Benfica 1-0 Sporting

Parte I - COMENTÁRIO AO JOGO

Ambas equipas entraram moralizadas para o maior jogo do campeonato nacional. O Sporting vinha de uma série de bons resultados, o Benfica, idem, o último, contra o Manchester United, onde não deslustrou. Separados por 1 ponto, e estando em causa a liderança do campeonato, estava lançado o jogo.

Gostei de ver a roda de jogadores leoninos antes do início do jogo. (creio que o Benfica também fez o mesmo?)

Talvez nem toda a gente concorde, mas penso que desde o apito inicial, o Sporting fez as despesas do jogo, em ataque organizado (ao contrário do que previu Jesus, o guru), e o Benfica sempre perigoso em lances pontuais. O mais perigoso o remate de Gaitan ao poste. (Se a bola entrasse nesse grande golo, talvez o Sporting tivesse ainda mais tempo para dominar, e quiçá empatar...?)

Lesão de Matias Fernandez a obrigar Domingos a lançar Carrillo mais cedo. O Peruano perdeu-se em lances individuais inconsequentes durante todo o jogo.

Pouco antes do intervalo, canto de Aimar, e o racis... Javi a cabecear ao primeiro poste, tal como o truque dos cantos do FM2012 deste ano.



Na segunda parte, o espectável. Percentagem enorme de posse de bola da equipa que tinha que chegar ao golo, e a equipa que estava por cima no resultado, a remeter-se para a defesa e saídas em contra-ataque, sempre bastante perigosas.

O Sporting fez de tudo, rematou de todas as maneiras, de cabeça e ambos pés, mas as mãos do melhor jogador em campo não permitiu alteração no placard: Artur, o que chegou a custo zero...

Parabéns ao Benfica. Foi eficaz e soube sofrer. Até à segunda volta em Alvalade, onde, espero, o resultado seja diferente...


Parte II - FAIT DIVERS

Em lado nenhum aqui foi dito em post nenhum meu ou de algum camarada de blog que se deviam incendiar cadeiras na Luz. Nem tão pouco se incentivou a violência nenhuma de espécie alguma.

Eu fiz um post que registou mais de 100 comentários, recheado de alfinetadas, que considero humorísticas (discutível), de bom gosto (bastante discutível), mas nunca faltando ao respeito à instituição Benfica ou incentivando a violência de nenhuma espécie sobre alguma coisa ou alguém (completamente indiscutível).

E como é óbvio, não tenho pretensões a que alguém que aqui venha ao blog ler as baboseiras que escrevemos, se tenha sentido inspirado pelas minhas palavras a ir pegar fogo às cadeiras do estádio da Luz, acto que considero deplorável. Assim como assaltar estações de serviço na auto-estrada, invadir jogos de júniores à pedrada, alvejar adversários com very-lights, ou aproveitar uma ponte sobre o fosso para invadir o relvado na tentativa da agressão a um jogador adversário. São atitudes que condeno, independentemente da cor das camisolas dos actores.

Parte III - PÓS-JOGO

A postura dos dirigentes do Benfica não foi a mais sã, na organização de um jogo desta espécie. A falta de respeito pela massa adepta adversária foi gritante, ao testar irresponsavelmente uma estrutura de segurança da importância da tristemente célebre "gaiola" num derbi. Tal foi entendido como uma provocação.

Admito que os dirigentes do Sporting possam ter cavalgado a onda levantada pelos dirigentes do Benfica. Mas também é verdade que é função dos dirigentes leoninos, a representação dos direitos dos adeptos do seu clube, que manifestamente não foram acautelados nesta situação, a julgar pelo que foi descrito. Quem aguenta 2 horas em pé sem hipótese de se dessedentar ou aliviar as funções fisiológicas? Ainda por cima, pagando.

O episódio do incêndio é de todo de lamentar.



