Sun Tzu para presidente e treinador do Benfica!

Durante a pré-época tentei não martelar muito sobre o que estava a acontecer, para não começar logo a agoirar e a dizer mal.  E tinha uma ténue esperança que a equipa ia conseguir responder, ia motivar-se com as críticas.
O que aconteceu ontem era mais que previsível para alguém com o mínimo de bom senso e gosto pelo Benfica. E a prova disso mesmo é que até uma abécula como eu já estava a prevê-lo, o que é grave. Se eu fiz previsões certeiras sobre bola, então é porque a situação era MESMO óbvia!

Euzinho a opinar sobre o Benfica depois de me pentear.
Defendi o trabalho do Jojoca e a equipa depois dos desaires no campeonato e na Liga porque achava (e acho) que apesar de tudo, mereciam elogios. Mas a derrota no Jamor e sobretudo a atitude da equipa durante e depois do jogo fizeram-me achar que parte dos soldados já não está com o general. E quando assim é, não há outra opção. JJ tinha que sair, o seu prazo de validade tinha expirado.

Ontem foi a confirmação. O treinador não está motivado nem com forças para continuar e a equipa fica contagiada por isso. Ontem o Benfica jogou sem chama, com os sectores desligados entre si. Parte dos jogadores parecem não acreditar no que estão a fazer e a outra parte parece não estar com a cabeça no Benfica. Meio campo a não chegar para as encomendas, defesa aos papéis (sobretudo nas alas, mas também no centro) e o ataque a querer entrar com a bola na baliza. Só a grande qualidade individual que temos é que ainda vai disfarçando.
E tudo isto quando ainda não vendemos jogadores importantes...

Não merecíamos perder, mas também pouco fizemos para ganhar. Uma equipa que vem de um final de época traumático, que tem um início de época complicado e que precisa de resultados para reganhar confiança dá a primeira parte de avanço ao adversário. Sintomático!

Qualquer livro ranhoso sobre liderança, mesmo aqueles mais básicos que só dizem piçadas óbvias, diz que um líder de sucesso tem que saber motivar e integrar os seus subordinados. Tem que mostrar-lhes que fazem parte de um projecto com o qual todos saem a ganhar e esclarecê-los sobre qual a parte que cada um tem que fazer. Tem que fazer com que se identifiquem com o projecto, de modo a que os subordinados dêem o seu máximo e mais um bocadinho pelo projecto e pelo líder.
Não temos isso... Temos um plantel com filhos e enteados, com jogadores fora das suas posições e/ou a jogar num modelo que percebem não funcionar, que os desgasta física e psicologicamente para nada.

O treinador tem as suas limitações (como todos têm) mas a direção, em vez de o proteger e colmatar essas limitações, ainda faz pior. E o que dói é ver que fá-lo não por incompetência, mas por se estar a cagar.
Se os negócios vão bem está tudo bem, não é verdade?

Pois bem, caríssimos elementos da direção, tenho uma novidade para vocês: Se a época for o descalabro que se adivinha que seja, até os vossos negócios vão ser afectados. Lá se vão as vendas milionárias e respectivas comissões, lá se vão as boas receitas de bilheteira, lá se vão as subscrições da BenficaTV.

Durante este post não falei de arbitragens porque não vale a pena. As coisas são o que são porque o Benfica ajudou a isso. Ao apoiar o Nando das Facturas do apito dourado para a FPF demos carta branca ao sistema. Agora é colher os frutos...aliás, a Fruta.
Quem se ri é o proxeneta idoso, que com o nossa benção voltou aos tempos áureos pré-apito dourado.
"A arte suprema da guerra é subjugar o inimigo sem ser preciso lutar"

Ainda há tempo de reparar alguns erros, ou de pelo menos tentar. Há vontade?

p.s.- Independentemente de esta gente andar a brincar com o Benfica, nós adeptos, na hora do jogo temos que apoiar! Próxima jornada, casa cheia na Luz! Toca a mobilizar!

18 comentários:

Joao disse...

Pedro vamos a tempo de reparar erros?
Infelizmente não me parece, mas espero estar errado.

O jesus e a equipa que ganhem vergonha na cara, que pensem que mesmo não gostando um dos outros estão lá a receber muitos milhões

Gerimbeco disse...

