Entrevista de Pablo Aimar a uma rádio argentina

Entrevista tirada daqui



Aproveito para saudar Pablito Aimar, que anda pela Argentina, depois do seu périplo por terras estranhas.
Pablito, que prazer. Boa tarde.

Igualmente. Boa tarde.

Como estás? Bem?

Sim, muito bem, obrigado.

Mas não te tens arreliado com nenhuma lesão?

Sim, claro. Esse é um dos motivos para eu estar na Argentina, para uma pequena intervenção cirúrgica.

Como resumes a tua passagem por um lugar, que, como tu dizias, soava um pouco estranho, e não percebias as notícias. Conta-nos um pouco como foi a tua vida por lá, como correu.

Foi uma experiência de vida agradável, pois era um lugar muito estranho. Eu queria, eu e a família, viver num lugar diferente, e ver as coisas que te levam aqueles lugares, o clima, o motivo económico também, mas o problema físico não foi bom, é um futebol muito diferente, quase sem exigência, e bem, durou o que durou, e serviu para me aperceber que tenho vontade de jogar mais, enquanto der o corpo, um futebol mais eficiente.

Fiquei com a sensação, conhecendo-te, que te faltou um pouco de adrenalina, pois os jogos pareciam treinos, sem pessoas a ver. Não é o mesmo que entrar no estádio do Benfica, do Valencia ou do River.

Sim, eu tenho claro que é a etapa final da minha carreira, e não queria deixar o futebol de alta competição com o ultimo ano, que tive problemas em que não podia jogar, por isso fui para um lugar estranho, onde imaginei que a menor exigência me faria melhor, mas agora estou num momento que tenho a certeza que vou continuar a jogar. Vamos ver como saio desta operação para perceber a que nível vou continuar a jogar.

Quanto tempo parado?

Um par de meses.

Recebeste ofertas?

Sim, mas o tema é sempre o mesmo. Não gosto de jogar em lugares onde não me vejo à altura. Quero  ver como saio disto, e quero estar bem fisicamente, pois na cabeça tenho muita vontade, mas tenho exemplo de jogadores, em final de carreira, que não se davam conta que deveriam jogar em outros níveis. Mas vou ver como me recupero e decidir quanto às ofertas que tenho, vou analisar e escolher. Eu, às vezes, falo com os meus amigos que não quero seguir carreira a passar a bola para os lados, pois gosto da minha maneira, ir para cima, e no ultimo ano, percebi que por causa deste problema que estou a tentar solucionar agora, não pude fazê-lo e não gosto de jogar e tentar acomodar-me com aquilo que dizem ser “Experiência”. Eu prefiro a juventude à experiência (risos). Eu acho que vou ficar bem, e que vendo o resultado da operação, vou escolher bem onde terminarei a minha carreira.

Com  problemas físico, é complicado jogares na liga argentina.

Isso acontece  em todo em lado. Não me refiro tanto pela qualidade, pois há muita intensidade em quase todas as ligas, e na Argentina vê-se intensidade e muito poder físico, mas também jogadores que tentam pensar bem o jogo, usam a cabeça - o Ledesma no River, é um jogador enorme. Qualquer um se pode adaptar a futebol físico, e na Europa é muito físico, mas a equipa que tenta jogar, que vai pelo campo fora, continua a fazer diferença, na minha opinião.

Pergunto-te por Eusébio. Morreu há pouco tempo, vias como referência do Benfica?

Sim, ia muito aos jogos, ia ao balneário, era enorme para o povo do Benfica, que lhe fez uma estátua, e está lá , no novo estádio da luz, na porta do estádio, a estátua do Eusébio. Alguém que foi muito, muito grande, para o Benfica e para Portugal.

E a maldição do Benfica?

Eu acho que neste último ano, o Benfica voltou-se a colocar no sítio onde merece estar. Um clube tão grande.  Há 6 anos, quando aterrei em Lisboa, para ver o que era o Benfica, decidi escolher aquele clube. Eu sabia que, fora de Portugal, não se dava o devido valor ao Benfica, mas estes últimos anos serviram para o reconhecimento da equipa. No outro dia li que o treinador do Benfica disse que o Real Madrid e o Barcelona já tinham treinador, e que então ficava no Benfica, colocando o clube precisamente a seguir a essas duas equipas. Eu também acho que é assim. Não deverias poder sair para qualquer lugar depois de treinares uma equipa como o Benfica. A equipa vai chegando ao patamar onde tem de estar, e apesar de ter perdido as duas finais europeias, se continuar com este trabalho, onde o presidente é super capaz a fazer maravilhas no clube, essa maldição terminará muito em breve.

Pablo, pergunto-te por Garay. Como o vês.

O futebol não tem verdade e aceita-se as opiniões, mas a mim chama-me a atenção quando criticam a defesa da Argentina, dizem que não tem centrais. Eu não sei. Não vêm Garay? A equipa que ganhou a Europa League tem dois centrais argentinos. Venceram um torneio prestigiante que não é fácil de ganhar. Eu acho que se tira muito facilmente o valor aos jogadores. Claro que depois de Ayala é difiicl dizer que temos centrais, mas temos. Há centrais argentinos muito bons. E Garay é um central bárbaro.

Dizem que temos muito ataque do Macherano para cima, e que se deveria balancear mais a equipa com jogadores mais defensivos.

Mas fazias o quê? Substituías os 4, para que haja menos ataque? São 4 fenómenos, e outros que vão também. E depois, claro, uma equipa que ataca com tanta gente, é provável que não defenda. Como fazer? Não creio que a selecção tenha de se preocupar com a defesa, mas claro, tem fenómenos lá na frente. No outro dia, surpreendi-me, pois parece que que só agora se andam a aperceber que Di Maria é um fenómeno. É difícil porque não se dá muito valor a jogadores como Garay, um dos melhores centrais do mundo.

