Ideias para uma equipa: BENFICA e sporting

Há sempre alguma surpresa quando uma equipa pequena se junta aos grandes na luta pelos primeiros lugares. Foi assim com o Boavista e com o Braga, assim foi com o Estoril e o Paços o ano passado. É assim que está a ser com o sporting este ano.
E a boa temporada que estão a fazer, ainda assim, pior que a do SPORT LISBOA E BENFICA, trouxe para cima da mesa a questão: formação ou aquisição?
Deve uma equipa de topo portuguesa apostar na formação, como o sporting diz que faz e a Direção do BENFICA diz que quer fazer?
Ou, pelo contrário, devem seguir o exemplo da equipa que mais ganha em Portugal e comprar lá fora - américa do sul  - os craques formados, mas ainda desconhecidos?
Creio que a questão, só por si, é redutora. O importante, como bem sabemos todos, é o resultado final. Isto é, a estratégia será boa se nos fizer vencer. E, os sucessos a norte mostram que o caminho não está obrigatoriamente na formação.
Mas, de qualquer modo fui analisar alguns dados para tentar caracterizar as duas equipas  - BENFICA e sporting - tentando perceber que tempo de clube têm os jogadores de cada equipa.
Analisei os 11 jogadores mais utilizados na liga nacional de ambos os clubes e cheguei a alguns dados curiosos:
- o Luisão e o Patrício são os únicos totalistas (1440 minutos), sendo que os 11 mais usados pelo BENFICA têm em média 1123 minutos e os do sporting 1243. O Sporting mexe menos.
- nos 11 mais usados, os verdinhos têm em média 7,7 anos de clube e os do BENFICA 3,6. Os que mais jogam no sporting têm mais do dobro dos anos de casa dos vermelhos.
- curiosamente, nos mesmos onze, os do BENFICA têm  3,6 anos de BENFICA na 1ª liga, enquanto os do sporting têm 3,2. Ou seja, a equipa do BENFICA é mais experiente na 1ª liga que a do Sporting.

Até porque falta meia época, tudo pode acontecer, mas tendo o BENFICA chegado aqui à frente e mesmo considerando o passado recente, temos que nos lembrar que temos de fora o jogador mais influente no ataque: o Salvio. Com uma equipa mais experiente, temos tudo para fazer melhor. Quanto aos corruptos, esses não entram neste campeonato, porque se quiserem ganhar, ganham, como têm ganho sempre.


21 comentários:

PN disse...

Quando os bancos fecharem a torneira do endividamento sucessivo e cíclico que permite o BENFICA continuar a pagar as contas, tal como fizeram com o sporting, talvez passe a ser boa ideia dedicarem-se um pouco mais aos miúdos com muitos anos de casa.

Resta saber se os sócios e adeptos do BENFICA estarão preparados para essa transição de mentalidade.

Luis Marques disse...

Concordo com o PN.
Quando deixar de haver dinheiro para tudo é que vamos ver o Benfica a mudar a sua política de contratar 30 jogadores (10 para a B, 10 para emprestar, 5 para suplentes e 5 para titulares) todos os anos

PM disse...

Os sucessos a norte têm outra base...sempre que estão apertados os homens do apito dão uma ajuda.

Quanto ao Benfica, continuem iludidos com o LFV e as suas negociatas. Pelo visto ainda há quem aplauda a sua estratégia!

A aposta na formação vai ser obrigatória pela forma como o Vieira vai deixar as contas no clube.

MeiralVermelho disse...

Admito que a questão bancária (acesso a crédito) seja importante, mas parece-me que a esse nível o pior já passou - foi aí que o sporting s lixou. Do ponto de vista do negócio, o BENFICA (de Jesus) tem sido um caso de sucesso. Veja-se o negócio (compra / utilização / venda) do Matic.
MV

Daniel disse...

Vejo muita gente a falar em contas sem as saber fazer.

Um dia explico o passivo num post (e não sou economista) para dissipar as dúvidas.
A situação não é muito boa, mas também não é má. Em relação ao Porto é excelente! :)

zebiodaburacaaopanteao disse...

Por falar em clubes grandse aqui vai uma adivinha para o autor do tópico, que ouvi outro dia enquanto mirava o belo monumento no centro da "Praça de Mouzinho de Albuquerque":

Quantos títulos de campeão nacional conquistou o "glorioso batatal", mais conhecido por "desporto em carnide", a mais que o Boavista desde que o o dito nasceu? ok...para não dizerem que sou mau pode ser nos ultimos 20 anos...

