O Melão continua

Acho que é a primeira vez que venho justificar-me por um texto que escrevi.
Talvez não tenha sido claro. É normal, o tamanho da minha cabeça dificultava-me a escrita no pc e a hora a que escrevia 2/3 da manhã, também não ajudava.

Dormi mal e o dia hoje nasceu triste. Estou danado e frustrado com mais uma morte na praia. Não acho admissível/compreensível a forma como JJ prepara mentalmente a equipa para os jogos decisivos, quase todos com fcp / braga. Não consigo compreender como o Benfica e JJ se deixam afectar pelo discurso truculento dos responsáveis portistas antes dos clássicos. E se havia dúvidas que esse discurso é propositado e com uma intenção clara, é ver as declarações portistas a seguir ao jogo...o tom mudou completamente, já tinham conseguido o que queriam.

Sou um adepto exigente e estou-me cagando para vitórias morais. Sim, derrotas como aquelas contra o Chelsea ano passado são diferentes de derrotas por 3-0 contra o Happoel de Telavive.
Mas vitória para mim é marcar mais que o adversário e erguer um troféu respeitante a um título. Ponto final.
Não estou satisfeito com a perda do campeonato e sou o primeiro a dizer que esta época foi mal planeada, fomos disfarçando carências no plantel, sobretudo no meio campo, fizemos das tripas coração mas chegámos a um ponto em que não deu mais.

Só acho que se deve ser justo e reconhecer quando há trabalho bem feito, mesmo que possa não ter tido os resultados esperados.
O caminho para o sucesso faz-se caminhando, com muitos tropeços e reveses, sabendo levantar a cabeça.

Não estou a comparar JJ ao Ferguson porque nem há comparação possível. Mas relembro as classificações do MU nas primeiras seis épocas de Alex Ferguson: 11º, 2º, 11º, 13º, 6º, 2º.
Pegou na equipa com a época em curso, subiu, sofreu reveses, ergueu-se, voltou à luta e conseguiu.

Uma das diferenças entre porto e Benfica, como já muitos, incluindo eu, assinalaram é a mentalidade.
Ora, a mentalidade forte não nasce de um dia para o outro. Adquire-se com lutas nos grandes palcos, nas grandes decisões. A mentalidade ganha-se com experiência de combate, e sofrer reveses faz parte desse processo. O fcp hoje é o que é mas também se fartou de levar na pá em jogos contra nós durante os anos 80.

Em suma, não estou a desculpabilizar nada nem ninguém. Estou simplesmente a dar o benefício da dúvida.
Estou a mostrar que tenho confiança que o Benfica saberá aprender com os erros, saberá subir, cair, reerguer-se, voltar à luta e acabar por triunfar.
Se não o fizer, aí sim...estamos condenados à sportinguização.

E por falar em Sporting, para os anti-verdes deixo duas sms's que recebi dos dois sportinguistas que me são mais próximos:

"Foda-se puto... Surreal. Odeio aqueles gajos! Vejam lá se agora trazem a Liga Europa para Portugal."

"Oh mano! Caramba...Porquê? Aquele porco a dançar... Detesto-os...a sério!"

Rumo ao sonho da Liga Europa! Ainda podemos ter uma época memorável.
Força Benfica!

8 comentários:

Pinto disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Pinto disse...

Pois é caro amigo...Mas a questão vai muito para além da mentalidade... Já é uma questão de medo e ainda não consegui perceber o porquê de tanto medo! Ontem se fossemos a jogo sem medo talvez não fosse um empate nem uma derrota mais sim uma vitória a nosso favor... Isto já cansa,a tamanha falta de incompetência...E depois outra coisa que não vi muita gente falar ou ninguém mesmo,o Artur ontem mais uma vez esteve uma miséria... já nos safou muitas vezes mas à dois jogos que mete tanta água . Depois temos um presidente imbecil... Que vai com a equipa para o Porto e depois para o estádio e vê o jogo fechado no balneario ? Isto não é nem mais nem menos do que um banana. O JG que é um chulo (mas há mais) que anda no Benfica,fez aquela conferência de imprensa a pensar que já éramos campeões atiçou os cães e depois nem aparece... É muito paleio mas depois não dão a cara,são dirigentes de merd*... O presidente que depois disso diz que o JJ é o seu treinador... E eu pergunto-me agora? Mas ele será mesmo o nosso treinador? Para mim e depois de muito pensar acho que já acabou o tempo dele no NOSSO Benfica!