Mas observou-se imediatamente a atitude dos dirigentes encarnados em cavalgar a onda populista desta situação pós-jogo pela pessoa do João Gabriel, personagem lamentável com a seguinte tirada "Não houve fosso, ninguém caiu ao fosso" que considero triste e da dimensão da personagem que a profere, que num país normal, teria sido destituído de funções, por não ter categoria para representar o clube.

Só que também já temos o presidente Benfiquista a debitar declarações...

Neste aspecto, vejamos hoje o comunicado Leonino assinado hoje pelo presidente leonino bastante crítico com a situação.

Uma coisa é a crítica às pessimas condições oferecidas aos adeptos. Outra, a violência e destruição com quem ninguém no seu perfeito juízo pode pactuar, ou assacar à grandeza de um clube, mesmo que adversário.

Saúdações Leoninas.

Edit:  já depois de finalizar o post, li algures que o Luis Filipe Vieira instou toda a gente a seguir em frente e esquecer estes infelizes acontecimentos. O caminho é esse. E responsabilizar quem tem que ser responsabilizado, claro... Há concerteza câmaras de vigilância na Luz e não só no túnel.

37 comentários:

Anónimo disse...

Mas quais péssimas condições? FAlam por falar, é o que é.

Midrid disse...

Na próxima volta, na ida a Alvalade quero ver se há queixas caso os adeptos fiquem em situações de:

1º: superlotação do espaço atribuido quando já se sabia quantos os bilhetes vendidos

2º: Falta de acessos a zonas como WC ou pontos de venda de bebidas

3º: Indiferenciação do tipo de adeptos como crianças ou adultos

4º: Parca visibilidade.


(Tendo em conta que estes eram adeptos pagantes como qualquer outro, teriam os mesmos direitos que os adeptos que não estavam inseridos naquele grupo)

Se fores a Alvalade, com bilhete pago e entrares finalmente no estádio à meia hora de jogo e nem sequer te podes sentar ou comprar uma água, calculo que no fim também vás falar... mas vai ser só por falar, porque não vais ter razão nenhuma, não é?

pro.benfica disse...

És um porco, Valdemar, e daí não passas. Além disso, és um ignorante: «espectante» era a tua tia!

Além de linguística, a tua ignorância alastra para a da realidade: a estrutura não foi testada com o Sporting, mas com a Bósnia, e não consta que os bósnios dela se tenham queixado ou tenham incendiado o que quer que seja.

A postura dos dirigentes do Sporting foi lamentável ao longo de toda a semana e prosseguiu, ontem, pela voz do Cristóvão, ainda por cima um sujeito cuja profissão respeita à área da segurança do Estado. Tão lamentável como a intervenção do Gabriel no final do jogo.

Por outro lado, eu não justifico uma retaliação (que, estou convicto, os animais que constituem as ditas claques do SLB vão intentar na 2.ª volta) em Alvalade com o que se passou ontem, nem repesco o passado para tal.

Para concluir, repito, és um porco, Valdemar, e, se não percebes porquê, só podes culpar a tua estupidez.

Erk disse...

Fraquinho, pá.

Consegues melhor.

Um forte abraço.

pro.benfica disse...

Não se trato de fraqueza ou de força.

És um porco! Já o escrevi noutro «post» e repito-o aqui.

Ainda para mais, num jogo em que o Sporting jogou melhor e não merecia perder, até ao momento da notável expulsão. E era isso que deveríamos estar a discutir.

ÉS UM PORCO!

agent_smith disse...

és triste, vai lá tomar rennie a ver se passa

quero ver as tuas desculpas qd instalarem um sistema igual, pq é o que estão a fazer os grandes clubes, mas enfim voçês são pequenos

a culpa do que aconteceu é única e exclusivamente vossa e da vossa merda de dirigentes

criaturinhas tristes é o que voçês são e serão

Anónimo disse...

reitero o facto de o Valdemar ser um porco
Mas pior que isso e um porco dissimulado...
Ate te acusaria de seres intelectualmente desonesto
Mas não me parece que entre essas orelhas exista algo que remotamente se assemelhe a um intelecto

Joao Gabriel??? Joao Gabriel o caralho?? Ele limitou se a responder ao mais alto representante da vossa estrutura...
Eu estive no estádio e pó caralho com as acusações que fazem... Havia inúmeras clareiras no sítio onde se encontravam e se estavam em cima uns dos outros tal deve se porque a merda liquida tem tendência a aglomerar se...
Quanto a bola ... Não deves ter visto o jogo e deves ter pedido ao Stevie Wonder para escrever o comentário ao jogo...

