Classic Diggin' - Olympique de Marseille 98/99



Afastados da ribalta do futebol europeu após vencerem a liga dos campeões, por causa do escândalo Tapie, viram o penta-campeonato retirado na secretaria por corrupção, o OM demorou algum tempo a reconstruir uma equipa à semelhança da que apresentou nos inícios dos anos 90. com Rui Barros e Jean-Pierre Papin a encantar a velha Europa.

Estamos na temporada 98/99, e o Marseille é comandado por Rolland Courbis, Marselhense de gema, tinha feito algumas temporadas de grande nível no Bordeuax, lançando jogadores como Kaba Diawara, Peter Luccin ou Wiltord, para abraçar a época mais ambiciosa do clube de Marselha desde o início da década. Curiosamente, após uma época de grande sofrimento, acabou por perder o título no último jogo do campeonato para o seu anterior clube, o Bordeaux, onde deixou implementado um grande sistema de jogo que não conseguiu impor no Marseille.

Com o guarda-redes Kopke a terminar carreira, o OM refrescou a baliza com Stéphane Porato, que vinha a crescer no Mónaco e entrou diretamente para o 11 do treinador, acabando por sair passado duas épocas para nunca se tornar no guarda-redes de topo que todos esperavam. Diretamente do Bordeaux com o treinador vieram ainda Blondeau e Luccin, para reforçar a zona defensiva, enquanto no sector ofensivo vieram as contratações sonantes de Pires, acabadinho de ganhar o mundial de 98 e Gouvernecc, uma eterna promessa do futebol francês. Mas nenhum era tão esperado como Florian Maurice. Acabado de chegar à seleção, mas ausente do mundial de 98, tapado pelos grandes avançados franceses da altura, tinha feito épocas de grande brilho no Lyon e no PSG e teve um início de época fulgurante, com 10 golos na primeira volta, fazendo com que os adeptos acreditassem que estava ali o sucessor natural de Papin. Acabou por fazer mais alguns golos, e ser importante na campanha Marselhesa do fim de década, onde, com a ajuda de outros nomes que alternavam titularidades como Roy, Brando, Guel, Martini, Abardonado, Robin, Gallas, Bravo ou Titi Camara levaram o seu clube à final da Uefa e ao segundo lugar da liga, com apenas 1 ponto a separar este fantástico Marselha do primeiro lugar, provando assim, que não é só em Portugal que existem épocas do quase...

Fiquem com o vídeo onde, após estarem a perder 4-0, conseguiram dar a reviravolta e venceram por 5-4.

10 comentários:

Anónimo da Silva disse...

E agora vem dizer que o P.Issa foi sem querer.

Vitto Vendetta disse...

:P

bjorn disse...

Ah Marseille, a cidade fantástica onde começa África e o único clube a sério daquele país - e o único clube estrangeiro com que simpatizo verdadeiramente. Mas ainda não voltaram ao nível dos tempos do papin

Rui Marseille disse...

que alegria ver ca o meu outro club do coraçao o grande marseille obrigado

benfica et marseille droit au but

Constantino disse...

Vittinho,

É sempre maravilhoso quando alguém não tem problemas em colocar no 11 inicial um P.Issa, especialmente quando o dito não vale mesmo uma... Se pensarmos que o grande momento de glória foi quando este franco-sul-africano fez um autogolo num Africa do Sul - França...penso que estamos conversados.

Quanto ao clube propriamente dito, digamos que esta epoca foi a 1ª tentativa deles ganharem alguma coisa sem corrupção, digamos que assim tipo a epoca 2004/05 do fcp, mas com melhores resultados do que os corruptos cá do burgo.

Só para terminar, dizer que este marselha foi a equipa que mais eternas esperanças juntou: porato, dugarry, gouvernec, camara, maurice,luccin e... edson, esse mitico lateral esquerdo que ainda andou pelo leiria, antes de se esgravalhar todo em alvalade.

Abraço

Vitto Vendetta disse...

Foi uma questão estética. Podia incluir um Roy atrás do Luccin ou mesmo o Martini a fazer aquela posição, mas um P.Issa fica sempre bem num artigo de futebol.

Quanto ao Edson, ROTFLMAO!

Abraço grande Tino!!

Anónimo disse...

o porto 200 5 foi campeoaa taz ovire? o manrselha nao ganhou nada sao frazeces da merda cumos mouros filhos da puta

vidal e porto campeaoaroa

Anónimo da Silva disse...

Nah este anónimo aposto que está só a trollar :D

Anónimo disse...

ninguém lhes tirou a taça dos campeões. informa te antes de escrever

Vitto Vendetta disse...

thank you very nice.