Como aqui se encontram alguns cerebros menos "evoluidos" vou deixar uma dica... é menos que 2 e mais que 0....

Bubbles disse...

Primeiro o mais importante, o Ismailost já apareceu?

2º O que vou escrever já me cansa, mas não deixa de ser verdade, o que interessa as contratações, as vendas, a estratégia, as tácticas, os treinadores, o passivo, e o resto das merdas todas SE NO FIM QUEM GANHA SÃO SEMPRE OS MESMOS!!!

O que interessa ao Benfica quem joga ou não se o Hugo Miguel, vê um pontapé no Aimar na área da Académica (antes do jogo com os corruptos) e dá amarelo ao Aimar?

Tudo isto É UMA FARSA, vão ao youtube e procurem "GMR SLB Benquerença" e vão perceber que naquele jogo nem o Barcelona ganhava ao GMR.

É tudo uma put* de uma farsa, com o LFV a apoiar o paga put*s do freixo!

UMA FARSA!

PS: Também dava um certo jeito a equipa ter ganho ao Belenenses e Arouca em casa, mas isso é o toque de Midas do Jorge Jejum, mas ao contrário!

Bubbles disse...

@zebiodaburacaaopanteao

0.47?

Agora uma pergunta para ti:

A quantos metros fora da área estava o James, no jogo com o Paços, quando o árbitro Hugo Miguel (estranha coincidência), decidiu marcar penalti e expulsar os jogador/figurante do Paços?

Uma ajuda, é um número entre 0 e longe pra caralh*!

Saudações

PM disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Alberto disse...

A política ideal está algures no meio das duas.

PM disse...

Daniel então fico à espera desse post sobre a evolução do passivo do Benfica nos últimos anos. Mas não fales em futebolês, que eu tb não sou economista mas dou uns toques nestes temas.

É que isto de andar a contrair empréstimos obrigacionistas de 50 milhões tem muito pouco de sustentabilidade financeira.

Teonanizi disse...

Os benfiquistas são ridículos!

LDP disse...

Os benfiquistas são sportinguistas?

Henrique disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Henrique disse...

A actual formação do Benfica está a um bom nível.

E até parece que o sporting apostou nos jovens por livre e espontânea vontade, que nem foram "obrigados" pelo caos financeiro que o António Sala tentou evitar:

http://www.youtube.com/watch?v=-PvileVV_9w

PM disse...

É verdade Henrique. O Sporting só apostou agora (que está com problemas financeiros) na cantera.

O Ronaldo, Nani, Quaresma, Hugo Viana, Moutinho, Patrício ou Simão é tudo invenção da comunicação social.

PM disse...

É verdade Henrique. O Sporting só apostou agora (que está com problemas financeiros) na cantera.

O Ronaldo, Nani, Quaresma, Hugo Viana, Moutinho, Patrício ou Simão é tudo invenção da comunicação social.

Alberto disse...

A última equipa do Sporting campeão, tinha o quê? 2 da formação a titulares indiscutíveis? (Não me lembro muito bem posso estar enganado)

Não se iludam, esta recente aposta, mais à séria em vários jogadores da formação, vem por causa das dificuldades financeiras. Não diminuindo claro o mérito da formação, acho que o melhor reforço do Sporting foi Leonardo Jardim.

No futuro, claro que gostava de ver uma aposta mais séria na formação por parte do Benfica, mas isso não significa que a maioria dos jogadores titulares provenham da formação, isso vai ser bastante complicado.

Prospecção + formação é a solução para uma equipa ganhadora.

LDP disse...

PM, tu és mais esperto do que isso.

Formar jogadores é uma coisa...ter quase dois terços do plantel composto por jovens acabados de sair das escolas com pouca ou nenhuma experiencia de primeira liga, é outra.

DeVante disse...

E lembrar que tanto Sálvio quanto Cardozo lesionaram-se contra...o Sporting?! Pois, imaginem se fossem eles...

Escrivão disse...

Deixemo-nos de lirismos...

Temos em Portugal, genericamente falando, melhores futebolistas disponíveis do que os do 11 titular?

E o que interessa: ganhar títulos reais, simbolizados por taças e tudo, ou ganhar o título de mais jogadores da formação, ou da academia?

Eu, por mim, pouco me interessa se o plantel é todo constituído por estrangeiros se isso nos fizer ganhar títulos. Ter 11 tugas ou 11 estranjas e não ganhar é que é uma valente trampa...