E como vês Messi? É preocupante?

Bem, habituou o mundo a fazer de 60 para cima, e este ano marcou 40. São 40 golos. (risos) Eu vejo-o como sempre, o melhor do mundo há 5,6 anos para cá, e tem de o voltar a provar. Mas o Cristiano Ronaldo é uma coisa de loucos. No outro dia, lesionado, jogou 120 minutos, e aos 110 minutos veio recuperar uma bola à lateral esquerda, quando estava 1-1. Uma vontade de ganhar. Mas Messi é o melhor do mundo, e, na minha opinião, para discutir o título de melhor de sempre, falta-lhe ganhar um mundial, e desejo de coração que ganhe

No mundial, há algo que se valha mais que sorte? O que precisamos para encontrar o Brasil de igual para igual?

Acho que no futebol actual, que parece-se com o Basket, com jogadas cada vez mais estudadas e preparadas, acho que a diferença está na convicção e motivação que, por exemplo, teve este ano o Atl Madrid. É um exemplo. Jogava com a ideia do seu treinador, e uma equipa que tem uma ideia, e onde todos jogam com essa ideia, seja ela lutar pela bola,  pressão, ou possessão, como no exemplo do Barcelona nos últimos anos, ou da selecção espanhola. A equipa que está convencida que as ideias do treinador estão certas, fica acima das que têm as individualidades. Mas, no nosso caso, em termos de individualidades, a melhor está na Argentina. Acho que se a Argentina conseguir reproduzir a ideia do treinador no campo, pode ganhar o mundial.

Surpreende-te a qualidade da Alemanha, em termos técnicos?

Sim, acho que houve uma influencia grande de Guardiola. O Munich agora joga com 65% de posse de bola, e eu gosto disso. Mas o que faz realmente a diferença é que todos levam a cabo a ideia do técnico. Neste caso jogar com bola, e para a vista é mais bonito.

Que te recordas dos balneários da selecção nos momentos de eliminação dos mundiais?

No meu caso, é bastante claro. Passou a voar algo que sempre pensei que iria desfrutar muito mais. Passa muito rápido, até nos mundiais juvenis, e não desfrutas como pensas que vais. Recordo-me da tristeza de não poder seguir nos mundiais onde participei.

Que achas da demissão de Ramon Diaz (técnico do River)?

Surpreende-me, montou uma boa equipa, mas não estou lá, não sei o que o levou a tomar essa decisão, não tenho mais a dizer que isso.

Tens visto jogar Lanzini?

Sim, e tenho gostado.

Imita os teus movimentos…

(risos) Sim, mas ele é mais rápido, até porque agora ando de muletas
.
Concluíndo. Vais seguir carreira, daqui a um par de meses, não sabes se é no River, mas vais continuar.

Sim, eu tenho muita vontade, mas voltamos ao mesmo. O que penso é que tenho de ser eu a deixar de jogar futebol, e não o futebol que me diga para deixar de jogar.Eu quero estar bem, jogue onde jogar, seja ao nível que for, tenho de estar bem.

E se viesse o presidente amanhã e te dissesse: “assinas já pelo River, e vamos vendo.” Que farias?

(risos) Metes-me em cada uma.

Pode acontecer.

Não, estou a recuperar, e estou bem como estou, vamos ver o que acontece depois. Quero estar bem.

A família, vai bem?

Sim, muito bem.

Pablo ,obrigado, abraço aos pais, mulher e filhos.

(transcrição e tradução por Cabelo do Aimar)

Benfica2Brazil e Brasil2Benfica

Bem, porque ao longo do dia surgiram 2 assuntos interessantes, resolvi adaptar num post:

O Doran é uma espécie de Emplastro dos mundiais. Uns meses antes de cada mundial, deixa tudo o que está a fazer, e procura trabalho no país onde se vai realizar o campeonato do mundo, para poder assistir a alguns jogos e viver o momento.

Ao saber que no Brasil se fala português, o Doran resolveu passar uns tempos em Portugal, partindo para o Brasil agora, a poucos dias de começar.

E, uma vez por cá, qual a equipa que escolheu para apoiar?

Não só escolheu o Benfica, como resolveu baptizar o seu blog como Benfica2Brazil, agora que está de partida. Vale a pena acompanhar, e a sua escrita é facilmente traduzida para português no Tradutor da Google, para quem não spika inglish.

http://benficatobrazil.wordpress.com/2014/05/29/6-benfica-to-brazil/

---------------

Por outro lado, do Brasil, chega-nos uma peça da revista Veja, a mais prestigiada lá para o mundo da copa, onde dizem que o Estádio da Luz, e a sua gestão, planeamento, e sobretudo, a forma como foi pensada a construção, são do melhor que por aí anda, e infinitamente melhor que o modelo adoptado pelo novo estádio coqueluche da Copa.

Mas o melhor ainda são os comentários dos brasileiros, na pagina do face da VEJA, alguns dizendo até que o Vieira é que deveria tomar conta da construção de todos os estádios do mundial. Acho que ele não se importava nada :P

http://veja.abril.com.br/noticia/esporte/ideia-de-portugues-estadio-novo-em-dois-anos-por-40-do-preco-do-itaquerao

----------------
Notas:

Jesus deu uma entrevista à Benfica TV. Não vi, mas já apanhei alguns flashes. Será assunto para falar amanhã, provavelmente.



Para fechar, nada como jornalismo daquele que eu gosto, e, com o Benfica ao barulho, gosto ainda mais.