Anónimo disse...

Pessoal, ontem viu-se o verdadeiro poder do "Cabelo do Aimar"...atentem só no cartão amarelo mostrado ao mago por uma falta sobre o insua...a primeira vez que vi uma falta de cabelo! :P

Unknown disse...

Valdemar, ao contrário do que afirmas, acho que este era o jogo mais indicado para estrear, e não testar, a rede à frente da zona de segurança separada dos outros adeptos.

Insto a que vejas a opinião do teu consécio Jorge Gabriel sobre o mesmo assunto.

A rede visa unicamente proteger os adeptos do Benfica que ficaram nos pisos inferiores onde estavam as claques do sporting e demais animais pirómanos.

Quanto à questão dos lugares, já tive a oportunidade de confirmar com o pessoal que foi ao estádio e comprovar mais uma das técnicas de desinformação que marcaram as atitudes da direcção lagartada no pré e pós-jogo. Com que intuíto, não sei, mas suponho que venhamos a descobrir muito em breve.

Havia muitos lugares vazios na bancada e foi por isso que se sentaram ao colinho um dos outros (acho que foi só por isso) ou estiveram em pé, aliás as claques passam a maioria dos jogos em pé, o que faz com que quem esteja atrás e queira ver o jogo também tenha que estar em pé. Se calhar estavam com frio e queriam aquecer-se.

Quanto à questão das casas de banho e da água, até percebo, mas tens que compreender que o Benfica tenha querido limitar os danos às bancadas, pois imagino as loiças quebradas (algo que já aconteceu em jogos anteriorea) e os quiosques assaltados por aqueles animais pirómanos. Ainda por cima partiram os vidros da caixa, foi só prejuízo.

Quanto aos bilhetes, há muitos sócios do Benfica que ou são maus benfiquistas, ou precisavam da grana ou simplesmente são amigos de lagartos, pois o que não faltou foi ver cachecóis verdes fora da "jaula", o que é comum no Benfica, pois muitos há que têm relações com lagartame.

Unknown disse...

O PPC, especialista na desinformação e nas técnicas juditinas, foi um dos maiores incendiários, não tu, pois toda a gente com dois dedos de testa percebe as picardias como algo que alimenta o blog. Do salema nem me merece comentários pois as idiotices dele foram tais que as atoardas ficam com quem as disse. Do Gabriel, foi o único "funcionário" do Benfica que veio dizer alguma coisa depois de uma semana de provocações. A boca do fosso foi de gosto duvidoso, mas acho que se equiparou à jaula com que o lagartame encheu a boca.

Ainda espero ouvir o sr. doutor Barroso sobre as atitudes nas bancadas, ele que disse que a paz e pratica-se e não se apregoa. Gostava de saber se ele e a direcção lagarta assim o fizeram.

Quanto a entrarem atrasados, aí é responsabilidade da bófia e da organização que eles fazem com as claques.

Quanto ao jogo, acho que os lagartos têm três ou quatro jogadores bons, o Insúa (trocava-o pelo emerson num instante), o Capel e o Carrillo (embora caiam demasiado facilmente) e o Matias (apesar da inconstância). O Volkswagen movimenta-se bem, mas tirando os penalties dos últimos jogos não tem marcado muitos golos.

Tendo o Benfica o ponto fraco nas laterais (Maxi sem férias e Emerson mau) e um Jardel, que esteve fraco enquanto o VW fugia dele, mas que depois o dominou quando começaram com a balonada (ideia idiota, pois com um a mais devem-se procurar os espaços e as situações de vantagem, e o Carrillo estava quase sempre 1-1 contra o Emerson e passava que nem faca quente em manteiga). E o Elias parece-me bom, mas se não fôr mais consequente nas zonas de finalização, perde muito do interesse como box-to-box.

