Vales e Penedos

Reza a lenda que, quando o Império Romano invadiu a Península, ficou chocado com a enorme adoração de penedos por parte dos nossos antepassados. Um pouco sem saberem se aquilo derivava das nascentes de água, envoltas em rocha, ou do amplificar dos trovões, característica especial para quem vive entre penedos, a verdade é que os Romanos trataram logo de acabar com aquilo, porque existiam muitos deuses para adorar, e até nos deixaram ficar com o Endovélico, deus de cultura pagã, que representava o Diabo, cravado num penedo, ou com a Moura-Serpente, metade mulher, metade cobra, que vivia num penedo furado (gruta).
Vitor Pereira não seguirá como treinador do FC Porto, anunciou-o hoje o seu agente. De facto, a bula papal não poderia manter os seus fiéis na adoração de um penedo, quando os fiéis assim não o querem, e não faltarão deuses que o substituam, no culto herege das gentes das Antas e Dólmens.

Pinto da Costa tem desfilado em paradas informativas, dando grandes ou pequenas entrevistas, comentários, discursos e bocas, que todos os dias vemos reproduzidas nos nossos média, mas Pinto da Costa não foi capaz de fazer aquilo que lhe cabia, como líder espiritual do seu povo - a proibição do culto ao penedo - e deixou nas mãos do seu ex-treinador essa decisão. Confesso que esperava uma renovação, pois não imaginava o grande Papa nesses prantos, mas já nada seria de esperar de alguém cujo carácter só se pode comparar ao de um qualquer líder chinês que rapte crianças tibetanas.

A adoração dos nossos antepassados lusitanos e gallaécios prendia-se em penedos, porque era no meio deles que viviam, e só com a chegada das novas cidades romanas, é que o homem português se afastou (nunca totalmente) do culto à pedra grossa. Pinto da Costa, nas duas últimas épocas,  deu-se à adoração de um penedo porque tinha medo da planície e dos vales de rio, sabendo o perigo que corria sob mãos divinas, de encontrar a morte perante adversários mais capazes. Porém, a subsistência entre-penedos fez com que os seus homens crescessem fortes, sem dar nas vistas, conseguindo assim vencer a batalha final. Desta vez, Pinto da Costa montou tenda no vale do mais próspero rio lusitano, esperando que, em cinco anos, Jesus continue só com o primeiro campeonato. Quem irá substituir o penedo de antas? Pois acho que será Marco Silva, com muita pena minha.

A nós, e com a renovação de Jesus, só nos resta lutar por entre os penedos, e esperar um regresso em grande, sem idas perigosas ao vale que possam comprometer o nosso objectivo. Apesar de estar à espera de ver Jesus mais um ano, sou contra a renovação por dois anos, pois se não vencer o próximo campeonato, seja em que circunstância for, não pode continuar, pois também o português percebeu que não poderia adorar penedos toda a vida, e que uma bela casinha à beira-rio com ar condicionado e Wi-Fi também tem as suas vantagens na reflexão religiosa.

Aimar nostrum pecavis nimis
Aimen

12 comentários:

Unknown disse...

Não engulo a história que o Vitor Pereira teve uma palavra a dizer sobre a renovação. Pinto da Costa nunca se colocaria nessa posição. Treinador que lhe dissesse que ia pensar, era logo corrido ao pontapé, e ainda lhes soltavam os cães.

hertz disse...

Grande texto.

Concordo com o Germano. Não estou a ver o PC à espera que o vitinho decidisse se queria ou não ficar. Então o PC ia ficar dependente do vitinho? Claro que não. Ele disse aquilo pois era para desviar atenções e não lhe perguntarem mais nada sobre o treinador. Com as declarações do PC ontem e com as declarações do empresário do vitinho ficámos a saber que ele não tem treinador.
Veremos qual será o "penedo" que ele irá escolher desta vez.

Acho que seria mais sensato renovar contrato com o JJ por um ano com mais um de opção. Mas pronto. Já está assinado. Esperemos que tudo corra bem e que daqui a sensivelmente um ano estejamos a comemorar e a dizer "ainda bem que o JJ ficou".


PS: Diferenças:
Pasquins inventam que o Benfica estava interessado em renovar com o JJ - CMVM vem logo pedir esclarecimentos.
PC diz que já tem treinador - alguém viu a CMVM por aí?

Benfiquista Tripeiro disse...

Jesus devia ter saído, na minha opinião.

Claro que aquilo do vitinho foi tanga, alguma vez a renovação estava nas mãos dele!?

Se Jesus saísse, ia para o porto, por mim tudo bem, não penso no meu Clube a partir de outros.

Ficando faz sentido a renovação por dois anos ao invés de apenas um. Assim não temos de assistir novamente à novela horrorosa da renovação/não renovação, dando mais estabilidade ao grupo.

Vitto Vendetta disse...

Não me expliquei bem.

Nunca pensei que ele renovasse, mas quando vi Pinto da Costa a dizer à imprensa para perguntarem ao treinador sobre a renovação, calculei que afinal ia renovar, porque era isso que se esperava quando um líder de um clube diz uma coisa daquelas.

Foi baixo para Vitor Pereira. Tão baixo que fiquei com pena do imbecil.

Benfiquista Tripeiro disse...

Como o costume, o pintinho usa quando precisa e deita fora quando mais lhe convém.

Pedro disse...

A minha única esperança para a próxima época é que o corrupto flautulento falhe no novo treinador e que os "reforços" sejam ao nível de um Kléber...

Alberto disse...

O Kléber chegou à seleção brasileira. Pelas mãos de quem? Vou-me rir bastante se a aposta do Porto for brasileira. É que há uma data de favores a pagar ainda :)

João Duarte disse...

http://www.facebook.com/QueremosUmJogoParaADespedidaDoPabloAimar

Alberto disse...

Nem o Rui Costa teve um jogo de despedida estão agora preocupados com o Aimar!
Tenham lá calminha sim? Fazer uma homenagem ao homem (ele merece) já é suficiente.

Gostava de o ver com outros cargos no Benfica, mas ele quer continuar a jogar. Pode ser que mais tarde volte.

Pedro disse...

O Rui Costa pode despedir-se num jogo oficial. Que ao menos isso tivesse sido possível com Aimar.

Alberto disse...

Parece que será mesmo o Paulo Fonseca.

Kiddo! disse...

Todas as férias de Verão têm um fim, todas as crianças crescem, toda a gente morre.

http://www.record.xl.pt/Futebol/Nacional/1a_liga/Benfica/interior.aspx?content_id=826092