Culatra - Ilha Vermelha from Tiago Ferro on Vimeo.


Querido Líder

Antes de ver a entrevista (só tive oportunidade de ver hoje), estava um pouco reticente, pois acho que Vieira já tinha falado aos benfiquistas do alto do autocarro, no Marquês, e terá sido um dos melhores momentos desta época. Confesso que tinha muito medo (gato escaldado...) que dali saísse algo que não me agradasse muito ver na pessoa de um presidente do SL Benfica. Mas não foi assim.

Se há coisa que o Vitor Gaspar (oi? quem? já não se lembram?) veio trazer a Portugal, foi aquilo que carinhosamente chamo de 'ora metes o pau tu, ora meto o pau eu', ou 'paneleirice do caralho', para os mais sensíveis. E o que é? Pois bem, é quando um entrevistado responde a uma pergunta com um "Ainda bem que faz essa pergunta", ou aquela coisinha linda que é "Acho que não era bem isso que queria perguntar". Vitor Gaspar não perdia uma para meter também o pau, porque os jornalistas são uma merda, e há que ficar por cima.

Na entrevista de Vieira, não gostei que as primeiras palavras fossem "Ainda bem que pergunta isso". Implicância minha, mas que merece um destaque da minha parte, pois sempre me incomodou a forma como Vitor Gaspar utilizava essas paneleirices, para mostrar ao jornalista quem manda, e dar aquele ar de controlo, de quem recebeu o guião com as perguntas antes de dar a entrevista.

Hugo Gilberto, o que não é incómodo, fez bem o seu papel, embora lhe falte algo. (Provavelmente falta-lhe benfiquismo, e, obviamente, isso não é requisito para aquela posição, muito pelo contrário, por razões óbvias)

Vieira esteve muito bem, e reforçou algumas ideias das quais já me passavam ao lado sobre a sua pessoa que, verdade seja dita, o homem sempre teve qualidades que devem ser enfatizadas, e concordo no facto de Vieira não ser populista e demagogo, até porque o nosso clube é o clube do povo, e qualquer acto menos elitista que se tome, nunca pode ter o sentido pejorativo normalmente atribuído a 'populista', pois nós somos o povo.

O melhor momento de toda a entrevista, foi quando Vieira aludiu à decisão de manter Jorge Jesus com o velho enigma do muro. Estás em cima do muro, e não podes ficar lá, só tens de escolher o lado para que saltas. Muitos líderes preferem ficar em cima do muro, esperando que um dos lados mostre sinais de relva mais fofinha, mas um verdadeiro líder é mesmo aquele que salta logo, pisa-se todo, recupera-se, e faz com que aquela seja a melhor relva à volta do muro, para que quando esteja lá novamente, lhe seja muito mais fácil saltar novamente para esse lado. Foi brilhante. Digno de um Líder, seja ele da Coreia do Norte, da Macedónia, ou dos USA.



O único momento em que Vieira perdeu a entrevista, e foi safo pelo facto do Hugo Gilberto estar numa onda mais formal, e menos de conversa, na altura em que disse que o Benfica respeitava os adversários, pois o jornalista rapidamente daria a volta à entrevista perguntando quais as consequências dos actos de Jesus em terras de Bale. (Atenção, eu não condeno Jesus por esses actos, mas eu não sou presidente, e confesso que se estivesse no lugar dele e viessem com essa pergunta, eu borrava-me todo).

Mas, o que fica, é uma grande entrevista que serviu para sossegar os benfiquistas, para calar alguns jornais (e blogs), cheios de teorias da piça, e para devolver algo a Vieira que perde muitas vezes - o carinho da maior parte dos adeptos (dos sócios sempre teve).

Gostei muito.

PS: Não posso deixar ainda de referir que o Pedro Guerra, com o super poder da argumentação, é contra este tipo de entrevistas, pois não é à Benfica TV. Mas, na minha opinião, as entrevistas de Vieira devem ser sempre dadas à RTP, porque Benfica e Portugal serão sempre um só.

Puta que pariu a silly season

Ainda agora começou e já estou farto desta merda. É jornais, é blogs, é amigos no café...



Foda-se, foda-se, FODA-SE!

A silly season é um martírio para quem quer ver bola, e valha-nos a Copa do Brazziu pelo meio para ver se um gajo não perde o interesse pelo futebol. Mas a silly season é perfeita para quem anda o ano todo a pensar em criquices de merda, e não as deita cá para fora porque pode cair mal aos leitores, então nesta altura é um 'versetavias' do caralho, com jornais mais grossos, blogs com mais posts, amigos com mais olhos pisados (a sério, ainda ontem malhei um, parti-o a meio), quando nada disso faz sentido.

Oh pá, ide-vos foder.

Para descontaminar um pouco dessa bodega toda, e porque a internet, embora tenha pequenos oásis cada vez mais ricos, está uma bela merda. Fiquem com as 5 cenas que mais curti ver na net nos últimos tempos:

(estão a ver, sissy seasons do caralho, também sei fazer posts de merda nas férias, mas sem falar no Benfica)

1. As horas que este gajo queimou a editar isto, devem ter sido bem recompensadas. Assim vale a pena, quando se sabe que alguém vai pagar por tanto trabalho.



2. Isto é mesmo fresquinho, e promete barrigadas durante o mundial. A história de dois gajos que passam a vida no banco de suplentes. Não estou a ver melhor ponto de vista por onde pegar, para se fazer uma banda desenhada de futebol para partir a moca.



3. Isto é fantástico. Mas é daquelas coisas que só mesmo o autor consegue fazer. Uma voz potente que consegue imitar quase tudo o que é música brasileira, podendo parodiar à vontade. E assim a descrever o que se faz no vídeo, com referências inteligentes, ainda melhor. Do caralho.



