Pastelões de Benfica vs Pasteis de Belém

Por questões ocupacionais e doençais só faço a análise ao Benfica-belenenses hoje.

O que se passou no fim de tarde de sábado foi tão mau que nem sei por onde começar.
Talvez comece pela parte que diz respeito ao que se passou dentro das 4 linhas, que é a que gosto mais e na qual tenho ainda tenho um bocadinho de fé.

Jogo muito pobrezinho, rapaziada. Assim não!
Não sei se foi cabeça na championzlig, se acharam que com um golo aos 17' estava no papo ou se foram outras razões que nem quero pensar.
Já depois do jogo em Guimarães tinha achado que tínhamos que jogar um bocadinhozão mais à bola se queríamos ganhar a outras equipas fortes da liga. Porque as arbitragens perderam a vergonha e não íamos ter sempre um ressalto feliz.
Por acaso até estava a pensar mais na próxima jornada na Amoreira contra o Estoril. Não imaginava que íamos merdar logo na jornada seguinte em casa contra uma equipa que só está à frente da equipa do Ministro "ai-ai-ai-que-é-tão-gentleman-mas-quando-estava-num-certo-clube-até-coçava-os-tomates-virado-pró-público-adversário-a-festejar-um-golo" Costinha.
Não é aceitável uma exibição tão frouxa em casa contra o penúltimo classificado, depois de uma recuperação pontual na jornada anterior e sabendo que um dos adversários já tinha vencido na véspera da maneira habitual. O que vai nessas cabeças, meus bravos?

Tacuara a voltar a ganhar-lhe o gostinho. Pena ter tido ao seu lado um Lima em dia não, substituído por Rodrigo "caguei pra este jogo" Moreno.
Fejsa, depois de muito elogiado por mim deixou-se comer no 1º golo. Para o jogo em Paris tenho a dizer o seguinte: Fejsa, és uma besta! És um Bynia oxigenado que foi à Isabel Queirós do Vale alisar a carapinha!
E a culpa não é só do Fejsa! Onde é que andava o resto da defesa, pá?
Quando a malta se queixava da falta de golos nos cantos, era de golos na outra baliza! Vejam lá isso, se faz favor.
Na opinião de gajo que não percebe de bola, parece-me que estamos a passar do 8 para o 80. Fejsa e Matic contra uma equipa como este Belenenses parece-me um bocadinho de cuidados a mais. Dantes só atacávamos, agora engonhamos?
Mister Jojoca, é para estabilizar no 44, tá bom?

Pensem um bocadinho nisto: Deixaram aquela alimária do bitó ser bi-campeão. Querem mesmo perder um campeonato para o paulo fonseca também? A jogar ainda pior que o bitó?

Sobre a arbitragem deste jogo e a que ocorreu no bordel do dragoum na 6ª feira não teço comentários porque o Benfica não comenta arbitragens.

Ah, espera! Afinal agora já comenta, o que me leva à 2ª parte deste texto, a análise ao Benfica-belenenses fora das 4 linhas.
Se há coisa que odeio é que tentem fazer de mim burro (mais do que aquilo que já sou). E no pós-jogo, o presidente Vieira tentou fazer de mim e dos outros Benfiquistas uns completos asnos.
Portanto, ainda esta época o Benfica não comentava arbitragens e apoiamos o Fernando "manda subir as 3 deusas que eu passo a fatura" Gomes de forma inequívoca. E agora, que já nos tramaram com "f" é que as arbitragens são uma vergonha e as faixas podem já estar encomendadas.

