O que faz falta à malta é ganhar 4 jogos


Ainda é cedo para fazer contas porque ainda não estamos no momento em que um jogo decide tudo. Admito que o JJ, no balneário, está a colocar objectivos por blocos de jogos.
Olhando para a classificação, está bom de ver que se o BENFICA ganhar os jogos todos é campeão, ou antes, 13 vitórias são suficientes. Este número baixa em função dos resultados do segundo classificado.
O nosso calendário está dividido em três partes:

- até ao jogo com o Braga na Luz (Setúbal (C), Moreirense (F), Estoril (C), Arouca (F);
- entre o Braga e o porto (Rio Ave (F), Nacional e Académica (C), Belenenses (F);
- depois do jogo com o porto (Gil (F), Penafiel (C), Guimarães (F), Marítimo (C).

Indo atrás das 13 vitórias, diria que temos de ganhar os jogos em casa: Setúbal, Estoril, Nacional, Académica, Penafiel e Marítimo, são tranquilos. Ganhar ao Braga também não é uma impossibilidade, mas este ano tem sido complicado. Depois, temos o jogo com o porto que vale a dobrar. Diria que temos 6 vitórias na mão e duas para lutar com toda a força. Se estas duas dúvidas resultarem em "três" pontos, temos que ir buscar seis vitórias fora: Moreirense, Arouca, Rio Ave, Belenenses, Gil e Guimarães.

Assim e apenas para iniciar a reflexão diria que temos de conseguir ganhar os 4 jogos antes da recepção ao Braga até porque, neste mesmo espaço de tempo, o porto tem que ir à Pedreira e receber o sporting. Não será anormal se a nossa recepção ao Braga for feita com mais de 4 pontos de vantagem. 
É essa a nossa missão de curto prazo- ganhar os próximos 4 jogos!

4 comentários:

Pedro Fernandes disse...

"Setúbal, Estoril, Nacional, Académica, Penafiel e Marítimo, são tranquilos."


Esta frase assusta-me! :)

Sobretudo depois de termos perdido o campeonato por causa de um jogo com o Estoril em casa, há bem pouco tempo...

Hernâni Caroço disse...

Estou como o Pedro aqui em cima de mim... "tranquilos?!"

Viram as ganas com que o Setubal entrou ontem? Bem sabemos que jogávamos com alguns suplentes mas isso não explica nada. E se estas equipas marcam primeiro, nesta fase do campeonato, torna-se muito difícil dar a volta.
Mais: o Estoril vai ser fácil? Sério? Nacional e Marítimo? Não digo que vá ser um duelo de titãs mas serão equipas tão difíceis quanto nós acharmos que serão fáceis...por isso... HUMILDADE!

francisco disse...

Nao concordo com essa teoria dos jogos tranquilos todos sao dificeis a comecar ja este Domingo com o VS,tambem nao concordo que tudo vai ser tao dificil para nos e para o FCP vai apenas ser um passeio no resto do campeonato se assim for e porque teem uma equipa muito melhor que nos e se nos ultrapa acil e nos o contrario entao merecem ser campeoes,nao sei quem tem calendario mais favoravel so sei que estamos na frente ha que jogar com ganas vergando quem nos vai aparecendo pela frente e ir enervando o FCP tambem temos dois jogadores no Benfica que nao estao jogando anda de nada,Ola Jonh e Eliseu,e outros dois que estao atravessado uma fase ma,Salvio e Talisca,em contrapartida temos outros que agora voltaram Rubem Amorim Silvio,e Fedja para breve.Viva o Benfica

Eduardo disse...

Não diria quatro, mas cinco. O jogo com o Braga é crucial porque é o primeiro depois do ciclo de fogo que o segundo classificado vai atravessar e do qual dificilmente sairá incólume. É importante ganharmos tudo durante esse ciclo mas também depois dele, para não darmos espaço a recuperações morais.