4. Estou a ser honesto. Acho mesmo que este resumo é das cenas mais fixes que vi na net nos últimos tempos, mesmo sendo produto cá da casa. O melhor do Cota é que tinha tudo para ser uma cópia do Desimpedidos, do Brasil, desde a mesma voz do Google, até à própria cena de resumir jogos. Mas a verdade é que, depois deste resumo contra a Juventus, os próprios gajos do Desempedidos começaram a imitar o Cota, com as piadas, mudanças de música consoante o estado de espírito, a brincadeira de utilizar duplos narradores, e, a parte divertida, as rimas com nomes de jogadores, que eles experimentaram no último resumo,  (inclusive utilizaram o Toledo) e que saiu uma bela merda. O Cota já é melhor que desimpedidos, e é a minha honesta opinião.


5. Um clássico.

Esta é tua, Fábio



Conheço o Fábio há muitos anos, embora nunca tenha trocado uma palavra com ele. Morava perto de mim, e casou com uma amiga minha de infância, por isso frequentou os meus lados no tempo de namoro. O que sempre se falou dele por aqui, é que é muito bom rapaz. Ainda jogava no Rio Ave, e já o era. Humilde, cumprimenta toda a gente, e fala de igual para igual com todos, mesmo depois de assinar pelo Real Madrid.

Tive a oportunidade de ir a Óbidos, durante um estágio da seleção, e, depois de ligar para o sogro dele, deixar lá uma camisola de D10s Aimar, que não sei se ele a guardou.

Quando o pai de Fábio faleceu, ninguém segurava o rapaz. Os piores dias da vida dele, com o funeral a ser devastador emocionalmente. O que fez o Correio da Manhã no dia depois do funeral? Disse que Fábio estava separado da mulher. Claro que era apenas mais uma mentira, mas aquilo atingiu níveis preocupantes de partilhas e repercussões em blogs, que especulavam sobre motivos e sobre uma não aliança no dedo de Fábio.

Ainda em luto, lá teve o rapaz que levar com essas capas e comentários, telefonemas a perguntar se era verdade, entre tantas outras coisas. Lá teve o rapaz de postar na sua página de facebook que a notícia era mentira, e que estava com a mulher.

Creio que, no dia depois do comunicado na página do face, precisei de ir à Worten da Póvoa, e quando andava lá no meio das prateleiras, vi o Fábio e a mulher ao balcão, à espera de um funcionário que devia ter ido fazer qualquer coisa. Pensei logo em ir ter com eles, dar os sentimentos ao Fábio, ver como tem passado a minha ex-amiga de infância, talvez pedir o número para fazer uma entrevista no futuro, até porque eu estava a estagiar no desporto de um jornal. Poderia até meter conversa perguntando se tinha gostado da t-shirt de D10s.

Mas, ao olhar novamente para aquele casal vestido de preto, olhos pisados, e com as mãos unidas ao de leve em cima do balcão, lembrei-me da notícia do Correio da Manhã, e os meus planos sofreram um revés.

O que iria dizer eu quando ela me perguntasse o que faço agora. Ia dizer que era jornalista de desporto? Ia dizer que tenho um blog na internet? A eles, que ainda nem tinham começado o luto, já um jornalista pensava na capa do dia seguinte, onde os destruiria publicamente na pior hora de suas vidas?

Esse foi um momento marcante para mim, não só por isso, mas porque percebi que, se calhar, não terei o espírito de jornalista em mim, pelo menos aquele que, ao ver uma amiga ali, que sempre teve muita estima por mim, ao lado de um jogador do Real Madrid, e que bastava pedir à amiga que ele dava-me uma entrevista com todo o gosto (e que eu poderia enviar para qualquer jornal nacional, ganhando nome), mas não o fiz. Não o fiz porque tive vergonha desta profissão.

Este artigo deveria ter sido sobre o Fábio, mas acabou por ser sobre mim, mas não foi intencional.

Parabéns Fábio, depois do que passaste este ano, não poderia ter outro desfecho esta champions.

PS: Parabéns ao Di Maria, pela excelente jogada, como Jesus lhe ensinou :P

PPS: Força Tiago, também a merecias, mas o Fábio merecia mais.

Escrever em autocarros não é lá muito bonito

porque, e eu sei por experiência própria, o motorista é que tem de limpar.

Mas nestes casos, acho que se pode abrir uma excepção.

Não sei se estão recordados, mas a Hyunday, que aparentemente é quem fornece os autocarros às seleções, deixou que fossem os adeptos a escolher o slogan que estará escrito nas 'caminetes' dos heróis.

(Se não fazem a mínima do que é que estou a falar, e antes que me chamem trengo do caralho, espreitem aqui)

Vamos a isso:


O Slimani Toledo foi mesmo um guerreiro no deserto dos Monteros.

Não gosto. Aqui punha algo tipo: "Ainda não estamos no Brasil, mas o Pau do Enzo é tão grande que já está na final"

Cuidado com os saltinhos, não vão cair diretos no Pau do Enzo.

Claramente. A pedofilia, de facto, deveria ser algo impossível.

Olha-me estes. Os únicos dragões en voga são os da Kahleesi, e ainda falta muito para causarem estragos a sério.

Por falar em Game of Thrones... Deve ser o 6º vídeo do Pelé a dizer merda, com certeza.


JotaJota, Simão, Quaresma, entre outros, não concordam.

Chichi? Cuidado com ir ao Brasil mijar, que ouvi dizer que é logo 20 cães ao osso.

Pois. Por acaso já vi fotos dos transportes públicos da Colômbia, e sou obrigado a concordar.

