Classic Diggin' - Newcastle (95/97)



Qualquer entusiasta do futebol de ataque não pode deixar passar este período de ouro dos Magpies, o Newcastle United que ficou em segundo lugar da Premiership em 95/96 e 96/97. Mas para conseguirmos captar a essência do futebol praticado nestas épocas, temos que recuar alguns anos, até inícios de 1992.

No dia 5 de Fevereiro, enquanto na China rebentavam explosivos armadilhados por guerrilheiros Uyghur, Kevin Keegan, ex-estrela do Liverpool, estreava-se como treinador num Newcastle devastado, prestes a descer para a terceira divisão Inglesa. Conseguindo recuperar a equipa de forma surpreendente, o Newcastle não só evitou a despromoção, como acabou a época a praticar bom futebol. 
Na época seguinte, 92/93, O Newcastle, pela mão de Keegan, lidera a segunda divisão durante toda a época, e contrata um ainda desconhecido Andy Cole, que marca 12 golos nos primeiros 12 jogos, ajudando  assim a equipa a ser campeã, regressando ao escalão máximo do futebol Inglês.
Em 93/94 e 94/95 o Newcastle acaba em 3º e 6º da Premier, após 41 golos de Andy Cole, e ouve-se pela primeira vez a alcunha que se iria colar à equipa durante as 3 épocas seguintes. "The Entertainers". 



No início de 95/96, dois anos após a promoção, Keegan já tem um estilo de jogo implementado no Newcastle que sucumbe a qualquer alteração no onze, e prova disso foi a saída dos jogadores mais influentes, como Andy Cole ou Venison, não ter influenciado em nada no sucesso que a equipa ia alcançando. Com a contratação de Ginola, Ferdinand, Albert e Gillespie, o Newcastle chega ao Natal na liderança da liga com 10 pontos de avanço sobre o Man Utd. O mundo estava rendido ao futebol espectacular praticado em St. James Park, e à forma quase surreal com que Keegan treinava os centrais para serem autênticos médios criativos, e forçava os laterais a preocuparem-se mais com o ataque do que com a defesa. Goleada atrás de goleada, o Newcastle parecia predestinado ao título, mas após derrota com o rival directo de Manchester, acabou por sucumbir, perdendo a Liga na última jornada, mas conseguindo assim um regresso à Liga dos Campeões e um 2º lugar histórico.


Na época seguinte, Keegan voltou a surpreender o mundo, fazendo apenas uma contratação. E que contratação. Alan Shearer tinha acabado de regressar do Euro-96 após marcar em todos os jogos, e era o jogador mais apetecível no mercado Inglês. 
Animados com a contratação e com uma grande vitória de 5-0 sobre o campeão Man Utd logo ao iniciar a liga, os adeptos e a equipa acreditavam que poderiam ser campeões ao fim de um jejum de 70 anos. Mas, um pouco antes do Natal, Alan Shearer tem uma lesão grave, e fica de fora durante 2 meses, fazendo com que o Newcastle começasse a perder pontos, culminando com a demissão de Kevin Keegan em Janeiro de 1997, após uma vitória estrondosa sobre o Tottenham por 7-1. Os adeptos fizeram vigílias e manifestações junto ao estádio, de apoio e solidariedade com o treinador, mas nem isso o fez demover da decisão. Entrava para o seu lugar Kenny Dalglish, que mudaria totalmente a forma de jogar da equipa, apostando mais na defesa e menos no espetáculo, conseguindo terminar novamente em 2º lugar.


Apesar de não ter ganho qualquer título de relevância, o Newcastle do jovem Keegan foi um exemplo da paixão que atrai a maioria das pessoas ao futebol, e ficará para sempre como um dos eternos cobradores da alegria que todos nós devemos a este desporto. E também lhe agradecemos não ter prosseguido carreira musical.