O que ainda assim mais desequilibrou foi o Capela com a sua dualidade de critérios (gostava que me explicasse o amarelo ao Schars), pois ele foi o responsável por o Benfica se fechar totalmente atrás e diminuir os espaços na defesa.

Do Benfica, já não há palavras para falar da classe do Pablito e do DJ Witsel, das mãos de borracha do Artur e do coração do Javi.

Mesmo com um a menos, o Benfica conseguiu ser mais perigoso que os lagartos, pois obrigou o Patrício a 2 grandes defesas, tal como o Artur fez, e o ferro a negar ao Gaitas mais uma brilhante demonstração de pontaria (esteva mesmo afinado com os ferros).

Apesar de mostrares alguma lente verde, mereceste o meu respeito, pois aguentaste bem a saraivada dos benfiquistas e deste a cara.

só posso deixar uma última nota relativa àquela canção do preto que ganhou o festival - o vento mudou, mas ela não voltou - neste caso, o Capela expulsou, mas o Sportem mamou.

Unknown disse...

*consócio

Erk disse...

Falando de futebol, já que os comentários porcinos não me merecem resposta,

digo que não há vitórias morais. O Benfica ganhou e bem, graças a um canto bem esgalhado, que concerteza foi fruto de horas de trabalho nos treinos e não de qualquer tipo de sorte.

Sobre a expulsão de Cardozo, não achei bem nem mal. Ninguém o mandou esticar a corda sabendo que já tinha um amarelo. Que lhe sirva de emenda. Se fosse o João Pereira, por exemplo a opinião seria consensual. Creio que não seria diferente a estratégia do Benfica e o resultado com o Cardozão em campo. O Benfica naquele momento estava fechadinho cá atrás e balões para a frente...

Mas já sabemos que quando um Benfiquista choraminga por causa do árbitro não é calimero.

O pecado do árbitro foi a quantidade de amarelos que começou a distribuir de início. Quando o critério é assim num derby, já se sabe que alguma equipa acaba reduzida. Mas não creio que fosse com o intuito de prejudicar o Benfica.

Fiquei algo desiludido com a falta de organização atacante do Sporting e pela opção em futebol directo. Mas não é verdade que o Benfica tenha estado mais perto do 2-0 que o Sporting do 1-1, para mim, o resultado mais justo.

Mas repito, não há vitórias morais.

Em resumo, 3 pontos para o Benfica, mas claramente o campeonato ainda em aberto.

Mais alguma questão?

Daniel disse...

Valdemar, só o que reclamo do árbitro é dualidade de critérios.

O André Santos fez duas faltas seguidas pra cartão amarelo e só o viu na primeira, por exemplo...

O sporting dominou a posse de bola, não há dúvidas! Mas depois de sofrer o golo esperaria-se muito mais! Foram incapazes de levar a bola pelo chão até à área do benfica, era só pontapé pá frente! Vi um jogo do inatel à tarde em que as equipas jogavam mais tempo com a bola no chão...

Em relação ao João Gabriel, é um senhor um pouco brejeiro. A piada do fosso foi um bocado infeliz, até porque em termos de raciocínio lógico nada tem a ver com o caso. O que é certo é que a caixa de segurança está regulamentada e aprovada e foi posta a funcionar neste jogo. O Sporting com a ganância de pedir bilhetes ainda devolveu uns quantos, e dizem que estava o espaço sobrelotado? Havia clareiras por lá!

Não podemos ser "nem tanto ao mar nem tanto à terra", não é bonito nem saudável.

Pablito disse...

Análise do Saco Cheio...

Afinal o saco veio vazio, e o Sportem está à cerca de nove horas que não molha a sopa na catedral. Num jogo equilibrado nem a dupla endiabrada Capela/Capel conseguiu botar uma bolinha sequer no saco.

