Cidadão do mundo

Portugal, Espanha, França. Itália ou Alemanha são conceitos que o Homem resolveu criar para dar alguma organização à coisa. E os critérios foram vários, uns mais pacíficos, outros nem por isso. Em África, por exemplo, o recurso à régua foi fundamental para traçar fronteiras.
Mas, as fronteiras são só isso, um simples conceito. Aqui acaba A e começa B.
Confesso que não me dou muito bem com este tipo de bairrismos - esta rua é da minha freguesia, esta cidade é do meu distrito, aqui acaba Portugal e começa Espanha...
Temos, é mais que certo, mais coisas em comum entre o minho e o sul da Galiza do que com o Algarve.
Lembro-me de pensar muito nisto quando estava no sul de Espanha e via do outro lado do rio seres humanos desesperados para alcançar a Vida, no seu sentido mais pleno.
Não faz sentido.
Dito isto, seria suposto que visse as selecções de outra maneira. E vejo. Se calhar, era tempo de cada país ter uma selecção dos jogadores que jogam no seu país. Sim, eu sei, é estúpido, mas mesmo assim valia a pena arriscar.
Preferia isso a esta jogada de secretária que o clube pequenino está a tentar desenhar para meter mais um dos seus negócios na seleção. Tentar construir a ideia de que o Fernando pode ir para a seleção é um erro. Mas, reconheço que a comunicação azul está a trabalhar bem a questão.
Um craque como ele, presente no mundial, poderia valer mais uns milhões.Com o Jackson, Fernando é um dos dois candidatos a negócio do ano.
Ser um cidadão do mundo não me impede de exigir que os conceitos não se alterem - hoje as seleções são um palco exclusivo de cidadãos com nacionalidade, neste caso, portuguesa. E, isto, não se trata de um conceito vazio - claro que há muitos trabalhadores que o são apenas porque sim, mas ser nacional de um país é algo mais do que uma questão profissional.
Percebo que um menino ucraniano ou brasileiro que tenha vindo jovem para Portugal e que, fazendo a sua vida no nosso país, queira um dia representar o meu país, parece-me bem. Portugal é um país também de emigrantes.
Coisa bem diferente é aquelea que se relaciona com o mundo da bola e com o amor interesseiro que, por exemplo, o Fernando tem sido quase obrigado a demonstrar, até porque ele disse em tempos que seleção, seria a do Brasil.
Que diabo, qual é o sentido de colocar um brazuca como ele na nossa equipa? Ter uma equipa melhor? Então porque não contratar o craque Sueco para jogar, no Play off, do nosso lado?
Deco e Liedoson foram dois maus exemplos desta opção - só jogaram por Portugal porque lhes deu jeito (e à equipa também, reconheço), mas foi só isso mesmo Cara...
Na hora da verdade, lá correram eles com as malas para o sol da galera.

5 comentários:

LDP disse...

Vista a històrica dificulade de Portugal em ter avançados que marquem regularmente, de acordo com o futebol criativo que é nossa imagem de marca (embora até isso Paulo Bento tenha conseguido eliminar), faria muito mais sentido chamar Lima à Selecçao..

Fura-Redes disse...

Fernando não tem nada de ir para a equipa nacional

artnis disse...

Não se preocupem, com ou sem o brazuca, os matrecos só chegarão ao Brasil, se conseguirem lugar numa excursão da Cosmos ...

para árbitros e familiares !!!

José Lopes disse...

Desculpem, nem Lima nem Fernando. Brasileiros que so la vao porque nao tem lugar no escrete e depois vem com o discurso de querer retribuir o carinho e mais nao sei que... Pa, nao... E, ja agora, sou portista.

O Fernando esta em fim de contrato. Se fosse ao Mundial, ele proprio podia ganhar no contrato que fara a seguir com algum clube, mas nao o Porto, com que ele nao vai renovar.

Acho que quer o Deco, quer o Pepe acabariam por chegar ao escrete se tivessem esperado. Foram para Barcelona e Real e entao era provavel que fossem chamados. Pode ser que o Fernando tenha a mesma sorte, desejo-lhe o melhor, mas nao na seleccao portuguesa.

Nao quero ver na seleccao um caso como o do Mexico, que continuam a naturalizar argentinos antes do prazo normal apenas para estar no Mundial.

rui disse...

O Deco tambem era muito portugues mas assim que acabou a carreira,foi viver pro país dele,o brraziu.

Por outro lado,temos ca por exemplo o Schwartz,que jogou pela seleção sueca,mas vive agora em Portugal...

Eu mantenho a minha opinião de sempre,não gosto do rumo que o futebol esta a tornar,mas aceito com leveza quando se passa nos clubes,mas nas seleções não.

Para mim so joga por Portugal,quem é portugues,quem tenha sangue lusitano.Caso contrario tudo seria estar a tentar comprar sucesso,bem nos nao temos jogadores portugueses bons,mas temos uns ucranianos que vieram para aqui quando eram pequeninos que até são jeitosos..não.Não contem comigo para isso. Clubes etc tudo bem,seleção não.