Da teoria à prática - agora é com todos

Fechou o mercado (faltam os otomanos e os vodkas mas acho que o pior já passou) e o Benfica este ano assemelhou-se a termos o José Castelo Branco com prisão de ventre: Entrou muito, saiu pouco.

Parece-me que foi um misto de não haver quem pagasse o que o Benfica queria com a vontade da direção em não querer prejudicar desportivamente a equipa numa fase delicada para plantel, treinador e clube.
É uma aposta de risco (como são todas as apostas, o que não quer dizer que tenha sido errada) que pode ser má tanto a nível financeiro (a BenficaTv deve dar uma ajuda às contas, esperamos todos) como a nível desportivo (SE, repito, SE algum jogador ficou contrariado, não sei se é o caso) como também se pode vir a revelar um sucesso retumbante (por isso é que lhe chamei aposta), que é o que eu espero! (o segundo cenário, não o primeiro)

Se não vier nenhuma surpresa maldita da Russia ou da Turquia ficamos com aquilo que, tecnicamente se chama Uma Equipa do Caralho.

Jogando os melhores jogadores que temos em cada posição, se nenhum estiver em dia-não ficamos com um 11 sem pontos fracos (O que não quer dizer que sejamos invencíveis, quer dizer que não teremos um sector onde seja evidente para o adversário que tem que explorar por ali. Não sei se já repararam neste e noutros parêntesis irritantes. Estou a usá-los porque há malta que parece que não anda perceber bem o que eu escrevo e tenho fé que não seja burrice, apenas falha na interpretação) e em todas as posições há alternativas que dão garantias.
Um plantel destes tem tudo para ter muito sucesso esta época (sucesso são títulos, não são quases!) em teoria.

E na prática?

Jesus vai saber gerir os jogadores não só física mas também (sobretudo) mentalmente? Vai mandar as suas embirrações para o mesmo sítio onde foram parar as investigações sobre o suicidio de Mesquita Alves no dragão? Vai finalmente ter um modelo de jogo que não dê cagada em quase tudo que é jogo grande? Vai finalmente dar um ritmo mais compassado à equipa, de modo a que não fiquemos aos papéis em campo quando não estamos em vertigem ofensiva?
E sobretudo, vai-se deixar de traumas e cagaços? Caralho mister, com 10 anos fui mordido na cara por um pastor alemão e hoje faço voluntariado com cães de rua, pá! E eu não tenho nome de messias como o mister. É assim tão difícil ganhar ao porto?

A direcção vai ajudar o treinador em tudo quanto puder ou vai ser do género "toma lá os 4 milhões, agora desenmerda-te!" ?
Vão ajudar a proteger o balneário? Vão apoiar o treinador na motivação aos jogadores e a resolver querelas, já que alguns ainda podem estar meio avessos com o treinador depois de Maio passado e/ou outros podiam estar com expectativas de sair e é preciso que voltem a estar a 150% (ou mais) no Benfica? (não estou a dizer que isso esteja a acontecer, estou a dizer que PODE acontecer)
E sobretudo, vai defender o Benfica cá fora contra tudo e todos? Vai deixar de se atirar a sócios que fazem comentários no facebook para se atirar a antigos dirigentes do fcp que mandavam subir as 3 deusas ao 14º andar?

Os jogadores vão dar tudo e mais alguma coisa pela camisola, mas com cabecinha?

E os adeptos vão apoiar a equipa ou vão andar para aí com lenços brancos e assobiadelas?

A época começa agora e ainda vamos muito a tempo.
Força Benfica!

6 comentários:

Pedro disse...

Os pesos pesados do plantel que ficaram estão de corpo e alma no SLB.
Matic, Garay e Sálvio não queriam sair.

A minha dúvida é Cardozo. Se queria sair, se não se importa de ficar, como será a sua relação com JJ e restante equipa...

LDP disse...

Não me parece que Cardozo fique ali a fazer frete.

Sem Salvio por alguns meses veremos se Ola dormirá á sombra da bananeira.

David Duarte disse...

A vinda do Siqueira por empréstimo é um bom sinal visto que significa que também na estrutura tinham consciência que o Emerson II não era solução. So falta o Jesus meter durante uns tempos o Maxi no banco e os problemas das laterais, não ficando resolvidos, serão menores.

Mas cuidado! O periodo das transferências ainda não acabou. Se não me engano na Russia ainda està aberto. Contudo o Salvio lesionou-se e o Garay não estou a vê-lo a ir para a Russia. O Matic està bem no Benfica. Não so pela temporada que fez no ano passado, mas também pela comunidade sérvia no clube incluindo o irmão. E voltou agora à selecção por isso não estou a vê-lo a mudar de habitos agora que as coisas estão boas para ele. Sobram o Enzo e o Gaitan.

Um bom periodo de transferências este! Não perdemos nenhum jogador chave. Tenho é pena de não termos feito uma limpeza relativamente às dezenas de jogadores que temos com contrato. E penso que o Melgarejo poderia ter ficado. Mas não aconteceu nada de traumatico para o plantel.

Henrique disse...

Parece-me que temos um excelente grupo de jogadores. Vamos ver como reagem a este início menos bom. Apesar de ainda termos demasiados excedentários, parece-me que este ano houve uma preocupação em reduzir o número de jogadores com contrato.

De um post do LMS no "Gordo vai à Baliza":

"Blogger LMS disse...

E já agora, as saídas em definitivo:

Pablo "D10S" Aimar (Boa Sorte e obrigado pela magia!), Miguel Vítor, Nolito, Melgarejo, Rodrigo Mora, Miguel Rosa, Luisinho, Nuno Coelho, David Simão, Leandro Pimenta, Luciano teixeira, João Mário, Alípio, Deyverson, Diego Lopes, Carole, Djaniny, Tiago Duque, Cafú, Cassamá, Hugo Vieira, José Costa, Copetti, Júlio César, Shaffer, José Luis Fernandéz ... e Roderick \o/"

+

"Blogger LMS disse...
Cornejo, Duarte Duarte, Manuel Liz, Élvis, Mvom, Filipe Oliveira, Léo Kanu, Felipe Menezes, Joaõzinho e Mirosavic."

Não sendo perfeito, pois ainda temos algumas "pérolas" a rodar, considero um bom princípio.

hertz disse...

Se não sair mais ninguém, este ano temos um plantel fabuloso. Arranjamos alternativa ao Matic, ao Enzo, ao Maxi, contratámos um LE (não vejo em lado nenhum informação de que ele veio com cláusula de compra. Alguém sabe?) e ainda contratámos uns craques sérvios.
No ano passado por esta altura andava tudo possuído porque tinha saído o Javi e o Witsel no fecho do mercado e não tinha vindo nenhuma alternativa a eles nem nenhum LE. Este ano este fecho do mercado foi bem mais agradável, isto partindo do princípio que não virão investidas da Rússia ou Turquia.

PS: Dessa lista de jogadores que saíram há aí vários que nunca tinha ouvido falar.
E há aí alguns que não sei se saíram em definitivo do Benfica, pelo menos não encontro informações disso.

Pedro disse...

O problema é que não estamos ainda na pré época mas sim a caminho da quarta jornada e já com 5 pts de desvantagem...