Tu és o nosso Rei!!!!!

Depois de três semanas passadas em Portugal, estou de regresso para fazer um apanhado sobre o que se passou no ultimo mês. Não que isto vos interesse o minimo que seja, mas o Vitto, perdido pelas terras de Nine, continua a achar que o que penso merece ser partilhado com o mundo. Assim sendo, aqui vai :

Como não poderia deixar de ser, vou começar por tecer um comentàrio (sim, eu sei! o acento não està correcto) sobre... bem, não consigo encontrar a palavra certa... porque não se trata de morte. Eusébio é um mito, um dos poucos jogadores de futebol que conseguiram esse estatuto não apenas em Portugal, como no mundo. E como todo o mito, esse "nada que é tudo" como dizia o Pessoa, Eusébio não morreu. O que aconteceu é uma espécie de caminho iniciàtico pelo qual todos os mitos, como igualmente o do Eusébio, se  revitalizam, ganham nova força. Eusébio jà era grande. Agora é ainda maior!

E neste momento especial para os benfiquistas, mas igualmente para os portugueses e para o futebol mundial, foi com grande satisfação e orgulho que vi a quase totalidade do mundo português mostrar  dignidade. A primeira palavra para Vieira. Talvez pela primeira vez desde que Vieira é presidente do Benfica senti que aquele homem tem um pingo de benfiquismo nele. Partilhei com ele, eu e todos os benfiquistas, uma dor sincera e verdadeira. Gostei do seu discurso depois do jogo com o porto e dei comigo a pensar "se é verdade que o mito Eusébio deve fazer com que sejamos melhores benfiquistas, também é verdade que deve fazer de Vieira um melhor presidente". Tive, a quente, essa esperança. Agora mais a frio ainda a guardo. Viver este momento enquanto presidente do Benfica sem que hajam consequências no seu dirigismo parece-me impossivel... a não ser que, pura e simplesmente, não exista benfiquismo nele.


A seguir uma palavra para os jogadores. Dignos como deveriam sê-lo e sobretudo quando deveriam sê-lo, ou seja, no Domingo frente ao porto. Mostraram aquilo que faltou ao longo da primeira volta : raça, querer e ambição. Quando assim é, dificilmente não ganhamos e a melhor forma de um jogador do Benfica dignificar Eusébio é ganhando os jogos. Jà os benfiquistas, sobre estes não sinto necessidade de dizer o que quer que seja. A minha dor foi, tenho a certeza absoluta, a de todos. Estivemos em sintonia como poucas vezes, nos ultimos 20 anos, aconteceu.

A Benfica TV. Foi a primeira vez que tive a possibilidade, de hà uns anos para cà, de seguir regularmente as suas emissões. A verdade é que o salto qualitativo foi gigantesco e tal foi visivel nas transmissões da cerimonia para celebrar Eusébio. Apenas um reparo para, talvez, a atitude mais mesquinha que aconteceu durante todo este processo. Não, não se trata dos assobios e insultos das bestas da Juventude Hitl... Leonina. Não, não se trata das palavras de Màrio Soares ou da Presidente da Assembleia. Trata-se das palavras de um tal de Guerra, comentador da Benfica TV... São as mais mesquinhas porque precisamente saiem da boca de um benfiquista (suponho eu que o seja). Eusébio desapareceu e o que é que vinha à cabeça deste (inserir o insulto apropriado)? Repetir, vezes sem conta, que Vieira reabilitou Eusébio, que Vieira reconstruiu o Benfica à dimensão do que era o Benfica de Eusébio, que neste momento, mais do que nunca, os benfiquistas devem unir-se (entenda-se, submeterem-se a tudo o que a Direcção diz). Poucas coisas são mais mesquinhas do que instrumentalizar o desaparecimento de alguém. Ora este (inserir o insulto apropriado) fê-lo com Eusébio, utilizou a morte de Eusébio para fazer propaganda. O interesse dele, e quem acompanhou as emissões da Benfica TV não deve ter uma opinião muito diferente da minha, não era o de enaltecer Eusébio. Eusébio foi para esse (inserir o insulto apropriado) um mero instrumento para glorificar Vieira. Por esta razão, Vieira, se queres ser um melhor presidente, livra-te desta gente sem nivel, rastejante e baventa.

