1/6 de Coisas Sérias

O facto de passar os dias a escrever de forma responsável, tem-me tirado a vontade de abordar assuntos por cá como fazia anteriormente, dando a minha opinião sobre os assuntos vários que preenchem a atualidade.

foto random do Pepe só porque sim
Confesso até, e embora esteja satisfeito com algumas novidades apresentadas neste blog, nomeadamente as listas em GIF que nos levaram a ter o artigo estrangeiro mais visto do dia na internet polaca (só os polacos meteram aqui tanta gente num dia como habitualmente metemos portugueses num mês.. ah, e se alguém souber polaco, que nos diga o que é que tanto comentaram), que ando um pouco desapontado comigo próprio por ter enveredado (um pouco de forma intencional, mas não tanto) por um caminho mais fácil, em que brincar (gozar?) se torna mais apelativo, tanto para mim (menos trabalho) como para quem lê (seus gozões do caralho). 

Daí, pretendo repor um pouco de equilíbrio nos meus actos, porque no meu pensamento esse equilibro (pelo qual alguns de vós, os poucos fieis de início, me conhecem) permanece intocável.

O primeiro assunto será, e apenas porque é o que mais me incomoda, o Sporting.

Começo por dar os parabéns aos adeptos leoninos por terem acreditado no novo presidente, e por estarem a ajudar muito a equipa, seja com iniciativas de diversa ordem (uma das quais copiada aqui do tasco, e que os senhores da tasca do cherba levaram muito a mal que eu tenha referenciado isso, quando eu até aproveitei para elogiar a direção deles por terem colocado o vídeo no estádio, enquanto a nossa simplesmente cagou no assunto), seja com o crescer de algo que tinha pouca força (e continua a ter em Porto e Benfica), uma espécie de 'clubismo activo', onde uma espécie de cidadania está presente.

Bruno de Carvalho está a fazer um trabalho fantástico, dentro das suas possibilidades, e relembro-vos a todos que este é um homem que caiu ali do nada, que não tem passado no dirigismo desportivo, ao contrário de muitos outros (gajos como o Couceiro, para mim, valem ZERO). 

Claro que há exagero na hora de analisar lances, apenas porque em caso de dúvida, mete-se como prejudicial (falo, por exemplo, de golos na linha, ou foras de jogo milimétricos), mas isso é o que todos nós fazemos, e poucos são os que primam pela análise cuidada de lances do seu clube, à excepção de quando claramente prejudicados, e os que o fazem (vide Júlio Machado Vaz), simplesmente não conseguem manter-se num lugar onde consigam chegar às massas do seu clube. 

Isso tudo irrita-me, e sigo o mesmo discurso dos que acusam o presidente Sportinguista de exagerar na fanfarronice, e por favor, não me falem de Vieira, porque eu sei que é tradicionalmente bem visto aceitar os nossos erros/problemas comparando com os outros clubes que farão o mesmo, mas isso é errado, e todos sabem que o é.

Mas, Bruno de Carvalho está a ajudar o futebol português à sua maneira, que seria a maneira que eu teria, ou que tu, ou ele, ou o caralho, qualquer um de nós, mero adepto, teria também. Claro que a BenficaTV está a ter um impacto fenomenal, de forma inteligente e alinhada, e aos poucos (que não são assim tão pouco) vai derrotando parte do sistema que existia, mas isso é outro assunto, para outra altura, e não será muito bom de ler.

De qualquer forma, volto a reforçar que estou muito agradado com os sportinguistas pelo que estão a fazer pelo seu clube, não como benfiquista (porque nós também o fazemos), mas como adepto do futebol, e como alguém que tem vindo escandalosamente a perceber o que realmente é o sistema, que está, muito, mas muito, para além de pertencer ao FC Porto ou a Pinto da Costa.