Das grandes vitórias deste mesmo sportem , um denominador comum a todas elas... Quem wolswagen??? Elias ??? capel???? Nãããããã!!!! Um jogadorzinho a mais porque eles são um clube diferente... e jogar em superioridade numérica é algo perfeitamente normal... mesmo sendo eles ultra mega giga superiores aos adversários, mas aquando das expulsões a coisa tava preta... O Preto (com apito ) resolve...

Aos que dizem que a expulsão do Cardozo é culpa do mesmo ... eu digo talvez... mas digo que não costumo ver expulsões por protestos (não dirigidos ao árbitro) e que quando o André Santos já com amarelinho fez bem pior saiu cartão para.... o holandês cheers... mas só deve ter dado para ver isto no estádio...

Quanto aos cojones eu vi o Jasus a reagir à expulsão e a colocar um avançado em campo, e o choramingos a trocar o já-devia-ter-sido-expulso-carriço pelo ponta de lança???? André Santos...

e para mim o jogo acabou aqui...
a jogar com um a mais e pôr os alas a ir à linha centrar... genial!!!! Deve ter sido o Valdemar a dar a táctica... só pode...
copiam tão bem o que o Benfica faz... parem lá pra pensar porque é que o Jasus joga com os extremos trocados....

mas deve ser apenas para o plágio não ficar tão evidente

ele é o fulcral da posição 6
ele é o preto grande e mau... mas no vosso caso em mau...
ele é o pinheiro...
ele é ressabiamento e azia submissa ... ah não .... aqui são mesmo originais

Bom fim de semana...

Ps: um abraço ao iorda

pro.benfica disse...

Há quantos jogos é que o Sporting joga minutos atrás de minutos contra 10???

P.S. O Alan está a jogar contra o Porto A e continua a ser preto. Foda-se, sou tão racista, caralho!!!

Filoctetes disse...

P.S. 1

Depois de «espectável» vem um «concerteza»???

Foda-se, este Valdemar nem a antiga instrução primária deve ter concluído!!!

Zé do Telhado disse...

estes lagartos não sabem perder mas tu valdemar até me pareces bom rapaz. continuem a ganhar a ver se os corruptos não vão à championz e o bufolas mor morre de uma vez ...

Erk disse...

12ª, pois não

estava ocupado a engravidar a tua mãe.

Forte abraço.

Erk disse...

Perdãm.

A eingravidar.

Erk disse...

A tua mãim.

Anónimo disse...

Pura classe...
são realmente uns filhas duma granda puta diferentes...

DC disse...

Não percebo como é possível falar do árbitro quando conseguiram pôr o oniaeiou ao chão! Aquela torre, aquele gigante, atiraram-no ao chão!
È que isso nem é falta, tem que ser faltíssima, devia dar direito a 3 penaltis!

Midrid disse...

DC, acho que tens toda a razão!!!

olha, para isto...

http://i43.tinypic.com/2efkqah.gif

uma pouca vergonha!

DC disse...

Caraças Midrid, ainda tive esperanças que fosse uma foto do teu joelho esquerdo!

Midrid disse...

DC, vou pensar com carinho nisso ;)

Dikembe Mutombo disse...

Midrid, então vocês querem chorar penalty nesse lance e depois mostram a imagem? É que o Onieniu, a ser impedido pelo Jardéu não devia ter caído para o outro lado, em vez de ser para o lado em que ninguém o está a puxar? Mas gostei do pormenor do amaricano, a fechar o braço para prender a mão do Jardéu, para assim levar o brasileiro de arrasto, enquanto se atirava para o chão, para dar a sensação que poderia ser falta. Mas mostrares a imagem? Assim quem é que te leva a sério, se mesmo com a imagem à frente insistes na fantasia? Ninguém, claro está.

Erk disse...

Chorar?

Ainda não vi lampião nenhum que não choramingasse pelo vermelho ao Para-guaio.

Referes-te a esse choradinho?

Calimeros.

pitons na boca disse...

