Algumas ideias sobre o inicio desta época

Com o primeiro terço da Liga quase concluido chegou o momento de fazermos uma primeira analise sobre as principais forças do futebol nacional. Este post não tem como objectivo fazer a fotografia das ditas forças... é mais para o seu autor exprimir aqui aquilo que ele pensa sobre o que se passou até agora e fazer um pouco de futurologia sobre o que ai vem.


Como é tradição no Benfica do Jesus o inicio da época foi condicionado por uma pré-época caotica, sendo que desta vez não podemos atribuir-lhe a total responsabilidade. O caso Cardozo prolongou-se durante meses sem que uma decisão clara fosse tomada, provocando assim uma forte instabilidade senão no interior do clube (duvido bastante que não tenham havido tensões entre a equipa técnica e a Direcção), pelo menos entre os adeptos. A verdade é que este caso teve consequências directas no desempenho da equipa nos primeiros jogos da época. Sem a referência Cardozo, o Benfica mostrou grandes dificuldades em desenvolver o seu jogo ofensivo tendo uma productividade anormalmente baixa em termos de golos marcados.

Contudo, não penso que o caso Cardozo tenha sido o unico factor que condicionou um inicio de época onde mais uma vez o Benfica deu pontos de avanço ao seu principal adversàrio. Mais uma vez foi dificil não ter a sensação que a verdadeira pré-época do Benfica foi feita jà com os jogos oficiais a decorrer. A desorganização defensiva demonstrada e a falta de fio de jogo no futebol do Benfica foi, com as jà habituais influências externas, a principal causa pela perda de pontos logo na primeira jornada com o Maritimo (que, apesar de bem gerida, é uma equipa em dificuldades como o demonstra a sua actual classificação), com o sétimo classificado da ultima época ou ainda em casa com um recém-promovido. Se adicionarmos ao futebol pobre praticado pelo Benfica uma preparação fisica suspeita, com a onda de lesões nestes dois primeiros meses, então concluimos que não poderiamos estar melhor do que estamos agora : a três pontos do primeiro lugar e ainda a lutar na Liga dos Campeões.

Concluindo, mais um inicio de época triste da parte do Benfica. No entanto podemos ver uma certa evolução nos dois ultimos jogos para a Liga. Tecnicamente o futebol do Benfica continua bastante pobre, mas existe uma maior solidez defensiva que esteve ausente no inicio da época. Dir-me-ão que os adversàrios não eram fortes. Verdade, mas igualmente não o eram na pré-época e no inicio do campeonato e contudo a cada ataque dos adversàrios sentiamos a desorganização que neste momento parece ter desaparecido. Esta solidez defensiva pode ser o resultado de uma mudança "ideologica" em Jesus, privilegiando mais um jogo de controlo, posicional que um jogo de transições. Vamos esperar para ver...





O Sporting entrou para esta época moralizado com a revolução vivida no final do ano passado, com um novo presidente que dà a sensação aos adeptos que o clube voltou a ter o seu destino entre as suas mãos. A personalidade forte que transmite cria uma atmosfera de confiança que legitima a esperança num futuro melhor depois de anos de degredo. Em termos de ambições, a quase totalidade do mundo do futebol em Portugal considerou, no inicio da época, que este Sporting não era candidato ao titulo. Reconhece-se a qualidade de alguns jogadores da equipa, mas a sua juventude, sendo um trunfo em certos momentos, pode ser igualmente um problema visto que dificilmente dà origem a uma regularidade nos resultados. Ora a verdade é que estamos quase a fechar o primeiro terço do campeonato e o Sporting està na luta pelo primeiro lugar sendo, entre os três grandes, a equipa que pratica melhor futebol, ou pelo menos o mais atractivo.

Ao vermos um jogo do Sporting vemos que o seu futebol é baseado muito na emoção. Ora isto tem um lado positivo, na medida em que existe o entusiasmo em ir à busca da vitoria, mas também tem o seu lado negativo como a dificuldade em manter a concentração em momentos mais complicados. Tal foi bem visivel no ultimo jogo contra o Maritimo onde a ganhar com um jogador a mais, o final do jogo foi uma sequência de livres infantis e de cantos para o adversàrio. Aqui constatamos a falta de maturidade e de experiência da equipa que pode custar pontos no futuro.

Eu considero que o Sporting é um candidato ao titulo caso duas condições sejam cumpridas. Primeiro, que o Sporting continue a ganhar os jogos contra os adversàrios mais fracos do campeonato. Neste primeiro terço o Sporting teve jogos complicados. Foi a Braga, ao Dragão e recebeu o Benfica. Ora, apenas ganhou o jogo de Braga. Por outras palavras, quando jogou contra um Benfica e um porto que apresentam o futebol mais pobre que alguma vez praticaram nos ultimos anos, o Sporting não ganhou. Em confronto directo dificilmente (mas tudo é possivel) o Sporting poderà ganhar aos seus principais adversàrios. Pode estar na luta, se for ganhando contra os outros. A segunda condição é que tanto Benfica como porto se mantenham com os niveis exibicionais fracos que têm tido. A qualidade dos planteis de Benfica e porto é muito superior à das restantes equipas do campeonato, inclusivé à do Sporting. Se esta qualidade for mostrada em campo, então o campeonato serà, como tem sido, um combate entre dois galos. (adicionaria aqui uma terceira condição : que os foras de jogo continuem a não existir para o Montero).




