O fenómeno Guimarães - Braga agora também em Famalicão?

Tenho acompanhado com alguma distância o fenómeno que se vive desde setembro na minha cidade, Famalicão, e que consiste em acompanhar o clube da terra. Tenho até achado piada a fotos que vejo de alguns amigos meus que desde que os filhos nasceram que os levam ao estádio da Luz e os enchem de cachecóis do Benfica e dizem-lhes que o azul não presta, e agora, de repente, já é para vestir cachecol azul e branco e dizer que se é do Famalicão desde pequenino.

Isto faz-me pensar que estaremos a assistir ao mesmo fenómeno que se assistiu em Braga ou Guimarães nas últimas décadas, mas sempre é menos complicado manter-se vermelho ou mudar para o branco.

Eu não sou hipócrita, ou pelo menos não o serei nisto, não sou adepto do FC Famalicão, sou adepto do SL Benfica, mas reitero que não posso deixar de ficar contente com tudo o que tem vindo a acontecer. São milhares de pessoas com o nome Famalicão a acompanhar a equipa nos jogos fora, até em Alvalade, e este fim-de-semana bateu-se certamente algum recorde de assistência na 3a divisão, com 10.000 pessoas a ver um Famalicão - Varzim, deixando o municipal sem um lugar livre. Destaque para Vitor Paneira (embaixo na foto), que treina o Varzim mas é famalicense, e que ouviu muitas vezes a palavra 'traidor', vinda de gente que provavelmente, ainda no ano passado, nem sabia o nome da divisão onde o FC Famalicão jogava. Mas chega de moralismo, era mesmo só para que percebam porque Paneira chorou no final.



bancada coberta


Mas voltando aos 10.000, enche-me de orgulho esta assistência, não só porque são duas equipas que me dizem muito e que acompanhei vários jogos ao vivo, mas porque são duas das equipas com mais gente no estádio, com uma média superior às da II Liga e a algumas equipas da primeira. E a verdade é uma, se já havia rivalidade entre estas duas cidades, nos últimos anos o rebaixamento no futebol criou grandes clássicos de futebol entre as mesmas. Este foi só mais um, mas foi um do caralho.

bancada descoberta

Vejam este vídeo, que é épico. A todos os níveis.


8 comentários:

POC disse...

Grande Paneira, gostei de ver.

71460_5/8 disse...

permitam esta guerilha que isto se tornará em guerra!

Shiver disse...

Cum caralho parece um jogo dos distritais :)

Já agora os parabéns do Pablo ao CR7

http://www.record.xl.pt/multimedia/videos/interior.aspx?content_id=924874

artnis disse...

Aí em cima, os relógios sofrem grandes avarias, quando clubes de azul e branco, chegam aos 90 minutos a perder em casa.

Lembro-me dum treinado por José Mourinho que perdia aos 90minutos por 2 a 0, tendo o árbitro dado 6 minutos de compensação.

Ao 4º ou 5º minuto reduzem e só lho permitiram terminar 11 minutos depois, com o golo do empate.

Unknown disse...

Ó Artnis, esse é uma pérola do caraças. Que jogo foi esse para poder mandar à cara dos novos calimeros?

artnis disse...


Assisti 'in loco' à palhaçada e cronometrei.

Foi um, f.c. porto - 2 Vitória de Setúbal - 2 , salvo erro, na primeira época (vou verificar e já te digo, mas não tem muito por onde escolher, época 2002/03 ou 2003/04)de Mourinho nasjantas.

Só se for mesmo pra lhes chagar o bestunto, de contrário e como é habitual, os morcões vão desmentir, como fazem com as escutas.

artnis disse...

Foi na época 2002/2003, não foi o Setúbal, mas sim com o Belém.

Depois do susto inicial começou o 'passeio' triunfal que o "senhor dos apitos" ajudou Mourinho a percorrer e que 2 anos mais tarde se conheceu nas escutas.

João Pedro disse...

Isso aconteceu num FCP-Setúbal, sim, mas em 1996-1997, logo na primeira jornada.