A paixão da Costa Rica é mesmo os americanos que para lá vão torrar dinheiro. A força será a prostituição infantil, legal a partir dos 15. O orgulho? Serem diferentes. Existe flora que não há em mais nenhum lugar do mundo, assim como alguns tipos de DST's.

O Rei de Espanha manda perguntar se vão fazer escala em Madrid.

Lamento ser eu a decepcionar, mas o Suker já se retirou. E isto de usar toalhas de mesa como camisola já não leva a lado nenhum, perguntem ao Man Utd.

Ecuadoooor. pan pan panananana pan pan....

É. Até acabar o desempate por grandes penalidades.

Pois não, até porque não é uma palavra apaneleirada. 
Le Pen já é.

Até aparecer um trolha que faça outro muro.

Depende da zona. Se ficarem na Bahia, não se vai notar assim grande diferença.

À defesa, e com um lance de ataque por jogo? Ok.

E também me parece que vão levar às cinco de cada vez, mas é no cu.

Pensei que era o Xerxes. Ou o petróleo.

Lamento, mas os vossos artistas já morreram todos. (sem segundas intenções)

Se o Afro-Samurai jogasse... Assim, só ides levar na anilha.

Isto é boca para a Coreia do Norte, não é?

Pensei que só o pessoal da cidade do Mexico é que era Azetca, mas está bem. Vejam lá se não apanham a Espanha pelo caminho, que eles gostam de aviar Aztecas.

A sério? Não sabia. Vou já dizer ao Carriço.

Falta ali "a falsificar a idade" no meio.

Não pá. O passado também é vitória. Triplete, remember?

Toda uma nação solidária com Izmailov.

Alguém que lhes relembre que o Ronaldo é tuga.

É verdade, enquanto houver um chocolate ou um relógio no estádio, a Suiça estará na final.

Três milhões a fumar erva e a beber mate. Eu quero ser Uruguaio.

O Brasil está em guerra? Que vão estes fazer para lá?

Neurodegenerativo Benfica

Tenho uma irmã muito inteligente. Tão inteligente que até é cientista! Mais propriamente neurocientista.
Trabalha (fora de Portugal, óbvio) na investigação científica à volta da degeneração das células do cérebro que causam aquelas doenças terríveis como Alzheimer, Parkinson ou o voto em Cavaco Silva.

O trabalho mais recente dela tem-se centrado no estudo das proteínas potenciadoras da degeneração celular como a Beta-Seiláouocaralhose bem como fatores (drogas, genética, stress, medicamentos) que potenciam que estas e outras porcarias se aglomerem em barda e cometam um holocausto à-la Pol Pot contra as células do cérebro.
Espero que ainda não se tenham perdido com vocabulário tão científico, mas não sei explicar de forma mais simples e não contem com a minha irmã para vir para aqui comentar e corrigir-me, já que ela não frequenta blogs de bola. Como disse, ela é mesmo Muito inteligente!

Tendo o privilégio de conhecer uma neurocientista, tenho também acesso a documentação e imagens que atestam bem os efeitos das doenças neurodegenerativas e alertam para a perigosidade de certas e determinadas substâncias.

É por isso que escrevo este post.
Este post é um alerta para uma droga que tem sido esquecida pela ciência e pelas autoridades, mas cujos efeitos neurodegenerativos são igualmente devastadores, estando as populações adeptas do Sport Lisboa e Benfica mais vulneráveis ao efeito deste narcótico.
A substância em questão tem o nome técnico de "Nossa Equipa a fazer uma Época do Caralho" e os seus principais efeitos caracterizam-se por um estado de alegria permanente que provoca uma certa dormência mental, que leva à indolência e indiferença, perdas de memória e incapacidade de levar a cabo tarefas entretanto já pareciam básicas.

Se todos forem drogados como eu, a ânsia por esta droga é infinita. Ela é viciante, não lhe podemos fugir. Mas podemos atenuar os seus efeitos. Como? Simples: com youtube, zerozero e arquivos de notícias passadas.

Companheiros Benfiquistas, uma enorme saudação a todos!
Fizemos uma época memorável, épica, gloriosa, fantástica! Conquistamos um campeonato com categoria. Limpamos os nossos rivais na taça, na taça da liga e no campeonato. Em vários jogos mostramos uma alma imensa, "fomos buscar forças onde não havia", tudo recheado de Benfiquismo a rodos!
E a época podia ter sido mais memorável ainda se não fosse um misto de ataque perdulário com um GR a fazer a exibição de uma vida. Não comento a arbitragem desse jogo, já que, sendo o árbitro oriundo de um país muito melhor e mais ajuizado que o nosso, ainda via o ministro Rui Machete pedir desculpas diplomáticas.

Porém, a festa já acabou, e está na hora de preparar o futuro. O triplete já passou, é hora de começar a trabalhar, sob pena de em maio de 2015 o triplete se ter transformado em cacete, no qual vamos xuxar.
Esta época esteve longe de ser fácil. A primeira metade foi sofrível e, com um porto ao nível dos últimos anos, aquele início de época e os empates em casa com os recem-subidos podiam ter sido fatais.

Se olharmos para trás, das últimas 4 vezes que o Benfica foi campeão o que vemos a seguir? Um bi, um penta, um tetra e um tri. Isto mostra tanto uma grande capacidade de reerguer do porto (mexendo-se dentro e fora das 4 linhas) como incapacidade de o Benfica em se manter no topo.

Desta vez não podemos errar. Tentem-se realizar as vendas necessárias e fechar o essencial do plantel o mais cedo possível. Nada de bazófias nem de subestimar ninguém. Não podemos adormecer em festejos para acordarmos em setembro já afastados do título e a levar 5 na tromba.
E não pensem que a luta pro ano será a dois...será a três como este ano.

