Bayer Leverkusen 3-1 ................

Bem... o que dizer deste jogo?

1. Disse antes mesmo do sorteio que o Benfica deste ano seria um Benfica para consumo interno, um Benfica incomparavelmente mais fraco do que no ano passado e que apenas pode lutar pelos titulos nacionais porque temos uma primeira divisão constituida em 80% por equipas fraquissimas. Levaram-me a mal...

2. Aquando do sorteio, escrevi aqui um post a dizer para o pessoal não se preocupar porque o Benfica tinha todas as hipoteses de ficar em terceiro lugar. Levaram-me a mal, mas aqui compreendo. O post não foi relativo ao grupo : era mesmo para picar o pessoal do "CARREGA", esses verdadeiros benfiquistas.

3. Apesar disto, pensei que o Benfica tinha hipoteses porque o grupo era equilibrado. Mas hipoteses muito pequenas. Não se pode esperar dominar uma fase de grupos da Champions (é a Champions, não é a Taça da Liga!!) e fazer a pré-época ao mesmo tempo... sobretudo se o Jesus faz as suas experiências na Europa...

4. E depois ficam lixados comigo quando digo que essa historia do Benfica ter recuperado crédito europeu é uma grande ilusão, para não dizer treta. Por muito boas campanhas que se realizem na Liga Europa, não é nesta competição que se ganha estatuto europeu... sobretudo quando este estatuto é negativo (el eterno secundon! foi isso que ficou dos ultimos anos) : é na Liga dos Campeões que se adquire um pedigree europeu. Quem foi o finalista vencido da Liga Europa em 2008? Sabem responder sem ter que ir ver na net?

5. O Benfica està bem encaminhado para conseguir a sua 6 eliminação nas ultimas 7 participações na Champions : é preciso dizer mais alguma coisa sobre o Benfica europeu?

6. Contudo as coisas devem ser relativizadas. Pelo menos este ano. Admito : o meu grau de exigência este ano diminuiu. Quero o bi-campeonato. Não quero saber nem da Europa, nem das Taças. Quero o bi-campeonato e para tal objectivo a equipa que temos chega. Mas, atenção! Chega não por ser uma grande equipa, mas porque o campeonato é essencialmente fraco. Temos de ter consciência disto.

Apesar disto tudo, apesar de ver a participação do Benfica na Europa com outros olhos e com pouca exigência, nada, repito NADA justifica a nulidade completa que foi o jogo de hoje. Uma das piores exibições do Benfica na Europa nos ultimos largos anos (ao nivel do PSG 3-0 Benfica e do Hapoel 3-0 Benfica). Foi demasiado mau, demasiado mau...

P.S.: e contudo, ainda tenho esperança que o Jesus este ano não precise de chegar a Janeiro para meter os jogadores a bombar... irracionalidades de adepto.

8 comentários:

Nau disse...

Passarinhos a jogar à bola, foi o que os nossos jogadores hoje fizeram. Acho que têm (individual e coletivamente)capacidade para muito mais. A raça que revelaram nos últimos minutos, exigia-se no jogo todo.

LDP disse...

O facto é que o Benfica dos ultimos 3 anos já não existe. O Benfica que consecutivamente jogava mais do que o Chelsea (mas perdia), que batia o pé a uma arrogante Juventus em dois jogos de muito suor e sangue, que dava 5 ao Tottenham e 4 ao Newcastle...ou até que ia a Leverkusen ganhar...e que via o Kardec marcar em Marselha.

Infelizmente é preciso enquadrar este Benfica na realidade: não há automatismos e jogadas de olhos fechados porque muitos dos actuais titulares ainda estão a habituar-se primeiro ao Benfica, e depois a jogos de calibre europeu.
Mais a mais na Champions, em que não há jogos fáceis. Em que cada equipa, por mais desconhecida que seja, causa sempre dificuldades.

Já não há Cardozo, Oblak, Garay, Aimar, Matic, Saviola ou Witsel. Champions ou Liga Europa, todos os nossos adversários sabiam bem da velocidade de Rodrigo, dos tentáculos de Matic, da frieza de Garay ou do pé esquerdo assassino do Tacuara.

