Benfica e benfiquismo.



"Exmo Sr Vice Presidente da Mesa da Assembleia Geral, Exmo Sr Presidente do Conselho Fiscal, Sr Presidente da Direcção, Restantes orgãos sociais, e sobretudo, caros consócios.

Boa noite a todos.

Antes demais, uma pequena anotação para a direcção. Sei que hoje é uma reunião magna do clube. No entanto, o nosso dever ainda é ganhar, assim sendo, penso que o Vice Presidente Domingos Lima, o qual tem feito um bom trabalho, deveria estar em vila do conde, com a equipa de voleibol, e não aqui, pois há um título para ganhar, e o Benfica tornou-se enorme por isso mesmo, ganhar. Mas adiante.

Estamos aqui para debater e votar o R&C da época passada, e desde já digo que vou votar contra. E passo a fundamentar.

Antes de mais vou votar contra por não acreditar que o trabalho desta direcção nos leve a um futuro glorioso. O seu passado fala por si e não acredito que as coisas mudem do dia para a noite.
Mas seguem se algumas anotações face ao que li no documento...

Para começar, na nota introdutória do Presidente, fala-se da formação do futebol, com orgullho porque ganham. Senhor presidente, a função da formação é fornecer o plantel principal, algo que, de todo, não existe, e nunca existirá enquanto continuarmos a contratar por atacado. Recordo que foi o presidente que em tempos disse que "Acabou o descarregamento de jogadores", mas foi com o presidente que chegámos aos 100 jogadores com contrato.
O mesmo presidente que disse em entrevista à Benfica TV, no dia 23 de Agosto de 2013, ha pouco mais de um mês,, e passo a citar “A estratégia é termos cada vez mais jogadores portugueses no plantel”. Já anteontem em entrevista à CM TV disse, e volto a citar, “Benfica não será equipa de portugueses no futuro”. Decida-se presidente. Decida-se!

Afinal de contas, trata-se do mesmo presidente que em campanha eleitoral disse que iam baixar o preço dos bilhetes e das quotas. Pois bem, continuamos à espera. E não tenham a ousadia de se refugiar no aumento do IVA, como fez numa das entrevistas supra-citadas: afinal de contas o Benfica foi o primeiro clube a, orgulhosamente, e bem, vir a público dizer que ia assumir o aumento do IVA em defesa dos seus adeptos, para manter as assistências. E como mais uma vez não cumpriu, as consequências estão à vista: a quotização baixou.
O que não baixou foi o passivo que aumentou 20 M€ em apenas dois anos, enquanto o activo decresceu 2 M€. Os capitais próprios também são cada vez mais negativos, e cenário é cada vez mais assustador. Realce negativo também para os valores recebidos por patrocínios e publicidade que também baixaram.
Mas felizmente nem tudo é mau! Os resultados operacionais foram menos maus do que o ano passado e os gastos com pessoal diminuíram. E por aqui e que devia ser o caminho!
Também pela positiva, a Benfica TV foi um golpe de génio, resta saber explorá-la e não dar tempo de antena a quem acha que Júlio Cosme Damião foi presidente do clube.

Quanto ao marketing e às nossas empresas: no marketing, as réplicas de camisolas históricas, foram uma excelente, mas tardia ideia. Quanto ás camisolas oficiais, por favor, mas o que a Adidas fez este ano foi gozar com o Benfica. E com o Benfica não se devia brincar. Voltámos aos equipamentos insultuosos para com a história do clube, e para perceber porque são insultuosos basta ler os estatutos do clube, quanto às empresas, há muito que quero falar de uma: a Benfica Viagens. Ponham-se na posição dos adeptos. Somos, e sempre fomos, o clube do povo. Os preços praticados pela Benfica Viagens são absolutamente vergonhosos para a realidade portuguesa, para adeptos que queiram acompanhar o clube ao estrangeiro. Falam ínúmeras vezes da crise económica neste R&C, mas onde efectivamente podem fazer a diferença, não a fazem.

Para terminar, não acredito que consigam colocar o Benfica no rumo certo. Porque alem de um passado que fala por si, nos últimos anos em vez de lutar, preferem chorar, apoiar quem não devem, falar quando estão em altas e esconder-se quando estão em baixa. E o Benfica não é assim, e não cresceu assim. Lembram-se de 1991 ? Estádio das antas, equipa a decidir lá o campeonato e a ter de se equipar no corredor face à creolina colocada no balneário. O que fez o Benfica em 1991 ? Lutou! Ganhou! Foi Campeão. O que faz o Benfica dos dias de hoje ? Contrata o homem que pos a creolina no balneário para ser seu prestador de serviços...

Assim sendo, como querem que acreditemos em vocês ? É impossíve! Porque nós vemos o Benfica não como um clube, mas como O clube. O nosso clube. Os senhores vêm o Benfica como uma empresa, tomando-nos como clientes.

Aos meus consócios, até amanhã, nas bancadas do Estádio que já foi nosso e agora é da SAD.

VIVA O BENFICA!"

Intervenção de "Joga Bonito" na ultima Assembleia.
Texto retirado do Eterno Benfica.

7 comentários:

Carlos Alberto disse...

Afinal tenho de pedir desculpa à direcção.

Fiz um post a criticá-los e afinal estava errado, deixaram os sócios falar.

Mea culpa

David Duarte disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
David Duarte disse...

Carlos Alberto,

quiseram cortar-lhe a palavra por duas vezes. Não conseguiram. O video està dispovivel no Ontem vi-te no Estadio da Luz

lawrence disse...

Esse companheiro arrisca-se a...
Ser contratado pelo Vieira e encerrar o blogue!

Zé Ninguém disse...

e resposta a isto, houve?

rui disse...

Vieram me bater á porta,eu perguntei quem é?
E eles,somos testemunhos de jeová
e eu,jeovi??
e eles,jeová!!
e eu,♪ ♫cada dia yo te quiero mas♪ ♫


Dei lhe musica...que é isso que o vieira nos anda a dar á anos

rui disse...

Vieram me bater á porta,eu perguntei quem é?
E eles,somos testemunhos de jeová
e eu,jeovi??
e eles,jeová!!
e eu,♪ ♫cada dia yo te quiero mas♪ ♫


Dei lhe musica...que é isso que o vieira nos anda a dar á anos