Na 2ª mão da Taça o nosso Enzo deu o mote:
"El culito de ellos está muy cerradito, es necessario abrir-lo más à la piçada!"

Acorda e Carrega Benfica!

Benfica 2013-2014 : balanço

O Presidente


No que toca a Luis Filipe Vieira, a época 2013-2014 fica marcada pela decisão em manter Jorge Jesus como treinador do Benfica. Não sei até que ponto é verdade que Vieira foi o unico, na estrutura do Benfica, a querer a continuação de Jesus, não sei até que ponto esta ideia tornada consensual não é apenas mais um produto marketing na tão bem oleada propaganda vieirista. Não sei eu e a verdade é que pouca gente sabe. Mas o que é verdade é que no Verão 2013 a grande maioria dos benfiquistas quis Jesus fora do Benfica. Teria sido muito facil a Vieira de, numa medida bastante popular e populista, despedir Jesus. Não o fez e assim tomou uma das decisões mais acertadas de sempre enquanto Presidente do Benfica. Eu não concordei com Vieira quando ele disse, no ano passado, que não podia ser responsabilizado pelas derrotas do Benfica pois não dà chutos na bola. Para mim, o Presidente de qualquer instituição que seja é sempre o responsavel ultimo em tudo aquilo que a instituição obtém. Vieira foi o responsavel maximo por todos os fracassos do Benfica nos ultimos anos. Mas é o responsavel maximo pelo sucesso deste ano. Para além dos resultados da equipa principal de futebol, deve ser elogiada igualmente a formação do Benfica, aposta clara desta Direção. Começam a aparecer os sinais de uma formação de qualidade com os resultados das equipas jovens nas competições nacionais e internacionais, mas igualmente com as convocatorias para as diferentes selecções e com a cada vez maior quantidade de jogadores a pretenderem legitimamente integrar o plantel principal.

Para além futebol, a BenficaTV, mais uma aposta desta Direção, fortaleceu a sua posição no mercado nacional. Vieira, ao contràrio das outras épocas, falou pouco, o que apenas é positivo. Hà dois anos tomou a palavra quando o Benfica levava 4 pontos de avanço e logo a seguir tivemos a Académica e o Guimarães. No ano passado falou antes do Estoril e todos sabemos o que aconteceu. Ele tem o "dom" de falar na altura exacta em que o sucesso està ali à mão. O problema é que ele agoira todos os desastres. Por isso, Vieira, boca caladinha, sempre!

Negativamente, tenho a apontar o pouco ou nada que foi feito para diminuir um passivo que é monstruoso. 500M€ de passivo num clube que tem como mercado principal o mercado português é catastrofico. Continuamos na ilusão de que o que aconteceu ao Rangers, ao AEK e o que teve quase a acontecer ao Sporting não acontecerà ao Benfica. Apresenta-se logo o argumento que o Benfica tem uma credibilidade que nenhum outro destes clubes pode sequer sonhar vir a ter. Meus caros, se essa credibilidade significa ter capacidade de endividamento, se essa capacidade significa perdões de divida, não sei como, decentemente, podem ver isto como algo positivo. Isto significa entrar na espiral (na qual jà estamos) da bolha que incha, incha até que um dia rebenta. Ter capacidade de endividamento é algo negativo e essa é uma das lições que todos os portugueses, enquanto habitantes num pais em crise, deveriam ter consciência. Não é porque um banco vos diz que vocês podem endividar-se porque no futuro poderão pagar que essa divida deve ser contraida. Por outro lado é apresentado o argumento do activo que também aumentou. Argumento que financeiramente é valido mas que na realidade concreta (finança e realidade são duas coisas distintas) não serve de nada. Até porque, se este argumento for transferido para a realidade, o que quem apresenta esse argumento supõe é que : "não tem problema! Se tivermos que reduzir o passivo vende-se tudo e ficamos bem". Ou seja, vende-se jogadores, Estadio, Seixal, vende-se tudo e ficamos com nada. O mundo da finança é o mundo da ilusão. O que é concreto é a economia e economicamente o Benfica não tem meios.

Igualmente negativa a teimosia desta Direção em não compreender o que é o Benfica e continuamente dar tempo de antena a gente que, um dia, feriu o clube : é incrivel a quantidade de gente que entra no Estadio da Luz e que é publicitada pela BenficaTV! Que entrem no Estadio da Luz, não é problema para mim. O que é um problema é que tais pessoas sejam elevadas ao estatuto de grandes benfiquistas. Um exemplo chega : Pacheco! A lista de convidados para a final de Turim foi igualmente uma vergonha.

O treinador


Dificil ter uma opinião estavel sobre Jorge Jesus. Tenho a profunda convicção que quem a tem, seja por ou contra, està no campo da fé, do "acardita" e poucos argumentos tem para apresentar que sejam objectivos. Ter um treinador como o Jesus é estar finalmente no mesmo estado emocional instavel que caracteriza a propria pessoa Jesus. Acabei a época passada a defender a continuidade de Jesus apesar dos fracassos porque pensei, depois do que aconteceu em Amsterdão, que tinha nascido ali qualquer coisa de importante que haveria de nos carregar este ano para as vitorias. Poderia estar agora aqui a dizer, alimentando o meu ego, que tinha razão. Mas a verdade é que bastaram algumas semanas, e a demora sobre a continuidade ou não de Jesus, e alguns meses, e as pobres exibições do inicio da época, para pensar que Jesus afinal não era o treinador de que precisavamos. Esta época é finalmente o resumo da minha visão sobre Jesus. Por vezes os pontos positivos sobrepõem-se aos negativos. Outras vezes é o contràrio. Mas nunca tive uma posição estavel sobre ele.