Tiago disse...

Caro Pedro Silva, concordo plenamente consigo em tudo, até porque a culpa não é do treinador nem dos jogadores, a meu ver a culpa é da politica do clube, que não é capaz de dar um murro na mesa e dizer "Chega de ir ao dragão com medo!" Sim, porque não é só do tempo do JJ, que o Benfica cada vez que joga com o porto, joga a defender , como se o Porto fosse o Barcelona e o Benfica um clube do meio da tabela. De certeza que o Pinto da costa não admite a nenhum treinador que jogue para o empate,incutindo uma mentalidade ganhadora e de que são capazes de ganhar, pois jogar com cautela é uma coisa, agora dar constantemente a bola ao adversário é outra. Por isso , sou a favor da continuidade do JJ, mas uma coisa ele tem de fazer e aprender, é saber rodar a equipa, em determinados jogos. Porque é o Urreta não joga? Das vezes que me lembro do urreta jogar, foi precisamente contra o porto e foi dele que sairam grandes lances de perigo. Ainda me lembro na altura que o Inter de Mourinho veio jogar a Eusébio Cup, destacar o urreta, ficando admirado com as qualidades demonstradas, não querendo ser treinador de bancada, mas acho que deveriam dar oportunidade, para ver o que realmente ele vale, e não sou só eu a dizer, já o special one o dizia. Contudo a politica de mentalidade do clube tem de ser mais agressiva no sentido de vincar um espirito ganhador, sem medos, porque afinal Somos O Maior Clube do MUNDO!

Unknown disse...

É verdade. Um dos motivos que levou à demissão de Adriaanse foi não entender a importância dos jogos com o Benfica.

Rui disse...

Outro post com o qual concordo, com uma ressalva. O Benfica não jogou com medo, ontem, no Ladrão. Tinha um plano de jogo, certo ou errado, mas tinha-o e cumpriu-o. Foi sempre uma equipa serena, que impediu qualquer jogada de perigo, dos corruptos, na 2ªparte, àparte o remate do James, arrancado a partir de um fora de jogo claro.

Acho, aliás, que o Benfica esteve mais sereno que os corruptos. Isso, em minha opinião, é também uma evolução.

Antes de JJ, eram mais os campeonatos em que estavas fora da discussão do que aqueles que discutíamos até ao fim. Eu também sofri na 2ª, antes do jogo de ontem e depois do jogo de ontem, mas não creio que isso seja razão para tanto exagero que vi, aqui e noutros blogs, sobre JJ e Vieira. A verdade nua e crua é que o Benfica ganhou 2 campeonatos em 20 anos e nos últimos 4 melhorou imenso, lutando contra uma estrutura que usa tudo, desde corrupção nos árbitros, até doping institucionalizado, como no ano do primeiro título europeu. Vamos ter de continuar a fazer o que temos feito, porque só podemos melhorar. Essa é a minha convicção!

al123 disse...

olha eu o unico sms que recebi ou melhor 2, foi 1 antes do jogo de um "sportinguista" a dizer bora porto
e nao diise mais nada
ja se preparava para n dizer nada
qdo o golo do fcp surge mandou
ganda porto carago...
mesmo quando o scp faz a pior época de sempre? srsly? -___-

al123 disse...

Rui concordo a 100% eu não diria melhor
mas os mesmos que há 1 semana diziam que o JJ devia ficar por 10 anos sao os mesmos que o querem mandar embora agora
mas os mesmos não apresentam alternativas
os mesmos têm o segredo para se ganhar todos os jogos,mas... nao revelam o segredo, pois o mesmo segredo é serem todos uns grandes treinadores de bancada -.-
o mais triste de tudo é bloggers de renome que num dia fazem uma festa dos diabos no dia a seguir tudo está mal
nao estou a falar propriamente do cabelo, mas mais de 2 ou 3 blogs que costumo ler
sinceramente nem sei que lhes diga...

Pedro disse...

Lá está....ontem não tivemos medo, jogámos o jogo pelo jogo. Não foi por aí. Foi tacticamente, foi pernas, fora as substituições. Ontem não foi o medo.

Fergunson??? JJ foi campeão quando chegou. Teve ao dispor uma estupenda estabilidade directiva e dinheiro ao dispôr como nenhum outro teve. É incomparável ao Fergunson que teve q começar do zero. Por isso demorou o que demorou.