O Jasus é BURRO, e os (ir)responsáveis do Benfica deixam que ele bote postas de pescada à tonelada de cada vez que fala, depois dá merda! A equipa foi uma merda igualmente, Lentos e sem vontade. Mas eu tenho uma teoria, cá pra mim, e como jogaram com aqueles equipamentos de turista bêbado, pensaram que era um treino. Foi isso. de certeza...

Pedro disse...

"Só a grande qualidade individual que temos é que ainda vai disfarçando."

Não é de agora. É de sempre. Só a grande qualidade individual é que permite que JJ tenha o mito do bom futebol e tal. Quando os jogadores não conseguem NUNCA o treinador conseguiu fazer algo para inverter a situação. NUNCA.

David Duarte disse...

Serà que, finalmente, alguém com credibilidade, meios e sobretudo benfiquismo vai chegar-se à frente e ser uma oposição credivel ao Vieira? Cheira-me que este gajo começa a apalpar o terreno...

http://abola.pt/nnh/ver.aspx?id=422300

hertz disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
hertz disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
hertz disse...

O Joe Berardo disse que ia ligar ao vieira. Quando o fizer que aproveite para lhe pedir que faça um favor a todos os benfiquistas e que se ponha no caralho.

PS: Já à uns posts que tenho reparado que algo mudou na apresentação dos textos. Tiraste o espaçamento entre as linhas? Na minha opinião acho que deverias voltar a pôr pois assim o texto está muito junto e torna-se menos agradável para ler.

Unknown disse...

Obrigado pelo reparo. Realmente os textos agora parecem uma praça de Xangai à hora de ponta. Deve ter sido o Vitto a mexer nesta merda da formatação pré-definida...
Já vai ouvir, o camelo!

Henrique disse...

"Durante este post não falei de arbitragens porque não vale a pena. As coisas são o que são porque o Benfica ajudou a isso. Ao apoiar o Nando das Facturas do apito dourado para a FPF demos carta branca ao sistema. Agora é colher os frutos...aliás, a Fruta."

É que não há paciência para esta merda já. Então agora a culpa do Porto ser beneficiado é do Vieira ter apoiado o facturas? Segundo esta lógica, se o Benfica não o tivesse apoiado, o Porto deixava de ser beneficiado. Eu também sou contra o apoio ao nandinho, mas daí a achar que o estado do futebol e culpa do Vieira ainda vai um bom bocado.

Além disso, fazem a mínima ideia de como funciona a arbitragem? A título de exemplo, no tempo dos "xitos" o presidente da Federação era "indicado" pelo Benfica e Sporting, com os resultados que se sabem.

No que toca ao profeta, concordo que se tenha fechado um ciclo...só espero estar enganado.

DeVante disse...

A culpa é do Vieira sim, o nandinho foi o gajo que alterou a última classificação dos árbitros. Tendo nós apoiado inequivocamente o facturas, com que lata vamos reclamar?
Ademais, sabendo do background desta merda das facturas, isso já não era mais do que previsível?

Que nos roubem, mas que ao menos fiquemos com a legitimidade de denunciar estes roubos.

#fartodestamerda

Vitto Vendetta disse...

Não mexi em nada, caralho

LMS disse...

Eu não sou romano para andar a crucificar o Jesus, mas o seu palmarés diz tudo...

Antes do Benfica, em 20 anos como Treinador:
1 campeonato da 3ª divisão,
1 Campeonato da 2ª Divisão B,
1 Taça Intertoto.

No Benfica, em 4 épocas:
1 Campeonato da 1ª divisão (Liga),
3 Taças da Liga.

O gajo tem 59 anos, 24 como treinador, é o 2º treinador português mais bem pago do Mundo e com um palmarés ... Fraquinho (Estou a ser simpático).

E se na 1ª época no Benfica realmente teve razão quando disse que ia pôr o Benfica a jogar o dobro (também não era difícil em relação ao Benfica de Quique Flores), agora recebe um ordenado que é o quádruplo do seu real valor como treinador.

E porque estamos a falar de um falso "génio da táctica", de Sun Tzu gosto igualmente destas frases:

«A estratégia sem táctica é o caminho mais lento para a vitória;
táctica sem estratégia é o ruído antes da derrota.»

E esta outra:

«A habilidade de alcançar a vitória mudando e adaptando-se de acordo com o inimigo é chamada de genialidade.»