No que toca a esta época, claramente os seus pontos positivos falam mais alto. No inicio da época, as fracas exibições fizeram-me pensar que os jogadores não estavam com o treinador. Não sei se isto é verdade ou não, mas se é verdade então todo o mérito para Jesus por ter conseguido manter unido um grupo que claramente tinha tudo para explodir. Não apenas o manteve unido, mas igualmente voltou a valorizà-lo desportivamente com confirmações, revelações e reabilitações. E tudo isto num ano em que Jesus se viu obrigado a mudar de sistema metendo de lado a sua teimosia. Não nos esqueçamos que o Benfica deste ano sofreu perdas bastante importantes ao nivel de jogadores nucleares, perdas com as quais Jesus soube muito bem lidar. Se a perda de Salvio não implicou a mudança de sistema, jà a de Cardozo mexeu com toda a dinâmica atacante e a de Matic com a "ideologia" do nosso meio-campo. Se em termos gerais Jesus soube muito bem mudar o sistema do Benfica melhorando não a fantasia do nosso jogo (essa perdeu-se) mas os resultados (e ganhar é do que o Benfica precisa), em termos particulares Jesus também esteve bem. Seja na Liga Europa como no Campeonato, todas as lesões e castigos (muitas vezes em simultâneo) foram bem compensadas e isto significa um grande trabalho mas igualmente um grande plantel.

Negativamente, esta época de Jesus tem uma grande nodoa. Mais uma vez uma participação vergonhosa na Liga dos Campeões. Ser cabeça de série, ter um grupo com Olympiakos e Anderlecht e não conseguir ir além da fase de grupos é um fracasso tremendo. Por isso relativizo sempre as nossas campanhas na Liga Europa. Como é obvio, trata-se de uma competição europeia e enquanto tal tem um grande valor o que foi feito nos dois ultimos anos. Mas a verdade é esta : é que nem deveriamos ter là posto os pés! Jà que para là caimos, o melhor é ganhà-la e estivemos em dois anos seguidos perto de fazê-lo. No ano passado quando fomos claramente melhores do que o Chelsea. Este ano quando eramos claramente uma melhor equipa mas que não conseguimos demonstrà-lo. Mas a verdade é que o lugar do Benfica é na principal competição de clubes e não numa Liga Europa que perdeu muito da sua aura quando deixou de ser Taça UEFA. Para a proxima época tão importante como ganhar o campeonato é passar a fase de grupos da Champions. A afirmação internacional do Benfica passa pela Liga dos Campeões e não por boas campanhas (por muito boas que sejam) na Liga Europa.

A acrescentar, os excessos de Jesus. Jesus não compreende, e a estrutura do Benfica não o ajuda a compreender, que um grande clube como o Benfica não são apenas vitorias : é igualmente uma dignidade que em certos momentos Jesus não teve. A cena de Guimarães pode ser muito "romântica" para alguns mas bater num policia é algo que apenas num pais onde a justiça não é cega passa impune. Se eu ou vocês fizessemos aquilo seriamos, justamente!, punidos. A adicionar a essa, temos igualmente a atitude mesquinha de Londres que Tim Sherwood muito bem definiu ao dizer que Jesus não tem a grandeza do clube que representa. O que sai da boca de Tim Sherwood deve ser relativizado tendo em conta o proprio historial que ele tem. Mas não podia estar mais de acordo com ele. A mesquinhez e pequenez de espirito que Jorge Jesus manifestou não dignificam em nada o grande clube que representa.

Jogadores


Não vou fazer uma analise profunda, apenas dar uma ou duas palavrinhas sobre aqueles que mais influência tiveram. Vocês completam nos comentàrios se acharem que estou a ser injusto :

Oblak : Não se trata de uma revelação visto que jà conheciamos o seu valor. Trata-se de uma confirmação, a confirmação de um grande guarda-redes que todos esperamos que seja para ficar muitos anos (mas duvido).

Luisão/Garay : o inicio de época foi bastante dificil, com muitos erros (não nos esqueçamos que, pré-época incluida, o Benfica esteve mais de 20 jogos seguidos sempre a sofrer golos!). Contudo, de dupla instavel no inicio da época, Luisão e Garay transformaram-se numa das melhores duplas de centrais na Europa com o decorrer dos meses. Menção especial a Luisão com, talvez, a sua melhor época de sempre.

Siqueira/Maxi : depois da mà época 2012-2013, Maxi voltou a ser aquele lateral de que todos gostamos. Jà Siqueira, apesar das duvidas iniciais, afirmou-se ao ponto de muitos pensarem que seria bom adquiri-lo em definitivo. De negativo, as suas expulsões que resultaram da sua "burrice".

Matic/Fejsa/Enzo/Amorim : é sempre com muita pena que vemos sair um jogador como Matic e os piores cenàrios são sempre apresentados quando tal acontece. Mas a verdade é que, com a mudança de sistema, Jesus conseguiu dar segurança a um meio-campo que pensàvamos que iria ficar orfão. Fejsa e Amorim foram essenciais nesse papel e Enzo... bem, eu apenas tenho a dizer que é o coração deste Benfica tal como Coluna foi o coração do Benfica dos anos 60. O nosso capitão sem ainda sê-lo.

Gaitan/Markovic/Salvio/Sulemanji : Gaitan encontrou, finalmente!!, a regularidade nas suas exibições. Jà não temos que esperar pelos jogos da Liga dos Campeões para ver toda a sua classe. Markovic evoluiu bastante com o apoio no processo defensivo, Salvio teve uma grave lesão que infelizmente impediu-o de dar um contributo importante à equipa e quando voltou não encontrou verdadeiramente o seu ritmo. Sulemanji, entre os sérvios, foi aquele que pareceu ter mais dificuldades em afirmar-se numa posição com forte concorrência.