DESTAQUES

Pavel Srnicek

O Checo chegou ao Newcastle em 1990, e viu, do banco, o clube ser despromovido logo na época de estreia. Com a chegada de Keegan, Srnicek assumiu a titularidade, para a perder já em 1996 com a chegada de Shaka Hislop, mas uma lesão do colega fez com que regressasse à titularidade até final da época. Era um guardião inseguro, à semelhança dos colegas da defesa, mas também tinha dos melhores vôos dos anos 90. Acabou por jogar em outros clubes Ingleses e, inspirado em Eusébio, veio terminar a carreira ao Beira-Mar, em 2005, mas ainda foi a tempo de fazer 2 jogos pelo Newcastle, num contracto de 1 mês que assinou antes de pendurar as luvas.

Steve Watson

O "punk" dos Entertainers. Este lateral direito, nascido em Newcastle, foi promovido dos júniores por Keegan em 1992, sendo até hoje o jogador mais jovem a jogar pelo clube. Apesar de ter perdido o lugar em 95 para a super-estrela Barton, acabou por recuperar o posto que tinha nas épocas seguintes. Um pormenor curioso deste lateral "suicida" é que todas as épocas trocava de número, tendo jogado com todas as camisolas do 2 ao 11.

Philippe Albert

Após correr as melhores equipas da liga Belga, este central com nome de príncipe fez um Mundial 94 de luxo, mostrando os seus dotes de "defesa-avançado", com 2 golos à Holanda e à Alemanha, e foi contratado por Keegan para executar o seu plano de jogar com uma defesa o mais ofensiva possível. E assim foi. Albert era o mais destemido central de um campeonato rígido, e somou muitos golos e assistências ao longo das 4 épocas pelos Magpies, sendo habitual vê-lo subir no terreno a fintar adversários para assistir Shearer, Ferdinand ou Asprilla, ao som dos cânticos com o seu nome que a bancada ecoava.

David Batty

Teve os seus momentos altos ainda no final dos ano 80, ao lado de Gary Speed no Leeds, mas, após um período menos bom, acabaria por ser recuperado por Keegan, em 1996, onde se tornou o pilar defensivo desta equipa onde 9 atacavam e Batty defendia. Um verdadeiro exemplo de entrega e sacrifício, que nem sempre foi eficaz, mas foi determinante para os 2º's lugares alcançados pela equipa.

Keith Gillespie

A história deste Norte-Irlandês é curiosa. Todos o apontavam como nova estrela do lado direito no Manchester United, seu clube de formação, mas toda uma campanha de marketing envolvendo David Beckham fez com que o céltico com cara de Montenegrino (não se esqueçam de visitar Podgorica) fosse afastado da equipa principal. Keegan não se mostrou impressionado com o ar de cigano búlgaro do jogador, e conseguiu garantir a magia deste extremo durante 3 épocas, onde foi um dos jogadores mais importantes e dos que mais entreteria a plateia.

Alan Shearer

Estrela em ascensão do futebol Inglês, iria ser a grande figura do Euro96, apesar de uma má-prestação do seu país, fazendo com que todos os grandes clubes europeus o cobiçassem. O coração falou mais alto, e Shearer, criado nas imediações do estádio do Newcastle e fervoroso adepto, acabou por assinar pelo clube da terra, permanecendo lá 10 épocas onde se tornou a maior lenda de sempre dos Magpies.

Classic Diggin' passa a espaço semanal e será publicado todos os Domingos.
PS: Ginola será alvo de um Classic Diggin' especial, na próxima quarta-feira.

14 comentários:

GNR disse...

Gostei desta equipa, como gostava muito da quipa do Leeds, aliás, era com ela que jogava o CM3.

Lee Bowyer,Fowler, Alan Smith, Robbie Keane, Harry Kewell, Dacourt, David Batty

Vasco disse...

Os meus ídolos da premierleague ALAN SHEARER e Dennis Bergkamp.

http://www.youtube.com/verify_age?next_url=/watch%3Ffeature%3Dplayer_embedded%26v%3D8OCS7Hfe92c

Ricardo disse...

TOP, Vitto. Isto é do mais alto serviço futebolístico.