Jà o porto, là vai em primeiro, muito graças às ajudas que o Benfica e as tais influências externas lhe dão. Eles perderam jogadores fulcrais e mudaram de treinador. Normalmente o porto perde todos os anos jogadores "fundamentais", mas consegue compensar tais perdas, a qualidade do futebol apresentado não sendo muito afectada. A verdade é que parece que o novo treinador, afinal, não tem mãozinhas para o plantel que tem à sua disposição. Trata-se do mesmo treinador que na época passada, com um plantel incomparavelmente mais fraco, conseguiu terminar o campeonato tendo apenas perdido contra Benfica e porto...

O porto tem qualidade para jogar muito melhor do que tem feito (e isto tendo jogadores como Lica ou Josué que não são propriamente um James ou Moutinho). Contudo, e ao contràrio do Benfica, parece não haver uma evolução que seja. Pelo contràrio, as exibições são cada vez mais pobres e fraquinhas. O que tem sido mostrado com o sistema de Paulo Fonseca é a fragilidade de uma defesa central que sempre foi o ponto mais fraco do porto dos ultimos anos mas que era compensada por um jogo de posse que Vitor Pereira conseguiu meter em pratica. Se o Otamendi, o Maicon, o Mangala e, não nos esqueçamos dele, o Helton têm paragens cerebrais, então o melhor é guardar a bola mesmo se isso signifique, para não arriscar perdê-la, andar a trocà-la no meio-campo e não criar ocasiões de perigo. Isto foi o estilo de jogo de VP tão criticado pelos portistas e que agora lhes provoca saudades. Não me lembro de um porto que sofresse tanto cada vez que o adversàrio ataca!

Concluindo :

Apesar de um péssimo inicio de temporada (mais em termos exibicionais, mas também nos resultados), o tempo passa e estou cada vez mais convencido que o Benfica é o principal candidato ao titulo num contexto onde contudo nem Benfica nem porto mostraram aquilo que podem fazer. Ambos começaram o campeonato com um futebol muito fraco mas enquanto o Benfica mostra sinais de evolução (que ainda tem que ser comprovada nos proximos jogos), o porto parece decrescer, tendo isto como consequência uma constestação geral nos adeptos que não é costume pelos lados de Palermo. O Sporting vai fazendo o seu caminho, com um Presidente que renovou o orgulho que os sportinguistas sentem pelo clube e com um treinador conhecedor que ajudarà muitos dos miudos a crescer. Como disse, trata-se de um candidato, mas um candidato mais pela fraqueza dos adversàrios do que pelo seu valor que neste momento é mais potencial que real.

3 comentários:

Alberto disse...

A verdade é que sem influências externas (apesar da merda que jogamos) estávamos na frente agora. Esta é a prova que mesmo não jogando bem pode-se ser campeão. Estes inícios de campeonato a "ajudar" a integração de novos treinadores não é nada de novo para os lados do Porto.

Concordo com tudo o que escreveste, espero que estas melhorias que se têm visto se traduzam mesmo num modelo de jogo um pouco diferente do passado, jogar bem sim, mas é preciso segurança, e é isto que faz as grandes equipas.

Henrique disse...

Concordo, na generalidade, com a análise. Sobre o Benfica, o que vai ajudar a dar o salto qualitativo das exibições serão os resultados.

O Sporting tem pela primeira vez, nestes últimos anos, um treinador com qualidade e com estabilidade. Sem dúvida que o Bruno Carvalho tem influência neste bom início de campeonato, mas não consigo esquecer que o Sporting teve Sá Pinto, Carvalhal, Couceiro, o belga, Paulo Sérgio como treinadores. Este calibre de técnicos, aliado a uma instabilidade directiva notória e a péssimas opções na utilização dos poucos meios que o sporting tinha, culminaram com a classificação da época passada.

O porto é o costume, começam mal, aparece o proencinha, resolve uns joguitos e pronto, mantêm-se na luta. Mesmo que o Benfica tivesse ganho os jogos todos, o porto estaria apenas a 4 pontos, sendo o último jogo no ladrão. Estaria tudo em aberto.

Bernard öZilva disse...

"O que tem sido mostrado com o sistema de Paulo Fonseca é a fragilidade de uma defesa central que sempre foi o ponto mais fraco do porto dos ultimos anos mas que era compensada por um jogo de posse que Vitor Pereira conseguiu meter em pratica.Se o Otamendi,o Maicon,o Mangala e,não nos esqueçamos dele,o Helton têm paragens cerebrais,então o melhor é guardar a bola mesmo se isso signifique,para não arriscar perdê-la,andar a trocà-la no meio-campo e não criar ocasiões de perigo.Isto foi o estilo de jogo de VP tão criticado pelos portistas e que agora lhes provoca saudades"

+1