...

Jorge Jesus de "Génio" só tem o "g", o "e" e o "o", que combinados até formam a palavra EGO, que é a única coisa, para além do ordenado, que JJ tem de super.







Olho Gordo disse...

Vi o jogo todo... TODO! Fiquei até ao apito final porque achei que devia acompanhar a equipa até ao fim. Mas, fodasse... JOGUEM À BOLA, CARALHO!!!

Foi uma vergonha. Senti-me envergonhado. Não têm vontade em ali estarem? Ponham-se na puta que os pariu! Que merda é esta?!

Grato pela atenção.

rui disse...

Temos que apoiar o que?? Eu em 2011 ano historico de humilhaçoes deixei passar,no ano seguinte tinhamos 5 pontos de avanço deixei passar,ano passado coloquei uma pedra sobre o assunto,Para mim acabou,desculpem la que diga,tambem estou me a borrifar para o que pensem mas da minha parte acabou...Eu agora honestamente o que mais quero é enfardar ja outra vez na proxima jornada,e depois se for preciso em alvalade,tudo que seja preciso para acabar com isto da minha parte é benvindo. Mas eu honestamente duvido que isso aconteça, porque depois de 4 anos atras do sporting,de 3 anos de pesadelos se nada mudou,acho que tambem nao vai ser agora....e por isso isto não é o benfica,e eu so apoio o Benfica

David Duarte disse...

Oh Henrique, de certeza que tens mais inteligência do que isso.

A questão aqui nem é se a coisa mudaria com o não apoio do Vieira ao Fernando Gomes. Muito provavelmente nada mudaria... quer dizer, nada não, mudaria uma coisa : O PRESIDENTE DO BENFICA NÃO APOIAR UM DOS ELEMENTOS CHAVE DA CORRUPCÃO NO FUTEBOL PORTUGUÊS.

Não te chega? Tens moral para criticar as arbitragens e a corrupção quando o presidente do Benfica apoia um gajo que alimenta essas arbitragens e essa corrupção? Olha que é preciso muita ginastica para não ter cara de parvo ao fazê-lo.

Unknown disse...

"é o 2º treinador português mais bem pago do Mundo"

vb disse...

O Rui ou é tenrinho ou tem uma definição de humilhação muito própria.
Que estejam insatisfeitos tudo bem, agora falar em humilhações históricas e as piores de sempre, já chega.
É pior perder o campeonato em casa do que o quê? Os sete em Vigo, os 0-5 para a supertaça? Ou mesmo os 7 em Alvalade - ainda que tenhamos sido campeões, esse "gozo" ninguém lhes tira.
É de facto humilhante ir à final e meia final da Liga Europa, bom mesmo é nem lá estar,
ou ser eliminado por israelitas e outros da terceira divisão europeia.
É dificil ser sensato no futebol, vive-se com paixão e irracionalidade mas não custa tentar que a memória não seja igual à do peixinho de aquário.
Também não gosto de perder e sou sócia há 39 anos e estou lá sempre, no estádio e nos pavilhões quando posso - sim, novidade, o Benfica não é só futebol! -
Querem ganhar sempre e têm vergonha do Benfica? Força, a catalunha é já ali, ou Munique,, ou o que quiserem. Este pode não ser o melhor Benfica, não o escolhi, mas é o que tenho e é este que apoiarei com todas as forças.

David Duarte disse...

O 7-0 de Vigo foram realmente humilhantes... mas tenho uma certa dificuldade em afirmar que são piores que uma participação vergonhosa na Liga dos Campeões pautada com uma magnifica derrota em Israel por 3-0, entre outros resultados na mesma edição.

Perder por 5-0 para o Porto na Supertaça em casa. Realmente isso é bem pior que levar 5-0 no dragão para o campeonato... ou então, sei là, perder o campeonato em casa ou ser eliminado de uma meia-final da Taça em casa depois de ganhar 2-0. Estamos com a pior série na historia dos confrontos com os portistas. Gostava de saber como a Branco determina os graus de humilhação...

E não diga que apoia o Benfica com todas as forças num contexto em que subentende que os outros não o fazem. Aqui todos apoiam o Benfica. A diferença não està ai. A diferença està no facto de haver quem confunda o Benfica com quem dirige o clube e outros não fazem essa confusão.