A mim não me vistes a chorar percá disso, mas se tivesses visto o jogo no antro verde em que eu estava terias visto umas lagrimazitas a correr-me na face.
Mas, por muito amor que eu tenha àquele pedacinho de relva que o Tacuara agardiu violentamente, se houvesse o mesmo critério com o JãPreira o gajo nem metia os dois pés dentro de campo na maioria dos jogos, pá. :)

Anónimo disse...

- Yo vin de Paraguai para te matar!
- Para quê?
- Paraguai.

POC disse...

Valdemar,

És um bom adepto. Mas não sei porque razão defendes aqui a tua dama em pontos que são, obviamente (desculpa mas é verdade), indesculpáveis e mentirosos.

Já alguma vez foste ver jogos fora de casa? Já acompanhaste cortejos? Já experimentaste olhar para a quantidade de benfiquistas que vão normalmente ao teu estádio?

Sabes em que condições estamos? Vocês são tratados nas palminhas. Tinham CLAREIRAS por preencher. Devolveram bilhetes. Tinham uma protecção de segurança. Mas estão a queixar-se do quê?

Em Alvalade, como talvez saibas (não sei se vais ao Estádio ou não), mas quando o Benfica lá vai, leva muita, muita gente. E nos últimos anos isso viu-se mais devido à fraca adesão dos sportinguistas aos seus jogos. Acredito que este ano sejamos muito menos, apenas e só porque não conseguiremos mais bilhetes.

Todos fazemos o mesmo: não há bilhetes? Compra-se directamente no rival. Mas vocês nem esgotaram os vossos.

E posso-te dizer que em Alvalade, ficamos COMPLETAMENTE entalados uns nos outros. No único jogo que não ganhámos dos últimos 7 ou 8, um 0-0 em vossa casa, eu nem me conseguia mexer. Acho que se tivesse havido golo, a malta morria ali toda.

Já sabes que te considero, mas não concordo com esta parte do teu texto. Os vossos dirigentes foram abaixo de cão antes e depois do jogo. E sinceramente, não esperava isso.

Para melhor me entenderes, podes ver a minha crónica:

http://simaoescuta.blogspot.com


Abraço,

POC

DC disse...

Truque dos cantos do FM 2012? Ora conta lá que eu não sei nada disso...

Erk disse...

Diz que metes um bom cabeceador ao primeiro poste, mandas chutar para lá as bolas, e é tirinho e queda.

Há malta com melhores marcadores, os dois centrais.

Eu não uso o truque.

Erk disse...

POC, que pontos são esses?

Os da malta que incendiou as cadeiras? Já aqui falei contra isso.

Que outros? (Responde na caixa de comentários do ultimo post, para não virmos sempre aqui. Um forte abraço)

DC disse...

Ui mas esse truque vai-me dar jeito que eu estou a fazer um save com o Getafe em Espanha e não há maneira de passar de 3º para cima que o Real e o Barça não escorregam.

Erk disse...

Eu tentei um 4-3-3 desequilibrado, ao estilo do Patient Sundays e dei-me mal. Mudei para 4-5-1 e estou a limpar com classe.

Inclusivé limpei o campeonato de subs. (Rodrigo, que jogador!)

Daniel disse...

táctica 4-2-4 que uso há 10 anos (ainda era CM)

não falha! segunda época e tenho o rodrigo a fazer dupla com o saviola, tou na meia-final da champions com o real madrid e empatei a zero fora.

sou um deus do caralho! :D

DC disse...

bah é um truquezito pouco eficaz. Em 10 jogos marquei uns 3 golos de canto. O jogador do 1º poste consegue cabecear muitas vezes mas primeiro que a bola entre... É o redes, é o poste, são defesas em cima da linha, etc
E o gajo que lá ponho ao 1º poste tem 1,93m, 18 de cabeceamento e 18 de impulsão.

Quanto à táctica uso várias. Em Espanha se jogas sempre com uma táctica ofensiva levas no bucho em metade dos jogos. Campeonato português até com o Feirense já ganhei na 2a época, é para meninos, Espanha e Inglaterra com equipas medianas é duro!!!