Rodrigo/Lima/Cardozo : o Rodrigo voltou ao que era antes da grave lesão sofrida em São Petersburgo, o Lima marcou menos mas foi essencial na pressão alta que o Benfica sempre realizou. Jà o Cardozo, é um caso especial. Passou pelo ano mais dificil desde que se encontra no Benfica devido a um problema nas costas que, quem o tem, pode compreender perfeitamente a dificuldade em ter a confiança necessària para dar o que se tem para dar. Apesar disso, a Taça de Portugal "é" dele, sabe o que é o Benfica na sua relação amor/odio (afinal a paixão é isso) e não deixa de me entristecer que nunca, NUNCA, tenha ouvido o apoio dos adeptos no Estadio a Cardozo quando este entrava, em especial dos NoName. Nos momentos em que Cardozo mais precisava de apoio nunca os ouvi cantar a sua musica e o quanto ele precisava dela!!

P. Lopes/Artur/A.Almeida/Jardel/A. Gomes/Djuricic/Cavaleiro : Paulo Lopes, pelo benfiquismo, merece sempre ser referenciado. Artur viu-se ultrapassado por um puto melhor que ele. A. Almeida como Jardel mostrou sempre trabalho e entrega. A. Gomes foi aquele jogo com o porto na Luz mas também foi o jogo com a Juventus... Djuricic não entra no esquema do Jesus e Cavaleiro é mais um miudo com qualidade mas que ainda não se sabe se serà um Nani (o bom Nani), um Varela ou um Djalo.

Adeptos


Continuo desiludido com os adeptos do Benfica. Para mim é incompreensivel que a média de assistência na Luz seja pouco mais de 40.000 pessoas. Entram aqui vàrios factores. As dificuldades economicas, os preços dos bilhetes, etc. O facto de a BenficaTV trasmitir os jogos deu a liberdade ao Benfica de decidir a hora dos encontros e a decisão de privilegiar os jogos à tarde foi claramente um ponto positivo. Contudo, as assistências são algo a rever. Um Estadio da Luz cheio é quase a certeza de, antes mesmo de o jogo começar, jà estarmos a ganhar por 1-0 e quantos benfiquistas existem, espalhados por Portugal e pelo estrangeiro, que não têm possibilidade de ir à Catedral e ficam desiludidos quando abrem o streaming e vêem o Estadio vazio a metade! Parte o coração...

Ponto positivo : penso que todos os benfiquistas viveram esta época com os pés no chão. Raros foram aqueles a repetirem os erros do passado e a festejarem quando nada havia para festejar. Existe quem queira passar a ideia que tal aconteceu depois da meia-final de Turim, mas, meus caros!!, festejar uma ida a uma final europeia é do mais normal que existe. Todos o fizeram e todos o fazem!

... aquela invasão do terreno depois do golo do André Gomes na meia-final da Taça foi um momento unico. O abraço entre o Enzo e o adepto (não encontrei a foto mesmo se se trata do maluco ali em cima) mostrou bem a unidade que houve a partir de certa altura (a partir de Janeiro) entre os adeptos e a equipa.

Jogos a reter

Foram muitos os jogos "youtube" nesta época. Eu sublinho (sem ordem de preferência) : Benfica 2-1 Gil Vicente, Benfica 2-0 porto, Benfica 2-0 Sporting, Benfica 3-1 porto, porto 0-0 Benfica, Benfica 4-3 Sporting, Tottenham 1-3 Benfica, Benfica 2-1 Juventus, Juventus 0-0 Benfica. Estou a esquecer-me de algum?

Este resumo da época não poderia acabar sem 3 gritos :

TU ES O NOSSO REI, EUSEBIO!!!
TU ES O NOSSO CAPITÃO, COLUNA!!!
VIVA, VIVA O BENFICA!!!!

30 reações à convocatória de Paulo Bento (em GIF)

1. do Patrício à chamada de Patrício

2. do Eduardo à chamada de Eduardo

3. dos sportinguistas à chamada de William Carvalho

4. dos benfiquistas à chamada de André Almeida e Ruben Amorim

5. dos Daft Punk à chamada de André Almeida e Ruben Amorim

6. do Pinto da Costa à chamada de André Almeida e Ruben Amorim

7. do Ricardo Carvalho à chamada de Bruno Alves

8. dos que dizem mal do Pepe todo o ano à chamada de Pepe

9. de todos os jogadores das outras equipas à chamada de Pepe

10. do Ozil à chamada de Pepe

11. do Ricardo Carvalho à chamada de Pepe

12. do Pepe à chamada de Pepe

13. minha à do Rafa

14. de Rafa à chamada de Rafa
 

15. minha à chamada de Nani

16. do Michael Jordan à chamada de Nani


 17. do Shaq à chamada de Nani

18. do Ozil à chamada de Nani

19. dos outros 22 jogadores à chamada de Nani

20. de uma velhinha inglesa que não percebe nada de futebol à chamada de Nani

21. do Nani à chamada de Nani

 22. do Vieirinha à chamada de Vieirinha


23. do Fernando Gomes à chamada de Vieirinha

24. de um casamento cigano à chamada de Vieirinha

25. do filho do meu vizinho à chamada de Vieirinha


26. do Pinto da Costa à chamada de Vieirinha

27. do Paulo Bento à chamada de Vieirinha

28. do Ozil à chamada de Vieirinha

29. dos lagartos e tripeiros à não chamada de André Gomes e Cavaleiro


30. de Adrien e Cédric à chamada de todos