Muito mais que um desporto, Hóquei em Patins

   A todos os fans do Cabelo do Aimar, venho anunciar que sou a mais recente ‘contratação’ desta equipa, para me apresentar nada melhor que um artigo sobre Hóquei em Patins. Mais vos anuncio que tenho um blog próprio, www.imperiovermelho.wordpress.com, e escrevo também para o site desportivo LusoFans. Bem, vamos ao hóquei que já perderam preciosos segundos da vossa vida a ler este pequeno parágrafo de reduzido nível de interesse.
  O hóquei é a modalidade coletiva que mais títulos já deu a Portugal porém, hoje em dia, poucos portugueses dão valor a tal desporto. Em Portugal, tanto os senhores que ‘comandam’ a modalidade como os meios de comunicação social, afundam, ano após ano, o Hóquei em Patins português. Cada vez o número de pessoas que se desloca ao pavilhão para apoiar a sua equipa, ou simplesmente se desloca para desfrutar do fantástico espectáculo que este desporto proporciona é menor. A transmissão de jogos na TV diminuiu e nos tempos que correm, o único que jogo que usufruímos em canal aberto é o grande clássico, Benfica vs Porto.
  Portugal usufrui das melhores seleções a nível mundial masculino, em qualquer que seja o escalão , no feminino, Portugal também se pode gabar de ter, também, uma seleção entre as melhores. Olhemos, então para os títulos conquistados, nos escalões mais ‘velhos’:

  • Seniores Masculinos: -15 Títulos Mundiais; 20 Títulos Europeus; 10 vezes Vice-Campeões do Mundo; 13 vezes Vice-Campeões da Europa
  • Sub20 Masculinos: -17 Títulos Europeus ; -1 Titulo Mundial (5 edições)
  • Seniores Femininos: -3 Títulos Europeus; 3 vezes vice campeãs do Mundo
  Muitos portugueses, não fazem ideia do prestígio que o Hóquei dá ao pais em que vivem, muitos portugueses não sabem que este ano , Portugal foi vice-campeão europeu em Seniores Masculinos, Campeão Europeu de Sub-20 e atingiu a meia final no Mundial de Seniores femininos. Para as mentes portuguesas , desporto é futebol, não querendo criticar o futebol da qual também sou apreciadora, mas na comunicação social, basta quase, um jogador de futebol ir à casa de banho, para ser capa de Jornal e todo o mundo ter conhecimento desse acontecimento.
   Por fim, tenho esperança que um dia tudo mude, que se comece a dar importância ao grande desporto que é o Hóquei em Patins, um desporto em que cada jogo pode ser resolvido nas frações de segundo finais, ‘ impróprio para cardíacos’ como se costuma dizer, um desporto que se destaca de todos os outros pela garra e vontade dos atletas e não por qualquer remuneração. O Hóquei prime pela beleza de cada jogada, pela velocidade que se atinge em cima dos patins, pela força em cada remate… mas sobretudo pela paixão em cada jogo. Hóquei em Patins é muito acima de um simples desporto . Por mais que queira escrever sobre o que é o Hóquei, não conseguido, é inexplicável a sensação de ver ou jogar Hóquei. Convido-vos a perder mais um tempo da vossa vida para irem assistir a um jogo de hóquei
  Fica a pergunta, quantos mais títulos é preciso vencer para os hoquistas portugueses serem reconhecidos nos Media e recebidos pelo Sr Presidente da República?
  Não afundem mais o Hóquei, por favor !


Dina Letras



13 comentários:

Señor B disse...

Finalmente alguém escreve sobre Hoquei. Benvinda, Dina.

Foste praticante?
Não me digas que jogaste em Alcobaça...

Unknown disse...

Obrigada !
Sou ainda praticante, não joguei em Alcobaça, mas lembro-me de Alcobaça ter equipa feminina :)

jose disse...

Dina, bom artigo. So um aparte, um Benfica-Porto e um classico, nao um derby

Señor B disse...

Conta-nos tudo, Dina. Onde jogas? Posição?

Isto não é só aparecer e dizer meia dúzia de larachas que fica tudo bem. :)

Anónimo disse...

Também acho que é justo dar-se o devido mérito quando o merecem nas modalidades.
Mas o futebol é o futebol, é o desporto rei.

Pra quem não sabe, o Benfica é também o campeão em título no hóquei em patins. (tive que dizer isto lol)

Por isso, CARREGA BENFICA, no futebol, no hóquei e em todas as modalidades, é ganhar sempre.

Vitto Vendetta disse...

Grande stickada ó Dina :D

Unknown disse...

o problema Dina, é que o hóquei ficou condenado após a vergonha que foi o Barcelona 92. Não sendo portanto uma modalidade com capacidade televisiva, nestes tempos do audiovisual em vez de crescer perdeu cada vez mais importância.

Os clubes tradicionais estão afundados em dívidas, os clubes que surgiram na década de 80 e 90 com apoio das câmaras também já não têm a folga de anteriormente. A verdade é que há semelhança do basquetebol, o hóquei em Portugal vai invitavelemente definhar enquanto a crise não passar.

É verdade que Portugal tem uma grande expressão no panorama mindial, mas os grandes títulos são muito escassos nas duas últimas décadas. Além disso o hóquei em patins não é uma modalidade verdadeiramente global e são poucos os países onde o hóquei é praticado a nível competitivo para que se possam apresentar num mundial sem apanharem grandes goleadas.

Unknown disse...

*inevitavelmente

Prometeu disse...

Alguém sabem quem foi Strugala? Piamontesi? Requena? Vítor Santos? Gerson?

Joao disse...

Parabéns pelo texto Dina.

Gostei do facto de se falar de outro desporto sem ser o nosso futebol

Fehér 29 disse...

Minha preferência:
1º Futebol
2ºHóquei
3ºFutsal

Curiosamente sou natural de uma vila com grande tradição no hóquei: Paço de Arcos

Anónimo disse...

Os títulos de Portugal nesta modalidade expressa bem a não globalização deste desporto, a provar isso é não ser modalidade olímpica.

Poucos países praticam este desporto a bom nível, tirando a Espanha, Italia(agora muito fraca), Argentina e depois há num segundo plano o Brasil, França ou Suíça, o resto é para levar goleada e até chegam equipas a mundiais que não sabem andar de patins ou jogam de patins em linha como a Rússia à uns belos anos atrás.

A modalidade só vai sobrevivendo porque ainda há o Benfica, fc porco e agora o Sporting, porque se não existisse hoquei nestes clubes esta modalidade quase desaparecia em Portugal

Anónimo disse...

Os mundiais de Hoquei por vezes são em vilas onde os pavilhões são quase uns armazéns, isto não dá prestigio nenhum à modalidade