 8 é isto, defender e atacar com a mesma qualidade. André Gomes é um 8 que nunca terá a qualidade do Enzo pela falta de intensidade que apresenta

Anónimo disse...

Pra mim o Enzo Perez é a re-encarnação de Vitor Paneira. Um médio ala direito muito tecnicista, raçudo e que não muito rápido, consegue graças à sua inteligencia e leitura de jogo ganhar quase sempre o 1x1. Se bem me lembro, Paneira sai do Benfica com 29 anos, pelas mãos de Artur... não consigo escrever o nome do homem até ao fim... supostamente por já ser muito lento.
Artur Coiso sai do Benfica ao fim de um ano. Se JJ fosse treinador de Paneira nessa altura e reconhecendo estas qualidades e a limitação da velocidade, te-lo-ia puxado para o centro do terreno onde teria dado um 8 / 10 magnifico e sido titular do Benfica até aos 33 / 34 anos.
Artur Coiso partiu, Paneira não voltou e ainda continuamos a ter de aturar as criatividades de JJ...
Paneira, larga Tondela e anda prá Luz!! :)
Abraço,
PN

Luis Matos disse...

Para mim é parecido com o Scholes

Helenikon disse...

Vasily Kulkov.