Os adversàrios. Digna a reacção de Pinto de Costa. Menos digna a ausência de representantes do porto nas cerimonias. Contudo, não sei até que ponto teria sido possivel que Pinto da Costa ou algum representante estivesse presente. Ter, num dia para celebrar Eusébio, benfiquistas aos assobios a alguém que efectivamente fez muito mal ao futebol português teria sido um momento muito negativo. Jà Bruno de Carvalho apenas tenho elogios a fazer-lhe. Foi com grande orgulho que vi o presidente do nosso grande e unico rival presente nas cerimonias. Dignificou o Sporting Clube de Portugal ao honrar Eusébio e tenho a certeza que Eusébio sentiria igualmente esse orgulho mas também reconhecimento graças à presença do clube que foi sempre o seu principal adversàrio. Parabéns Bruno de Carvalho!

Bem... queria fazer um apanhado deste mês que passou sem que eu escrevesse aqui no Cabelo. Mas depois de escrever sobre Eusébio tudo parece demasiado pequeno. Por esta razão, apenas duas ou três palavras. O Benfica vai ganhando. Sentimos o Benfica a ganhar força. Espero que seja assim até ao final e que não acabemos a época como começàmos. Matic saiu. Fez bem. Nunca escondeu que era o que queria fazer e contudo sempre deu tudo o que tinha pelo Benfica, como ficou demonstrado no jogo contra o porto. Foi, com Enzo, o nosso melhor jogador nas duas ultimas épocas. Não compreendo a reação de alguns benfiquistas.


O Benfica ganhou ao porto num dos clàssicos mais fracos dos ultimos anos. Não por culpa do Benfica nem do 4-4-2 do Jesus, que, como o cometa Halley, là funciona num jogo importante de anos a anos. Mas devido a um dos portos mais fracos que alguma vez vi jogar. E quando se vai buscar um Dom Sebastião para galvanizar as bancadas é porque alguma coisa està efectivamente mal. Talvez estejamos a assistir ao fim do dominio do porto, mas tal fim jà foi anunciado muitas vezes por isso é melhor esperar.

Sobre o Sporting, là continuaria em primeiro não fosse esta coisa aberrante que é termos uma Liga de Clubes que pensa que merece estar em primeiro quem faz mais pontos.

Abraço a todos e um bom ano!

6 comentários:

lawrence disse...

O bode bafiento, com as suas lágrimas de corleone, não conseguiu demover-me da ideia de comprar uma garrafa de vinho "esponjoso" numa data que tarda!
Esqueces um ex-político que em descarada colagem, "relembrou" que no dia em que Portugal (o Rei!) enfiou 4 na Coreia, ele ia a caminho da escola!
Ora, o jogo terá sido a um sábado e num mês de verão, durante as férias escolares.
Não admira portanto ter sido engenheiro a um fim-de-semana!
Quanto ao insulto, "emplastro nocivo" serve?

Unknown disse...

Lawrence, para além de uma incorreção de memória de algo que aconteceu há muitos anos ser algo bastante normal, a versão dele já foi mais do que validada por vários colegas de infância. Já agora o homem disse que ia para a escola, e não que ia ter aulas. Mesquinho é isto, criticares porque sim e porque não.

Unknown disse...

Belo texto, só não percebo porque quase ninguém o comenta :(

"Ninguém sabe o que é ser português até estar fora do país."

Se fosse um vomitado lagarteiro toda a gente emitia opinião ...

lawrence disse...

Unknown:
Eu não posso ter falhas de memória de coisas que não me aconteceram!
Se não aconteceu, simplesmente, não há memória, com falhas ou não!
Ia para a escola, não ia ter aulas?
Dificilmente, as teria naquele mês!
Não querendo comentar o "mesquinho", apenas digo, sem me dirigir a ti que não conheço, que mentiroso é o mínimo que posso chamar a esse artista!
A história se encarregará do resto, já que os contemporâneos não o fazem!
E olha que não ando ou estou interessado em "fazer" política como me parece que fizeste da forma como respondeste ao meu comentário!
Por mim, TODOS os que se provasse terem levado o país ao estado em que está, iam no barco dos jesuítas!


J.P. Gonçalves disse...

Bom texto.
Misteriosos os acentos ao contràrio, ou escapou-me alguma coisa?

David Duarte disse...

J. P. Gonçalves,

Estou a escrever num teclado francês.