Agora temos apenas Talisca, Cristante ou Derley. Jogadores com muito menos peso e zero experiência. Champions? Ainda há 12 pontos em disputa mas ficarei fodido se o Leonardo Jardim se classificar á nossa frente.

Mas pior do que perder jogos é entrar em campo como hoje: medrosos e totalmente invisíveis.

Benfiquista Tripeiro disse...

Em Paris foi igual. Depois foi o que se viu.

Alberto disse...

É o que dá andar a fazer pré-época na puta da Champions.

Venha o Arouca que até os comemos! :D

Sentinela um Estremecer disse...

1. Quero o campeonato e, quem sabe, a Taça de Portugal. O que vier da Europa virá.

2. O queijo fresco só deve ser comido com uma pitada de pimenta. Há aqueles que comem queijo fresco sem a pimenta, esses que se intitulam "verdadeiros adoradores de queijo fresco". E eu é que sei o que é ser adorador de queijos frescos, porque sou muito inteligente!

3. É uma pena o plantel do Benfica não fazer treinos, era uma boa oportunidade para ver os jogadores do proprio plantel nas mais diversas posições e para testar movimentações... se ao menos o nosso clube fizesse isso. Treinos! Alguem que avise o Jójus sobre essa nova tecnologia!!

4. Nem me lembro quem perdeu a finalda CL de 2008, sem ir ver. Nem quem foi ganhou... quanto mais.

5. um pouco de historia do teu clube mas, e se não me enganei, esta é a 10ª participação desde que se chama Champions League (92/93). Nas nove (9) anteriores, passámos 3 vezes da (primeira, num dos casos) fase de grupos.
Mas bora lá dizer mais vezes que o Jójus sonha em ganhar a CL e façamos disso cavalo de batalha em todas as discussões.

E, no meio disto tudo, lá fui ver quem foi à final da CL em 2008, para não sair daqui totalmente ignorante. Está explicado porque não me lembrava, são dois clubes de merda que abomino. :)

Venha de lá o Arouca que temos um bicampeonato para conquistar.

David Duarte disse...

Nau,
A equipa pode fazer muito melhor, isso para mim é evidente. Contudo vai precisar de tempo.

LDP,
O que dizer mais? é isso mesmo. Esta equipa pode fazer melhor, mas penso que em qualidade individual ela é inferior às que tivemos nos ultimos anos. Não significa que não tenham qualidade, mas penso que serà a qualidade colectiva que vai fazer a diferença. Mais do que nunca o trabalho do Jesus serà importante. Isto não é meter o Jesus contra a parede, sobretudo porque a indefinição relativa ao plantel não foi da sua responsabilidade.

Benfiquista tripeiro,
Existe uma grande diferença em relação ao ano passado. No ano passado a equipa era a mesma da temporada anterior. As màs exibições não foram o resultado da adaptação dos jogadores ao pensamento e esquema do Jesus, mas da falta de confiança, consequência do que se tinha passado dois ou três meses antes. Assim que a confiança voltou, voltaram as exibições e os resultados. Este ano a situação é bem diferente. Achas que é na proxima semana que o Cristante ou o Samaris vão deixar de estar perdidos em campo?

Alberto,
Não tenho duvidas que se o Benfica fizer a sua obrigação no campeonato serà bicampeão.

Sentinela,
o verdadeiro adorador de queijo fresco come-o com três pitadas de sal grosso.

Hernâni Caroço disse...

Eu acho que o finalista vencido de '08 da LE foi o Glasgow Rangers. Ou então foi em casa do Glasgow e o finalista foi o Bolton. Perdeu com o Arshavin e mais dez (Zenit). Não fui ver á net.

But you made the point.

Hernâni Caroço disse...

Eu acho que o finalista vencido de '08 da LE foi o Glasgow Rangers. Ou então foi em casa do Glasgow e o finalista foi o Bolton. Perdeu com o Arshavin e mais dez (Zenit). Não fui ver á net.

But you made the point.