Fiz um exercício de memória, fiz rewind nas minhas memórias a tentar lembrar-me num passado recente quando é que Vieira se atirou ferozmente às arbitragens. Corrijam-me se estou errado, mas a última vez foi após o Proencinha ter sido campeão na Luz em Março de 2012 e a vez antes dessa tinha sido lá para Outubro de 2010, a dizer que não se assinalavam penaltis a nosso favor nem contra o fcp, numa altura em que à 4ª jornada estávamos arredados do título.
Portanto, Vieira é como um capitão de fragata que só ordena manobras de evasão quando o navio já foi torpedeado. Vieira é o Internet Explorer dos dirigentes desportivos. Vieira é o som de um trovão que caiu muito longe. Vieira é...pronto, já perceberam a ideia.

Se estou a ser injusto (acontece muito) e os timings de silêncio/falar obedecem a uma estratégia pensada, então devo dizer que não percebo a estratégia e acho que não resulta. Um tri-campeão bem colocado para o tetra está aí a para o provar...

Vieira, de certo modo, lembra-me o Saddam Hussein nos anos 80 e início dos 90.

- "Ena pá, estes franceses são uns tipos impec! Até me vendem reatores nucleares! E os ianques? Que gajo porreiro que cá mandaram para celebrar a cooperação entre os nossos dois países...aquele Rumsfeld...um tipo 5 estrelas!"

- "Bem, acho que vou invadir um dos principais produtores de petróleo e pôr os mercados ocidentais em alvoroço. Eles são uns fixes, curtem-me largo, não se vão chatear comigo! O quê?? Aviões americanos e tanques franceses a rebentarem o meu exército?! Não pode...devem-se ter enganado na porta. O Irão é aqui ao lado, confundiram de certeza! Irão...iraque, foneticamente é parecido..."


Em 2003, 20 anos depois desta foto, Saddam é derrubado do poder por uma coligação encabeçada pelos EUA, cujo ministro da defesa à época era um tal de Donald Rumsfeld...

Desculpem lá a comparação imbecil, mas juro que não entendo como é que algum Benfiquista no seu perfeito juízo olha para uma candidatura à Liga por parte de um dirigente portista, estreitamente ligado ao apito dourado, que teoricamente saiu a mal do porto mas sem cumprir os critérios habituais - ser ameaçado e/ou espancado e/ou vilipendiado e descredibilizado por tudo o que é cão de fila portista nos média - e pensa: "Vou apoiar este tipo!"
Ainda para mais no seguimento de uma época em que o Benfica tinha acabado de ser campeão com brio.
E logo a seguir: "Ai este gajo a primeira coisa que faz quando chega à Liga é demitir quem se atreveu a castigar o fcp? Bem, vou apoiá-lo para a FPF."

Das duas uma: Ou temos um presidente que não percebe nada do nosso futebol ou temos um presidente conivente porque tem telhados de vidro. Outros cenários são benvindos, mas eu para já só vejo estes dois. O primeiro é muito grave, o segundo é gravíssimó-grávido.

Pago 100€ por ano há já 8 anos e até hoje o único benefício que tive foram descontos de 5/10€ nos 5 jogos que já fui ver à Luz. Não sou sócio para ter benefícios, sou sócio pelo Benfica. Se é para me enganarem, ao menos enganem-me com jeitinho e de forma sofisticada, não me tentem chamar burro à descarada.

Não, não acho que bastava Vieira retirar o apoio ao Nando Faturas e isto ficava logo tudo bem. Nem acho que tinha bastado isso em 2010. Mas uma coisa é tentar andar para a frente, outra é dar passos largos e contínuos para trás.
Tinha mais para dizer sobre isto mas não me apetece porque 4ª há xampiones e é para varrer aqueles franciúses.

A hora agora é de:
FORÇA BENFICA!!

P.S. - Conquistamos um título este fim de semana! Parabéns vólei!

P.P.S - João Sousa e Rui Costa, obrigado!

2 comentários:

hertz disse...

"Vieira é o Internet Explorer dos dirigentes desportivos." E com muitos bugs.

pitons na boca disse...

Tenho saudades do blog Cabelo do Aimar. Alguém sabe o que lhe aconteceu? Há uns meses que anda desaparecido... :P