Rescaldo Sporting 1-1 Benfica

Com toda a sinceridade : ontem, depois do jogo, pensei que o resultado tinha sido injusto. As razões são óbvias e partilhadas pela maioria dos próprios benfiquistas. Tratou-se, talvez, da pior exibição do Benfica num derby. Se não foi a pior, foi certamente uma das piores. O Benfica jogou para o empate e acabou por conseguir o que queria. Esteve sempre mais preocupado em não dar espaço aos jogadores do Sporting que em criar espaços para fazer o golo. Por outras palavras, esteve sempre mais preocupado em estar bem sem a bola que em jogar com a bola nos pés.


Isto resultou num jogo paupérrimo da parte do Benfica. Eu não quero saber de pragmatismos nem de matreirices do Jesus. Eu nem quero saber do facto deste ponto conquistado em Alvalade ser um ponto que pode revelar-se muito importante na conquista do titulo. Bem... não é não quero saber porque de facto tenho consciência disso tudo. Mas a verdade é que no Benfica, pelo menos como eu o imagino, isso não chega. Não chega jogar para o pontinho e sobretudo nunca chega jogar mal. Quando digo "jogar mal" é jogar sem vontade de vencer. Porque no Benfica jogar mal é isso : é entrar em campo e não querer fazer nada para vencer o jogo. E isso pode ser visto nas estatisticas do jogo. Primeiro canto ao minuto 80. Remates? Assim de repente lembro-me de dois do Jonas e de um do Salvio, os três a irem parar à Crimeia. Nada!! O Benfica não apresentou nada e quando assim é perder parece ser a consequência mais justificada.


Parece ser!! Porque na realidade, o que fez o Sporting para ganhar o jogo? Sim, esse Sporting que desde ontem ouvimos sportinguistas e jornalistas a elogiarem? Esse Sporting que joga o melhor futebol de Portugal? Que fizeram eles? Lembro-me de um cabeceamento do Carrillo e... de dois remates do Montero, um no final da primeira parte a 30 metros da baliza porque não tinha apoio algum e outro na segunda parte na esquina da area onde o mais lógico a fazer seria centrar... mas para quem? Não estava ninguém da area. Realmente... estes exemplos mostram bem o que o Sporting fez para ganhar o jogo : igualmente nada! Zero! Vazio completo. Como podem os sportinguistas e jornalistas dizer que o Sporting jogou bem, que o Sporting merecia ganhar quando os remates que faz, à excepção do cabeceamento do Carrillo, foram remates do atacante, deixado sozinho pelos seus colegas porque... bem... porque afinal o Sporting jogou tanto como o Benfica.

Ok, agora estou a ouvir os sportinguistas a dizer "Ah e tal! E os 10 cantos?! E a posse da bola?!" Pois é, têm razão. E contudo, mesmo com 10 cantos, mesmo com a posse da bola nunca, nunca! deram a sensação que iriam marcar golo. Com isso tudo, nem uma situação de perigo. Vazio completo! Mas existe uma diferença em relação ao jogo do Benfica : é que o Sporting quis mesmo vencer. Digo isto não pelo jogo jogado mas pela vontade mostrada. O problema é que não conseguem fazer mais. O melhor Sporting da década não consegue melhor que um empate contra o pior Benfica de que me lembre num derby.


E contudo apenas falam do Benfica. Normal! Fala-se sempre de quem tem a obrigação de vencer e não é este Sporting que tem essa obrigação, mesmo jogando em casa. Essa obrigação cabe sempre ao Benfica, seja onde for. Espero que as reacções face a um desaire do Benfica sejam sempre estas : é bom sinal. Resumindo, o empate, por muito que tenha caido do céu (mas a vitória do Sporting também teria caido do céu!), foi o resultado mais justo. Por um lado, porque o Sporting não consegue fazer mais. Por outro lado, porque o Benfica não quis fazer mais... e quando quis bastou-lhe 5 minutos para marcar.

Jogo de merda da parte das duas equipas : resultado? Empate! Justiça feita.

3 comentários:

lawrence disse...

Podes crer!

R.B. NorTør disse...

E é isto basicamente! Eu só estou lixado porque perdemos dois pontos importantes na luta pelo título. Era outro descanso ter 6 para o segundo e o segundo ainda ter de ir a casa do terceiro (ou vice-versa não sigo clubes pequenos). ;)

Benfiquista Primário disse...

Nem mais.

Não me lembro de ver o Benfica de JJ jogar com duplo pivot defensivo...nem nas finais da Liga Europa, na Champions ou no estádio do Fruta Corrupção Pancadaria!

O meu maior receio é relativo às consequências (potenciais) no psiquismo dos jogadores, hoje em dia tão decisivo. No sentido em que parece estar-se a passar a mensagem 'temos medo de perder a vantagem pontual' em vez de 'temos confiança que vamos manter ou alargar a vantagem'...

P.S. Já elogiei o Jesus várias vezes por ter aprendido com os erros do passado e se ter tornado mais pragmático e mais cínico/resultadista, menos escola holandesa dos anos 70...e mantenho esse elogio porque não vejo, no futebol actual, (quase) nenhum treinador a ganhar títulos consistentemente sem essa dimensão mais resultadista. Mas foda-se Jesus, não é preciso exagerar!!! A continuares assim, ainda vais te transformar no Leonardo Jardim!

P.P.S. Será que foi o facto do JJ ser alegadamente lagarto que o fez inflacionar tanto o risco de derrota neste jogo, quando nunca o tinha feito contra verdadeiros clubes grandes? Foda-se Jesus, nós não temos culpa que sejas adepto duma produtora de humor!!!