E com isto, termino a minha primeira sexta parte de seriedade, tentando assim fugir um pouco ao que temos vindo a fazer com o nosso amigo Cota do Bigode (atenção, não sou o Cota do Bigode, não pensem isso porque é uma injustiça para ele, que não pode dar a cara) ou com as capas do Record, que são, e repito, apenas brincadeira mais direccionada para outras redes sociais que não o blog, que, como é óbvio, deveria estar a conhecer apenas texto sério e credível, de interesse para arquivo, como todos os blogs deveriam ser. Na minha opinião, claro.

Mas o grande problema destas brincadeiras e bocas 'de facebook', é que do outro lado (e refiro-me ao lado verde), estão adeptos como nós, que viveram anos de tormenta e gozo, e que agora, ao erguerem-se, vêm-se continuamente gozados pelos benfiquistas (nos quais me incluo, claro), ganhando-nos assim um desprazer natural, que os faça também não ser muito coerentes na hora de ver quem é amigo e quem não é. Vá, e não falo das queixas de arbitragem, ponham-se um bocadinho no lugar deles, e para isso basta pensar um pouco no James a cantar "filhos da puta slb", ou nos superdragões a cantarem isso em todos os jogos. O que é de mais, pode não ser erro, mas farta.

Amanhã (ou logo, dependendo da vontade de escrever) falo do Benfica, de Vieira, Jesus e Artur.

PS: Se for possível, deixem algum feedback sério em relação a este layout do blog, agradecia, mas também compreendo que não comentem, com este layout, isso ficou menos apelativo.

19 comentários:

Luis Marques disse...

Grande Vitto!
Em relação ao layout: há coisas a melhorar. Na página inicial deveria dar para ver se há comentários ou não a um artigo (a malta às vezes quer ir logo para onde por haver novelas nos comentários).
Para mim os posts relacionados deviam de estar do lado direito e não em baixo. Se continuarem em baixo, que estejam só depois dos comentários.
Também acho que era interesse que por pré-definição os comentários em baixo fossem os do blog e não os do facebook e que fosse possível escrever logo um comentário em vez de ter que abrir um pop-up antes.

Luis Marques disse...

PS: No mobile (onde vejo o site 75% das vezes) não mudava nada.

Unknown disse...

Infelizmente, a grande maioria dos sportinguistas que andam por aí nas redes sociais só vêem benfica.

O BdC se não se põe a pau e só fala do porto sem atingir a cota de dizer mal do benfica é corrido de lá.

Ter um presidente do sporting que dispare para os dois lados em vez de ser só contra o benfica, ajuda, mas a BTV é sem dúvida a grande lança contra o sistema.

Giro, giro era os contratos com a olivedesportos serem dados como nulos e a BTV adquirir os direitos do sporting.

Vitto Vendetta disse...

Isso seria impossível devido à questão da imparcialidade da BenficaTV. Houve melhorias, especialmente com o Hélder Conduto, Valdemar Duarte, entre outros relatadores, mas continua a haver um problema com os comentadores, que, por vezes, não conseguem esconder o que lhes vai na alma, e isso tornaria impossível para qualquer adepto não-benfiquista de querer ver o seu clube na BenficaTV.

Unknown disse...

Isso dos comentadores era o mais fácil.

Até porque os comentadores que referiste e os outros que por aí andam não são neutrais.

Acho é difícil have mercado para uma BTV, uma STV e outra para os restantes.

Mas são conversas para um futuro, esperemos a curto prazo.

Vitto Vendetta disse...

Concordo, mas olha que não é assim tão fácil.

Os comentadores podiam mudar de postura, nem era preciso contratar ninguém, só que as poucas vezes que os nossos rivais viram a benficatv este ano (contra porto e sporting), os comentários foram bastante tendenciosos, daí não ser fácil (eu arrisco: é impossível) convencer os rivais de que a BenficaTV consegue fazer um trabalho imparcial (eu arrisco: consegue)

David Duarte disse...

