Nem sei que título dar a este post

Foi a minha avó que me deu a notícia, quando acordei, e por ser um dia de intenso trabalho para mim, ainda não tinha tido oportunidade de ver tudo o que tem circundado a passagem do nosso rei para o 4º anel. Depois de um dia de futebol do nacional de seniores, onde, inexplicavelmente, não houve minuto de silêncio, só agora à noite tomei verdadeira noção do tremendo aparato que a passagem do nosso rei para o 4º anel provocou em todo o mundo.

Esta passagem une a minha geração numa coisa: todos nos apercebemos que os nossos pais eram doidos por dEusébio, e que dEusébio marcou a geração dos nossos pais com um orgulho lusitano não visto desde há muitos séculos. Eles, que agora andam pela casa dos 60, sendo que a maioria é benfiquista por causa de dEusébio, também nos passaram esse benfiquismo, e veem agora uma parte dessa magia a perecer fisicamente, causando uma emoção redobrada, que nós ainda (os que andam à volta dos 30) não conseguimos ainda perceber. A nós, nesta altura, a lembrança do entusiasmo com que nossos pais falavam de dEusébio serve-nos também para nos lembrarmos deles, com muita ternura, aos que os ainda temos, e aos que já os perderam para um lugar qualquer que desconheço, como o caso do meu bom amigo Horácio, que viu ontem o seu pai a enterrar. Um abraço para todos os que já perderam seus pais.

Gostaria ainda de destacar dois comentários que vi na televisão, e que me tocaram.

O primeiro é de Pinto da Costa. Confesso que não esperava, e eu até costumo estar à espera de tudo, mas o presidente portista deu um grande exemplo de fair play que, a meu ver, poderá fazer toda a diferença quando for ele a partir deste mundo (pelo menos comigo funcionou).

Vi também Coluna, génio esquecido nos recantos de Moçambique, que homenageou o 'afilhado', mas não deixou de relembrar que a comunicação social praticamente só endeusou dEusébio, quando outros também mereceriam igual tratamento, e Coluna era um deles. Nota-se alguma mágoa (genuína) do velho capitão, não em relação a dEusébio, como é óbvio, mas sim contra os benfiquistas, contra as suas direções, e contra Portugal.
i
De resto não consigo escrever mais nada, só deixar esta foto do Sena Goulão, e abraçar o meu pai quando ele chegar a casa.

14 comentários:

LDP disse...

...é desta que o Bela Guttmann vai ouvir das boas.

Luciano Silva disse...

Realço o FairPlay dos adversários, também não estava à espera, ainda para mais quando os NN, aquando da morte de Jesus Correia, fizeram uma música a gozar com o fim da orquestra.

RB disse...

Boa postadela patrão.

@LDP Podes ter a certeza absoluta!

Ricardo disse...

O Pantera merecia ir Campeão, aquele mês de Maio rebentou com o coração de nós todos, não só o dele. Espero que JJ e o plantel o dignifiquem no Domingo!

rui disse...

È triste porque á gente que tem 10 ou 15 minutos de fama,outros tem um pouco mais mas poucos marcaram gerações desta forma,o pinto da costa goste-se ou não é outro, é dificil imaginar a vida,sem estas personagens.

Bustes disse...

Acho que nenhum de nós, tirando aqueles que moram perto e puderam ir prestar a última homenagem ao Rei ( que não é o meu caso que habito a 300 km de distância) ainda caiu em si...amanhã vai ser um novo acordar...e bastante mais triste.:(

Ricardo, pela vergonha que temos assistido nos últimos anos contra o clube de campanhâ, infelizmente, o merdas que é nosso treinador não vai saber honrar nem o Pantera nem o Clube...mais uma vez...:(

jzz disse...

Porra, que até a morte do pantera serve para insultar o treinador. Vá lá que ganhámos ao gil, senão ainda o mandavam prender por homicídio.

Lamento vitto, mas não vão ser as falinhas mansas do corrupto mor que me vão fazer deixar de abrir a garrafa de moet & chandom que já está a apodrecer no meu frigorífico.

Lá estarei para presenciar a tua última volta de honra ao estádio que é teu, grande Eusébio aka inzébio aka oizébiu aka iuzébio.

lawrence disse...

É isso (quase) tudo Vitto!

Sou um dos felizardos que viram o Rei jogar!

E concordo aqui com o "jzz" porque não são lágrimas de corrupto que me fazem amolecer.

Quase que fica mal, num post sobre o Rei, falar em tal personagem!



benfica1 disse...

Tudo o que saia da boca desse criminoso PC é fétido e escabroso. Num post sobre o King qq referencia a esse ser desprezível é de muito mau gosto, mesmo pelo motivo claro que vc demonstrou.

Um é um criminoso o outro é um Rei na Terra e no Céu. Onde está D'Eusébio ao lado de Deus n chegará esse pc, por muito que ainda vá mentir espernear , tentar influenciar, mas o seu destino sobre as brasas de Lucifer não escapará. Justiça divina.

Long Live the King D'Eusébio.

Saudações Gloriosas

DeVante disse...

Estou com este último comentário. Aliás, é curioso que PC se refira a Eusébio como exemplo de fair play, coisa que o peidoso não é.

Se ele disse isso para preparar o terreno pior ainda. Demonstra cinismo e hipocrisia.
Estas duas personagens não se comparam. Eusébio é conhecido por ter ajudado o Benfica dentro de campo. Pinto da Costa é conhecido por ter ajudado o Porto fora de campo...nos calores da noite dessa vida!

Escrivão disse...

A morte de Eusébio é uma perda para a família, em primeiro lugar.

No que ao universo benfiquista diz respeito, ele é uma perda irreparável, pois com ele morre muito do que é / foi o Benfica. Qd ele podia e se deslocava acompanhado a equipa de futebol, ele era o Benfica e o Benfica era lembrado. Com a sua morte, apaga-se essa lanterna que iluminava o nome Benfica.

Aproveito tb este momento para recordar que, sendo Eusébio o símbolo maior do que fez o SLB aquilo que (ainda) hoje é, outras grandes figuras já partiram dessa geração: Águas, Germano, Torres, Costa Pereira... E há outra que convinha resgatar urgentemente, enquanto há tempo, do exílio e do semi-esquecimento em que se encontra: Mário Coluna.

A Terra ficou mais pobre, o céu ficou a ganhar com esta partida.

Cabelo do Aimar... E porque não O Ceptro do Eusébio?

«Requiescat in pace, rex!»

Hugo disse...

Sao comentadores como estes ultimos que andam pela Net a pedirem para deixarem os clubismos de parte nesta altura . Hipocritas que nem respeitam a memoria do Eusebio

DeVante disse...

Eusébio com a camisola do Sporting...da Praia, Cabo Verde.

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=10200643780730599&set=a.1591913811406.68725.1642735783&type=1

Alberto disse...

O Cardozo é o maior!