Ginola era um gajo com muito jeito para o pontapé na bola. E um cabelo q.b.

Unknown disse...

O Shearer era top naquele seu jeito meio matacão, mas um avançado fabuloso. Muito melhor que esse anisgas do ginola

rui disse...

Eu nesses anos ainda cheguei a comprar uma camisola do newcastle quando estive no algarve de ferias

Florestal disse...

Muito bom post!

Antes de jogar no Newcastle o David Batty jogava no Blackburn Rovers e foi protagonista da cena de pugilato mais surreal dos últimos anos, em plena Liga dos Campeões, num jogo com o Spartak de Moscovo (em Moscovo)! A vítima foi... um companheiro de equipa (Le Saux). Mas era um bom jogador!

LDP disse...

Bem, o Srnicek é que amandava cá um capacete!

pitons na boca disse...

O Chernichéque era tão fraquinho. :)
O Phillipe Albert destes Newcastle era um maquinão a jogar à bola, já o Ginola nunca me caiu nas boas graças, não sei porquê. Mas mandava um cabelo de meter respeito.
Gostava muito desta equipa e ainda bebi umas canecas na companhia do Shearer, por volta de 2005. Se bem que ele estava no outro canto do bar em Vale do Lobo. :)

Constantino disse...

isto é aquele momento em que se deve confessar pecados? Piis bem, eu tneho uma cmaisola do Newcastle... verde... a única atenuante que encontro para esta compra foi que no memso momento um dos meus amigos estava a adquirir uma do Borussia Dortmund com o 19 e o nome sousa estampado nas costas... e estavamos sóbrios...

Bem o Newcastle... tenho pena mas não mencionaste o mitico Shaka Hislop, que era na altura e assim de cabeça o unico negro a defender redes na Prmeier League (e na Europa, exceptuando um ou outro brasileiro, só havia o Lama e o Menzo). Falta também o maior "falso lento" da historia da bola, Tino (que nome pah, que nome) Asprilla, que era um daqueles que se realemnte gostasse mesmo de jogar à bola tinha sido estratosferico. Do Gillespie ainda me lembro de na revista da Abola Champions 94/95 ser considerado uma das estrelas do Man United... mas e daí, no Anderlecht que tinha Nilis e Degryse, a estrela era Josip Weber, portanto...

Só para terminar... ah o cabelo do srnicek... ah a trunfa do Ginola... caralho, ninguems e lembra do rbao de cavalo à pornostar do Peacock (pornstar... cock... e ainda há quem diga que não existe essa treta do kharma).

PS - a sério que o Albert não era o Rene Artois do Allô Allô?

Abraço

Constantino disse...

Ah, já agora... é incrivel como num blog frequentado por bebados e alcoólatras ninguem ter referido que o Newcastle tinha estampado na camisola a publicidade de uma cervejeira, Newcastle Brown Ale.

papousse disse...

Que saudades do Philippe Albert.

JNF disse...

Aquela derrota em Liverpool, aquela derrota em Liverpool. Pá... sem palavras. Se tivessem empatado aquilo, quase de certeza que se tinham aguentado até ao final. Grande jogo.

POC disse...

Ainda me lembro de ver aquele 5º golo, que puta de loucura.

Em Inglaterra simpatizo mais com Arsenal, Tottenham, Newcastle e etc. do que propriamente com Manchester/Liverpool. Foram equipas mais de espectáculo.

Um tipo vê futebol de há 20 anos atrás e pronto, não há como não ficar maravilhado. Tenho muitas saudades.

Grande trabalho Vitto. Parabéns.

Mirna disse...


Cabelo Keegan é a melhor coisa do mundo! Ele me faz lembrar de meus dias como uma criança, quando comecei a jogar futebol. Aquele olhar que tinha os homens e mulheres, o cabelo desgrenhado, shorts apertados e cortitos. Que bons tempos aqueles. O shampoo usado Keegan, shampoo Lanza ou sabonete usado no cabelo? Como é esse efeito?