E vocês estão a esquecer-se de uma coisa : é a Benfica TV.

Imaginem là o seguinte : a existência de uma Porto TV, com os comentadores mais imparciais do mundo... vocês assinariam o canal dando assim directamente dinheiro ao porto? Se calhar, uma minoria sim, mas nunca a maioria dos benfiquistas.

Unknown disse...

Estás a falar da SporTV Duarte?:)

A bug's life disse...

Eh pah, eu como Benfiquista quero ver relatos parciais e facciosos. Não quero ouvir a falar mal do Benfica. Senão, what's the point?

formatted error free disse...

"este layout não está bom nem está mau, está uma merda" um pastor

Liga dos Mancos disse...

Muito bom post!
Há que saber reconhecer uma boa crónica quando se a lê!
Nem que seja de alguém do clube rival.
Saudações desportivas (e sportinguistas, já agora)

The Mask disse...

O vosso layout no computador do meu trabalho aqui em Angola não me permite aceder aos textos. Este computador não tem Java e olha assim só consigo ler em casa ou no mobile.

CM disse...

Concordo com o que o Luís disse...
Este template no tablet demora a abrir e era muito melhor quando valorizavam mais os comments no site... baixaram imenso e com razão... é mto chato ter de abrir spr em pop-up...

Benfiquista Tripeiro disse...

O layout piorou o prazer de leitura do blog, porque dificultou o acesso rápido. Ter de clicar em todos os tópicos para ver o que dizem ou se têm comentários é, no mínimo, fastidioso. O aspecto anterior era muito melhor.

Quanto ao cota do bigode, seja lá ele quem for (pensava que eras tu), que continue porque é de partir a rir.

As capas idem, são do melhor.

Quando ao resto, aos gifs e essas cenas, são engraçados, mas o blog perde um bocado da sua finnesse. Está mais de consumo rápido, ver e andar, quando devia ser ler e comentar. Está muito facebookiano e como eu não gosto nem tenho facebook isto também não me agrada muito. Ou seja, está mais básico, muito melhor para alguns, mas para mim piorou. Tu escreves bem e os teus textos fazem muita falta.

Benfiquista Tripeiro disse...

*finesse.

Unknown disse...

Olha, a única coisa que não gosto é do facto do Blogroll estar ao fundo da página. Passei de 20 visitantes diários para apenas 5. :P

Puxa mas é isso cá para cima que o resto está impecável. :)

Agora sobre a nova linha do blogue, confesso que estava com saudades dos teus textos mais elaborados. Isto dos Gifs e videos é bonito mas farta se não meter umas palavras pelo meio.

Grande abraço Vitto.

POC disse...

Estando aqui desde o primeiro dia, só digo que irei ler-te sempre, até debaixo de água.

francisco bexiga disse...

Bom texto Vitto.

Como a minha companheira é do Sport..., bom desse clube, eu limito as minhas gozações aos lagartos.

Até tento não influenciar (muito) a filha de 3 anos.

Quanto do BdeC, estás certo. Para já é a melhor coisa que aconteceu ao Benfica, e ao Futebol português. Mas, cada vez que falo com um Sport..., aaaaah, com um pepino, eles só veem o Benfica. Nomeadamente o pai da minha companheira, a quem lhe digo que enquanto se preocuparem mais com o Benfica do que com o próprio clube, serão sempre pequeninos pepinos.

Quanto ao layout está bom, mas como abro sempre em PC, não sei como fica nos telemoveis.

Abraço.

LGS disse...

Subscrevo inteiramente o comentário do Benfiquista Tripeiro, sem tirar nem pôr.


Acabo por passar muito menos tempo e visito o blog menos vezes agora que os textos são menos frequentes e não estão imediatamente disponíveis.


Os gifs são engraçados e os memes idem, mas acabam por não ser tanto um motivo de participação no comentários (que sempre foram um espaço que muito valorizou o Cabelo) do que os textos.


Abraço!